terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Volkswagen do Brasil registra recorde de produção em 2011


A Volkswagen do Brasil consolida a posição de maior fabricante de veículos do País e comemora o recorde histórico de 828.444 unidades produzidas em 2011, entre automóveis e comerciais leves, superando o recorde anterior de 825.821 unidades registradas em 2010.
Do total de unidades produzidas, 178 mil foram destinadas à exportação, para cerca de 10 países, o que também torna a Volkswagen a maior exportadora do setor, com mais que o dobro de unidades na comparação com a 2ª colocada.
"Estar no posto de maior fabricante de veículos do Brasil é um orgulho para a marca e seus colaboradores e, principalmente reforça nosso compromisso com o País e nos motiva – cada vez mais – a buscar inovações para desenvolver, produzir e vender veículos que atendam as expectativas do nosso público", destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Evolução


Com uma produção diária superior a 3 mil unidades, a Volkswagen conta com três fábricas de automóveis e comercias leves e um exclusivamente para produção de motores.

PPG Refinish oferece treinamento gratuito em repintura automotiva



A cada ano, a PPG Refinish, unidade de negócios da PPG Industries, líder mundial em tintas e revestimentos, investe em novos produtos e no aperfeiçoamento das linhas já existentes para oferecer o melhor ao mercado. Parte deste investimento é destinado ao treinamento dos pintores automotivos que utilizam os produtos PPG. Para atender a demanda, estão programados para este ano 22 datas de treinamentos, sendo que a primeira ocorreu de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, a segunda de 13 a 17 de fevereiro e, a partir de março, duas turmas por mês, uma a cada quinzena.


Os treinamentos oferecidos são sobre Colorimetria, Produtos e Paint Manager/Rapid Match. No curso de colorimetria, os profissionais têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a teoria das cores, além de técnicas de ajuste de cores para produtos com tecnologia PPG. "Este curso aumenta a precisão no momento de ajuste da cor, bem como sua aplicação, aumentando a produtividade do pintor e também a qualidade final do serviço", afirma Antônio Simões, instrutor técnico da PPG Refinish, responsável pelo Centro de Treinamento.

Simões explica ainda que é disponibilizado também um curso específico para o uso do software Paint Manager e o espectrofotômetro Rapid Match, que são ferramentas de alta tecnologia para auxiliar o profissional no momento de definição e ajuste de cor, que passa por estes processos com mais rapidez e precisão.Já o treinamento sobre produtos PPG (2K, Envirobase, Deltron e ACS) visa ampliar os conhecimentos a respeito de uma linha específica com a qual o profissional tem mais contato no dia-a-dia. "Desta forma é possível obter-se os melhores resultados possíveis", afirma Simões.





Cada turma comporta até oito profissionais. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição junto aos promotores e distribuidores PPG, para análise e aprovação. À medida que os candidatos são aprovados, são montadas as turmas de acordo com os temas de interesse. Os treinamentos são todos gratuitos, têm de três a quatro dias de duração, e ocorrem nas instalações da PPG, em Sumaré. No período do treinamento, a PPG oferece estadia e refeições aos alunos.


Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino Fundamental, ser maior de 18 anos e ter experiência em pintura automotiva. Os participantes dos treinamentos são indicados pela equipe de promotores e distribuição da PPG, portanto, são cursos fechados exclusivamente a clientes PPG. Qualquer funcionário de clientes PPG pode participar, só precisa contatar o distribuidor.


Audi apresenta novo filme publicitário durante o Super Bowl



A Audi apresenta no próximo dia 5, durante o intervalo do Super Bowl 2012, nos Estados Unidos, o filme publicitário ‘Vampire Party’. Bem humorado, o anúncio faz paródia com filmes como “Crespúculo” e mostra como o avançado e exclusivo sistema de faróis de LED Audi - que de tão claro reproduz a luz do dia - acaba com a festa de um grupo de vampiros em uma floresta.O comercial cinematográfico apresenta o novo Audi S7 2013 e a tecnologia de farol LED, identidade visual da marca. O filme tem como trilha sonora a música “The Killing Moon” de Echo & The Bunnymen, e foi criado por Venables Bell & Partners em São Francisco, nos Estados Unidos.
O comercial também conta com uma hashtag - #SoLongVampires – para os fãs acompanharem a campanha após o jogo. Em 2011, a Audi se tornou a primeira marca a criar uma hashtag durante seu spot no Super Bowl.
Mais de dois milhões de pessoas já viram o filme publicitário pelo You Tube.
Vale a pena conferir!!!

Ipanema 1.200 a Etanol Impulsiona Sustentabilidade do Agronegócio



O avião agrícola Ipanema atingiu hoje a expressiva marca de 1.200 unidades entregues. O sucesso deste veterano é comprovado, ano a ano, pelos bons resultados operacionais e encomendas dos clientes: em 2011, foram vendidos 58 Ipanema no Brasil e Mercosul, um aumento de 45% em relação ao ano anterior. 

“A evolução do Ipanema, com a incorporação de novas tecnologias, transformou o avião em um símbolo mundial da sustentabilidade na aviação”, disse Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para a Aeronave Ipanema. “A confiabilidade do produto é comprovada por mais de 40 anos de produção ininterrupta, com pesquisas constantes para a melhoria da aeronave, hoje movida a etanol, sempre com foco nas necessidades dos clientes e na sustentabilidade do agronegócio.”

A aeronave comemorativa é a 35ª recebida pela Sana Aviação Agrícola desde 1977, ano em que foi fundada. A empresa com sede na cidade de Leme, interior do Estado de São Paulo, é a maior cliente do modelo e opera atualmente 12 aviões Ipanema. 

“As principais vantagens do Ipanema em relação aos pulverizadores terrestres são custo operacional reduzido, maior rendimento e menor impacto ao meio ambiente”, disse Bruno Ricardo de Vasconcelos, proprietário da Sana Agro AéreaLtda. “O avião é muito adequado às necessidades de empresas como a nossa, que buscam oferecer aos clientes ganho de competitividade na atividade de pulverização.”

O Ipanema é a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis. A fonte alternativa de energia renovável, derivada da cana-de-açúcar, reduziu o impacto ambiental e os custos de operação e manutenção e ainda melhorou o desempenho geral da aeronave, tornando-a mais atrativa para o mercado. 

Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de defensivos agrícolas, evitando perdas por amassamento na cultura e flexibilizando a operação. Ele também pode ser utilizado no combate a incêndios, povoamento de rios e combate a vetores e larvas.

