quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Fernando Calmon - Alta Roda - NINGUÉM SABE,NINGUÉM VIU

Alta Roda nº 722/82 – 28/02/2013


Fernando Calmon
Apesar de o Brasil ter se engajado no importante programa da ONU Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito (2011 a 2020), o que está sendo feito até agora é muito pouco. O País permanece longe de implantar ou coordenar ações e muito menos avaliar resultados. Nem mesmo consegue estatísticas confiáveis sobre o número de mortos, que variam entre 40.000 e 60.000/ano em função da fonte.
Mais assustador, o pior número refere-se às indenizações pagas por óbitos comprovados, inclusive pedestres e ciclistas, pela Seguradora Líder, administradora central do DPVAT, sigla quilométrica e proporcional ao tamanho do problema: Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ufa!
Como comparação, a estimativa mínima é 20% superior aos vitimados em acidentes fatais nos EUA, que têm frota circulante cerca de cinco vezes maior que a brasileira. Aliás, a frota aqui  apresenta contagem duvidosa, pois o Denatran inclui veículos fora de circulação. Só nascem, nunca morrem. Total real é 30% menor (em torno de 50 milhões de veículos, incluindo 13 milhões de motocicletas), segundo estatísticas realísticas que levam em conta sucateamento, furtos, roubos e acidentes.
Exemplo de improvisação é a celeuma causada no recente episódio dos motofretistas – conhecidos como motoboys. Depois de três adiamentos e novos bloqueios de vias públicas em protestos, o Denatran não caiu na realidade. Os cursos obrigatórios de reciclagem e adequação ao serviço são, de fato, insuficientes para atingir o número de profissionais, no momento. Embora importantes, há exigências de segurança nos veículos fáceis de cumprir: antena antipipa, protetor de pernas e baú fechado com películas refletoras. Também se exigem coletes com tiras reflexivas.
Razoável seria separar a parte educacional – com cronograma factível – e iniciar a fiscalização de imediato de itens que podem ser comprados. Quem toma decisões em Brasília, sentado em gabinete refrigerado, precisa de coerência desde o início e visão holística da situação.
Para não dizer que nada foi feito, o Brasil se transformou no paraíso das empresas de instalação de radares de fiscalização de velocidade. De 2006 a 2012, a cidade de São Paulo, por exemplo, abrigou 600 novos radares. As multas automáticas subiram de 4 milhões para 10 milhões por ano, aumento de 125%. A redução na perda de vidas foi de 3% (de 1.407 para 1.365), mesmo com aumento da frota. Um avanço, sem dúvidas, e merece aplausos.
Mas quanto dessa bolada arrecadada na fiscalização eletrônica foi ou será aplicada nos outros dois apoios (educação e engenharia de trânsito) do clássico tripé de segurança, aceito em todo o mundo? Ninguém sabe, ninguém viu. Faltam sete anos para o término do programa da ONU, mas pelo que aqui se demonstrou não funcionará como deveria no Brasil.

 RODA VIVA

RESGATE de nomes antigos está na moda (menos criativa) da indústria. GM tinha Cobalt (no exterior), a VW, Voyage e agora Fusca, e a Fiat, Uno. Chato é designar, hoje, um carro do passado fora do segmento original. Caso da família 500, da Fiat, com derivações bem maiores, ou do Santana (hoje, Passat) que utilizará a arquitetura anabolizada do compacto Polo, em 2014.

FORD conseguiu, graças à importação favorecida do México, conjunto bem competitivo no novo Fusion 2,5 Flex por R$ 92.990. Número elevado de itens de série surpreende: do sistema de navegador (tela de 8 pol) por comando de voz, aos oito airbags (dois para joelhos). Há duas telas reconfiguráveis no quadro de instrumentos e até abertura das portas por código.

MOTOR aspirado de 2,5 l/175 cv (etanol) do Fusion paga imposto maior que o 2-litros turbo (240 cv). Não decepciona em desempenho pelas dimensões internas e externas (2,85 m, entre-eixos e 514 l, porta-malas). Rodas de aro 17 pol (versão Titanium, 18) e pneus de perfil mais alto permitem menor aspereza de rodagem, mas suspensões, macias demais.

CIVIC ganhou vida ao lançar motor flex de 2 litros/150 cv, na eterna briga com Corolla. Disponível na versão intermediária LXR e na EXR (R$ 83.890,00) motor tem vigor e bom câmbio automático, cinco marchas. Ao usar etanol, dispensa gasolina na partida em dias frios. Oferece segurança (ESP) e conveniência de GPS, mas sem ajuste elétrico de banco.

ABEIVA (associação de importadores sem fábrica no Brasil) prevê 2013 melhor que 2012, porém 25% abaixo de 2011. Até o fim do ano, mesmo com janeiro fraco, umas 150.000 unidades serão vendidas. Mesmo encolhido, ainda atrai novos atores, como Geely, 51ª marca no mercado brasileiro, a partir de agosto próximo.

GEELY pertence a um grupo industrial privado chinês e fabrica carros desde 1986. Comprou da Ford a marca sueca Volvo, em agosto de 2010, por US$ 1,8 bilhão: bom negócio para as três. Compacto (LC) e médio-compacto (LC7) serão montados no Uruguai em operação coordenada pelo importador Gandini, também representante Kia. No futuro, Geely pode ter fábrica aqui.

PERFIL
   
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmon                                                                                                                               

Honda desenvolve nova tecnologia pioneira



A Honda Motor Co. anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova tecnologia que unirá aço e alumínio. O resultado da liga desses dois metais será usado para aplicação nos painéis exteriores das portas, que normalmente são feitos somente em aço. A princípio, a empresa divulgou que irá adotar a tecnologia na versão americana do novo Acura RLX e, posteriormente, a aplicação será estendida para outros modelos.
Para alcançar um bom resultado na união dos dois metais diferentes foi necessário o desenvolvimento de diversas tecnologias, simultaneamente, com o objetivo de prevenir corrosões e deformidades térmicas causadas pelas diferentes taxas de expansão de cada tipo de metal.

Ao longo das pesquisas, a Honda desenvolveu três processos que permitem a adoção do alumínio para partes externas dos painéis: tecnologia para unir metais diferentes: adoção da estrutura “3D LockSeam”, em que o painel de aço e o de alumínio são unidos em camadas e prensados duas vezes;  tecnologia para prevenir corrosões elétricas: adoção de aço altamente inoxidável para o painel interior e uma nova forma de assegurar o completo preenchimento de fendas com um agente adesivo;  tecnologia para controlar deformidades térmicas: adoção de agente adesivo com módulos de baixa elasticidade e com posição otimizada no “3D LockSeam”.

As vantagens dessas novas tecnologias incluem a eliminação do processo normal de soldagem para unir painéis das portas. Além disso, elas não precisam de um processo exclusivo e podem ser acomodadas nas linhas de produção já existentes.
A novidade contribui para a melhora da economia de combustível e performance dinâmica do veículo, reduzindo cerca de 17% do peso dos painéis, em relação aos convencionais totalmente em aço. Além disso, reduzir o peso no lado externo da carroceria possibilita trabalhar com o centro de gravidade do veículo, tornando a sua condução mais estável.

Scania entrega ônibus para Fabet iniciar formação de motoristas de transporte de passageiros



Em cerimônia realizada nesta terça-feira (26), a Scania entregou um ônibus para a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) iniciar seu primeiro curso de Formação de Motoristas para o Transporte Rodoviário de Passageiros. O evento ocorreu na filial da fundação em Mairinque (SP). A primeira turma começa no dia 15 de abril e estão disponíveis 25 vagas. O modelo é um K 310 4x2 de carroceria Comil Campioni, com tecnologia Euro 5 e câmbio Confort Shift.
“Os condutores de ônibus necessitam de treinamento qualificado porque transportam um bem precioso: vidas. A Scania está orgulhosa de poder ajudar a Fabet a iniciar esse programa”, afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania do Brasil. “Hoje, existem empresas que estão com dificuldades para contratar profissionais. Esse curso ajudará a diminuir a carência de condutores no mercado.”

“A Scania tem grande preocupação em relação à segurança nas estradas e com a formação de motoristas. Nosso ônibus será uma ferramenta pedagógica para incentivar a condução defensiva”, diz Gustavo Andrade, representante Scania na Fabet e conselheiro deliberativo da entidade. “O transporte de passageiros envolve uma questão logística diferente se comparada ao caminhão. Essa parceria vai qualificar ainda mais os profissionais com um conteúdo adaptado para esse segmento.”

O curso levou dois anos para ser desenvolvido e possui carga horária total de 336 horas. O objetivo é formar profissionais que conheçam a parte técnica, mas também tenham um comportamento adequado e dirijam de forma econômica e defensiva. Equilíbrio emocional, legislação, desenvolvimento interpessoal, gestão da qualidade, segurança e comodidade do passageiro, custos no transporte de passageiros são algumas das disciplinas oferecidas. De acordo com a Fabet, um motorista treinado pode reduzir 15% de consumo de combustível, aumentar em 10% a vida útil dos pneus e diminuir em 47% o número de sinistros.


Parceria comprometida com a educação
A Scania, principal parceira institucional da Fabet, há 15 anos, também disponibiliza 30 caminhões pedagógicos que são utilizados para aulas práticas na formação de novos motoristas. A Scania equipa e mantém avançados laboratórios técnicos da fundação com equipamentos e ferramental. A Fabet também apoia a competição da Scania Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, que promove a formação desses condutores.


Serviço:
Inscrições e informações: marketingsp@fabet.com.br ou pelo telefone (11) 4708-1784

Toyota Etios começa a ser vendido para frotistas e taxistas



A Toyota dá início às vendas diretas para empresas frotistas, locadoras e taxistas do seu modelo compacto Etios, nas versões sedã e hatchback. As vendas às pessoas jurídicas e motoristas profissionais representarão uma importante fatia nos negócios da marca neste segmento.
A previsão inicial de vendas diretas do Etios é de 7,5 mil unidades neste ano. Esse volume representa pouco mais de 10% do total de produção do modelo, fixado em 70 mil unidades.

Em 2012, o número total de vendas diretas da Toyota, como são chamadas as comercializações para pessoas jurídicas ou taxistas, alcançaram o patamar de 15 mil unidades. Para 2013, com o Etios no portfólio, esse número ultrapassará a casa dos 22 mil carros, significando um aumento de 46% em comparação com o ano anterior.
Um dos diferenciais que o cliente de vendas diretas do Etios encontrará é o atendimento de excelência da rede de concessionários Toyota, no mesmo nível de atenção destinado a consumidores de veículos mais caros, como o Corolla e a Hilux, por exemplo.

Além de contar com o pós-venda preparado para realizar revisões em apenas uma hora, componente essencial para quem utiliza o veículo como ferramenta de trabalho, o motorista terá à sua disposição um pacote de revisões a preço fixo, o que evitará surpresas de orçamento. 

Fusca, Tiguan e CC estarão na 12ª edição do São Paulo Restaurant Week


De 04 a 17 de março, os recém lançados Fusca, CC e Tiguan R- Line estarão na 12ª edição do São Paulo Restaurant Week, concorrido evento gastronômico que este ano tem o oferecimento da Volkswagen. Quinze restaurantes foram escolhidos para expor os veículos e receber a identificação visual do Fusca na comunicação do evento, todos os cardápios e folhetos terão impresso a silhueta do modelo mais querido, emblemático e carismático do Brasil.
O roteiro gastronômico escolhido para expor os modelos Volkswagen inclui os seguintes restaurantes: 210 Diner, 68 La Pizzeria, Café Journal, Casa da Fazenda, Chácara Santa Cecília, Gigetto, La Marie, Limonn, Monet, Obá, Sakagura A1, Santa Gula, Shintori, Tasca da Esquina e Vinheria Percussi. Nestes restaurantes, os clientes poderão também conhecer os diferenciais de cada produtos.
Os endereços dos restaurantes selecionados e os cardápios estão disponíveis no
hotsite do Fusca – www.volkswagen.com.br/novofusca


Fusca do Século 21
Nessa nova era do modelo, a Volkswagen inovou e deixou livre a escolha do nome do modelo, de acordo com o nome (ou apelido) que o modelo recebeu em cada mercado ao longo da sua história. Na França, o Beetle é chamado de "Coccinelle", nome já utilizado no passado naquele país. Na Itália, o modelo também resgatou o nome Maggiolino. No Brasil não poderia ser diferente. O Fusca é um dos carros mais lembrados, reconhecidos e carismáticos do mercado brasileiro.
Outro fator que contribuiu para o ressurgimento do nome Fusca é que a história do Fusca no Brasil se confunde com a própria história da industrialização brasileira e é parte memorável do cotidiano do povo desde os anos 50. O Fusca, no mundo, é um ícone. E como tal, possui bagagem cultural própria. Esse peso histórico e afetivo faz do Fusca um patrimônio da Volkswagen.
Mais do que o nome, o Fusca da nova era traz linhas de design e detalhes internos tendo como referência o primeiro Fusca. A nova geração do Fusca chega para ser um veículo com grande valor emocional, repleto de tecnologia e qualidade de última geração – atributos indispensáveis para o seu público-alvo: as pessoas que buscam um estilo de vida diferenciado.
Concebido para o mercado global, é o Fusca mais potente de todos os tempos, com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, que desenvolve 200 cv de potência, acoplado à transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem. Esse conjunto mecânico faz com que o Fusca acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e alcance a velocidade máxima de 223 km/h.
Nesta semana, dia 25, entrou no ar a campanha publicitária do Novo Fusca, que conta com dois comerciais de 45", nos quais o público é levado a São Paulo dos anos 70, quando o Fusca era o único carro popular e o mais famoso do País. Nesta viagem no tempo, os espectadores são apresentados ao modelo de 2013, o carro do futuro. A campanha terá também mídia impressa, digital e ações diferenciadas e inusitadas durante todo o ano.
Para os brasileiros, o Fusca é mais que um carro. É um patrimônio emocional. Ele reúne milhares de admiradores, fã-clubes e tem até um "dia nacional", comemorado em 20 de janeiro. E agora ele volta com suas virtudes originais, numa versão descolada, ousada, tecnológica e esportiva.

Volkswagen CC
Cupê de quatro lugares chegou ao mercado brasileiro em novembro do ano passado, totalmente redesenhado, seguindo o DNA de design da Volkswagen. O modelo está disponível com motor V6 de 300 cv.
Sobressaem na parte da frente do carro o design da nova grade cromada do radiador com três barbatanas transversais, os faróis bi-xenônio de série redesenhados com luzes de curva estáticas e o capô, também redesenhado. O Volkswagen CC traz luzes de curva dinâmicas, onde 15 LEDs montados em cada um dos alojamentos dos faróis funcionam como luzes de circulação diurnas.
O Volkswagen CC evolui para tornar-se um modelo independente, posicionado entre o Passat e o Phaeton. O cupê de quatro portas tem sido constantemente aperfeiçoado. Redesenhado de ponta a ponta, seu estilo invade ainda mais a classe dos automóveis de luxo. Isto também fica claro com sua lista de equipamentos de série cada vez mais completa.
O motor mais potente oferecido para o Volkswagen CC é um 3,6 litros V6 com 220 kW / 300 cv (a 6.600 rpm). Ele tem torque máximo de 350 Nm (entre 2.400 e 5.300 rpm) e leva o cupê de quatro portas até 100 km/h em 5,5 segundos. O Volkswagen CC V6 4MOTION é oferecido com tração integral permanente. Topo de linha, o modelo tem câmbio DSG (com dupla embreagem) com seis marchas.

Tiguan R-Line
A linha 2013 do Tiguan chega ao mercado brasileiro com grandes novidades. Mais do que passar a oferecer o visual e o conteúdo da "grife" R-Line, o utilitário esportivo premium da Volkswagen passa a ser o primeiro modelo da marca a ser comercializado no Brasil com duas opções R-Line.
O Tiguan R-Line, que já está chegando às concessionárias, é o terceiro modelo a contar com os itens R-Line de design, preparados pela Volkswagen R (divisão da marca especializada no desenvolvimento de modelos esportivos e exclusivos), a ser comercializado no Brasil. O Passat CC R-Line foi o pioneiro, em fevereiro de 2011, e o Touareg R-Line o segundo, em agosto de 2012.
O Tiguan R-Line chega ao Brasil cerca de um ano depois do lançamento do Novo Tiguan no País, quando o modelo passou a contar com o DNA mundial de design da marca. Totalmente reestilizado no Brasil em outubro de 2011, o Novo Tiguan trouxe um avançado pacote de sistemas tecnológicos e mecânicos que inclui inovações como o detector de fadiga, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave e o Park Assist II, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais.
O SUV é equipado com o eficiente motor 2.0 TSI, com potência de 200 cv e torque elevado desde as baixas rotações, transmissão automática de seis marchas (que permite trocas manuais por shift paddles junto ao volante) e tração 4MOTION.

BRASILEIRO NO FIA GT



O mato-grossense Raijan Mascarello, atual vice-campeão da GT Premium em 2012, onde brigou pelo título até a última etapa, em companhia de Felipe Tozzo, a bordo de uma Ferrari F430, disputará este ano a nova categoria chancelada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o FIA GT Series, que terá provas disputadas na França, Bélgica, Holanda, República Checa e Espanha. A última data, em novembro, não tem local definido ainda e existe a possibilidade que ela seja disputada no Brasil.

Dono de um currículo que começou cedo, quando tinha apenas 16 anos nas corridas de autocross no Brasil - foi tricampeão da modalidade - Mascarello é um apaixonado pela velocidade e pelo automobilismo, um verdadeiro apreciador de grandes máquinas. “Quase vencemos a GT Premium no ano passado. Abandonamos a última etapa e isso determinou nosso vice-campeonato, mas automobilismo é assim, um esporte diretamente ligado ao equipamento”, afirmou Mascarello, que conta com o apoio da Dekalb.

E por falar em equipamento, o título perdido com uma Ferrari F430 já faz parte do passado. Em 2013, Raijan e Tozzo pilotarão um verdadeiro ícone das pistas, o Ford GT, preparado pela equipe portuguesa Rodrive. O bólido é uma releitura do mítico Ford GT40, que venceu as 24 Horas de Le Mans por quatro vezes, em 1966, 67, 68 e 69, e foi criado exatamente para impedir a sequencia de vitórias da Ferrari na prova francesa.

Mas se o assunto é grandes máquinas, Raijan sente-se à vontade. Ele e Tozzo pilotarão a nova versão do Ford GT, que conta com motor V8 de 5.0 litros e 550 cv. “O Ford GT é sem dúvida uma máquina dos sonhos de qualquer piloto, sua história é recheada de vitórias. Nosso objetivo é aprender o máximo sobre o carro e conhecer bem as pistas durante a temporada, sem grandes preocupações com resultados imediatos, já que em 2014 a Ford apresentará uma nova versão do carro, que promete dar muito trabalho às marcas presentes nas corridas de Gran Turismo, da mesma forma que fez na década de 60”, comentou.

Por sinal, paciência é uma das características mais fortes de Raijan. Como produtor rural de grande porte, sabe bem que as coisas têm que seguir seu ritmo e nada acontece antes ou depois da hora certa. E mesmo atuando na administração de um grande complexo agrário, Mascarello não deixa de lado o contato com grandes máquinas. Enquanto aguarda os treinos de pré-temporada que acontecerão no circuito de Paul Ricard, Raijan Mascarello acelera outra máquina fantástica, sua nova colheitadeira CASE 2799. “Aqui são 330 cv, quase a potência do Ford GT”, brinca. “E o melhor, tem cabine climatizada e um banco super confortável, bem diferentes do carro de corrida”, finalizou.

CALENDÁRIO 2013 – FIA GT SERIES

01 de abril – Nogaro – França
21 de abril – Zolder – Bélgica
14 de julho – Zandvoort – Holanda
18 de agosto – Slovakiaring – República Checa
13 de outubro – Navarra – Espanha
17 ou 24 de novembro – Local a ser definido

Mitsubishi Lancer Cup abre a temporada 2013 no dia 09 de março



Faltam poucos dias para o automobilismo brasileiro ganhar um novo capítulo em sua história. A Mitsubishi Lancer Cup, primeiro campeonato exclusivo de Lancer Evo R no mundo, fará sua estreia no dia 09 de março, no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. 

"São 19 anos de tradição e know-how em competições off-road e agora iremos entrar em uma era que agregará valores à Mitsubishi. Durante toda a nossa história, vivemos um dia a dia de desenvolvimento de produtos de alta tecnologia para proporcionar sempre as melhores experiências aos usuários. Desta vez, iniciamos um desafio por caminhos antes não explorados, mas com a certeza de que a Mitsubishi Lancer Cup será um sucesso", afirma Corinna Souza Ramos, diretora de Projetos Especiais da Mitsubishi.


A primeira das seis etapas do campeonato colocará frente a frente alguns dos melhores pilotos gentlemen drivers do país. A bordo do Lancer Evo R, desenvolvido no Brasil especialmente para a competição e derivado do carro quatro vezes campeão do World Rally Championship (WRC) e dez vezes campeão do Production Car WRC (P-WRC), os competidores irão acelerar fundo em busca das primeiras posições.

"O Lancer Evo R é estupendo, um verdadeiro carro de corrida: seguro, com ótima dinâmica e muita potência. Por isso, as expectativas não poderiam deixar de ser as melhores possíveis. Será muito bom participar de um evento bem organizado e repleto de adrenalina", afirma o piloto Felipe Essinger, que tomou conhecimento das emoções de um autódromo após participar do Lancer Experience.


Sit&Drive
Seguindo o formato de sucesso utilizado nas categorias L200 Triton da Mitsubishi Cup, a Mitsubishi Lancer Cup contará com o formato sit&drive. Nele, os veículos da competição são alugados para os pilotos, possuem mecânica e preparação idênticas e, durante a temporada, toda manutenção e apoio necessários são feitos pela equipe de mecânicos e engenheiros da marca dos três diamantes. "Esse sistema é ótimo, já que a equipe está sempre atenta a tudo e fornecendo todo apoio necessário a mim e ao carro", exalta Essinger.

Para saber mais informações e como participar da Mitsubishi Lancer Cup, acesse o site www.lancercup.com.br, o Facebook (www.facebook.com/AutodromoVeloCitta) ou envie um e-mail para renatoperotti@mmcb.com.br.


Mitsubishi Drive Club
O Mitsubishi Drive Club é o complexo automobilístico lançado em 2012 pela Mitsubishi Motors, em Mogi Guaçu (SP). O local abriga o exclusivo Autódromo Velo Città, o Mitsubishi Racing Center e uma pista off-road. Desta forma, os amantes do automobilismo tem ao alcance um local completo e de última geração, que engloba todos os tipos de modalidades, on e off-road, sendo o único no Brasil com essas características.


Mitsubishi Racing Center
Localizado dentro do complexo do Mitsubishi Drive Club, o Mitsubishi Racing Center é uma ampla área de convivência para pilotos e convidados. Com uma completa infraestrutura, o local conta com uma sala para realização de briefing, espaço para almoço e premiações, lounge para descanso dos pilotos, além de vestiários e loja com produtos de competição.

Autódromo Velo Città
O autódromo Velo Città, da Mitsubishi, está localizado em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Construído dentro dos padrões exigidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e homologado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), o local pode receber todos os tipos de competições oficiais.

Com 3.430 metros, cercado por matas preservadas e lagos, o traçado da pista conta com duas retas, sendo uma em descida seguida de uma curva em S e outra, mais longa, com quase 800m de extensão, que termina em uma curva travada para a esquerda. Considerada uma pista muito técnica, possui ainda 14 curvas em sentido anti-horário, tanto travadas quanto rápidas.

A Mitsubishi Lancer Cup tem patrocínio de Castrol, Pirelli, BTG Pactual e Armura.

TROLLER T4: AVENTURA DE 95.000 KM DO RIO DE JANEIRO AO ALASCA



O Troller T4 foi escolhido por um casal de brasileiros para uma aventura que percorreu as Américas e enfrentou os mais diferentes tipos de clima e terreno, em 95.000 km, sem registrar nenhum problema sério com o veículo. O arquiteto carioca Leonardo Pinheiro e a esposa Daniele planejaram com cuidado a viagem de 22 meses. Eles programaram os roteiros, levantaram pontos turísticos, compraram equipamentos e se muniram de toda a documentação para a jornada que chamaram de "Infinita Highway".

O Troller T4 escolhido para a viagem foi um modelo 2008 com motor TDI 3.0. Ele foi preparado com armários para o transporte de equipamentos, protetor do tanque de combustível, quebra-mato, peito de aço, guincho, barraca de teto, faróis especiais e outros acessórios que ajudaram durante a viagem. Além disso, para garantir a segurança e evitar imprevistos o veículo passou por revisões periódicas.

"O carro é o terceiro e fundamental componente desta família. Sabemos da importância de respeitar os limites dele e de fazer as revisões durante todo o percurso. Até hoje, o Troller nunca nos deixou na mão", conta Leonardo.

A aventura é mais uma prova da resistência e versatilidade do Troller T4, legítimo off-road que vem equipado com tração 4x4, diferencial traseiro autoblocante, freio a disco nas quatro rodas, carroceria em compósito resistente à corrosão e impactos e snorkel que permite transpor áreas alagadas com até 800 milímetros de profundidade.

A viagem do casal Pinheiro começou em Niterói, no Rio de Janeiro, em 13 de fevereiro de 2011, em direção a Ushuaia, no extremo sul da Patagônia, na Argentina. De lá, seguiu para Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, México, Estados Unidos e Canadá, até Prudhoe Bay, no extremo norte do Alaska, cruzando 14 países.

"Traçar a rota foi a parte mais difícil, pois quanto mais pesquisávamos sobre os países mais tínhamos vontade de conhecer tudo. Apesar de termos tentado explorar os lugares ao máximo, certamente precisaremos fazer uma segunda viagem", diz Leonardo.

Depois de dirigir entre os dois extremos das Américas, o casal decidiu embarcar o Troller T4 para a Europa e continuar a aventura no Velho Continente. Mas quando iniciaram a viagem fizeram sua maior descoberta: Daniele estava grávida. "Voltamos ao Brasil para ter o bebê junto da nossa família e não vemos a hora de voltar para a estrada", diz Leonardo.

Para conhecer mais detalhes dessa aventura acesse www.infinitahighway.com.br.

NOVO FORD FUSION FLEX: ECONOMIA NA CESTA BÁSICA DE PEÇAS, REVISÃO E SEGURO



O Novo Ford Fusion 2.5 Flex, que começa a ser vendido em março, é o sedã premium com a cesta básica de peças e o seguro mais econômicos da categoria. Este é mais um atrativo do carro que, além de inovar no design e na tecnologia, traz motor bicombustível de 175/167 cv com etanol e gasolina, desenvolvido especialmente para o Brasil.


Tendo como base as cestas básicas de peças de reposição utilizadas como referência pelo mercado, que são as do CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária, da Quatro Rodas e do Jornal do Carro, o Novo Fusion Flex tem preços que chegam a custar menos que a metade do cobrado pelos competidores diretos.

A economia na omanutençã é reforçada também pelas revisões com preço fixo, que somam R$3.508 no período de 36 meses ou 60.000 km.     O Novo Fusion 2.5 Flex tem também o seguro mais em conta da categoria, no valor de R$3.365, oferecido pelos Seguros Ford em parceria com a Mapfre. Além de ter preço mais baixo, a apólice não exige perfil do condutor e oferece o melhor pacote de cobertura entre os principais concorrentes do segmento.

"O Novo Fusion Flex é a opção mais atraente em sua faixa de preço no segmento premium, com uma combinação única de design, tecnologias inteligentes, conforto, equipamentos e preço", diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. "A economia na manutenção mais é um item que reforça as vantagens da sua proposta."

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Roberto Nasser - De carro por aí



edita@rnasser.com.br - 61.3225.5511 Coluna 0913 27.02.2013



De olho em Genebra
83a. edição do Salão Internacional de Genebra, país de pontual indústria automobilística, mas referência anual para a Europa. Esperados 10 mil jornalistas e 700 mil visitantes, metade estrangeira, verão nos 110 mil m2 – 11 campos de futebol, ou 11 fazendas europeias – 900 veículos e, nestes, 10% serão verdes – a classificação para os que combatem a poluição. Bandeira vitoriosa levantada há cinco anos, tropeçou, mas incrementou a demanda exigindo criar mais 5.000 m2 de área expositiva. A ser lembrado, não existe o lá fora, inviabilizado pelo frio, neste ano entre -3 e +6 graus C. Reduzir consumo e emissões se transformou em realidade da indústria e inequívoco caminho para o futuro se quisermos convívio com os automóveis.
Novidades há, pois a disputa de mercado é briga de foice a cada dia mais briga e mais foices, com novos brigões chineses, malaios, indianos, tomando marcas ante ocidentalmente tradicionais.
Numa olhada rápida:
4C – Há tempos sem atrações, a Alfa Romeo mostrará o 4C,  produto em restritas 2.500 unidades: um milhar aos EUA, restante ao mundo. Aqui, não, Argentina sim, até por orgulho nacional: um de seus designers é hermano, Ruben Wainberg. Carro interessantíssimo, chassi em alumínio, motor 1.7 com 240 cv, tração traseira, 900 kg. Tipo T Grande a quem sabe conduzir.
AudiStation Avant com mecânica RS6 em 3ª. geração. Motor V8, bi turbo, 4.000 cm3 e 560 cv de potência, e o rótulo de mais rápida do mundo, 0 a 100 km/h em 4,5s, e corte a 250 km/h. Difícil imaginá-la cumprindo sua função precípua de carro de família.
Qoros – Conhece ? Ninguém conhece, mas é chinesa e escolheu Genebra para apresentar seus produtos à Europa.
Rolls – Um cupê, resgatando o nome Wraith - Fantasma – e característica linha quase reta ligando a Coluna A à parte traseira. O máximo da esportividade visual consentida por marca com denso rigor estético. Deve ser de condução interessante, por chassis mais leve, suspensão aprimorada, freios melhorados, mecânica BMW, dona da marca, motor V12 6.600 cm3, bi turbo, circa 600 cv. Curiosidade, o revestimento das portas é similar a madeira porosa, inspirado na esportividade dos iates italianos dos anos 50 e 60.
Subaru – Alguma versão do carro que cede à Toyota, um Subaru com tração traseira; Conceito Viziv, base para crossovers da marca; e Outback motor boxer, diesel.


VW – Amplo leque, mas foco institucional no XL1, de produção artesanal. É o mais aerodinâmico automóvel já construído e sua combinação de motor diesel turbo, e bateria recarregável em tomada permite fazer 111 km com um litro, recorde e impossibilidade teórica.




Roda-a-Roda

Mais vendido – Surpresa: o carro mais vendido no mundo não é Toyota Corolla, Ford Focus, VW Golf, Honda Civic, algum Chevrolet. Nada disto, é um furgãozinho ajanelado, chinês SGMW Sunshine. Vendeu 1.212.179 em 2012 - 20% mais que Ford Focus; quase o dobro que Chevrolet Cruze, Toyota Camry e Ford Fiesta. Varejo brasileiro, mais de cinco vezes o volume de VW Gol.

– Especialista internacional em vistorias e segurança veicular, a DEKKRA fez pesquisa sobre carros usados e concluiu, o de menor índice de defeitos é o Audi A4. Cenário não é o do Brasil onde são baratos, difíceis de vender, situação de importados que foram caros, e hoje pela manutenção estratosférica, são mico.

O SChinês, completo, por R$ 37.490 é o J3 S 1.5 com o carimbo de Jet Flex, desenvolvimento entre a JAC e a Delphi, 125 cv com gasálcool ou 127 cv com etanol – com pré aquecimento dos bicos injetores, dispensando o tanquinho para partidas a frio. Março.

Mercado – É adaptação à clientela, motor do Jac J5, e ao programa Inovar-Auto, exibindo o flex como aplicação de tecnologia nacional. O S indica aumento de cilindrada, potência, rendimento. Não é esportivo de adesivo, mania local. Vai a 100 por hora em 9,7s e arranha 200 km/h de final. Para motor 1.500, temporal.

Vergonha – Aqui p’ra nós, após carro chinês com partida aquecida, difícil às montadoras nacionais justificar o primário tanquinho.

Inovar-Auto – Assinando contrato com o Governo Federal para implantar fábrica na catarinense Araquari, a BMW cortou preços na marca e nos Mini – Rolls-Royce, não. Reduções entre 2, 20 e 60% para carros em estoque. Grand Coupé 640, sedã, tremenda barata, de fora, a R$ 400 mil.

Festas – Ano importante para a Ford, 150 anos do nascimento de Henry Ford. Um dos eventos, emissão de selo filatélico homenageia o engenheiro húngaro József Galamb, um dos formuladores do sistema de produção em série.

Seleção – Ford e Audi na lista das 50 companhias mais inovadoras do mundo. A primeira pelo lançamento do novo Fusion, o sistema SYNC, e instalação de laboratório no Vale do Silício para absorver inovação por osmose.
A outra, tecnologia do carro que dispensa motorista somando os conceitos de controle de velocidade adaptativo, e sistema de orientação lateral.

Utilidade – Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional do Transporte, senador, propôs projeto aplicando o valor arrecadado em multas de trânsito no financiar carteira de motorista a quem ganha até três salários mínimos.

Adequação – Idéia boa, melhor se direcionasse motoristas barbeiros a uma especialização no dirigir. Estamos atingindo inacreditáveis níveis de gente despreparada e despreocupada conduzindo veículos.

Do patrão – Quando lançado o Mercedes Actros, tecnologicamente refinado, e preço superior ganhou da Coluna o designativo de Caminhão do Patrão. Sofreu um up grading e a versão 2655 6x4 passa a ter motor V8, antes exclusividade Scania. Transmissão automatizada, dá conforto e segurança ao motorista para viagens com elevadas médias horárias ou deslocar cargas brutas como bi trem ou rodotrem com 9 eixos e até 74 toneladas de PBCT.

Bici-Pati – Junção da prefeitura da cidade francesa de Bordeaux, o designer Philipe Starck e a Peugeot, desaguou na bicicleta-patinete Pibal. A cidade está na vanguarda da substituição dos carros; o designer é lápis livre; e a Peugeot, com bicicletas há mais de século, está para negócios de aumentar faturamento – e diminuir perdas. Em acertos para produção.

Re call - A BMW chama donos de 320i, 328i Coupé, 328i Cabrio, 335i, 335i Coupé, X1 Sdrive 18i e X1 xDrive 28i, fabricados entre 2007 e 2011, à rede concessionária para substituir o terminal do cabo positivo da bateria. Apenas 10 unidades com problemas. Confira pelo 0800-707-3578, h.c. ou no sítio www.bmw.com.br .

Utilidade – Questão de sobrevivência, o regulamento da Fórmula 1 para 2014 forçará grande desenvolvimento tecnológico nos motores térmicos, operação, consumo, emissões e recuperação de energia para acionar dois motores elétricos. Serão V6, 1.6 litro, turbo. Parece ideal para a Renault com seus programas de carros elétricos e tecnologia na área.

Futuro – Escreva aí, deve ser o maior pulo de tecnologia dado em curto prazo, e estes ganhos influenciarão, rapidamente, os carros comuns.

Evento – Para aproveitar a massa de interessados na corrida de Fórmula 1 – maior faturamento turístico como evento em SP – Reed Exibitions, organizadora do Salão do Automóvel, fará paralelo encontro com automóveis. Tipo salada mista sobre rodas, carros tunados, hots, antigos, acessórios.

Antigos – Sucede ao fugaz Salão Internacional do Veículo Antigo que, sem entender o colecionismo brasileiro não se impôs, inexpressivo em expositores, perdeu da oportunidade de fazer evento para atender às partes: faturamento para a Reed, evento sólido para os antigomobilistas.

Mão de obraQuer aprimorar sua especialidade de conduzir, tipo fazê-lo como um piloto ? A Mitsubishi aproveitou o mais novo autódromo do país, o Velo Cittá, em Mogi Guaçu, SP, e criou sua Premium Racing School .

Fino - Coordenação de Ingo Hoffman, multi campeão, intimidades com carros atualizados, Lancer Evolution X e Evo R. Coisa exclusiva, oito pessoas, três instrutores. Pegue R$ 2.200 e vá nesta. Muito a contar depois. Inscrições Renato Perotti - renatoperotti@mmcb.com.br.

De volta – A Ford começou com corridas de automóveis e nestes 110 anos se alterna em vai e vem. Agora foi, de novo, com Fusion Stock Car na NASCAR.

Amenidades – A Mercedes-Benz faz merchandising com 14 veículos no filme “Duro de matar: Um bom dia para morrer”, na série com Bruce Willis. Há de tudo: caminhão Zetros, Unimog, Sprinter, Vito, GL, automóveis Classe C, e até o charmoso e caro tiro n’água, o Maybach 57. Nos cinemas.

GenteJulio Ott, 92, fordista, passou. OOOO Instrutor da Ford, visitava agentes, treinava mecânicos, assistia clientes, disseminava a estrutura assistencial da marca. Deu base à operação de montadora no país continental. OOOO Aposentado restaurou Fords antigos, auxiliou formar o Clube V8. OOOO Talvez fosse o último representante da época de viabilização do automóvel no Brasil. OOOO Dieter Zetsche, 59, CEO da Daimler, fica. OOOO Contrato estendido até final 2016. OOOO Acionistas e Conselho gostam do projeto de trazer a Mercedes á liderança de vendas sobre Audi e BMW, e querem ver sinais. Recordista no cargo. OOOO

Fiat e recordes de velocidade Brasil Argentina
Curioso associar a Fiat e seus carros pequenos a recordes de velocidade no Brasil e Argentina. Pois verdade.
A jovem Fiat fez carros de corrida – incluindo recordista modelo 4 cilindros, 300 hp em 28.000 cm3 – igual a 28 carros mil... Tinha piloto especial: Pietro Bordino, filho de vigia, a fábrica em Turim era seu quintal, e experimentar carros de corrida, diversão e aplicação. Delgado, pequeno, magro, talentoso ao sugerir, acertar, e valente no conduzir. Com Fiat ganhou a inauguração do Autódromo de Monza e muitos GPs.
O senador Agnelli, criador da marca, quis sair das corridas, mas área comercial improvisou: se havia a equipe, que tal um périplo de promoção internacional ?
O automóvel era o biposto 805, 1923, talvez o primeiro a usar compressor. 1.979 cm3, 8 cilindros em linha, compressor Rootes, 150 hp a 5.500 rpm, 220 km/h – então líder o Ford modelo T, 3.900 cm3, 20 hp a 1.400 rpm, 70 km/h.
Era biposto, mas Bordino deslocara a pilotagem mais ao centro. Chegou em 10º.
Depois, exibição na Sul América. Rio de Janeiro, sede da empresa, cravou 191 km/h em local não registrado. Mesma fonte diz, em S Paulo, agrado ao Conde Matarazzo, montador da marca, arranhou 185 km/h na Avenida Paulista. Depois, Argentina, entre Morón e Bella Vista, curiosíssimo 1 km/h mais que no Brasil.
O entusiasmo evoluiu ao Tipo 806: 1.484 cm3, 12 cilindros, 4 comandos de válvulas, compressor Rootes, 187 cv a 8.500 rpm, e à vitória no GP de Milão. O Senatore, feliz pela vitória, desrespeitado pelo carro feito à sua revelia, manda destruir todos. Bordino, com Bugatti, foi-se logo após no circuito de Alexandria.

