sábado, 30 de novembro de 2013

FORD E INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA


A Ford e o Instituto Mauá de Tecnologia firmaram um acordo de cooperação técnica nas áreas de desenvolvimento e ensino de engenharia. Matt O'Leary, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford, e Paulo Bógus, superintendente geral do Instituto Mauá de Tecnologia, oficializaram a parceria, destacando os benefícios dessa sinergia entre as duas instituições para o aprimoramento do ensino e da pesquisa científica.Primeira indústria automobilística a operar no Brasil, desde 1919, e uma das maiores do mundo, a Ford é considerada uma referência global em engenharia, com centros de desenvolvimento também no Brasil. 

O Instituto Mauá de Tecnologia, entidade de utilidade pública dedicada ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica, atua desde 1961 na formação de recursos humanos altamente qualificados nas diversas áreas da engenharia.O Instituto Mauá conta também com uma área de Serviços Tecnológicos que há mais de 40 anos desenvolve trabalhos de pesquisa técnico-científica para clientes da indústria, entre os quais se inclui a Ford, por meio de seus laboratórios e grupos de trabalho multidisciplinares.

A Ford também já fez parcerias com o Instituto Mauá em programas de pós-graduação realizados dentro da empresa para empregados da área de Desenvolvimento do Produto. "O acordo firmado agora entre a Ford e o Instituto Mauá, diferentemente dos anteriores, que tinham um foco e duração específica, traz uma abrangência maior. 

Ele permitirá desenvolver a nossa cooperação de uma forma mais ampla, criando novas oportunidades de parceria para o desenvolvimento da pesquisa e tecnologia", destaca Matt O´Leary.Segundo ele, este é mais um exemplo da filosofia da Ford de trabalho em conjunto com grandes universidades do País, tanto para fins de desenvolvimento de projetos, quanto de aprimoramento de recursos humanos.


Kombi se despede em campanha publicitária da Volkswagen


A Volkswagen do Brasil preparou uma nova campanha publicitária sobre o fim de produção da Kombi, que se despede de seus fãs em dezembro. Neste sábado, 30 de novembro, um anúncio, em formato de testamento, será publicado na mídia, no qual o modelo “agradece” o carinho de quem fez parte de sua história e das pessoas que a escolheram como parte de suas vidas. O anúncio exibe uma lista com os “últimos desejos” da Kombi: oferecer uma lembrança às pessoas que, de diversas formas, viveram ou ainda vivem experiências inesquecíveis com o modelo.Para Marcelo Olival, gerente executivo de Vendas e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil, “a Kombi é um ícone na indústria mundial que, além do sucesso de vendas, tem um enorme carisma. Muita gente tem uma boa história com o modelo, seja como o veículo da família, do trabalho ou que o levava para a escola".

O anúncio faz parte da campanha produzida pela Volkswagen para homenagear o modelo fabricado no Brasil desde a década de 50. A última Kombi do mundo sairá da linha de montagem da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, no final de dezembro. A primeira etapa da campanha, lançada em setembro, contava com um anúncio impresso que tinha como tema o “deslançamento” da Kombi e com o hotsite “www.vw.com.br/kombi”, onde usuários e fãs da “perua” contam histórias vividas com ela, enviando textos, fotos ou vídeos. A partir dos relatos feitos no site, que já somam centenas de histórias, foram selecionadas algumas pessoas que serão homenageadas pela Kombi, citadas no “anúncio-testamento”.“A Kombi fez diferença na vida de muita gente e vai deixar saudade. Por este motivo, não poderíamos deixar de fazer uma campanha inédita de ‘deslançamento’ para homenagear esse ícone da indústria automobilística mundial. A ideia da ação é aproximar, em tom emocional, as pessoas que viveram e conviveram com o modelo. Por meio do hotsite, por exemplo, buscamos reunir boas experiências que os fãs têm com a Kombi”, destaca Carlos Leite, gerente de Produto e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil.


O novo anúncio tem as mesmas cores azul e branca da série especial Last Edition da Kombi, lançada pela Volkswagen e com produção limitada a 1.200 unidades. Entre os homenageados que constam na lista da Kombi estão “Seu” Nenê, que levou a Kombi “para ver a seleção brasileira jogar mundo afora”; o australiano Jason Rehm, que viaja pelo mundo com a mulher e o filho em um modelo vermelho; Noel Villas Bôas, filho do sertanista Orlando Villas Bôas, que rodou o Brasil em uma Kombi; e Miriam Maia, que nasceu dentro de uma delas.No contexto do modelo, a Kombi também “informa” que realizará um encontro com todos os “parentes” na fábrica da Volkswagen, em uma exposição. Ela também vai deixar para amigos e fãs um livro digital gratuito com histórias reais que recebeu no site.No 15º e último item da lista de desejos, ela faz um pedido: voltar para casa. O desejo será realizado e todos acompanharão seu caminho de volta ao lar no filme e que estreará em janeiro de 2014.

Kombi Last Edition – uma série mais do que especial


A Volkswagen do Brasil lançou a série especial Last Edition da Kombi, um dos modelos de maior sucesso da marca no Brasil e que se destaca também, juntamente com o Fusca, pela maior longevidade da indústria automobilística mundial.Com produção limitada a 1.200 unidades, a edição especial é oferecida com preço sugerido de R$ 85 mil. A edição traz itens exclusivos como pintura tipo “saia e blusa”, acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem às inúmeras versões do veículo fabricadas no País desde 1957. As unidades são numeradas e têm placa de identificação.A pintura da Kombi Last Edition é azul, com teto, colunas e para-choques brancos. Uma faixa decorativa, também branca, circunda todo o veículo logo abaixo da linha de cintura. As rodas e as calotas são pintadas de branco. A grade dianteira superior é também pintada na cor azul da carroceria, assim como as molduras das setas e aros dos faróis.


Os pneus com faixa branca dão um toque a mais de requinte e nostalgia ao modelo. Os vidros são escurecidos e o vigia traseiro tem desembaçador elétrico. As setas dianteiras têm lentes de cristal branco. Nas laterais também se destacam os adesivos que identificam a série especial “56 anos – Kombi Last Edition”.


Mais de meio século de sucesso
A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 40, que pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga. A produção do modelo começou na Alemanha em 1950. O destaque era a carroceria monobloco, a suspensão reforçada e o motor traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv.Em 1957 foram fabricadas as primeiras unidades no Brasil. Com um índice de nacionalização de 50%, a Kombi tinha motor de 1.200 cm³ de cilindrada. Menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo de seis portas, nas versões luxo e standard, com transmissão sincronizada e índice de nacionalização de 95%. A versão pick-up surge em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts.

A trajetória internacional da Kombi brasileira se inicia com a história das exportações da Volkswagen do Brasil nos anos 70 para mais de 100 países. Os principais mercados externos da Kombi foram Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai.No Brasil, em 1975, com uma reestilização, a Kombi passa a ser equipada com o motor 1.6l e, três anos mais tarde, o modelo ganha dupla carburação. O motor diesel 1.6l, refrigerado a água, surgiu em 1981, mesmo ano do lançamento das versões furgão e pick-up com cabine dupla. No ano seguinte surge o modelo a etanol e, em 1983, a Kombi apresenta painel e volante novos, além da alavanca do freio de mão, que sai do assoalho e passa para debaixo do painel.

As versões a diesel e cabine dupla incorporaram novidades e itens de conforto como cintos de segurança de três pontos, bancos dianteiros com encosto de cabeça, temporizador para o limpador do para-brisa, entre outros. Em 1992, a Kombi ganhou conversores catalíticos de três vias, sistema servo-freio, incluindo discos na frente e válvulas moduladoras de pressão para as rodas traseiras.Uma versão mais moderna chegou em 1997 com o nome de Kombi Carat, apresentando novas soluções, como teto mais alto, porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro. As mudanças foram realizadas sem abrir mão da versatilidade e da economia exigidas por seus fiéis consumidores.No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com o motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água), até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor refrigerado a ar. Desde janeiro de 2006 até julho de 2012, o utilitário teve mais de 170 mil unidades produzidas. Com o novo motor, a Kombi desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com gasolina e 80 cv, com etanol.

AGRALE É UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR DO RIO GRANDE DO SUL


A Agrale foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, uma das melhores empresas gaúchas para se trabalhar, na categoria Grandes e Multis. 

O prêmio é concedido pelo Great Place to Work, em parceria com a revista Amanhã, que seleciona as melhores entre todas as participantes da pesquisa - As 100 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil no Rio Grande do Sul.  

A entrega do prêmio aconteceu ontem, dia 28 de novembro, em Porto Alegre (RS).Segundo Paulo Ricardo dos Santos, gerente de Recursos Humanos da Agrale, estar novamente entre as melhores da pesquisa GPTW - Rio Grande do Sul demonstra a satisfação de todos os nossos funcionários e a assertividade das ações e das políticas de gestão de pessoas que a empresa desenvolve. “O levantamento realizado pela publicação nos auxilia no direcionamento das ações que atendam de maneira focada as expectativas dos empregados. Esse reconhecimento comprova o trabalho da empresa no desenvolvimento de todos os profissionais”, destaca o executivo.


Com um intenso trabalho voltado para o desenvolvimento das boas práticas de gestão de pessoas, a Agrale ficou na 9ª colocação no ranking Grandes e Multis das companhias gaúchas. Ciente dos desafios organizacionais e de competitividade que se apresentam nos dias de hoje, a empresa busca a captação, capacitação e retenção de talentos, por intermédio de diversas práticas de gestão de pessoas baseadas em competências, estimulando os funcionários ao desenvolvimento pessoal, profissional e, consequentemente, propiciando a sustentabilidade organizacional para o futuro através das pessoas.Realizada há mais de 25 anos, a pesquisa lista as melhores empresas utilizando os mesmos critérios de escolha que o Great Place To Work aplica em outros 46 países, e se baseia em questionários respondidos pelos próprios funcionários. São avaliados o nível de confiança em cinco dimensões - credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem - e em nove práticas culturais de gestão de pessoas das empresas.

Tarcísio Dias - Mecânica Online - Mais conforto com os sistemas de assistência de manobra e estacionamento


Na coluna anterior abordamos os sistemas de assistência ao condutor - piloto automático adaptativo (ACC/Adaptive Cruise Control) e a câmera de múltiplas funções. É cada vez maior a tendência de oferecer mais conforto e segurança para os usuários de veículos automotores, principalmente na hora de estacionar, manobra que algumas vezes requer mais habilidades dos motoristas. Vamos entender o papel da tecnologia para unir segurança e conforto.

Um dos destaques é a tecnologia Side-view Assist, que detecta obstáculos nos pontos cegos do carro em movimento. O dispositivo ajuda a evitar acidentes que podem ocorrer quando o motorista muda de faixa sem perceber que há outro veículo na mesma área. O sistema, que acende uma luz para alertar o motorista quanto ao objeto no ponto cego, já está disponível em diversos modelos no mercado nacional.

Outra novidade é o Remote Park Assist, que estará em série em 2015. Este sistema permite que o veículo seja estacionado de forma totalmente automática por meio de sensores, sem ação direta do motorista. O condutor decide se quer ficar dentro do veículo ou sair para manobrar à distância, por meio de um dispositivo remoto como, por exemplo, um smart phone.Essa tecnologia é indicada para ser usada em garagens e estacionamentos com espaços restritos, o qual o motorista tem dificuldade de sair do carro depois que está estacionado.

Para quem prefere ficar dentro do veículo na hora da manobra, a Bosch oferece cinco soluções. Uma delas é o Sensor de Estacionamento, que sinaliza para o condutor, de forma acústica e/ou luminosa, a proximidade de obstáculos dos para-choques. O sistema supre as necessidades de detecção dos pontos cegos dos retrovisores dos carros, sinalizando a presença de qualquer obstáculo fora do campo de visão, tais como: carrinhos de supermercado, pequenos postes de estacionamento, portões, colunas e paredes.

Já o sistema de Assistência de Estacionamento esterça automaticamente o volante durante a operação. Além de agilizar o movimento, o motorista poderá aproveitar locais com tamanhos críticos – como, por exemplo, vagas com apenas poucos centímetros a mais que comprimento do veículo.  A Bosch ainda disponibiliza o sistema de manobras em vagas paralelas e em versão ampliada, que permite a parada em espaços transversais.

A empresa também oferece duas tecnologias para estacionamento por meio de câmeras. O primeiro é o Sistema de Câmera Traseira, que fornece ao condutor uma visão ampla da região traseira do veículo, agregando funções inteligentes, como detecção de faixas e objetos.

A segunda é a Assistência a Estacionamento com Câmera, que desempenha as mesmas funções da tecnologia que esterça automaticamente o volante (Assistência de Estacionamento) e ainda fornece imagens ao redor do carro. O sistema possui múltiplas câmeras (visão frontal, lateral e traseira), proporcionando cobertura 360° para reconhecimento e detecção de obstáculos. 

MECÂNICA ONLINE®
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Exame toxicológico para motoristas profissionais – O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de tornar obrigatório o exame toxicológico para as categorias C, D, E é uma medida de cuidado e incentivo à mudança de comportamento dos cidadãos. “É uma decisão que cuida da segurança e da saúde dos motoristas e pedestres de todo país”, afirmou. A resolução 460 já foi publicada no Diário Oficial da União.

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SYNC - A Ford comemorou a produção de 10 milhões de veículos equipados com o sistema de conectividade SYNC, disponível em centenas de países. A tecnologia, lançada há seis anos nos Estados Unidos, já está disponível no Brasil com comando de voz em português nos modelos New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge.

ADEUS DA KOMBI – A Volkswagen do Brasil preparou uma nova campanha publicitária sobre o fim de produção da Kombi, que se despede de seus fãs em dezembro. Neste sábado, 30 de novembro, um anúncio, em formato de testamento, será publicado na mídia, no qual o modelo “agradece” o carinho de quem fez parte de sua história e das pessoas que a escolheram como parte de suas vidas. O anúncio exibe uma lista com os “últimos desejos” da Kombi: oferecer uma lembrança às pessoas que, de diversas formas, viveram ou ainda vivem experiências inesquecíveis com o modelo.

PERFIL

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.




sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Automobilismo nos EUA: Adolpho Rossi e Elias Azevedo se unem para disputa da Miami 500



O ano nem terminou, mas o automobilismo norte-americano já está em 2014. No próximo domingo (01/12), o circuito de Homestead, na Flórida, recebe a Miami 500 - prova de longa duração que vale como a primeira etapa da temporada 2014 do FARA (Formula & Automobile Racing Association). É nessa corrida que o time brasileiro comandado por Adolpho Rossi e Alline Cipriani fará sua estreia como equipe oficial Ginetta nos Estados Unidos.


Atual campeão do FARA, Adolpho Rossi formará dupla com Elias Azevedo na prova deste domingo, que tem largada prevista para as 13h locais (16h no horário de Brasília). O duo carrega na bagagem uma vasta experiência no automobilismo brasileiro, com participações e títulos em categorias como a Audi DTCC, a Porsche Cup e a Fórmula 3 Sul-Americana. Juntos, os dois conquistaram, também, vitórias em provas do Campeonato Brasileiro de Endurance - torneio que lideram na categoria IV. Rossi e Azevedo se unem mais uma vez a bordo de uma Ginetta G50 para tentar a vitória em Homestead.


O time brasileiro terá, ainda, outros dois carros na prova do próximo fim de semana. Os pilotos Paulo de Tarso, Tarso Marques e Thiago Marques (pai e filhos, respectivamente) vão correr com outro modelo G50, enquanto Alline Cipriani comandará uma G40 ao lado de Michelle de Jesus e Leandro Florenzo.

"No ano passado chegamos ao pódio em nossa estreia nesta prova, com um modelo Lotus. Neste ano o desafio será um pouco diferente. Além de termos o foco no resultado, começaremos uma nova fase de nossa equipe nos EUA, com a estreia das Ginetta e tendo outras duplas no time. Chegamos para a prova com muita confiança em desenvolver um bom trabalho, e queremos desta vez colocar todos os nossos carros no pódio", completou Rossi. A expectativa é que Miami 500 tenha em torno de três horas e meia de duração.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Fernando Calmon - Alta Roda - SOLUÇÕES DE DIVÃ



Fernando Calmon
Um dos temas recorrentes nos últimos tempos são as análises sobre a diminuição de interesse das pessoas pelo automóvel, em especial os jovens. Há muito lirismo nesses diagnósticos, às vezes baseados em pesquisas cujas perguntas são direcionadas para as respostas.

Bastam dois exemplos: em São Paulo apontaram que 90% das pessoas apoiam a inspeção veicular ambiental (IVA). A surpresa foi não alcançar 100%, como deveria. Mas se a pergunta fosse sobre IVA para carros seminovos, com até quatro anos de uso, o resultado seria 10%. Também quiseram saber se os motoristas aprovam faixas exclusivas de ônibus. Claro, disse a pesquisa. 

Mas se perguntassem só sobre pintar faixa no asfalto, sem qualquer estudo de custo-benefício dos jovens entre 18 e 24 anos preferiam, se pudessem escolher, a internet e não um carro. Ora, faltou saber, em plena era dos carros conectados talvez até em excesso (digitar textos com o carro em movimento é muito arriscado), se as respostas seriam as mesmas caso pudessem dispor de ambos. Existe, sim, o fenômeno social de algum afastamento inicial dos jovens ao buscarem maior mobilidade urbana ou utilizar caronas de pais, parentes e amigos. Mas logo casam, formam família e vem um carro, muitas vezes dois.

Há um fato inquestionável: mercados maduros estão saturados e a frota quase não cresce. Nem a população... Produção basicamente voltada para substituição. Situação oposta nos países emergentes, onde a relação de veículos/1.000 habitantes é bastante baixa. Se indagassem a qualquer jovem destes países, a resposta seria outra. Uma aspiração justa e até concorrente da casa própria.

De fato, longos congestionamentos podem levar a se questionar a utilidade de um automóvel. Mas esquecem de que rádios do passado com válvulas e chiados, para amenizar, foram substituídos por quase estúdios ambulantes de som, vídeo, telefonia, navegação por internet e GPS, além de TV (quando parado). A baixa mobilidade não é apenas urbana. No último feriado percorrer trechos de 100 km em 9 horas ou mais aconteceu em várias estradas.

Trata-se de uma situação que poetas de soluções simplistas deveriam estar mais atentos. Um carro no portão da fábrica paga 67% de impostos (cerca de 40% do preço de venda) até ser emplacado. Depois, a cada cinco anos, há tantas taxas e encargos que significam entregar outro carro novo ao governo. Então, ninguém pode ter sentimento de culpa ao se construir túnel, viaduto, via expressa ou duplicar estrada. Os motoristas, com paciência de bovinos, pagaram por tudo isso. Seu único direito é bancar sem reclamar?

No futuro, parece claro que cidades terão alternativas de mobilidade inteligente e integradas. Automóveis serão menos necessários, mas ainda indispensáveis, principalmente pela liberdade de viajar. Única forma de se locomover ponto a ponto com um único meio de transporte. Diversos aspectos deverão ser repensados para evitar recorrência de erros de planejamento. Outras soluções vêm daqueles acostumados aos divãs de consultórios de terapeutas extremamente compreensivos e mais pacientes que os próprios pacientes.

RODA VIVA

INESPERADA contratação do português Carlos Tavares para presidir PSA Peugeot Citroën pode não ter sido tão inesperada assim. Há dois meses, ainda o segundo nome na hierarquia da Renault, surpreendeu ao dizer que gostaria de comandar um grande fabricante dos EUA. Chocante, mas provável cortina de fumaça para acerto prévio com a arquirrival francesa.

MOVIMENTO discreto da Volkswagen já começou: abrir espaço ao compacto up! no primeiro trimestre de 2014. Estratégia é elevar um pouco o preço do Gol G5, com airbags e ABS de série (obrigatórios), além de direção assistida hidráulica, para deixar a faixa inicial dos R$ 29.000 para o novo produto. Gol G4 sai de produção em dezembro; vendas até março.

VERSÃO Titanium do Focus hatch tem preço puxado, com todos os equipamentos. Forma conjunto de primeira linha, ainda raro entre os produzidos na região (Argentina). Motor tem respostas rápidas, especialmente com etanol, graças à injeção direta. Câmbio automatizado de duas embreagens, direção, suspensões e acabamento são irretocáveis.

MODELO de uma fábrica homenageado por outra é bastante incomum. Como o laureado está entre os míticos da história, a MINI (controlada pela BMW) destacou os 50 anos do Porsche 911. Há fotos, lado a lado, das versões originais realçando que só “rejuvenesceram”. De fato, não concorrem entre si, mas a iniciativa é simpática.


CAIXA de câmbio manual com marcha à ré sincronizada era algo refinado no passado, como no Omega em 1992. Agora a GM estendeu essa característica a todos os carros compactos com motor de 1,4 litro aqui fabricados. A nova caixa facilita e agiliza manobras em baixa velocidade, quando é necessário inverter o sentido de marcha, sem parecer “barbeiro” ou descuidado.

PERFIL
   
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmon                                                                                                                               


NOVO FOCUS E NOVO ECOSPORT RECEBEM CINCO ESTRELAS DE SEGURANÇA DO LATIN NCAP


O Novo Ford Focus e o Novo Ford EcoSport receberam nota máxima de segurança - 5 estrelas - na quarta fase de testes divulgada hoje pelo Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina. O EcoSport é o primeiro carro fabricado no Brasil a obter essa classificação e, junto com o Focus, que somou a maior pontuação do programa, são os primeiros produzidos na América do Sul a receber 5 estrelas da entidade internacional, que realiza "crash-tests" nos veículos e mede o impacto sobre os seus ocupantes, utilizando sensores e manequins.
               
Novo EcoSport: primeiro no Brasil
Na proteção para adultos ele somou 14,64 pontos, de 17 possíveis, e recebeu três estrelas na proteção para crianças (com 31 pontos de 49 possíveis). Ele é o único da categoria preparado para fixação de cadeiras de criança tipo Isofix, com padrão de segurança internacional, que contribuiu para a sua pontuação.Além de sistemas avançados de proteção passiva dos ocupantes, o Novo EcoSport conta com controles ativos para evitar acidentes e garantir o controle do veículo em diversas condições de rodagem.
               
A sua carroceria utiliza boro nas colunas centrais, aço de ultra-alta resistência nas travessas dianteiras e aço de alta resistência nas colunas dianteiras e no assoalho. Essa combinação de materiais permite direcionar as energias de impacto para fora da cabine em caso de colisão, formando uma célula rígida em torno dos ocupantes. A coluna de direção, os paineis das portas e o porta-luvas trazem sistemas de absorção de energia de impacto.A linha vem com airbags dianteiros de série e tem airbags laterais e de cortina como opcionais. Tem também cintos de segurança com limitador de carga, que reduz os riscos de danos ao tórax por excesso de desaceleração, cinto do motorista com pré-tensionador e sensor de afivelamento. As portas dispõem de sistema de destravamento em caso de colisão com acionamento do airbag.

Novo Focus
Ele já havia recebido cinco estrelas no programa NCAP da Europa e do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e "Top Safety Pick" do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos.O Novo Focus somou 16,52 pontos de 17 possíveis na proteção para adultos e recebeu 4 estrelas na proteção para crianças, com 38,06 pontos de 49 possíveis. A avaliação mostra que o veículo feito na América do Sul não difere em nada nesse aspecto ao produzido na Europa, Estados Unidos ou Ásia, com sistemas avançados de proteção ativa e passiva para os ocupantes e pedestres.

Sua carroceria incorpora um sistema de chassi avançado, com alta rigidez torcional, baixo peso e aplicação de aços de ultra-alta resistência em pontos críticos. Mais da metade da estrutura do Focus é feita com aço de alta resistência e ultra-alta resistência - aço com boro e "dual phase", com espessura de 1,4 a 2,7 mm -, sem aumento de peso, para garantir a integridade dos ocupantes em caso de impacto.Além de freio ABS com distribuição eletrônica e auxílio em frenagem de emergência, o Novo Focus oferece, conforme a versão, dois, quatro ou seis airbags - frontais, laterais e de cortina, com sensores para o passageiro dianteiro. Todos os cintos de segurança são de três pontos, incluindo pré-tensionador, ajuste de altura e aviso visual e sonoro de afivelamento para o motorista e o passageiro da frente.

Crash-tests

O Latin NCAP é um programa independente de avaliação de carros novos na América Latina e Caribe. Seus objetivos são oferecer aos consumidores avaliações de segurança independentes e imparciais de carros novos, incentivar os fabricantes a melhorar o desempenho de segurança de seus veículos e estimular os governos a aplicar as regulamentações exigidas pela ONU para os testes de colisão de carros de passageiros. O programa realiza os crash-tests seguindo a norma internacional UNECE94 do WP29 da ONU. A colisão é realizada a 64 km/h contra uma barreira deformável descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do veículo. Após o impacto, sensores medem os efeitos do choque sobre dois manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros. A nota máxima para cada avaliação é de cinco estrelas.

COPA TROLLER: TRAVESSIA DE RIO E MUITA LAMA NO DESAFIO FINAL DA TEMPORADA 2013


A Copa Troller promove no próximo sábado a última etapa do Campeonato Sudeste, em Guaratinguetá, SP, com expectativa de muita emoção e diversão para os participantes. As chuvas que caíram durante a semana vão garantir trilhas com bastante lama, o cenário ideal para a prática de rali.O roteiro da prova, exclusiva para os utilitários Troller T4, inclui também travessias de rio, além de diferentes pistas off-road onde o uso da tração 4x4 é indispensável. "Guaratinguetá é o ambiente perfeito para essa grande final, em que vamos conhecer os campeões da temporada 2013", diz Carla Freire, do Marketing da Troller.

A categoria Passeio, destinada a famílias e iniciantes e realizada em comboio, já conta com mais de 20 carros inscritos e promete ser um dos destaques do evento.  Após a largada em Guaratinguetá, seu trajeto especial passa pelas cidades de Roseira e Pindamonhangaba, com chegada no Hotel e Golf 500.

"Criamos um percurso que permitirá aos participantes o uso completo dos recursos off-road do Troller T4, como o snorkel para travessia de trechos alagados. Teremos uma equipe treinada para dar dicas durante todo o percurso, mostrando a melhor forma de conduzir um veículo fora de estrada. Convidamos a todos para participar conosco dessa etapa que com certeza será inesquecível", diz Ricardo Menezes, diretor de prova.A largada será no sábado (30 de novembro) a partir das 08h00 no Hotel e Golf 500, localizado na Rodovia Presidente Dutra, nº 760, na altura do km 60. As inscrições para a prova ainda estão abertas e podem ser feitas no site www.troller.com.br.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Roberto Nasser - De carro por aí

edita@rnasser.com.br - 61.3225.5511 Coluna 4813 27.11.2013

Aqui, o EcoSport da Honda
Não é novidade aos leitores da Coluna, nela anunciado em meados de 2012, Caminho e oportunidades óbvios, a demanda nacional pelos utilitários esportivos de tamanho médio, e a ocasião de faze-lo junto à renovação da família Fit e City. Neste enlace de ocasiões há em construção nova fábrica Honda, em construção, para aumentar capacidade industrial, separando produtos: Civic em Sumaré, perto de Campinas, SP, e família Fit/City/SUV em Itirapina, próxima a Rio Claro, também interior paulista uns 100 km distante da atual usina. Razão ótima, aproveitar os elevados lucros nacionais para ampliar produção e presença no mercado do Mercosul. Segmento pouco explorado, nele ainda há lugar para utilitário esportivo nas dimensões sagradas pelo mercado, como ilustram Ford EcoSport, Renault Duster, e passeia o Chevrolet Tracker. Outros assemelhados em decoração o bordejam: VW CrossFox, Hyundai HB 20, Citroën AirCross e, até, o Toyota Etios. Novo Honda será 4,30m de comprimento. O Eco tem 4,24 m.Já tem nome, de sutil entendimento – se tal ocorrer. Chamar-se-á Vezel, junção de Vehicle, veículo, e Bezel, bisel, ferramenta para chanfrar vidros.Raciocínio claro, baseia-se na plataforma aumentada a basear os sucessores do cansado Fit e sua versão assedanzada, o Fit, a chegar às ruas em 2015.

Mais
Novidade maior será o motor, no atual caminho de agregar tecnologia para aumentar rendimento reduzindo peso, dimensões, consumo, emissões. novo 1.5, quatro cilindros, 16V, em alumínio, injeção direta, turbo, uns 130 cv.
A tecnologia permitirá à Honda fazer apenas um motor para seus produtos no Mercosul, famílias Fit e Civic. Neste substituirá o propulsor 1.8 de aspiração normal. Marcando o novo tempo, refrescará o visual, iniciando novo ciclo da atual carroceria. No Salão de Tóquio, semana passada, ao anúncio, diziam-no generoso, oferecendo 200 cv de potência ao Civic.

Novo Mini. Vai sobrar p’ra nós
Menos trabalho e desafio relativamente à versão de renascimento, vem aí a Terceira geração do Mini. Coincide com o 107º aniversário do nascimento de Alec Issigonis, ingles, ungido Sir como Cavaleiro do Império Britânico. Filho de gregos, intuitivo, sem base acadêmica, mas autor da revolução de espaços nos automóveis ao final dos anos ’50. Nada inventou, mas juntou conceitos, como motor pequeno, transversal, como existiu até pouco antes nos Auto Union DKW, e o da carroceria monobloco.Então Morris Mini fez sucesso, ao contrário da indústria automobilística do Reino Unido, e a alemã  BMW ao adquirir projeto, instalações e direitos passou pelo desafio de aprimorar o mito. Conseguiu. Agora renova-o com ímpeto, sobre a plataforma UKL, maior, para Minis mais confortáveis, melhor equipados em eletrônica, e em várias versões.

Produto atualizado, degrau superior à geração ainda à venda, para ter a dupla aplicação e marcas, cresceu 12,5 cm – o comprimento 3,83 m -, entre eixos de 2,45m, bitolas iguais, 1,48m.Novo motor, 1,5 litro, 3 cilindros, 134 cv. Se 4 cilindros, 2.0, 189 cv.
Transmissões mecânica ou automática, 6 velocidades à frente. Início de vendas nos EUA e Europa em março de 2014.

Olho vivo
Fique esperto. O novo Mini é muito importante ao mercado brasileiro. Sua plataforma pode gerar um modelo na BMW nacional, na fábrica de Araquari – o “q” fica próximo a Joinville, SC, enquanto a mais conhecida Araguari, com “g”, é perto de Uberlândia, MG.

Roda-a-Roda

Quem diria – Pela primeira vez o titular da PSA, englobando Peugeot, Citroën, e leque de empresas fornecedoras, não será francês, mas português: Carlos Tavares. 55, ex o operacional da Renault, até setembro saindo após dizer em público estar preparado para assumi-la, mas o titular Carlos Ghosn, 59, não demonstrava vontade de deixar o posto.

Pedreira – Desafio. A PSA, como quase todas as européias escritura prejuízos, perde mercado, migra investimentos a países em desenvolvimento.

Caminho – Chamas Carlos, tem pretensões em montadora francesa ? Boa base: tem este prenome Ghosn, no. 1 da Renault; Tavares, próximo na PSA; Gomes, na PSA Mercosul.

Opção – Em seu projeto de ser a maior do mundo em 2018, a Volkswagen concentrará esforços no elevar sua margem unitária de lucro a 6% - atualmente 3,5% - mantendo os projetos de investimento em produtos.Dificuldade será vedar o ralo de perdas da Seat, sua marca espanhola.

Menos – A participação de 16,5% da Toyota no capital da Subaru, para ter colaboração, tecnologia e usar mecânica deste precioso japonês, tem resultados: a Subaru deixará de produzir o Toyota Camry em sua fábrica de Indiana, EUA. No espaço livre, fará mais Subarus Tribeca 7 lugares.

Mais – As vendas da Subaru ano passado cresceram 28% contra 8% do mercado, e atingindo quase 350 mil exemplares - mais que Mercedes e Volkswagen. No Brasil a representante CAOA não se dedica à marca.

Prazo – A Ford iniciou contagem regressiva e promocional até 5 de dezembro, quando apresentará a quinta geração do Mustang. Festa grande, para optar horda de antigos clientes e conquistar novos.

Hermanos – Alfistas brasileiros, órfãos da marca, invejam os colegas argentinos. Aptos a se inscrever para adquirir o novo Alfa Romeo 4C, esportivo construído na fábrica Maserati, motor central, 1,8 litro, 240 cv, caixa com dupla embreagem, seis marchas, 0 a 100 km/h em 4,5s. Lista aberta na revenda Centro Milano a US$ 140 mil, preveem os jornalistas do bom sítio Autoblog.

 Ocasião – A Mitsubishi aproveitou com humor e competência a questão das biografias não autorizadas. Fez anúncio na TV, exibindo gerações de seu Pajero, e assina com humor. É a biografia autorizada de uma lenda.

+ Audi – Primeira revenda Audi no Espírito Santo fica na Reta da Penha, Vitória, 2.700m2 de área construída, padrão arquitetônico da marca, esforço da Audi em duplicar a rede, preparando-se para vender importados e produzidos no Brasil.

Competência – Do Grupo Líder, da pequena Muriaé, MG evoluiu a mais de 60 revendas de várias marcas. Estreia como Audi. Bráulio Braz, 65, fundador, deputado estadual por MG, primeiro revendedor a operar marcas diferentes, fez mudar o conceito de exclusividade então praticado pelas fabricantes no país.

Demonstração – Presença da Metro Sachman na Fenatran mostrou credibilidade do projeto. Caminhão mostrado portava grupo moto propulsor por mais de 40 fornecedores brasileiros, e nacionalização superior a 60%. A caminho de homologação, tem 460 cv. Peso pesado e base na geração anterior dos MAN.

União … - Principais entidades envolvidas com transporte sentaram-se à mesa e apresentaram ao Governo Plano de Renovação de Frota, um programa nacional. Clamam pela necessidade e condições ao camioneiro trocar caminhão velho por mais novo. E o menos usado por um O Km.

... faz a força – Muitos partícipes, de fabricantes a operadores com ferro velho, apela principal é a segurança. 7% da frota é de caminhões com idade para receber a placa preta de veículo de coleção, posto que 7% da frota tem mais de 30 anos. Projeto é trocar 10% da frota a.a.

Conforto – A Singapore Airlines entendeu o maior fluxo comercial e a demanda de seus usuários, aumentando em 10 kg a franquia de bagagem.

Antigos – Parece piada, mas é sério. A Ford implantou plano de assistência e reparo gratuito na Europa, o SARA – Service Activated Roadside Assistance –oferecido para todos os Ford.

Secular – Válida a proposta, objetivo, cidadão português Joaquim Costa inscreveu seu Ford Modelo T, de 1915. Pós susto a Ford, entre o desgaste por lógica não aceitação, acatou. Ajuda o conhecimento do proprietário no saber fazer reparos.


Desafio – Difícil imaginar mecânicos dos atuais sistemas de injeção e diagnósticos por computador, tentando fazer o motor funcionar através de manivela, e regular magneto, comutador e bobinas, vibradores, estes de ponto definido pela cor e a sonoridade das centelhas.


Ecologia – Ford e Coca-Cola fizeram avença para transformar garrafas de plastico PET em tecido para interiores de veículos – bancos, painéis das portas e teto.


Fórmula 1 – Felipe Nasr deve ser anunciado piloto na Fórmula 1 nos próximos dias. Grupo de capital árabe o convidou e negocia a compra de equipe média - Force India, Lotus ou Sauber.

Audi pronta para o "Grand Finale" do WEC em 2013


Duval, Kristensen e McNish são os campeões do WEC 
A divisão de provas de endurance da Audi, comandada por Dr. Wolfgang Ullrich (chefe da Audi Motorsport) e Chris Reinke (chefe da LMP) desembarca no Bahrein, para a última etapa do FIA WEC (World Endurance Championship), com todos os objetivos conquistados na temporada 2013. A última corrida do ano será disputada no próximo sábado, dia 30.

Foram cinco pole positions e seis vitórias em sete provas até aqui, além do título antecipado de construtores e o de pilotos, vencido pelo trio formado por Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish. Com tudo definido antes da última etapa, a Audi chega para o "grand finale" do ano sem pressão. A etapa no Bahrein marca o fim de uma era nas provas de longa duração, já que uma grande mudança no regulamento está programada para entrar em vigor em 2014. As novas regras tem foco ainda maior na economia de energia e provocarão uma mudança tão grande que, em tese, nada dos protótipos atuais da Audi será usado no próximo ano.

O Audi R18 e-tron quattro e seus antecessores marcaram essa era que está prestes a terminar. Desde 2011, as várias evoluções do R18 levaram a Audi a 13 vitórias em 22 corridas de longa duração. Na principal prova do calendário, as 24 Horas de Le Mans, os carros produzidos em Ingolstadt e Neckarsul estão invictos há três anos. Em termos tecnológicos, a Audi também está no topo com o motor TDI de 3,7 litros, que tem um sistema inovador de fluxo da turbina, design ultraleve e a transmissão CFRP. O protótipo carrega, ainda, outras tecnologias desenvolvidas pela Audi, tanto para o modelo de corrida, quanto para veículos de produção, como as luzes de LED e o espelho retrovisor digital com tela de AMOLED.

É com essa base que a Audi parte para em busca de sua oitava vitória (considerando o triunfo nas 12 Horas de Sebring neste ano) em 2013. Para isso, o desafio é um traçado de 5.412 metros de extensão construído em pleno deserto do Sakhir. Uma pista que é única sob vários aspectos. Por exemplo: existe a possibilidade de os pilotos enfrentarem as temperaturas mais altas da temporada neste fim de semana. Quando Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer venceram na estreia do WEC no Bahrein, em 2012, a temperatura ambiente estava na casa dos 40ºC.

Neste ano, porém, a corrida será disputada dois meses depois, em uma época na qual os termômetros costumam estar 10ºC abaixo daquilo que se viu no ano passado. Além disso, o final da corrida está previsto para às 21h locais, quatro horas depois do pôr-do-sol e, portanto, com a expectativa de uma queda significativa da temperatura. Essa variação interfere, especialmente, na estratégia, já que a temperatura afeta diretamente o desempenho de vários componentes do carro, entre eles os pneus. Outra característica da pista no Bahrein é a areia carregada pelo vento para dentro da pista, que muda a aderência do asfalto constantemente.Como mercado, o Oriente Médio é uma região em crescimento para a Audi. Entre janeiro e outubro deste ano, a fábrica aumentou suas entregas na área do Conselho de Cooperação do Golfo em 11%. No Bahrein, o aumento foi de expressivos 24%.

A corrida do próximo sábado pode ser assistida pela internet. A Audi oferece um live streaming no site: www.audi-motorsport.com a partir das 10h (horário de Brasília). Outras informações em tempo real podem ser acompanhadas pelo aplicativo Audi Sport ou pelas páginas oficiais no Twitter e Facebook.

Informações da pista

Extensão: 5.412 metros
Duração da prova: 6 horas
Recorde na classificação/Pole position em 2012: Allan McNish (Audi), 1m45s814 (média de 184,127 km/h) em 28 de setembro de 2012
Recorde na corrida / Melhor volta da prova em 2012: Nicolas Lapierre (Toyota), 1m47s128 (média de 181,868 km/h) em 29 de setembro de 2012

Programação do fim de semana (horários de Brasília)

Quinta-feira (28/11)
Treino livre 1 - 10h15
Treino livre 2 - 14h30

Sexta-feira (29/11)
Treino livre 3 - 5h25
Classificação - 10h45

Sábado (30/11)
Largada - 10h

APRENDA A LER A "LER" OS PNEUS DO SEU CARRO


Quando a vida útil do pneu chega ao fim, muitos motoristas ficam na dúvida sobre qual modelo comprar. A Bridgestone aconselha que o consumidor fique atento às recomendações que constam no manual do veículo, pois cada automóvel tem um pneu específico. “Manter as características do carro, principalmente do pneu, é um dos principais cuidados que se deve ter na hora de adquirir um pneu novo para não correr o risco de perda de desempenho do veículo”, adverte o Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil, José Carlos Quadrelli.

Mas onde encontrar essas informações?

As paredes laterais do pneu contêm todos esses dados em relevo. É possível descobrir o tamanho, a capacidade de carga e velocidade, modelo, origem, certificações de qualidade e data de fabricação entre outras informações. Essas combinações de letras e números funcionam como o "DNA" do pneu.

Para entender melhor como essas informações estão expressas ali, vamos tomar como exemplo o pneu Bridgestone B250 Ecopia 165/70 R13 79T:


Bridgestone - nome do fabricante
B250 - denominação comercial do produto
Ecopia - identificação de baixa resistência à rolagem
165 - largura nominal do pneu em milímetros

70 - altura da seção do pneu (70% da medida da largura nominal do pneu)

R - tipo de construção "Radial"
13 - diâmetro do aro em polegadas
79 - índice de capacidade de carga (437 kg)
T - símbolo de velocidade máxima (190 km/h)


Além desta indicação, existe um número de série composto de 11 dígitos em seguida à palavra “DOT” em uma das paredes laterais (que identifica o “Department of Transportation” dos EUA e que instituiu este tipo de marcação). Os quatro últimos dígitos deste número identificam a data de fabricação do pneu:

1311 - data de fabricação (Ex.: 13ª semana de 2011)

Compreendendo o significado de cada uma dessas informações é mais fácil para o motorista encontrar o pneu ideal para o seu veículo. “Mesmo que a versão do pneu tenha sua produção encerrada ou se opte por outra fabricante, com essas informações em mãos o consumidor não erra ao comprar um produto que não é compatível com o modelo do veículo”, finaliza Quadrelli.