BMW do Brasil conquista dois prêmios do Best Cars



Em sua 14ª edição, o site Best Cars promoveu entre o mês de outubro e dezembro de 2011 a eleição dos Melhores Carros divididos entre 27 categorias. Selecionados e enquadrados pelo website por meio de critérios como: porte, configuração de carroceria, faixa de preço, motorização, acabamento e posicionamento no mercado, a premiação teve um total de 31.925 votos.
Na categoria “Melhor Sedã Médio de Luxo”, concorrendo com outros oito modelos, o BMW Série 3 foi eleito pela nona vez, com 22,2% dos votos. O carro que chega em sua sexta geração é o modelo mais vendido da marca em todo mundo.
Ao lado de seu antecessor na gama de produtos BMW, o BMW Série 5 foi eleito pela oitava vez como o “Melhor Sedã Grande de Luxo”, com 18,4% dos votos. Também em sua sexta geração, o modelo é considerado como a máxima expressão de esportividade e elegância.

VOLARE LANÇA ESCOLARBUS 4x4



Para atender à demanda do Programa Caminho da Escola para o transporte de estudantes na zona rural, a Volare, principal fabricante brasileiro de miniônibus, lançou o modelo Escolarbus 4X4. É o primeiro miniônibus no País com tração nas quatro rodas e foi desenvolvido para trafegar em locais de difícil acesso, muitas vezes sem estradas, onde um veículo com tração convencional não tem condições de ser utilizado.O Volare Escolarbus 4X4 conta com um conjunto powertrain totalmente diferente dos modelos convencionais, que possuem tração somente nas rodas traseiras. Recebeu novo eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida.

O desenvolvimento, em tempo recorde, do novo Escolarbus 4X4 contou com a parceria da Agrale e da Dana, duas fornecedoras de sistemas e componentes para a Volare, na definição do conjunto de powertrain. Entre a publicação da licitação, no meio do ano, e a produção das primeiras unidades foram menos de quatro meses.


O Volare Escolarbus 4X4 é ideal para operar em estradas de difícil acesso, pois possui design diferenciado e características que facilitam a sua condução, mesmo em locais sob condições severas. O modelo tem ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível. O Volare Escolarbus 4X4 conta com cintos de segurança individuais, limitador de velocidade regulado para 70 km/h, porta-cadernos atrás de cada poltrona, espaço no porta-pacotes para mochilas, cronotacógrafo com GPS e bloqueador de ignição, que não permite ao usuário dar partida com o veículo engatado. Tem capacidade para transportar 26 alunos, espaço para cadeira de rodas e dispõe de rampa para embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais.


A produção das primeiras 350 unidades do Escolarbus 4X4 foi finalizada em dezembro de 2011. Esses miniônibus deverão atender aos pedidos dos municípios inscritos no Programa Caminho da Escola e que necessitem de um veículo todo-terreno.

Le Parkour, 007 e Citroën 2CV agitam a Rua Oscar Freire, em São Paulo



Dando sequência à estratégia de divulgação do Citroën Oscar Freire (o espaço-conceito da marca que será inaugurado em São Paulo no segundo bimestre), a Citroën realizou neste final de semana uma nova ação de "buzz" baseada no 2CV original que participou das filmagens do filme “007: Somente Para Seus Olhos” (For Your Eyes Only - 20th Century Fox -1981). 
Com a exposição do modelo próximo ao endereço do novo espaço da marca, o público pôde tirar fotos ao lado do 2CV 007 com promotores caracterizados de James Bond e Bond Girl. Lá, a marca também promoveu uma ação que misturou Parkour e movimentos acrobáticos, simulando as perseguições dos filmes de James Bond, atraindo a atenção de quem passeava no local.

Durante todo o dia, dois "agentes" interagiram com inúmeros obstáculos urbanos, mostrando uma visão revolucionária de movimentação. Os profissionais foram provenientes da Tracer Parkour, a primeira e única academia de Parkour no Brasil, fundada por Jean Wainer e Zico Corrêa, reconhecidos mundialmente por esse esporte. 
“Ações como esta reforçam a exclusividade de nossa marca, sempre precursora de novas tendências”, explica Nívea Ferradosa, Diretora de Marketing da Citroën do Brasil.


Le Parkour
O parkour surgiu no fim dos anos 1980, na França. Mover-se de um ponto a outro da forma mais rápida e eficiente é o objetivo dos traceurs – como são conhecidos os que treinam o parkour. Por isso, acaba-se fazendo um determinado e bem “diferente” percurso – em francês, parcours, palavra que deu origem ao termo parkour.



Citroën Oscar Freire
O Citroën Oscar Freire será um espaço-conceito inédito da marca no Brasil, inspirado na C42, vitrine Citroën na Avenida Champs-Élysées, em Paris. Por meio de inúmeras ações criativas e ampla atividade cultural, como exposições temáticas, realização de cursos, apresentações musicais, pocket shows, dentre outras, o Citroën Oscar Freire permitirá ao público e clientes experiências diferenciadas - com interatividade e com toda a filosofia Créative Technologie. A abertura está marcada para o segundo bimestre de 2012 e o espaço funcionará durante todo o ano entre as ruas Oscar Freire e Consolação, em São Paulo.


Corrida de calhambeques recebe 36 veículos e o Tri-Campeão Nelson Piquet.



O Tri-Campeão Nelson Piquet

Não foi apenas uma corrida, foi um espetáculo, um show a parte ver carros das décadas de 20 e 30 disputarem na pista como se estivessem dentro das antigas competições não regulamentadas. Os apaixonados por carros, ou antigomobilistas, se prepararam por semanas para este evento que reuniu representantes de São Paulo, Goiás, Brasília, Paraná e Minas Gerais. A dupla de Ponta Grossa-PR veio rodando em um Ford Cabriolet 1931, aquele com o conhecido “banco da sogra” e ainda voltaram pra casa com dois troféus.


O “Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques” aconteceu na cidade de Franca, interior de São Paulo e terra do calçado masculino. A pista para essa competição foi o Speed Park, um pequeno autódromo que conta com uma estrutura profissional para eventos de velocidade. Para carros tão antigos, a preocupação não foi a velocidade final, que na maioria das categorias não chegava nos 100 km/h, mas sim com o show de voltar no tempo a bordo de carros que fizeram história. Para isso, os organizadores preparam uma programação característica desses automóveis. No sábado, os competidores desfilaram pela cidade até o local do evento e mais tarde foi realizada a prova da “Marcha Lenta”. Nessa prova ganha o carro mais lento e só pode ser disputada por automóveis que possuem os “bigodes” ou controle de aceleração na coluna de direção, permitindo que o carro ande tão devagar que seu piloto possa sair do veículo.

Para o domingo, o espetáculo. Quatro categorias chamaram o público francano e regional para vibrar junto de competidores experientes e também entusiastas. Na categoria “Miscelânea” o centro das atenções foi um De Soto 1929, muito raro, e o piloto do Chevrolet 1928, Sr. Darci Gabarra que mesmo aos 89 anos mostrou entusiasmo de um jovem competidor. Para quem é amante da velocidade e de motores mais potentes, os “transplantados” fizeram um show a parte, em curvas fechadas e com grandes ultrapassagens. Na “Ford Modelo A”, a mais disputada da competição com 17 carros, os Fordinhos deitaram e rolaram com pegas emocionantes onde quem ergueu a taça foi o ex-presidente do clube do Fordinho, Mateus Polizel. Mas, a categoria mais esperada foi a “Speed”, não só pelos automóveis já caracterizados para correr, mas por um competidor das antigas, Nelson Piquet. O tricampeão mundial de Fórmula 1 estava presente no evento e correu com seu Lincoln 1927 levantando o ego de todos os competidores presentes. Seu desempenho na pista foi louvável e com toda sua experiência soube abrilhantar a apresentação terminando em primeiro lugar.

Texto e fotos: Larissa Costa

Serviço:
Pé na Tábua – Corrida de Calhambeques
Temporada 2012.
Data: 27 a 29 de Janeiro
Local: Speed Park Franca
Realização: A Biela Comunicação & Eventos de antigomobilismo

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Montadoras europeias miram parceiras russas



Redação AB 
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As empresas europeias Renault e Daimler estariam prontas para assumir o controle acionário de parceiros russos. A informação vem da Reuters. A francesa Renault, que detém 25% da AutoVaz, poderia assumir o controle da Lada já no primeiro semestre deste ano. 

A informação partiu de Sergei Chemezov, diretor da Russian Technologies, conglomerado estatal que detém participação em fabricantes de automóveis. A Renault-Nissan já fechou acordo para começar a montagem de seus modelos na unidade central russa da AutoVaz e tem o aval do primeiro-ministro Vladimir Putin para assumir o controle total. 

A Renault comprou 25% de participação da AutoVaz por US$ 1 bilhão no fim de 2008, mas o negócio enfrentou problemas quando a crise financeira forçou o governo russo a socorrer a Autovaz. Segundo a Reuters, Renault, Nissan e AutoVaz formam a terceira maior companhia do mundo se somadas as suas vendas. 

Montadoras ocidentais investem na Rússia para obter vantagens dos incentivos governamentais a fim de impulsionar o parque industrial local e o mercado, que cresceu 39% em 2011. 

Chemezov também teria dito que a Daimler pode assumir o controle da fabricante de caminhões Kamaz, aumentando sua participação na companhia, atualmente em 11%.

Sobram concessionários interessados, diz DAF




Pedro Kutney, AB 
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Um ano e meio antes de começar a fabricar seus caminhões em Ponta Grossa, Paraná, a DAF já tem 58 grupos interessados em abrir concessionárias da marca no País. “Quando começamos a estruturar nossa operação aqui, há cerca de um ano, imaginávamos que um dos maiores desafios seria abrir uma rede ampla de lojas, mas já temos mais grupos candidatos do que iremos nomear”, informou Marco Antonio Davila, presidente da DAF do Brasil, fabricante controlada pela americana Paccar. 




Davila disse que, principalmente depois da exposição dos caminhões DAF na Fenatran, em outubro passado, o número de concessionários interessados deu um salto. E todos, segundo o executivo, sabem que só começarão a tirar algum lucro do negócio depois de dois anos, aproximadamente. O investimento em cada loja, para atender os padrões exigidos pela marca, é estimado em R$ 844 mil. A DAF calcula R$ 190 mil para a compra de um terreno mínimo de 1,5 milhão de metros quadrados, R$ 530 mil para construir instalações de 425 mil m2 e mais R$ 124 mil em equipamentos e ferramentas. 

“Claro que é um processo escalonado. Não é preciso fazer todo o investimento de uma vez. É possível começar menor e ir crescendo até atingir o padrão ideal”, explica Michael Kuester, diretor comercial da DAF do Brasil. A marca espera começar as pré-vendas no mercado brasileiro a partir de abril/maio de 2013, com 200 a 300 caminhões importados que serão colocados em 50 a 60 lojas – os modelos extrapesados XF (foto) nacionais chegam a partir de junho. A meta é chegar a 100 concessionárias no Brasil até 2014, pertencentes a no máximo 20 a 25 grupos empresariais, e abocanhar 10% do mercado em cinco anos. 

CRITÉRIOS CONSERVADORES

Segundo o executivo, existem grupos interessados de setores afins, como agrícola e construção, mas também há candidatos que já representam outras marcas de caminhões no País. “O que nos diferencia das outros fabricantes que estão chegando ao Brasil é que conhecemos muito bem a importância da rede nesse negócio, por isso vamos começar com lojas estruturadas, de grupos sólidos”, afirma Kuester. “Deveremos selecionar menos da metade dos candidatos atuais”, informa. Ele esclarece que o processo seletivo vai acontecer em fases: “Primeiro conhecemos os investidores, fazemos um levantamento cadastral, depois desenhamos um plano de ação, até chegar a no máximo dois candidatos por zona.”

Davila diz que todo o processo de nomeação de concessionários e definição de volumes de produção leva em consideração critérios conservadores, com o objetivo de evitar qualquer tipo de arranhão à marca. “É fácil fazer mais caminhões, difícil é ter de reparar a imagem”, sentencia. No primeiro ano de operação da fábrica de Ponta Grossa, está prevista a entrega de somente 1 mil unidades, fazendo de dois a seis por dia. “Temos de fazer aqui produtos com a mesma qualidade que temos na Europa, por isso vamos começar devagar”, informa Davila, que projeta a fabricação de 4 mil a 5 mil modelos pesados XF e médios CF em 2014. 

A meta, segundo ele, é criar uma marca de caminhões “premium”. Este é o motivo para começar a operação com um modelo topo de linha, o extrapesado XF. “É um segmento que temos maior tradição, onde podemos nos introduzir com menos problemas, menos concorrência, e construir uma imagem sólida. Um cliente desse tipo de caminhão sabe valorizar o custo total de propriedade, que além do preço leva em conta diferenciais como economia de combustível, potência e durabilidade. Isso nós sabemos oferecer.” 

Paccar/DAF foca em nacionalização no Brasil




Pedro Kutney, AB 

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Enquanto constrói sua fábrica de caminhões DAF em Ponta Grossa, Paraná, que começa a produzir a partir de junho de 2013, a Paccar já definiu uma rede de 50 fornecedores locais, com o objetivo de iniciar as operações com índice de nacionalização de 60% a 65%. “Temos a cadeia de suprimentos bem encaminhada para atender a legislação e garantir financiamentos com taxas competitivas”, afirma Marco Antonio Davila, presidente da empresa no País, referindo-se à linha BNDES/Finame para compra de veículos comerciais, que exige conteúdo nacional mínimo de 60%. 

Em encontro com jornalistas na segunda-feira, 30, Davila revelou estratégia pouco diferente da divulgada em outubro passado, quando disse que os caminhões DAF seriam inicialmente importados para venda no mercado brasileiro a partir do fim deste ano ou começo de 2013, “a depender das condições econômicas” (leia aqui). Com a desvantagem do imposto maior e financiamento mais caro para veículos importados, a Paccar decidiu importar de 200 a 300 unidades do extrapesado XF apenas para o abastecimento inicial das concessionárias no País, que devem abrir as portas para pré-venda entre abril e maio, enquanto aguardam para junho o primeiro lote de caminhões DAF XF feitos no Paraná. 


“Mas os modelos importados já serão produzidos na Holanda com muitos componentes exportados de fornecedores no Brasil”, disse. Segundo o executivo, a empresa negocia essa condição com o governo para poder trazer os produtos sem pagar impostos maiores – em princípio, termina em dezembro próximo a aplicação de 30 pontos porcentuais sobre o IPI de veículos importados de fora do Mercosul e México, porém muitos no setor trabalham com a possibilidade de continuação dessa sobretaxação. 

COMÉRCIO EXTERIOR CRUZADO 

Para ajudar no rápido aumento do índice de nacionalização no Brasil, além de comprar componentes no País, a Paccar também traçou uma interessante estratégia de comércio exterior cruzado, com a exportação de componentes fundidos do motor. “A Tupy (de Santa Catarina) vai mandar para nossa fábrica na Holanda blocos, cabeçotes e virabrequins para serem montados nos motores que nós vamos importar de lá para o XF”, explicou Davila, acrescentando que diversos agregados também serão comprados e instalados no País.

E não seria mais barato e simples comprar o motor inteiro aqui mesmo de fabricante independente, como a Cummins, que já fornece para alguns modelos da Paccar? “É mais barato, contudo seria complicado adaptar. Hoje usamos os motores de 4 e 6 litros da Cummins e no Brasil vamos fazer primeiro o XF (extrapesado que usa o motor Paccar MX, de 12,9 litros).” Além disso, Davila explica que a estratégia é começar as vendas no Brasil com um motor próprio, para diferenciar a DAF dos concorrentes como marca premium. Mas ele confirma que a Cummins será a fornecedora dos motores dos outros modelos a serem montados no Paraná: os médios da linha CF 85 e 75, a partir de janeiro de 2013, e os leves da linha LF que devem começar a ser produzidos em 2015. 

Davila avalia que a linha logística de fornecimento estará bem azeitada no Paraná com as melhorias prometidas para o Porto de Paranaguá, a 200 km da fábrica de Ponta Grossa, que costuma formar filas quilométricas de caminhões na época das exportações da safra de soja. “Se tivermos problemas poderemos usar Santos (SP) também, mas Paranaguá já está separando o fluxo de embarque de grãos da movimentação de contêineres. Com isso pretendemos movimentar nossos suprimentos por lá, tanto importados como de fornecedores nacionais, além de fazer exportações”, conta.

INVESTIMENTO NOS FORNECEDORES

A Paccar negocia investimentos diretos em alguns fornecedores, como é o caso da Automotiva Usiminas, que vai receber em Pouso Alegre (MG) partes estampadas importadas da Holanda e executar a soldagem e pintura das cabines. “Provavelmente teremos de colocar recursos lá para montar uma linha exclusiva”, revelou Davila. No Brasil a Paccar também vai terceirizar a fabricação de alguns componentes, como é o caso dos eixos dianteiros, feitos pela própria empresa no exterior e que aqui serão fornecidos pela Meritor. 

Com essa estratégia, será possível chegar a níveis elevados de nacionalização sem aumentar o investimento na fábrica, programado em US$ 200 milhões, com a contratação inicial de 200 empregados diretos para produzir cerca de 1 mil unidades em 2013 – o número deve chegar a 500 funcionários para fazer de 4 mil a 5 mil veículos em 2014. “Só não abrimos mão da montagem final, que é estratégica para manter altos os nossos padrões de qualidade”, diz Davila. Dos fornecedores é exigido índice máximo de 50 ppm (peças defeituosas por milhão). A linha de produção paranaense, a oitava planta de caminhões do grupo no mundo, “vai adotar as melhores práticas da Paccar”, segundo informa o executivo. Por isso a liderança do projeto é de engenheiros da fábrica de Leyland, na Inglaterra, onde atualmente a empresa apura os mais altos indicadores de eficiência e qualidade. 

A Paccar divulgou a lista de seus 15 maiores fornecedores no Brasil. Veja abaixo: 

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FORD FIESTA ROCAM HATCH ATINGE A PRODUÇÃO DE 800.000 UNIDADES EM CAMAÇARI


A Ford comemorou esta semana a produção de 800.000 unidades do Fiesta RoCam Hatch no Brasil, que o coloca como um dos carros de maior sucesso da história da marca no mercado sul-americano. O veículo 800.000 foi um modelo Fiesta Hatch 1.6 Flex vermelho que saiu da linha de montagem de Camaçari, na Bahia. O Fiesta RoCam é o modelo mais vendido da Ford e está entre os dez mais do País. A comemoração dos 800.000 veículos produzidos também coincide com o lançamento da campanha de vendas "Upgrade", estrelada pela cantora Claudia Leitte, que oferece o modelo 1.6 Flex pelo preço do 1.0, conforme a versão, além de mais equipamentos sem alteração do preço.

Destacando-se pelo seu custo-benefício, o Ford Fiesta RoCam oferece mais por menos, combinando conteúdo de equipamentos em todas as versões com um design atual e dirigibilidade acima do padrão da categoria. Hoje, por exemplo, ele é o único do segmento a oferecer vidros elétricos, travas elétricas das portas e do porta-malas, botão localizador, alarme, código eletrônico antifurto, travamento automático das portas a 15 km/h de série, aquecedor, limpador e desembaçador do vidro traseiro na versão básica.O Fiesta RoCam também oferece o desempenho e economia dos motores RoCam Flex 1.0 e 1.6 e baixo custo de manutenção e seguro, nas versões Hatch e Sedan.


Atualmente, a Ford, além de atender o mercado local, exporta cerca de 30% de sua produção do Fiesta RoCam para a Argentina, Uruguai e México, neste último país com o nome de Ikon. No Brasil, a linha Fiesta RoCam é a mais vendida no portfólio Ford: em 2011, foram 118.260 unidades comercializadas.

"O avanço contínuo dos indicadores de qualidade é outro ponto que eleva a satisfação dos clientes, num dos mais altos índices do segmento. Uma evolução que começa nos conceitos modernos de produção da fábrica de Camaçari e se estende ao constante desenvolvimento do modelo", complementa Andre Leite.

Eis os principais fatos da história do Fiesta RoCam:
Em 2002, começou a produção do Fiesta, a quinta geração do produto, na fábrica de Camaçari.
Em 2004, a linha foi ampliada com o lançamento simultâneo da nova versão Sedan e do motor 1.6 Flex. No ano seguinte, foram introduzidos os kits de personalização Trail e ST.
Em 2006, passou a oferecer o motor 1.0 Flex.
Em 2008, a linha foi reestilizada e ganhou novos equipamentos.
Em 2010, renovou o design e o conteúdo com a chegada da linha 2011.
Em 2012, trouxe um "upgrade" de equipamentos e o kit de acessórios Storm.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mercedes-Benz Grand Challenge disputa segunda temporada em 2012



A temporada passada marcou a estreia do Mercedes-Benz Grand Challenge. A nova categoria precisou de pouquíssimo tempo para se consolidar como uma modalidade de sucesso e terminou com o título da dupla João Campos e Márcio Campos. Agora, a fase é de preparação para o início da segunda temporada, marcado para os dias 17 e 18 de março, no circuito de Interlagos, em São Paulo (SP).

Mais uma vez, estão confirmados 22 modelos Mercedes-Benz C250 Turbo. A lista de pilotos é que deve ter novidades: enquanto alguns nomes serão confirmados para mais um ano, outros aguardam a chance de estrear na categoria. Neste período, a SRO Latin America, promotora do evento, oferece apoio aos pilotos interessados, fazendo uma ponte importante com as equipes que ainda têm vagas disponíveis.

A ideia do Mercedes-Benz Grand Challenge é oferecer aos fãs um campeonato absolutamente equilibrado, já que os modelos são os mesmos, abrindo espaço para que piloto e equipe possam fazer a diferença - receita que funcionou muito bem em 2011. "O primeiro ano foi de muito trabalho e desenvolvimento também na parte técnica", comenta o gerente técnico do Mercedes-Benz Grand Challenge, Johnny Weisz.


CALENDÁRIO DO MERCEDES-BENZ GRAND CHALLENGE
18 de março, Interlagos
27 de maio, Pinhais
24 de junho, Interlagos
22 de julho, Velopark
2 de setembro, Interlagos
28 de outubro, Guaporé*
18 de novembro, Pinhais*
16 de dezembro, Interlagos
* pode haver substituição por etapa na Argentina

SALÃO BIKE SHOW 2012 SUPERA EXPECTATIVAS E JÁ TEM DATA PARA 2013



Como esperado, o Salão Bike Show 2012, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de janeiro no Riocentro, Rio de Janeiro, superou as expectativas da primeira edição, foram 48.000 visitantes nos quatro dias, apesar do tempo chuvoso. O evento contou com a presença dos apaixonados pelos veículos de duas rodas e também com muitas famílias, que puderam mostrar aos seus filhos as novidades e se divertirem nos shows diários com bandas de rock e de manobras radicais com a Equipe Força e Ação, sorteios de brindes e também de uma bicicleta elétrica e de uma scooter.

O Salão Bike Show 2012 contou com 93 estandes e teve mais de 200 marcas representadas, com geração de muitos negócios durante os quatro dias de evento e com previsão de negócios futuros, através de contatos iniciados no Salão. Várias montadoras estiveram presentes ou representadas por grandes redes locais, entre elas: Suzuki, Honda, Bombardier – BRP, Traxx, Kasinski, Kawasaki, Auguri, Alan Motors, entre outras.

Entre as empresas que participaram do evento, destacamos a Zeta Bike, que aproveitou para lançar a sua bicicleta elétrica, “O evento foi espetacular, tínhamos uma expectativa comparada com o primeiro evento e foi superada, fizemos mais de 600 teste-drives para possíveis compradores de nosso produto”, se empolga Telmo Maia, diretor executivo da Zeta Bike. A empresa aproveitou o Salão Bike Show para sortear uma bicicleta elétrica neste domingo e o ganhador foi Alan Amaral, do Rio de Janeiro. Outra empresa que aproveitou o evento para lançar produto destinado ao público foi a Michelin, que apresentou o pneu Commander II, com vida útil inigualável que cria um novo padrão de durabilidade para as motocicletas Custom. “O objetivo foi responder um dos principais problemas encontrados pelos pilotos de motocicletas custom: a vida útil do pneu, principalmente no eixo traseiro”, explica Maria Luiza de Carvalho, diretora de Marketing e vendas da Michelin América do Sul.

Entrei quase no final do evento e essa  foi a primeira vez que participei, o Salão está bem organizado e tem grandes possibilidades de crescer ainda mais, meu estande teve muita visita, a scooter é a cara do Rio”, relata Alan Omar, fundador da Alan Motors, que entre vários produtos, lançou a  scooter Bee 50, de fabricação própria.

A Auguri, também participou pela primeira vez e não perdeu tempo, sorteou uma scooter SS 50 para o público presente e a ganhadora foi Ana Carolina Caetano, do Rio de Janeiro, “passamos por um momento bom para a marca, o consumidor está nos conhecendo e gostando, estaremos aqui no próximo ano”, afirma Rodrigo Aragão, sócio diretor da Auguri.

Outras empresas como Dragon`s Motos (acessórios), Curtlo (fabricante de acessórios, mochilas cargueiras e vestuário), Infotrilhas (loja virtual para motociclistas), Warrior (Loja itinerante de equipamentos de segurança e acessórios), Nacar (acessórios e vestuário), Baby Motos (especializada em peças e acessórios), Diafrag (fornecedora de motopeças), Vitoria Raldi (loja virtual de acessórios), Revolt (vestuário), Kallegari (vestuário), Polivisor (fabricante de viseiras para capacetes), MZ1 (especializada em óculos de sol) e a KPA7 (especializada em capacete), foram importantes para o sucesso desta segunda edição do Salão.

O Salão Bike Show 2012 contou com apresentações diárias da Equipe Força & Ação, com o show de manobras radicais, que utilizou como uma das motos o modelo Transalp, lançamento recente da Honda. Na área musical, o Salão Bike Show teve duas apresentações diárias no palco localizado no pavilhão 3, próximo a praça de alimentação. As bandas que tradicionalmente se apresentam nos maiores encontros de motos pelo país afora, Drenna, Motoradio, Tontera, Faixa Etária, Sanctuarium, Além do Rock, Paulinho Loureiro e Woodstock Band animaram o público presente com som de qualidade. Durante todo o dia, no Pavilhão de entretenimento, o público pôde fazer test-ride oferecido pela Honda.

No “Espaço Moto Cultural”, aconteceram palestras educativas e sobre direção defensiva. No mesmo local aconteceu também o “2º ENCONTRO DE PILOTOS VETERANOS DO MOTOCICLISMO”, com a presença de pilotos que fizeram história no motociclismo carioca e brasileiro nas modalidades Motocross, Supercross, Enduro e Velocidade, como o Campeão Carioca e Brasileiro de Motovelocidade Hoton Russo “Voador”, o 14 vezes Campeão de Motocross Márcio Campos, e Julio “Manicera” Romiti, também Campeão Carioca de Motocross entre muitos outros.

No mesmo espaço, o público conferiu o relançamento do documentário "ALMA 70, motos clássicas", dirigido por Renzo Querzoli e produzido pela Bulls Eye Filmes e pode ver a moto Honda Varadero Selvagem, equipada com a grua "BullsCam" montada na parte traseira, para filmagens especiais com a moto em movimento. O local também foi usado para a apresentação de um novo projeto educativo de viagem de aventura das Américas de moto, idealizado pelo motociclista João Tadeu Boccoli, chamado de “Meu Atacama é aqui” (www.meuatacamaeaqui.com.br). Também foram expostas muitas motos customizadas e de competição.

Além dos lançamentos algumas lojas ofereceram descontos e promoções especiais exclusivos para o Salão. A Revolt esteve com toda a linha abaixo do preço de qualquer site e quem pôde pagar em dinheiro teve um super desconto. Na Marquinhos Moto, quem comprou o capacete MT ou Scorpion foi premiado com uma viseira e todos os motociclistas que passaram por lá tiveram seus capacetes higienizados pela equipe da Provision. Na Suzuki Del Nero, na compra de acessórios ou pneus o cliente ganhava a instalação e a lavagem.

Os famosos também prestigiaram o evento. O ator Carlos Miranda, que protagonizou o primeiro seriado da TV brasileira, “O Vigilante Rodoviário”, ficou todos os dias pelo Salão distribuindo autógrafos e tirando fotos com seus fãs. O ator global Rodrigo Hilbert, o professor Alexandre na novela Fina Estampa também marcou presença e circulou pelos corredores do evento conferindo as novidades. O ator global Marcos Pasquim esteve presente para conferir as novidades e fazer uma visita ao estande da Zeta Bike, para conhecer a nova bicicleta elétrica, uma das grandes sensações do evento. Pasquim confessou ser apaixonado por moto. “Ganhei minha primeira moto aos 9 anos e não parei mais”, confessa o ator que hoje tem duas motos. E Henri Castelli, apaixonado por triciclos esteve prestigiando seu amigo “Alemão”, exposiitor especialista no assunto.

O Salão Bike Show 2012 aproveitou a área externa para oferecer serviços aos motociclistas presentes, como troca gratuita de óleo e inspeção de 21 itens técnicos no estande da Honda. A Dragon Motos ofereceu medições gratuitas de potência no dinamômetro. Enquanto que a Porto Seguro como cortesia a cristalização de viseira do capacete. A Michelin fez promoções onde na compra de um par de pneus, a troca foi gratuita e também ofereceu a troca de óleo de filtro sem custo. No estacionamento foram observadas motos com placas de vários Estados como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Maranhão entre vários outros.

O 2º Salão Bike Show foi uma realização da Indigo Brasil em parceria com a montadora Octaplan. Teve o apoio da FMCRJ - Federação de Moto Clubes do Estado do Rio de Janeiro, da AMO-RJ - Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro, Riotur e Governo do Estado, e contou com o patrocínio da BR Petrobras. O evento foi um super sucesso e a 3º edição já tem data marcada para o período de 24 a 27 de janeiro de 2013, no próprio Riocentro.




Os três primeiros graduados da GT Academy – Lucas Ordonez, Jordan Tresson e Jann Mardenborough – competirão pela Nissan em três dos principais campeonatos de endurance do mundo em 2012.
Aos 26 anos de idade, com a história de maior sucesso do programa, o espanhol Lucas Ordonez se junta à equipe Greaves Motorsports para correr o campeonato Le Mans Series europeu. Ele competirá na classe LMP2, com um chassi Zytek-Nissan, juntamente com Tom Kimber-Smith e Alex Brundle. Na prova das 24 Horas de Le Mans, Ordonez estará ao lado de Martin e Alex Brundle.
O piloto com maior nível de aprendizado em 2012 é o francês Jordan Tresson, de 23 anos. O vencedor da GT Academy de 2010 completou sua temporada de estreia na GT no ano passado, e agora está focado na classe LMP2 do novo FIA World Endurance Championship, com a Signatech Nissan. Ele também seguirá os passos de Ordonez, competindo nas 24 Horas de Le Mans.
O mais jovem e novo dos pilotos é Jann Mardenborough, de apenas 20 anos. O britânico venceu a Terceira temporada do GT Academy há apenas alguns meses, e tem passado pelo rigoroso programa de treinamento de preparação para a temporada da Blancpain Endurance Series, onde correrá com o novo carro GT3 da Nissan: o Nissan GT-R Nismo GT3.

Picanto e Sportage vencem 14ª Eleição dos Melhores Carros



Kia Sportage
A Kia Motors do Brasil teve dois modelos de sua linha de veículos premiados na 14ª edição da Eleição dos Melhores Carros, promovida pelo site brasileiro Best Cars. O Kia Picanto foi escolhido “Melhor Hatch Pequeno - Classe 1” e o Kia Sportage o “Melhor Utilitário Esporte - Classe 1".

Com 24% dos votos, o Picanto ultrapassou 16 concorrentes, entre eles Volkswagen Gol, Nissan March e Fiat Uno. Já o Sportage recebeu 30,7% dos votos e ficou à frente de 11 modelos, como Mitsubishi ASX, Fiat Freemont e Renault Duster.
Entre outubro e dezembro de 2011, os leitores do site Best Cars puderam votar nos modelos que concorreram nas 27 categorias do prêmio. A Eleição dos Melhores Carros, uma das mais tradicionais da internet, recebeu neste ano mais de 31 mil votos.

FUNDAÇÃO MARCOPOLO DISTRIBUI 26 MIL CADERNOS PARA FILHOS DE COLABORADORES DA EMPRESA



A Fundação Marcopolo, por intermédio do seu programa Todos na Escola, fará a distribuição, no início de fevereiro, de 26 mil cadernos em kits para os filhos de funcionários da empresa. O programa, que começou em 2003, já beneficiou cerca de 20 mil jovens, com idade entre cinco e 18 anos incompletos, e distribuiu mais de 100 mil cadernos.
 A iniciativa da Fundação Marcopolo atende alunos que estão cursando o Ensino Fundamental e Médio. Os kits são compostos de quatro cadernos pequenos de 100 folhas para os estudantes até o 5º ano do Ensino Fundamental e de cinco cadernos universitários, também de 100 folhas, para os alunos das demais séries. As capas são inéditas e desenhadas exclusivamente para os participantes desse projeto.
 A entrega dos kits será feita mediante a apresentação dos comprovantes de matrícula  para o ano em curso.  

BorgWarner Brasil comemora 1 milhão de horas sem acidentes



Entre Peter Kohler, presidente mundial da Divisão de Veículos Comerciais da Turbo Systems, e
Arnaldo Iezzi Júnior (E), diretor geral da BorgWarner Brasil, o representantes dos funcionários da empresa, Silvanei Rodrigues, exibe o troféu alusivo a "1 Milhão de Horas sem Acidentes"

Com um milhão de horas sem acidentes (segunda vez consecutiva) em sua planta de Campinas, recorde entre todas as 62 unidades do grupo, a BorgWarner recebeu o troféu “Charmains Excellence Safety Award”, entregue pelo presidente mundial da Divisão de Veículos Comerciais da Turbo Systems, Peter Kohler, ao diretor geral da unidade brasileira, Arnaldo Iezzi Júnior.

A comemoração desta conquista, como já aconteceu em recordes anteriores, gerou a doação de dez mil dólares ao Instituto Phala (deficientes auditivos) e o mesmo valor para a Sibes (crianças e adolescentes), entidades assistenciais de Itatiba, interior de São Paulo. Nesta cidade, com investimentos de R$ 70 milhões e inauguração prevista para dezembro próximo, a BorgWarner construirá uma nova e moderna planta.

O evento da transmissão dos valores citados às entidades sociais de Itatiba contou com a presença de diretores, gerentes e funcionários da BorgWarner e foi prestigiado pelo prefeito João Fattori e membros do governo municipal itatibense, os quais também conheceram as linhas de produção da fábrica.

Fiat apresenta nova Strada à Europa




Fonte: G1.com
Via: Abrac ONLINE

Picape é fabricada na planta brasileira de Betim 





A Fiat lançou na Europa a versão atualizada da picape Strada três anos após apresentar o modelo no Brasil. A versão europeia é equipada com o motor diesel 1.3 Multijet 16V que desenvolve 95 cv e que atende as normas Euro 5. Oferecida em três versões, Working, Trekking e Adventure, com cabine simples, estendida ou dupla, a nova picape parte de € 12,9 mil para a versão de entrada até € 16 mil a topo de linha. A nova Strada lançada na Europa é produzida na planta brasileira de Betim, MG.

O destaque é a versão Strada Working cabine dupla, novidade para o mercado europeu, que permite o transporte de quatro pessoas mantendo a capacidade de carga entre 630 kg e 705 kg e reboque de até uma tonelada.

Como itens de série, a picape tem computador de bordo, freios ABS e regulagem manual interna dos espelhos retrovisores desde a versão mais básica. Na intermediária, o modelo ganha regulagem de altura para o volante e na versão topo de linha foram adicionados ar-condicionado, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas. 


Chevrolet Cruze hatch é avistado e adianta novidades do ano


Fonte: UOL Carros
Via Abrac ONLINE


A UOL Carros recebeu novas imagens que adiantam algumas das principais novidades do ano. Duas delas se destacam: a configuração hatch do Chevrolet Cruze, visto pela primeira vez com pouca maquiagem, e o SUV TrailBlazer, conceito que deve substituir a atual Blazer em breve e que ainda não havia aparecido "ao vivo" no país, embora seja projetado pela equipe local da GM, como já explicamos.

A Chevrolet divulga desde meados de 2011, quase como um mantra, que o calendário de lançamentos para este ano contaria com sete novidades. Por ora, apenas a chegada da nova geração da S10 foi confirmada -- a nova picape média será apresentada oficialmente no próximo dia 14 de fevereiro. E o resto? Para isso, a GM parece ter encontrado a "fórmula mágica": a todo instante aparecem carros com diferentes graus de camuflagem, mas circulando sem qualquer esquema de segurança em grandes vias de grandes cidades.
Primeiro, vimos uma enxurrada de unidades do Cruze sedã, depois do Cobalt. A futura minivan também foi flagrada por todos os ângulos, assim como o americano Sonic, que chegará como hatch e sedã compactos para brigar no segmento premium. Nas últimas semanas, só se falou na S10, quase onipresente em ruas e estacionamentos. A configuração hatch do Cruze também havia dado o ar da graça, mas nunca tão descaradamente.
Nesta sexta-feira (27), diferentes unidades do Cruze hatch foram avistadas por mais de um leitor de UOL Carros -- surgiu primeiro à frente do leitor Kenneth Ribeiro, em Campinas (SP), mas o flagra mais vistoso, por assim dizer, acabou sendo feito por Alexandre Sinato, repórter de UOL Esporte, que acompanhou o movimento do carro por alguns metros no cruzamento de uma importante avenida na Zona Sul da capital.
Sem medo das lentes, o Cruze dois-volumes trazia fitas adesivas encobrindo apenas a gravatinha dourada, símbolo da Chevrolet, e os emblemas de nome. Ainda assim, é possível notar que a marca deve manter a estratégia adotada com o sedã e ostentar o nome Cruze no lado direito da tampa do porta-malas, posicionando a denominação do motor (Ecotec6) do lado esquerdo.
Na Europa, há um emblema dedicado ao nome da marca, mas a filial brasileira pode preferir dar destaque ao mais avançado conjunto motriz disponível por estas bandas, como faz no sedã. A unidade flagrada contava ainda com equipamentos -- rodas grandes de liga, frisos cromados e sensores de ré -- típicos da versão mais equipada.
   

