terça-feira, 16 de agosto de 2011

Audi Trimaran: novo conceito de lancha com dois jet skis acoplados

A Audi apresenta uma novidade para os mares: a lancha Audi Trimaran. O Audi Trimaran é um projeto totalmente modernista de lancha com dois jet skis integrados nas guigas laterais, que fornecem estabilidade e contrapeso ao barco. A concepção da lancha é fruto de um projeto acadêmico da designer Stefanie Behringer, da Pforzheim Technical College, na Alemanha, para o estúdio de design conceito da Audi em Munique.
O Audi Trimaran é um novo conceito que integra dois Jet skis em uma lancha. A arquitetura do casco é baseada em um trimaran, que consiste em um casco principal central suportado por dois outros cascos nas guigas. Os dois jet skis ficam concentrados nas laterais. O barco principal é alimentado por dois leves e eficientes motores TDI da Audi, movidos a diesel, e os jet skis são movidos a eletricidade. Em baixas velocidades de até 8 nós, por exemplo, em baías e portos, o barco pode ser movido sozinho usando os motores dos jet skis, que não produzem emissões ou  ruído.
Em altas velocidades de até 30 nós, os dois motores a diesel podem ser ligados de forma contínua. Durante este processo, os motores elétricos dos jet skis apoiam os motores a diesel, acelerando, assim o barco aquaplaina mais rápido, utilizando menos combustível. Ao mesmo tempo os motores elétricos recarregam as baterias nos jet skis.
A principal vantagem dos múltiplos cascos é a eficiência, devido a cascos muito finos, que possuem menor resistência ao atrito na água. Além disso, os múltiplos cascos têm características de condução muito estáveis e ancoram muito tranquilamente.

O barco tem 15m de comprimento e, devido ao seu casco central delgado, mede  apenas 6,40 m de largura. O conceito de acionamento do jet ski permite que o deslocamento mesmo em águas rasas, porque o draft tem apenas 58 cm. No convés há espaço para 12 pessoas, enquanto a parte debaixo do barco dispõe de quatro leitos. As mesas do bar tornam-se mais duas camas quando viradas.

O design é baseado nos valores da marca Audi: progressivo, esportivo e sofisticado. O barco tem uma aparência atlética e elegante, sem ser demasiado forte ou agressivo. As proporções principais do exterior seguem o caráter gracioso de um veleiro, enfatizado pelas superfícies de malha e a forma do casco principal, que se estreita para trás.
Ao mesmo tempo em que incorpora “Vorsprung durch Technik” (Progresso além da Tecnologia) com um ar e sentimento técnico e sofisticado. A moldura de prata, que liga as guigas com o casco principal, acentua o aspecto técnico da Audi e é uma reminiscência das estruturas de alumínio do frame da engenharia automotiva. Os jet skis seguem a aparência elegante e leve do barco principal.
As paredes laterais impedem a pulverização da água, enquanto o espaço na frente da lancha dá para armazenar um euqipamento como um snorkel, nadadeiras ou compras feitas no continente, por exemplo. A banco de acento suspenso oferece excelente conforto para a condução.
A área do deck é o local ideal para relaxar e reunir-se. No pólo oposto do exterior mais técnico e emocional, o design da área do deck é baseada em formas bem calmas e puristas, típica de um lounge. Entre os dois bancos espaçosos banco de assentos, cresce uma superfície espreguiçadeira nas costas, uma mesa pode ser movida para fora do chão. O enorme telhado de vidro panorâmico não só protege os passageiros dos ventos, mas também pode funcionar como proteção do sol quando há sombra.
Não há planos para a produção em série do Trimaran, mas não deixa de ser um projeto atraente.
Mais informações, acesse www.audi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário