terça-feira, 30 de setembro de 2014

Wagner Gonzalez em Conversa de pista

Wagner Gonzalez

Stock Car: campeonato embola e mudanças começam‏

Corrida em Santa Cruz do Sul tem terceira exibição consecutiva do Safety Car e muitos acidentes. Felipe Fraga inaugura a lista de mudanças confirmadas para o ano que vem




Na segunda das três etapas seguidas disputadas em circuitos gaúchos, o cenário da Stock Car brasileira ganhou os primeiros sinais da decoração de fim de ano: acidentes e incidentes implicaram em uma grande mudança entre os 10 primeiros na classificação geral do campeonato, que agora entra em recesso de um mês. Após a nona rodada, que aconteceu domingo (28/09) em Santa Cruz do Sul, seis pilotos melhoraram suas posições sendo que três deles entraram nesse grupo formado pelos dez primeiros; dois saíram e, curiosamente, os dois ponteiros mantiveram suas colocações. O melhor progresso foi de Thiago Camilo, que passou de quinto para terceiro graças à vitória na Corrida 1 (que vale mais pontos) e um nono lugar na Corrida 2, na qual Rafa Matos obteve seu primeiro triunfo na categoria.

Faltando três provas para o encerramento da temporada ainda há 111 pontos em jogo (39 em Tarumã, 24 em Salvador e 48 em Curitiba), o que mantém a luta pelo título bastante aberta, em teoria, até o 26º colocado, atualmente Tuka Rocha, que soma 38 pontos. A realidade, porém, reduz essa lista aos 15 melhores, entre os quais destacam-se Átila Abreu (146,5 pontos) e Rubens Barrichello (146), o primeiro pela velocidade e o segundo pelo crescimento ao longo da temporada. Sob o aspecto de melhora durante o ano, nas últimas cinco etapas vários pilotos conseguiram melhorar sensivelmente seus resultados, com destaques para Thiago Camilo, Cacá Bueno, Júlio Campos, Sérgio Jimenez, Max Wilson, Ricardo Maurício e Allam Khodair

O que pode complicar essa história é a constância das intervenções do Safety Car, que proíbe as ultrapassagens e o desenvolvimento normal das competições. O formato atual, certamente criado para satisfazer exigências do canal SporTV para adequar o evento à sua grade programação, certamente pode ser melhorado para evitar que uma prova de 20 minutos tenha mais da metade disputada sob bandeiras amarelas para retirar carros que saíram da pista. Foi isto que aconteceu em Santa Cruz do Sul e no Velopark. Um formato que pode dar certo seria deixar a primeira corrida mais curta e dar maior destaque à segunda nas transmissões de TV; certamente os pilotos adotariam uma pilotagem menos arrojada desde que a pontuação da prova final fosse bem mais atraente.

Fraga confirmado
Como publicado por esta coluna na edição de 18/09, o tocantinense Felipe Fraga foi confirmado como piloto da equipe Voxx Racing Team/Cimed para a temporada de 2015. Ainda não está definido qual dos pilotos atuais - Sérgio Jimenez e Denis Navarro -, continuará no time, uma vez que ambos tem contrato para esta temporada apenas.

Resultados de Santa Cruz do Sul e posições no Campeonato
 Corrida 1:
1) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), 27 voltas em 41’59”283
2) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 0”746
3) Allam Khodair (Full Time Sports), a 5”523
4) Marcos Gomes (Schin Racing Team), a 6”639
5) Felipe Fraga (Vogel Motorsport), a 7”257
6) Felipe Lapenna (Hot Car Competições), a 9”006
7) Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing), a 9”393
8) Júlio Campos (Prati-Mico's Racing), a 9”892
9) Max Wilson (Eurofarma RC), a 11”902
10) Raphael Matos (Hot Car Competições), a 14”178
11) Lucas Foresti (RC3 Bassani), a 17”506;
12) Alceu Feldmann (Hanier Racing), a 21”334
13) Ricardo Maurício (Eurofarma RC), a 21”795
14) Gabriel Casagrande (C2 Team), a 22”453
15) Cacá Bueno (Red Bull Racing), a 22”978
16) Diego Nunes (C2 Team), a 23”301
17) Valdeno Brito (Shell Racing), a 23”461
18) Rafael Suzuki (ProGP), a 26”652
19) Rubens Barrichello (Full Time Sports), a 32”155*
20) Felipe Tozzo (Boettger Competições), a 50”757**

* Punido em 20 segundos por atitude antidesportiva contra Galid Osman
** Punido em 20 segundos por atitude antidesportiva contra Bia Figueiredo
Corrida 2:
1) Rafa Matos (Hot Car Competições), 13 voltas em 22'44"812
2) Júlio Campos (Prati-Mico's Racing), a 0”221
3) Max Wilson (Eurofarma RC), a 0”959
4) Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing), a 1”471
5) Felipe Fraga (Vogel Motorsport), a 3”016
6) Felipe Lapenna (Hot Car Competições), a 4”144
7) Marcos Gomes (Schin Racing Team), a 4”579
8) Daniel Serra (Red Bull Racing), a 4”979
9) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM), a 5”742
10) Lucas Foresti (RC3 Bassani), a 6”466
11) Rubens Barrichello (Full Time Sports), a 8”196
12) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), a 9”346


Campeonato de pilotos: 
1) Átila Abreu, 145,5 pontos; 2) Rubens Barrichello, 145; 3) Thiago Camilo, 136,5; 4) Cacá Bueno, 134; 5) Júlio Campos, 124,5; 6) Sérgio Jimenez, 123; 7) Max Wilson, 119; 8) Antonio Pizzônia, 117,5; 9) Marcos Gomes, 116; 10) Daniel Serra, 115; 11) Ricardo Maurício, 112,5; 12) Allam Khodair, 109; 13) Valdeno Brito, 102; 14) Felipe Fraga, 84; 15) Galid Osman, 74,5

Campeonato de equipes:
1) Full Time Sports, 254 pontos; 2) Red Bull Racing, 249; 3) Prati Mico’s Racing, 242; 4) Eurofarma-RC, 231,5; 5) Ipiranga-RCM, 219.


Próxima etapa: Tarumã (RS) 2/11.

Em Sugo (Japão). acidente na Super Formula 
O brasileiro João Paulo de Oliveira, há anos radicado no Japão, sofreu um acidente espetacular na primeira volta da etapa de Sugo do Campeonato Japonês de Super Fórmula, categoria semelhante à GP2 e F-Renault 3,5 europeias. Após passar por vários exames médicos, incluindo ressonância magnética e tomografia, Oliveira foi dispensado e agora vive dias de repouso em preparação para sua próxima atuação, que acontece no próximo fim de semana, na Tailândia. Você pode ver o vídeo do acidente clicando aqui. Depois de receber alta o brasileiro comentou em sua página nas redes sociais:

“Meu capacete ficou prensado entre o pneu traseiro e a asa dianteira de dois carros. Os médicos confirmaram que não sofri nenhum dano neurológico e agora só me resta descansar e me recuperar para a próxima corrida. Também fiquei contente que ninguém se machucou.”

AGRALE FECHA PARCERIA COM A CHEVRON BRASIL PARA FORNECIMENTO DOS LUBRIFICANTES AGRALUB

A Agrale e a Chevron Brasil Lubrificantes, detentora da marca Texaco, assinaram acordo de cooperação para o negócio de lubrificantes. A parceria prevê o fornecimento de produtos Texaco para o enchimento inicial dos veículos da montadora gaúcha e também a fabricação e distribuição da linha Agralub, destinada ao mercado de reposição.

No mercado brasileiro há seis anos, a marca Agralub tem como objetivo fornecer aos clientes dos veículos Agrale produtos de lubrificação que atendam da melhor forma as suas necessidades no dia a dia de utilização. “Comercializar uma família completa de lubrificantes de extrema qualidade nos permite assegurar maior vida útil aos componentes e melhor performance para os nossos veículos”, completa Edson Martins.

Estarão disponíveis na Rede Agrale quatro tipos de lubrificantes: Agralub Motor SAE 15W40, para a última geração de motores diesel pesados; Agralub Transmissão SAE85W140, para diferencial e câmbio; Agralub Caixa de Câmbio SAE80W90, de extrema pressão, para caixas de câmbio ou caixas de direção mecânicas que operem em condições severas, e Agralub Multifuncional TDH, indicado para máquinas agrícolas em geral (transmissão, diferencial, hidráulico e freio úmido).


MAN Latin America reforça presença internacional


As boas notícias da MAN Latin America na IAA não se limitam apenas ao mercado brasileiro. A marca, que tem produtos em mais de 30 países, reforça sua presença internacional com o anúncio de vendas destinadas à exportação na América Latina. Na Bolívia, a montadora fará a entrega de 60 ônibus às autoridades de transporte da cidade de El Alto. O lote, composto por chassis Volksbus 18.320 equipados com motor traseiro, compõe a licitação dos ônibus chamados pela municipalidade de El Alto de “Sariri”, seguindo a tradição boliviana de nomear novas unidades. A MAN foi a única vencedora nesse processo, anunciado recentemente pelo governo local.


A Hansa, importadora da marca na Bolívia, será a responsável por entregar os veículos a partir deste mês, com término previsto para o fim deste ano. Os Volksbus farão parte da primeira frota de ônibus urbano da cidade de El Alto, na Bolívia, atualmente composta apenas por vans. El Alto integra o Departamento Autônomo de La Paz e tem aproximadamente 848 mil habitantes, segundo dados do censo local de 2012.

A MAN Latin America também acaba de entregar 46 novos ônibus equipados com chassis Volkswagen à cidade de Guayaquil, no Equador. Os modelos Volksbus 17.210 OD e 17.230 EOD vão compor, pela primeira vez, a frota da cooperativa José Joaquin de Olmedo. O primeiro lote de 16 unidades já se encontra em circulação por Guayaquil, atendendo à população ao norte da cidade, em Puente Lucia, em rota que termina em Atarazana. Trinta novos ônibus vão ser entregues até o fim deste mês e vão circular pelos distritos de Orquídeas e Samborondón.


Os investimentos das concessionárias da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus fora do país mostram o comprometimento da empresa além das fronteiras brasileiras. Com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a Volkswagen Argentina acaba de inaugurar sua mais nova concessionária na cidade de Rosario. 

Reconhecida como uma das mais modernas da América do Sul e planejada com design exclusivo, a Devol está focada no atendimento a clientes e no pós-vendas da região. A expectativa mensal é faturar dois milhões de pesos, considerando atender a cerca de 300 unidades por mês.

No Chile, a parceria da MAN Latin America com a Porsche Chile também é fortalecida. A concessionária oferecerá um atendimento ainda melhor aos clientes das marcas Volkswagen e MAN no país por meio do projeto de expansão de sua rede que prevê, para 2016, a inauguração de uma nova matriz em Santiago, com investimentos totais de mais de 22 milhões de dólares.No Uruguai, a Lestido acaba de inaugurar sua mais nova casa na cidade de Fray Bentos. Além disso, os importadores da Costa Rica (MV Buses) e Paraguai (DIESA) apresentaram recentemente seus planos de expansão e modernização.


Na continente africano, um grande investimento tem sido realizado pelo Grupo Asperbras, o que inclui a expansão da atual revenda em Luanda, uma filial em Catumbela, com previsão de inauguração em janeiro de 2015, e um PAT (Ponto de Assistência Técnica) em Lubango, específico para armazenagem de peças e atendimento pós-vendas.

Curitiba recebe Encontro de Corvettes no dia 11 de outubro


Os apaixonados por Corvette terão compromisso marcado para o segundo fim de semana de outubro em Curitiba. Isso porque no dia 11 de outubro, sábado, a capital paranaense recebe um encontro especial com modelos raros do esportivo Chevrolet Corvette. No Encontro de Corvettes, o sessentão que não sai de moda, em média, o público poderá apreciar 40 modelos do esportivo. Entre eles, modelos como os Corvette Stingray 1978, Corvette Stingray 1961, Corvette Stingray 1963, Corvette Stingray 1976 e um Corvette Stingray Baumgart 1964. O evento também terá um stand do Espaço DIECAST com miniaturas e souvenirs temáticos, além de peças e itens automotivos no tradicional Garage Sale. 


O Encontro acontece a partir das 09h, com café da manhã, na Phoenix Studio. A partir do meio-dia, o Phoenix American Mex, anexo ao Phoenix Studio, servirá Buffet de Feijoada (R$34,90 por pessoa). O evento acontece no Phoenix Studio (Rodovia BR 116 - nº6000 - Bairro Jardim Social - Curitiba/PR). Informações: (41) 9515-8990. O Encontro de Corvette conta com o apoio do Corvette Club do Brazil. 


Serviço: 
Encontro de Corvette em Curitiba
Quando? 11 de outubro, sábado, a partir das 09h
Onde? Phoenix Studio (Rodovia BR 116 - nº6000 - Bairro Jardim Social - Curitiba/PR)
Informações: (41) 9515-8990

F-Truck: em etapa decisiva, Guaporé recebe a categoria pela 18ª vez


A torcida do Rio Grande do Sul voltará a acompanhar de perto a disputa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck na oitava e antepenúltima etapa. O Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, na cidade de Guaporé, receberá a categoria pela 18ª vez sob a perspectiva de reunir público de mais de 45 mil torcedores. Cumprindo em 2014 sua 19ª temporada de existência, a Fórmula Truck só não teve etapa no circuito da Serra Gaúcha em 2007.

A Fórmula Truck observa um contexto histórico a cada edição do evento. Foi na pista de Guaporé que aconteceu a primeira corrida oficial válida pelo Campeonato Brasileiro, em 1996. A pole-position e a vitória foram conquistadas por Renato Martins, então pilotando um caminhão Scania da equipe Marfran. O piloto voltaria a vencer a etapa em 2006, quando já pilotava um caminhão da Volkswagen. Nos dois anos, Martins conquistou o título.

Das 17 provas já realizadas em Guaporé, nove encaminharam os pilotos vencedores ao título. Além de Martins nos anos de seus dois títulos, também foram campeões depois da vitória na pista gaúcha Osvaldo Drugovich Júnior (1998) e Roberval Andrade (2002), ambos com Scania; Jorge Fleck (1999 e 2000), com Volvo; Wellington Cirino (2005) e Leandro Totti (2012), nos dois casos com Mercedes-Benz; e Felipe Giaffone (2009), com Volkswagen.

Fleck venceu a etapa em 2001, com Volvo. A marca havia conquistado a vitória em 1997 com Djalma Fogaça, que voltaria a vencer em 2003, com Ford. Cirino, de Mercedes-Benz, também venceu em 2004. Beto Monteiro conquistou em Guaporé, em 2008, sua única vitória pela Scania. Giaffone ganhou em 2012 com Volkswagen, marca que Valmir Benavides levou à vitória em 2011. No ano passado a vitória foi de Régis Boessio, com Mercedes-Benz.

Três pilotos que já conquistaram vitórias em Guaporé seguem na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A liderança é de Totti, que conduziu o Volkswagen-MAN da RM Competições a seis vitórias em 2014 e soma 183 pontos. Giaffone, seu companheiro de equipe, foi ao pódio nas seis últimas corridas com um MAN e é vice-líder, com 123. Cirino, com o Mercedes-Benz da ABF-Santos, está em terceiro na tabela, somando 104.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

NOVO UNO 2015 GANHA GRAFITE

O mais novo lançamento da Fiat ganhou visual ousado com a arte do grafite. Para criar os desenhos que estampam um Novo Uno 2015, jovens do programa social Árvore da Vida, da Fiat Automóveis, e do Centro Popular de Cultura Frei Estanislau usaram mais de 45 latas de spray durante quase 17 horas. A inspiração veio da visão de futuro da comunidade do Jardim Teresópolis, localizada em frente à fábrica de automóveis, em Betim (MG), e que reúne mais de 30 mil moradores. A ação aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro.

“Os desenhos retratam o ideal de engajar todos – parceiros, instituições e a própria comunidade – para que novas conquistas sejam alcançadas pelos moradores”, explica Éden de Oliveira, conhecido como Sabão, professor de grafitagem do Centro Popular. O grafite mostra a comunidade sendo abraçada e os olhos de um morador que reforça a mensagem de visão de futuro, além de cenas do cotidiano, como grupo de meninos jogando futebol.

Estefany Duarte, de 15 anos, aluna do Árvore da Vida na oficina de canto coral, participou da ação. “Foi uma surpresa ser convidada para a grafitagem do carro do Árvore da Vida 10 anos. Queremos surpreender as pessoas com a pintura”, conta Estefany, que foi responsável pelos contornos e acabamentos dos desenhos. O Novo Uno 2015 grafitado ficará disponível para exposição em diversos lugares.

Sobre o Jardim Teresópolis

É a região localizada em frente à fábrica da Fiat Automóveis em Betim (MG) e que concentra cerca de 33 mil pessoas dos bairros Jardim Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio. Nos últimos anos, a comunidade vem enfrentando positivamente importantes desafios para a melhoria da educação, segurança, saúde e trabalho, com o apoio de programas como o Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com a AVSI e CDM.



Volkswagen anuncia a produção do Novo Jetta na fábrica Anchieta

A Volkswagen do Brasil acaba de anunciar a produção nacional do Novo Jetta, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A produção nacional do modelo vai complementar a importação atual do México, para que a marca possa atender à demanda do modelo no Brasil. O montante investido para as adequações na linha faz parte dos R$ 10 bilhões que a empresa vai investir no País até 2018.

Depois do up! na fábrica de Taubaté (SP), do anúncio da produção nacional do Novo Golf na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e do lançamento da família global de motores EA211 o Novo Jetta será o terceiro modelo mundial a ser produzido no Brasil e demonstra o crescimento sustentável e qualitativo da empresa e sua linha de produtos no Brasil.

A fábrica Anchieta estará recebendo a infraestrutura e as novas instalações para a produção do modelo que será iniciada já no primeiro semestre de 2015, com capacidade de produção anual de 18 mil unidades.

O Volkswagen Jetta, consagrado em seu segmento pela excelente performance e alta tecnologia, foi lançado no Brasil em julho de 2006. O Jetta sempre se destacou pela harmonia do design interno e externo, somado ao conjunto de equipamentos de série que procura garantir maior segurança, conforto e prazer ao dirigir.



Bertrand Blaise é nomeado Diretor Mundial de Comunicação da PSA Peugeot Citroën

Bertrand Blaise foi nomeado Diretor Mundial de Comunicação da PSA Peugeot Citroën. Ele se reportará diretamente a Carlos Tavares, Presidente Mundial do Grupo PSA, e ocupará sua função a partir de 1º de novembro de 2014, substituindo Jonathan Goodman, que aceitou um novo desafio internacional em sua carreira, em outra empresa da indústria automotiva.


Bertand Blaise, 49 anos, é Pós-graduado em Comunicação pelo Centro de Estudos Literários e Científicos Aplicados (CELSA) – Universidade de Paris 4 e diplomado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos (IEP), de Estrasburgo. Ele se junta ao Grupo após passar 7 anos como Diretor de Comunicação Internacional do Grupo Alstom. Antes dessa função, ele ocupou diferentes postos na comunicação do Grupo Renault e na Aliança Renault-Nissan, sendo 4 anos na região Ásia-Pacífico (1999-2003), e 4 anos como Diretor de Comunicação da Marca e Produtos (2003-2007).

HONEYWELL MOSTRARÁ NA SAE BRASIL VÁLVULA “WASTEGATE” DO TURBO GARRETT

A Honeywell Transportation Systems vai apresentar no 23º Congresso InternacionaL SAE Brasil, que será realizado na Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a válvula “wastegate”, de controle de pressão do turbo Garrett, desenvolvida para o novo motor de 3 cilindros da PSA Peugeot Citroën, que começou a ser produzido na Europa.

A válvula “wastegate” controla o fluxo de gases que circulam dentro da carcaça de turbina, a fim de manter o controle da temperatura e da pressão no turbo alimentador. Em peça única, a nova válvula substitui o conjunto anterior, formado por três componentes.

Entre os benefícios que proporciona, a válvula com a nova tecnologia propicia vedação mais eficiente do conjunto, controle do fluxo de gases, maior durabilidade e redução do nível de ruído no turbo.


Além da nova válvula “wastegate”, a Honeywell apresentará a sua a linha de produtos, com aplicações diesel, gasolina e flex.

DTM: Farfus se diz frustrado com corrida de Zandvoort

O desfecho da penúltima etapa da temporada 2014 do DTM, neste domingo (28 de setembro), em Zandvoort, foi bastante diferente do que esperava Augusto Farfus. Depois de enfrentar um sábado difícil e obter o 20º lugar no grid de largada, o piloto brasileiro do Team RBM apostou na estratégia de pneus e no bom ritmo para fazer uma corrida de recuperação e somar pontos para o campeonato. No entanto, a BMW M4 #3 foi tocada pelo carro de Daniel Juncadella durante a 19ª volta. Farfus rodou e bateu forte, encerrando de forma precoce e decepcionante uma prova promissora na Holanda.


Antes mesmo da largada, Augusto ganhou duas posições no grid, graças a uma punição imposta pela direção de prova a Edoardo Mortara e também a um problema sofrido por Timo Glock antes da volta de aquecimento dos pneus. Farfus, que optou por largar com pneus duros, fez uma largada conservadora e limpa e manteve sua posição. Na quarta volta, Adrien Tambay bateu, e com isso o safety-car entrou na pista.

A bandeira amarela acabou sendo positiva para a estratégia de corrida do brasileiro, que contaria com os pneus macios para a metade final da prova, quando boa parte dos seus adversários usariam os compostos mais duros. Augusto já estava evoluindo na disputa e era o 15º, quando foi acertado pela Mercedes de Juncadella na entrada da curva 11 durante a 19ª volta.

Farfus, que rodou e bateu forte no guard-rail, nada sofreu, mas não escondeu sua irritação pela manobra do adversário e por encerrar tão cedo uma jornada que tinha tudo para terminar em uma boa posição na zona de pontuação. Considerado culpado pelo acidente, o piloto espanhol foi punido com o acréscimo de 30 segundos no seu tempo total de corrida. A vitória neste domingo em Zandvoort ficou com Mattias Ekström. 

Para Augusto Farfus, o foco já está na próxima etapa do DTM, que será disputada no dia 19 de outubro em Hockenheim, tradicional circuito alemão que receberá a prova de encerramento da temporada 2014.

Augusto Farfus:
"É frustrante terminar a corrida desta forma. Fui acertado com violência pelo Juncadella na curva 11 e bati forte no guard-rail, acabando com as minhas esperanças na prova, mas graças a Deus está tudo bem comigo. Mais uma vez, nosso carro teve melhor ritmo de corrida do que em classificação e, analisando o desempenho das outras BMW hoje, era bem possível terminar o domingo com bons pontos, então é uma pena que tudo tenha acontecido assim. Agora vamos focar em Hockenheim para fechar a temporada com um bom resultado."

Stocak Car: Em Santa Cruz, Camilo e Matos vencem rodada dupla

A etapa de Santa Cruz do Sul, nona do calendário 2014 do Circuito Schin Stock Car, foi disputada nesse domingo (28/09, aniversário da cidade), novamente em formato de rodada dupla. Ambas as corridas foram vencidas por quem largou na primeira posição. Na primeira, Thiago Camilo liderou toda a prova, trocou apenas um pneu em sua parada obrigatória no box e venceu pela terceira vez na temporada. Décimo colocado na corrida 1, Rafa Matos largou em primeiro na prova 2 e manteve a ponta, mesmo sendo pressionado por Julio Campos nas últimas voltas. Essa foi a primeira vitória de Rafa Matos e também da equipe Hot Car na categoria.

"A pole foi essencial para o resultado. A corrida foi complicada, pois não esperava tantas entradas do safety car. Estou muito feliz pelo resultado. Não só pela minha vitória, mas pelo trabalho e reação da equipe, e também por ter voltado a briga pelo campeonato. Cheguei aqui 39 pontos atrás do Átila e saio a nove pontos. Consegui tirar uma diferença considerável dentro de um final de semana de corrida da Stock Car, que todo mundo sabe que é muito equilibrado", comentou Thiago Camilo.

Rafa Matos elogiou o trabalho desenvolvido por sua equipe no final de semana e dedicou sua primeira conquista no automobilismo brasileiro ao pai. "Queria agradecer imensamente aos meus mecânicos, que ficaram até 1 hora da manhã preparando o meu carro, aos meus patrocinadores e quero dedicar essa vitória especialmente ao meu pai. É a primeira vitória que eu conquisto desde que ele faleceu, em 2010, e certamente hoje ele estava lá de cima olhando por mim", comentou o piloto da Hot Car Competições.

"Fui beneficiado por um toque do Rubens (Barrichello) com o Galid (Osman) no final da corrida. Eu estava em 11o e terminei a corrida 1 em décimo. Com isso larguei na primeira posição, o que certamente nos privilegia em uma pista como essa. Estava sobre forte pressão do Julio Campos e meus pneus estavam extremamente desgastados. Além disso não tinha mais botão de ultrapassagem para utilizar", finalizou Matos.

Veja como terminaram as corridas em Santa Cruz do Sul:

Corrida 1:
1. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - 27 voltas em 41min59s283
2. Daniel Serra (Red Bull Racing) - a 0.746
3. Allam Khodair (Full Time Sports) - a 5.523
4. Marcos Gomes (Schin Racing Team) - a 6.639
5. Felipe Fraga (Vogel Motorsport) - a 7.257
6. Felipe Lapenna (Hot Car Competições) - a 9.006
7. Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing) - a 9.393
8. Julio Campos (Prati-Mico's Racing) - a 9.892
9. Max Wilson (Eurofarma RC) - a 11.902
10. Raphael Matos (Hot Car Competições) - a 14.178
11. Lucas Foresti (RC3 Bassani) - a 17.506
12. Alceu Feldmann (Hanier Racing) - a 21.334
13. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - a 21.795
14. Gabriel Casagrande (C2 Team) - a 22.453
15. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - a 22.978
16. Diego Nunes (C2 Team) - a 23.301
17. Valdeno Brito (Shell Racing) - a 23.461
18. Rafael Suzuki (ProGP) - a 26.652
19. Rubens Barrichello (Full Time Sports) - a 32.155**
20. Felipe Tozzo (Boettger Competições) - a 50.757**
21. Bia Figueiredo (ProGP) - a 1:19.822
22. Átila Abre (Mobil Super Racing) - a 1:27.953
23. Ricardo Zonta (RZ Motorsport) - a 1 volta
24. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - a 1 volta
25. Popó Bueno (Shell Racing) - a 5 voltas 
26. Nonô Figueiredo (Mobil Super Racing) - a 7 voltas*

Não completaram 75% da prova 
27. Luciano Burti (Vogel Motorsport) 
28. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) 
29. Fabio Fogaça (Schin Racing Team) 
30. Sergio Jimenez (Voxx Racing Team)
31. Denis Navarro (Voxx Racing Team) 
32. Tuka Rocha (RZ Motorsport)
33. Vitor Genz (Boettger Competições) - Excluído por atitude antidesportiva contra Sérgio Jimenez
*Punido em 20 segundos por excesso de velocidade nos boxes
** Punido em 20 segundos por atitude antidesportiva contra Galid Osman
*** Punido em 20 segundos por atitude antidesportiva contra Bia Figueiredo
Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas

Corrida 2:
1. Rafa Matos (Hot Car Competições) - 13 voltas em 22min44s812
2. Julio Campos (Prati-Mico's Racing) - a 0.221
3. Max Wilson (Eurofarma RC) - a 0.959
4. Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing) - a 1.471
5. Felipe Fraga (Vogel Motorsport) - a 3.016
6. Felipe Lapenna (Hot Car Competições) - a 4.144
7. Marcos Gomes (Schin Racing Team) - a 4.579
8. Daniel Serra (Red Bull Racing) - a 4.979
9. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - a 5.742
10. Lucas Foresti (RC3 Bassani) - a 6.466
11. Rubens Barrichello (Full Time Sports) - a 8.196
12. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - a 9.346
13. Sergio Jimenez (Voxx Racing Team) - a 11.000
14. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - a 11.466
15. Rafael Suzuki (ProGP) - a 11.476
16. Ricardo Zonta (RZ Motorsport) - a 12.878
17. Bia Figueiredo (ProGP) - a 13.786
18. Nonô Figueiredo (Mobil Super Racing) - a 13.905
19. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) - a 25.256
20. Átila Abreu (Mobil Super Racing) - a 33.004*
21. Allam Khodair (Full Time Sports) - a 1 volta
22. Valdeno Brito (Shell Racing) - a 1 volta

Não completaram 75% da prova 
23. Gabriel Casagrande (C2 Team)
24. Felipe Tozzo (Boettger Competições)
25. Galid Osman (Ipiranga-RCM) 
26. Popó Bueno (Shell Racing)
27. Alceu Feldmann (Hanier Racing)
28. Diego Nunes (C2 Team)
29. Luciano Burti (Vogel Motorsport) 
30. Fabio Fogaça (Schin Racing Team) 
31. Denis Navarro (Voxx Racing Team) 
32. Tuka Rocha (RZ Motorsport)
33. Vitor Genz (Boettger Competições) - Excluído por atitude antidesportiva contra Valdeno Brito
*Punido em 20 segundos por atitude antidesportiva contra Gabriel Casagrande
Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas

Após as corridas em Santa Cruz do Sul, a diferença do líder Átila Abreu para o vice líder Rubens Barrichello é de apenas meio ponto. Camilo aparece na terceira posição.

Campeonato de pilotos (5 primeiros):
1. Átila Abreu - 145,5 pontos
2. Rubens Barrichello - 145
3. Thiago Camilo - 136,5
4. Cacá Bueno - 134 
5. Julio Campos - 124,5

Campeonato de equipes (5 primeiras):
1. Full Time Sports - 254 pontos
2. Red Bull Racing - 249
3. Prati Micos Racing - 242
4. Eurofarma - RC - 231,5
5. Ipiranga-RCM - 219

domingo, 28 de setembro de 2014

Bom final de Domingo com Pavarotti e Barry White - My first, my last, my everything

MARCOPOLO FORNECE 207 ÔNIBUS PARA A CUTCSA

A Marcopolo fornecerá 207 novos ônibus urbanos para a CUTCSA – Companhia Uruguaia de Transportes Coletivos S.A. –, principal empresa do segmento no Uruguai. 

O novo negócio, com 203 unidades do modelo Torino e quatro do Ideale 770, constitui-se em uma das mais importantes vendas realizadas nos últimos anos pela empresa na América do Sul.

Os 203 ônibus Torino utilizam chassi Mercedes-Benz OH 1622L e possuem diferentes configurações internas, com capacidade para transportar de 39 a 41 passageiros. São equipados com elevador na porta traseira, box para cadeirante, preparação para validador e poltronas do modelo urbano.

As quatro unidades do modelo Ideale 770 têm capacidade para 39 passageiros. Com chassi Mercedes-Benz OH 1518 contam com porta dianteira e traseira e preparação para bilhetagem eletrônica.


A utilização de novos ônibus vai permitir a constante melhoria na qualidade do serviço oferecido nas linhas urbanas de transporte em Montevidéu. A CUTCSA é uma das mais tradicionais companhias de transporte urbano do Uruguai e tem mais de 76 anos de atividades. A empresa possui frota com mais de 1.100 ônibus, utilizados em 100 diferentes linhas intermunicipais e urbanas.        

RECALL: COMUNICADO AOS PROPRIETÁRIOS DE MOTOCICLETAS HARLEY-DAVIDSON

A Harley-Davidson do Brasil convoca os proprietários das motocicletas Touring, modelos Street Glide® e Ultra Limited, e CVO™, modelos CVO™ Limited e CVO™ Breakout® fabricadas em 2013 e 2014, modelos 2014, e chassis 9321KBMJ0ED614067 a 9321KBMJ9ED678270; 9321KBMJXED623763 a 9321KBMJXED678262; 9321KBMC1ED614080; 9321KELJ0ED614086 a 9321KELJ9ED709956; 9321KELJXED621255 a 9321KELJXED701042; 5HD1TENC0EB955816 a 5HD1TENC9EB956446; 5HD1TD9C0EB950183 a 5HD1TD9C9EB956371; 5HD1TD9CXEB956296 para uma campanha voluntária de recall. A iniciativa atinge 895 motocicletas em todo o território nacional.

O objetivo dessa campanha é solicitar o encaminhamento das motocicletas envolvidas à rede de concessionárias Harley-Davidson para a substituição do conjunto do pistão do cilindro mestre por outro com presilha de segurança.

Tal medida se deve em razão de uma possível ocorrência de vazamento no retentor do pistão do cilindro mestre devido à pressão exercida durante seu acionamento. A não conformidade pode causar engate involuntário da embreagem e consequente perda de controle da motocicleta, comprometendo a segurança do motociclista e terceiros.

Para certificar se o veículo deve ser direcionado a uma concessionária, a Harley-Davidson disponibiliza informações aos seus clientes por meio do site da empresa (www.harley-davidson.com.br), do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC (0800 724 1188), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados) ou ainda do e-mail (sac@harley-davidson.com.br).

O serviço será realizado gratuitamente e terá um prazo de duração máximo de uma hora e meia. Para comodidade dos clientes, a Harley-Davidson recomenda o agendamento prévio do serviço por meio do SAC. Para informações adicionais, basta consultar uma concessionária da marca, acessar a página eletrônica da empresa ou contatar o SAC.


Essa iniciativa visa manter o compromisso de respeito aos consumidores e o foco da empresa em oferecer produtos com qualidade e segurança.

sábado, 27 de setembro de 2014

DTM: Decepcionado Augusto Farfus foca em reação para corrida em Zandvoort

A vida de Augusto Farfus não foi nada fácil neste sábado (27 de setembro) em Zandvoort, palco da nona e penúltima etapa da temporada 2014 do DTM.Vencedor no circuito holandês no ano passado, o curitibano de 31 anos tinha esperanças de figurar entre os ponteiros desde o início das atividades de pista. Contudo, depois de trabalhar em busca do melhor acerto nas duas sessões de treinos livres, o piloto do BMW Team RBM teve um desempenho aquém do esperado na classificação e vai largar na décima fila do grid.

Décimo lugar no primeiro treino livre e 17º na segunda sessão, Farfus ficou longe do melhor ritmo desde o início da classificação, quando estava no limite para avançar ao Q2, com os 18 mais rápidos do primeiro segmento da tomada de tempos. O brasileiro foi aos boxes para colocar pneus novos e buscou de todas as formas melhorar seu tempo, chegando a cravar sua volta mais rápida em 1min31s668, mas ficou em 20º. A pole-position ficou com Mike Rockenfeller.

Augusto não escondeu a decepção com o desempenho neste sábado, mas já trabalha em conjunto com o Team RBM para entender o que aconteceu e buscar o melhor rendimento da sua BMW M4 para a corrida em Zandvoort.

Coincidentemente, Farfus largou em 20º na oitava etapa do ano, em Lausitzring, onde o brasileiro foi um dos destaques da prova com um ótimo ritmo e fez grande recuperação, ganhando 13 posições para terminar em sétimo. A esperança do piloto é ao menos chegar perto da performance exibida na Alemanha para fechar o fim de semana na zona de pontuação.

A programação da etapa de Zandvoort do DTM se encerra neste domingo com a realização da corrida. Com duração prevista de 44 voltas, a prova terá início às 8h30 (horário de Brasília) e transmissão em VT pelo canal Band Sports, a partir do 12h.


Augusto Farfus:
"Honestamente, não entendemos o motivo de não termos ido bem na tomada de tempos, não tem explicação. Obviamente, estou muito decepcionado, mas não há tempo a perder. Já ganhamos aqui em Zandvoort e costumamos ter um bom acerto para a corrida, então agora precisamos voltar o foco para a prova de amanhã e entender o que aconteceu e o que está faltando para nós neste momento."

DTM, 9ª etapa, Zandvoort, grid de largada:

1.Mike Rockenfeller, Phoenix Audi, 1m 30.713s
2.Marco Wittmann, RMG BMW, 1m30.739s
3.Edoardo Mortara, Abt Audi, 1m30.757s
4.Mattias Ekstrom, Abt Audi, 1m30.869s
5.Jamie Green, Rosberg Audi, 1m30.957s
6.Nico Muller, Rosberg Audi, 1m30.968s
7.Pascal Wehrlein, Mercedes AMG, 1m31.063s
8.Martin Tomczyk, Schnitzer BMW, 1m31.904s
9.Joey Hand, RBM BMW, 1m30.892s, Q2
10.Miguel Molina, Abt Audi, 1m30.908s, Q2
11.Gary Paffett, Mercedes AMG, 1m30.965s, Q2
12.Adrien Tambay, Abt Audi, 1m30.997s, Q2
13.Paul Di Resta, Mercedes AMG, 1m31.005s, Q2
14.Timo Glock, MTEK BMW, 1m31.027s, Q2
15.Bruno Spengler, Schnitzer BMW, 1m31.102s, Q2
16.Timo Scheider, Phoenix Audi, 1m31.118s, Q2
17.Maxime Martin, RMG BMW, 1m31.425s, Q2
18.Christian Vietoris, Mercedes AMG, 1m31.504s, Q2
19.Antonio Felix da Costa, MTEK BMW, 1m31.611s, Q1
20.Augusto Farfus, RBM BMW, 1m31.668s, Q1
21.Robert Wickens, Mercedes AMG, 1m31.673s, Q1
22.Daniel Juncadella, Mercedes AMG, 1m31.784s, Q1
23.Vitaly Petrov, Mercedes AMG, 1m33.002s, Q1

Stock Car: Thiago Camilo larga na pole em Santa Cruz

A pole position em Santa Cruz do Sul já tem dono. Thiago Camilo marcou o melhor tempo no Q2 em 1min19s080 e garantiu a posição de honra para a nona etapa da temporada 2014 do Circuito Schin Stock Car. A primeira fila terá também a presença de Max Wilson, que conquistou a segunda colocação com o tempo de 1min19s232. Allam Khodair abre a segunda fila, com Daniel Serra na quarta posição.

Com duas vitórias no campeonato, Camilo ainda não tinha conquistado nenhuma pole position. "Estou feliz por voltar a pole. Nós somos a equipe mais vencedora da temporada, com três vitórias, duas minhas e uma do Galid, mas ainda faltava a pole. Trabalhamos muito para isso e graças a Deus hoje fomos recompensados com a melhor posição do grid de largada", comemorou Thiago Camilo.


O dono do carro #21 lembra que a maior preocupação para a rodada dupla deste domingo será com o desgaste dos pneus. "A corrida vai ser definida por isso, pelo número de pneus que serão trocados. Não tem como fazer a corrida sem trocar pelo menos dois. O asfalto está bastante abrasivo e o piloto vai ter que ter cabeça para saber administrar essa situação", acrescentou Camilo. 

"Nos preocupamos muito com o desgaste do pneu também no treino. No Q1 eu fui o que menos andou. Dei apenas uma volta rápida. Corri o risco de ficar de fora do Q2, mas era um risco necessário. Talvez essa única volta, pelo consumo de pneu, puderia fazer a diferença no Q2 e foi isso que aconteceu", finalizou o pole position.

A rodada dupla deste domingo, dia 28 de setembro, aniversário de Santa Cruz do Sul, será transmitida ao vivo pelo SporTV a partir das 10 horas. Na tarde deste sábado a equipe C2 Team apresentou uma homenagem ao aniversário da cidade e o secretário de turismo do município, Cesar Cechinato, visitou os boxes da equipe para cumprimentar os pilotos Diego Nunes e Gabriel Casagrande.

Grid de largada para a corrida 1:
1. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - 1:19.080
2. Max Wilson (Eurofarma RC) - 1:19.232
3. Allam Khodair (Full Time Sports) - 1:19.243
4. Daniel Serra (Red Bull Racing) - 1:19.258
5. Átila Abreu (Mobil Super Racing) - 1:19.265
6. Marcos Gomes (Schin Racing Team) - 1:19.331
7. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - 1:19.423
8. Cacá Bueno (Red Bull Racing) - 1:19.447
9. Felipe Fraga (Vogel Motorsport) - 1:19.482
10. Nonô Figueiredo (Mobil Super Racing) - 1:19.831
11. Rubens Barrichello (Full Time Sports) - 1:19.450
12. Antonio Pizzonia (Prati-Mico's Racing) - 1:19.483
13. Valdeno Brito (Shell Racing) - 1:19.491
14. Felipe Lapenna (Hot Car Competições) - 1:19.731
15. Popó Bueno (Shell Racing) - 1:19.742
16. Galid Osman (Ipiranga-RCM) - 1:19.764
17. Sergio Jimenez (Voxx Racing Team) - 1:19.769
18. Alceu Feldmann (Hanier Racing) - 1:19.856
19. Vitor Genz (Boettger Competições) - 1:19.860
20. Rafa Matos (Hot Car Competições) - 1:19.897
21. Julio Campos (Prati-Mico's Racing) - 1:19.954
22. Diego Nunes (C2 Team) - 1:19.995
23. Bia Figueiredo (ProGP) - 1:20.022
24. Ricardo Zonta (RZ Motorsport) - 1:20.057
25. Lucas Foresti (RC3 Bassani) - 1:20.093
26. Tuka Rocha (RZ Motorsport) - 1:20.108
27. Rafael Suzuki (ProGP) - 1:20.229
28. Denis Navarro (Voxx Racing Team) - 1:20.630
29. Felipe Tozzo (Boettger Competições) - 1:20.990
30. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) - 1:21.387
31. Gabriel Casagrande (C2 Team) - 1:25.033*
32. Fabio Fogaça (Schin Racing Team) - 1:26.191
33. Luciano Burti (Vogel Motorsport) - 1:31.726*

Triumph lança linha 2015 com novas cores


A A Triumph Motorcycles inicia as vendas hoje, em todas as suas concessionárias, da linha 2015 dos modelos Tiger Explorer, Street Triple 675 e Street Triple 675R, que ganharam novas opções de cores. Os três modelos, que são montados na fábrica de Manaus (AM), não tiveram seus preços alterados. A Tiger Explorer (R$ 55.990,00) passa a ser comercializada na cor vermelha (Cranberry Red), além de continuar sendo oferecida nas tonalidades branca (Cristal White) e grafite (Graphite).  A Street Triple 675 (R$ 32.990,00) começa a ser vendida em outro tom de vermelho (Diablo Red) e segue disponível em branca (Cristal White) e preta (Phanton Black). Já no modelo Street Triple 675R (R$ 35.990,00) a novidade é o lançamento da cor preta (Matt Phanton Black), que junta-se a outras duas opções que continuam à venda, branca (Cristal White) e cinza (Matt Graphite).


A Tiger Explorer é o modelo da marca que disputa o segmento das motocicletas maxi trail. A Explorer vem equipada com motor de três cilindros com 1.215 cc, que produz a maior potência na categoria, 137 cv, e 121 Nm de torque. São números que permitem ultrapassagens seguras em qualquer condição. É um propulsor bastante moderno, que permitiu aos engenheiros da Triumph equipar a Tiger Explorer com um grande número de recursos de alta tecnologia para aumentar o conforto e a segurança - piloto automático, controle de tração e freios ABS, por exemplo, são itens de série.

A Triumph Street Triple 675 pertence ao chamado segmento roadster, trazendo como características mais marcantes um motor de grande potência para sua categoria, estilo naked (ausência de carenagem) e design agressivo. Desenvolvida sob medida para o uso urbano, a Triumph Street Triple 675 oferece uma incrível experiência de pilotagem, com muito desempenho e uma boa dose de diversão. A estratégia da marca com o modelo é unir o estilo e a atitude típicos da Speed Triple com a agilidade da superesportiva Daytona 675, e entregar tudo isso por um preço muito competitivo que vem surpreendendo o mercado.

A Street Triple 675R é uma versão mais esportiva do modelo “convencional” Street Triple 675. A motocicleta é equipada com a mesma motorização (o tradicional propulsor Triumph de três cilindros em linha com 675 cc e 85 cv de potência), que lhe garante um desempenho bastante ágil na cidade e também na estrada, mas traz diferenças no visual e também inovações tecnológicas que melhoram sensivelmente o seu comprometimento de dirigibilidade. Conhecida por sua condução leve e intuitiva, a Street Triple 675R leva as coisas a um nível totalmente diferente.

MAN Latin America mostra seus produtos no IAA Veículos Comerciais em Hannover

A MAN Latin America apresenta em sua sétima participação consecutiva na IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, soluções de transporte para países emergentes, além de produtos que reforçam o comprometimento da empresa em ampliar a cada ano sua compatibilidade ambiental, como veículos preparados para receber combustíveis renováveis e cabines montadas a partir de peças ecológicas.

Entre os três veículos que estarão expostos no já tradicional espaço dedicado à montadora no estande do Grupo MAN, está o Constellation 24.280, caminhão mais vendido do mercado brasileiro, em sua nova versão 8x2 V-Tronic. O modelo conta com seis toneladas a mais de carga por viagem do que a versão 6x2 e o pacote automatizado mais leve e econômico do mercado graças à tecnologia patenteada Smart Ratio, desenvolvida pela Engenharia da empresa no Brasil e que, associada à transmissão automatizada ZF AS Lite, proporciona  otimização da troca de marcha.

Para esse pacote, a MAN Latin America adotou uma caixa de seis velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aí que entra a nova tecnologia para tornar possível aproveitar as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. O caminhão, equipado com segundo eixo direcional, chega para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do país, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante.

Outro veículo que promete chamar a atenção no estande da MAN na IAA é o extrapesado Constellation 25.420 V-Tronic, recém-lançado pela montadora sob o conceito Sob Medida – Menos você não quer, mais você não precisa. O cavalo-mecânico chega para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício do mercado. Junto com os demais modelos da família 420 cavalos — os Constellation 19.420 e 26.420 também são parte da nova linha —, o 25.420 atende ao mercado de extrapesado, segmento que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.

O veículo equipado com motor Cummins e caixa automatizada ZF, estará exposto na feira com uma cabine eco-friendly, desenvolvida e produzida com peças mais ecológicas aplicadas no seu acabamento interno e externo. O projeto teve como base a substituição de materiais petroquímicos e de maior complexidade para reciclagem, por materiais de fontes renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.

Articulado em quatro eixos de trabalho (plásticos, borrachas, fibras, e espumas) o projeto resultou na oferta de uma cabine ecológica sob medida, que preserva a mesma qualidade e a funcionalidade tão valorizada e reconhecida nos caminhões Volkswagen. Como resultado, foi obtida uma redução de peso de 12,4 kg e um valor de 18,04% correspondente ao percentual total da cabine produzido por materiais renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.

Em ônibus, o destaque no estande é o VW 18.280 OT Low Entry, primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral. O chassi, equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido em sinergia com um projeto europeu MAN que apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial.

Buscando mais uma vez apresentar na IAA soluções inovadoras em pesquisas com biocombustíveis, voltadas principalmente para países em desenvolvimento, o Volksbus 18.280 exposto na feira está abastecido com um combustível que é a cara do Brasil: o diesel de cana-de-açúcar, tecnologia desenvolvida pela empresa americana Amyris já em testes pela MAN Latin America desde 2011.

Trata-se de um combustível renovável “drop in”, ou seja, seu uso em veículos comerciais não exige alterações no veículo. Os testes, realizados em frotas de ônibus de grandes metrópoles como São Paulo, identificaram redução na emissão de material particulado sem alterar o desempenho do veículo, com ganhos de 3% a 5% no rendimento do motor. O uso do combustível resulta ainda em uma redução de 30% a 70% em materiais particulados e na emissão de NOx (óxidos de nitrogênio), resultados bastante satisfatórios em motores diesel.

A MAN Latin America deu início aos estudos com diesel de cana ainda com veículos Euro 3, em dezembro de 2011, e foi a primeira a testar o biocombustível em motores Euro 5 no Brasil.