JOST apresenta novo site e lança catálogo eletrônico



O ano de 2012 inicia com novidades na JOST Brasil. A líder em sistemas e componentes para acoplamentos de veículos comerciais está lançando seu novo Site (www.jost.com.br) e o Catálogo Eletrônico de Peças (catalogo.jost.com.br). As ações têm como objetivo auxiliar os clientes da JOST na busca por informações e facilitar o contato com a empresa.Com um design que prima pela qualidade visual e facilidade de navegação, o novo ambiente dispõe de uma vasta gama de arquivos para download como manuais, flyers, imagens, guias de aplicações, imagens de produtos, entre outros. Também está disponível um mapa atualizado com toda a rede de vendas autorizada JOST distribuída pelo Brasil. Com a integração com o Google Maps, ficou mais fácil encontrar a loja mais próxima para reposição de peças originais.
Outro destaque é o sistema que auxilia o cliente a escolher a Quinta-Roda ideal conforme sua aplicação. Novidades sobre a empresa e o setor também serão expostas no link Sala de Imprensa e Calendário de Eventos. Vídeos explicativos sobre aplicações e manutenções para toda a linha de produtos JOST Brasil também serão incluídos em breve.


Em conjunto com o site, a JOST lança o seu Catálogo Eletrônico, que permite ao visitante a visualização de toda linha de produtos, possibilitando consultas às características de cada peça, códigos, dimensões, além de informações de montagem, operação e manutenção.
Ainda dentro do Catálogo Eletrônico, a JOST apresenta o Guia Fácil de Reposição. Ele permite uma busca rápida e simplificada das peças de reposição de maior giro de cada produto, com fotos e informações detalhadas. Esta é uma ação que vem auxiliar principalmente o setor de reposição da empresa, pois facilita a identificação da peça a ser substituída.
Ambas as ferramentas em breve estarão disponíveis também nos idiomas inglês e espanhol.

Demanda por contratos de manutenção da Mercedes-Benz cresce mais de 300%



Nos últimos anos, a demanda por contratos de manutenção oferecidos pela Mercedes-Benz aos seus clientes de veículos comerciais cresceu de forma significativa. Só em 2011, foram adquiridos cerca de 4.000 contratos junto aos concessionários da marca. Comparado ao volume do ano anterior, isso representa um crescimento superior a 300%. A Mercedes-Benz oferece três tipos de contratos de manutenção. O Basic Service abrange a manutenção preventiva, com revisões de acordo com o tipo de operação no período de até três anos. O Full Service garante a manutenções preventiva e corretiva, bem como a substituição de peças de desgaste por até cinco anos. Já o Lube Service assegura os serviços básicos, como troca de óleo e filtros nas datas corretas. Ao adquirir um contrato de manutenção, o cliente passa a contar com atendimento em âmbito nacional. Os serviços são executados pela Rede de Concessionários Mercedes-Benz, a maior do País, com presença em todos os estados.

Com paradas programadas, as revisões e manutenções têm prioridade nos concessionários, o que agiliza a prestação de serviços, deixando o veículo do cliente mais tempo disponível para o transporte, o que significa maior rentabilidade na sua atividade. “Dessa forma, os clientes podem focar exclusivamente o seu negócio, deixando para a Mercedes-Benz e sua Rede a responsabilidade pela manutenção da frota”, destaca Ari. Os clientes que possuem contratos de fábrica podem abrir mão da oficina própria para manutenção de seus veículos. Com isso, ganham ainda mais vantagens, como aplicação de mão de obra treinada, peças genuínas, ferramental e instalações adequadas, tudo de acordo com padrões de qualidade da Mercedes-Benz. Eles podem também negociar a vigência de seu contrato de manutenção de acordo com suas necessidades, o que varia de 1 a 5 anos.
Durante todo o período de vigência, o contrato inclui socorro mecânico 24 horas por dia, em qualquer dia da semana, com garantia de intervenção da assistência técnica da fábrica para auxiliar o concessionário a liberar o veículo o mais rápido possível, a fim de que o cliente o tenha sempre rodando e gerando receita.

Grand-Am: MSR leva 24 Horas de Daytona

Fonte e mais notícias acesse: NEWS LATTER REVISTA RACING



Se Riley-Ford de A.J. Allmendinger, Justin Wilson, John Pew e Oswaldo Negri Jr. (foto: www.sutton-images.com)

 Sereparando para disputar sua primeira temporada na Fórmula Indy, a Michael Shank Racing começou 2012 comemorando uma vitória importantíssima nas 24 Horas de Daytona, prova de abertura da temporada da Grand-Am.O carro número 60, dividido por A.J. Allmendinger, Justin Wilson, John Pew e o brasileiro Oswaldo Negri Jr. disputou de forma intensa a vitória com o Riley-Ford da Starworks Motorsport (Ryan Dalziel, Lucas Luhr, Allan McNish, Alex Popow e Enzo Potolicchio).

Allmendinger chegou a se tocar com McNish quando o norte-americano tentou uma ultrapassagem arriscada para tentar tomar a liderança, por fora, na primeira curva. McNish não cedeu a posição, mas Allmendinger não desisitiu.

Depois de uma parada sob bandeira amarela, o novo piloto da Penske na Nascar voltou novamente em 2º, mas dessa vez atrás de Scott Pruett, da Chip Ganassi, enquanto o carro da Starworks, que saiu na pole, caiu para 3º.

Na relargada, Allmendinger tentou novamente por fora na primeira curva e, dessa vez, deu certo, superando Pruett e assumindo a ponta. A partir de então, ele só precisou administrar o ritmo para cruzar a linha de chegada 5s198 à frente de Dalziel e garantir a primeira vitória da Michael Shank na prova.

Para completar a festa da equipe, o outro carro, de Jorge Gonçalvez, Michael McDowell, Gustavo Yacaman e Felipe Nasr, terminou com a 3ª colocação. Pruett, ao lado de Joey Hand, Graham Rahal e Memo Rojas, teve de se contentar com o 4º posto.

Na categoria GT, a vitória ficou com o Porsche 911 de Andy Lally, Richard Lietz, John Potter e Rene Rast.
Felipe Zangiacomo
Imagens www.sutton-images.com