LEXUS DIVULGA TABELA DE PREÇOS



A Lexus ampliou sua linha de modelos no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012. Desde então, a marca de luxo comercializa no Brasil cinco modelos: o sedã esportivo IS 300, o sedã médio ES 350, o sedã executivo LS 460L, o primeiro SUV de luxo do mundo RX 350 e o hatchback híbrido CT 200h – esses dois últimos modelos também disponíveis na versão F-Sport.
Informamos a seguir os valores dos modelos Lexus para serem atualizados na tabela de preços de sua estimada publicação.


Modelos Combustível Ano/Modelo Tipo Origem São Paulo
CT 200h  Híbrido: Gasolina/Elétrico 2012/2012 Hatchback 4 portas Japão 149.000,00
CT 200h F Sport Híbrido: Gasolina/Elétrico 2012/2012 Hatchback 4 portas Japão 157.000,00
IS 300 Gasolina 2012/2012 Sedã 4 portas Japão 186.000,00
ES 350 Gasolina 2012/2013 Sedã 4 portas Japão 215.000,00
RX 350 Gasolina 2012/2013 SUV 4 portas Japão 254.000,00
RX 350 F Sport Gasolina 2012/2013 SUV 4 portas Japão 269.000,00
LS 460L (com assento VIP) Gasolina 2012/2013 Sedã 4 portas Japão 528.000,00

Obs:
. Preços à vista com frete e impostos inclusos.
. Todos os valores são expressos em reais (R$)
. Preços aplicáveis a São Paulo e demais estados das regiões sul, sudeste, norte, nordeste e centro-oeste, exceto Zona Franca de Manaus.
. Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio, prevalecendo os que estiverem em vigor na data do faturamento do veículo.

NISMO LANÇARÁ GAMA DE ALTA PERFORMANCE COM MODELOS DA LINHA DA NISSAN




A Nismo, divisão de performance da Nissan, entra uma nova etapa em sua história. Visando torná-la uma referência mundial em carros preparados e nas pistas de competição, a marca japonesa irá lançar um novo produto Nismo por ano, baseado nos seus modelos de produção.


Segundo Carlos Ghosn, CEO da Nissan, a Nismo irá desempenhar papel mais destacado dentro do grupo, promovendo atividades relacionadas ao automobilismo e aos carros de performance. “Vai trazer entusiasmo à linha de produtos Nissan, ampliando a sua participação em novos mercados e oferecendo uma ampla variedade de modelos acessíveis e inovadores a um número cada vez maior de clientes”, explicou Ghosn. “Seja um modelo compacto ou um esportivo, se estiver a assinatura Nismo, ele  oferecerá importantes e significativos diferenciais: qualidade, funcionalidade e eficiência, com o inconfundível estilo Nismo de performance e visual.”

O primeiro modelo da linha Nissan a receber a assinatura e o know-how da Nismo será o Juke, que já está à venda na Europa e no Japão e, a partir do segundo trimestre, também será lançado nos EUA. Para o mercado europeu, a Nismo desenvolveu uma nova versão do 370Z. Apresentado mundialmente no inicio do mês, é um dos primeiros resultados da estratégia da Nissan para a divisão: um carro acessível e com excelente performance esportiva.

Como parte do seu plano estratégico de médio prazo “Power 88”, a Nissan prevê lançar pelo menos um modelo Nismo por ano. Entre eles, o símbolo de desempenho e tecnologia da Nissan: o superesportivo GT-R. “Seria impensável para nós desenvolvermos uma gama de carros Nismo sem incluir o GT-R, que refletirá a paixão e o talento da equipe. Tenho certeza que será especial, e eu estou ansioso por dirigi-lo”, complementa Ghosn.

                  
NOVA SEDE

A Nissan investiu fortemente nas novas instalações para a Nismo, modernizando uma antiga unidade de produção para oferecer os recursos necessários para a expansão das atividades da Nismo, muito além da engenharia de motores esportivos. A instalação da nova sede permite que as várias equipes de profissionais estejam reunidas no mesmo espaço, dando mais agilidade às trocas de informações nas várias etapas dos projetos.

O complexo de Powertrain da Engenharia da Nissan reúne vários profissionais, dos mais variados setores correlacionados, tais como oficina, fábrica de motores, salas para fabricação, processos compostos de carbono e depósito de peças. Um novo showroom permitirá que até oito veículos sejam expostos, enquanto que a parte de vendas terá uma área quase duas vezes maior que a anterior nas instalações de Omori, no Japão.

O espírito e inspiração para a Nismo começou com um grupo de engenheiros da Nissan, há quase 50 anos. Em seus esforços para impulsionar as vendas de automóveis de corrida, eles desenvolveram um poderoso motor, criando assim o Nissan Skyline 2000GT, o primeiro de uma linha de lendários automóveis esportivos.  O que veio a seguir foi o sucesso em competições e no desempenho para carros de rua no Japão, culminando, em 1984, com a criação da Nismo.

Essa qualidade, aliada à modernidade, funcionalidade e esportividade, estará no DNA dos novos lançamentos da Nismo. Por isso, a nova gama de modelos será desenvolvida a partir da atual linha de veículos da marca Nissan, combinando harmoniosamente décadas de experiência em corridas da Nismo com a qualidade e inovação dos produtos da Nissan.

A mudança de filosofia para a Nismo também impactará nas atividades futuras da Nissan no automobilismo, na qual se espera ampliar ainda mais a esportividade e a paixão pela inovação. A Nismo assume também a responsabilidade mundial pela gestão do programa da Nissan Motorsport, o que inclui a competição de alto nível em todas as regiões do mundo