quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Mercedes-Benz do Brasil é a grande vencedora do prêmio “Best Trucks 2016”

A Mercedes-Benz do Brasil foi destaque na premiação Best Trucks, promovida pela editora Motorpress Brasil, durante evento em São Paulo

A Empresa foi reconhecida em cinco categorias da premiação, sendo elas: Caminhão Vocacional fora de estrada, com o Actros 4844; Caminhão Vocacional Urbano, com o modelo Atego, que também levou o prêmio na categoria Caminhão de Distribuição de PBT acima de 10 toneladas; Caminhão Urbano com PBT de até 10 toneladas, com o Accelo; e na categoria Furgão, o modelo Sprinter foi o vencedor.

“É um grande orgulho para todos nós da Mercedes-Benz do Brasil receber mais uma premiação que reafirma a qualidade de nossos produtos. Isso demonstra que os clientes e admiradores da marca reconhecem o nosso compromisso de ouvir, cada vez mais, o que as estradas têm a dizer e permanecer trazendo soluções para todas as demandas do transporte”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz. “Continuaremos seguindo por esse caminho, aprimorando sempre nossos produtos e serviços”,complementa.


Além do reconhecimento pelos produtos, a Empresa também foi prestigiada na categoria Best Brands como melhor fabricante de motores. A votação ocorreu pelo site da revista Transporte Mundial entre junho e agosto deste ano e contou com mais de dois mil participantes.



“Produzimos quase três milhões de motores em seis décadas de Brasil. Esse prêmio é um reconhecimento por toda a história que a Empresa construiu, e principalmente, a todos os colaboradores que nos ajudam a contá-la”, afirma Carlos Santiago, vice-presidente de Operações da Mercedes-Benz do Brasil.





RECALL: Honda convoca proprietários do modelo Fit para substituição do tanque de combustível

A Honda Automóveis do Brasil, pautada pelo seu princípio de respeito aos clientes, convoca os proprietários dos modelos Fit relacionados a seguir a comparecerem de imediato a uma das concessionárias da marca para a substituição gratuita do tanque de combustível.

Em alguns casos, poderá haver uma falha na solda próxima ao bocal do tanque, o que aumenta a probabilidade de vazamento de combustível. Em situações extremas, o defeito poderá causar incêndios, danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros.

A substituição do item deverá ser realizada em qualquer concessionária autorizada da marca. Antes de agendar o serviço, é importante verificar a necessidade do reparo de acordo com o número do chassi, uma vez que nem todos os veículos dentro dos intervalos relacionados acima estão envolvidos na campanha.

Caso o seu veículo esteja afetado, faça o agendamento no site www.honda.com.br/recall (QR Code abaixo) ou em nossa Central de Atendimento: 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h - horário de Brasília).

Para conferir os endereços das concessionárias Honda, acesse www.honda.com.br/concessionarias.

Randon e Fras-le conquistaram o primeiro lugar no prêmio Best Brands

As Empresas Randon contabilizam novos prêmios neste ano de 2016. A Randon Implementos conquistou o prêmio Best Brands, que distingue as marcas de componentes e serviços favoritos dos leitores da revista e site Transporte Mundial, nas categorias implemento rodoviário sobre chassi, implemento rodoviário reboque e semirreboque. 

A empresa foi eleita por voto direto dos leitores por meio de cupons encartados nas edições e os votos foram tabulados pela divisão de pesquisa da Motorpress na Alemanha. Na categoria Implemento Rodoviário sobre Chassi, a Randon foi escolhida como marca confiável em 61,7% dos 2.097 cupons validados. Na categoria Implemento Rodoviário para Cavalo Mecânico, a Randon foi apontada por 54,2% dos cupons validados. A Fras-le também ficou em primeiro lugar na categoria sistema de freio, recebendo 50% dos votos.

Para a escolha dos vencedores, o centro de pesquisa da Motorpress considerou somente como válidos os cupons 100% preenchidos corretamente, descartando quaisquer erros de falta de clareza ou de dado. No levantamento, o leitor poderia votar em mais de uma marca, ganhando aquela que foi lembrada no maior número de cupons.


A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu na última sexta-feira, no São Paulo Expo. Na ocasião, estiveram presentes Claude Domingues Padilha (Gerente de Marketing da Randon Implementos) e pela Fras-le, o Coordenador de Vendas, Fabio Mendonça.

Toyota premia seus melhores consultores e técnicos no 22º Skill Contest

A Toyota premiou seus melhores consultores de serviços e técnicos automotivos na 22ª edição do Skill Contest, Concurso Nacional de Habilidades Técnicas. O evento, que ocorreu no Campus do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo (SP), visa aprimorar o grau de conhecimento e excelência dos serviços prestados pela rede ao consumidor.

Nessa edição, cerca de 2.500 funcionários oriundos das 212 concessionárias da marca participaram das três fases de avaliação. O processo seletivo tem na primeira etapa testes online. Na etapa seguinte, são escolhidos apenas os 60 melhores técnicos e 30 consultores para uma prova escrita. Dentre eles, apenas 15 técnicos e 10 consultores chegaram à prova decisiva.

A tarefa final, com simulações reais de desafios enfrentados no cotidiano do atendimento ao cliente, levou em consideração não somente a resolução dos casos, como, também, as ferramentas, técnicas utilizadas e o tempo para encaminhamento da solução.

Vencedores
Os três melhores consultores de serviços, que são responsáveis por fazer o primeiro atendimento ao cliente, foram:
1-    Thamara Oliveira – Terraforte Montes Claros (MG)
2-    Tatiana Loyola – Terraforte Montes Claros (MG)
3-    Caroline Nagem – Rodobens Raja (MG)

Os consultores de serviços foram avaliados nos quesitos confirmação do problema apresentado, inspeção do veículo, preenchimento correto da ordem de serviço, explicação dos procedimentos e reparos realizados, além da aplicação da filosofia de serviço e Pós-Venda Toyota.

Os melhores técnicos automotivos, que são responsáveis por reparar o carro do cliente, foram:
1-    Leandro da Silva – Santa Emília Franca (SP)
2-    Luciano Martini – Carhouse Praia de Belas (RS)
3-    João Batista – Newland Service (CE)

Os técnicos, por sua vez, foram avaliados nos quesitos segurança, utilização dos processos técnicos, utilização das ferramentas adequadas, metodologia de processos e diagnósticos, emprego do manual de reparação e diagramas elétricos, aplicação da filosofia de serviço e Pós-Venda Toyota.


Os vencedores de cada categoria ganharam viagem de uma semana ao Japão para um evento organizado pela Toyota Motor Corporation, juntamente com os melhores consultores e técnicos de todas as afiliadas da empresa no mundo. Todos os finalistas receberam como prêmio uma máquina de café com um kit de cápsulas cada.

Audi é a vencedora do Prêmio AutoData na categoria gestão

A Audi do Brasil conquista o principal reconhecimento empresarial do setor automotivo brasileiro. A montadora foi a vencedora do Prêmio AutoData na categoria Gestão, entregue na noite desta quinta-feira, em São Paulo, ao presidente e CEO da empresa Jörg Hofmann. 

“Estamos muito honrados com essa conquista. É um reconhecimento importante ao trabalho que estamos fazendo para alcançar crescimento sustentável e de longo prazo no Brasil. A estratégia 360°, lançada em 2013, destinou investimentos para as nossas principais áreas de negócios. Nosso plano era construir uma nova empresa, e conseguimos. Mesmo com o cenário difícil da economia, temos mantido bons resultados de vendas e um cronograma consistente de lançamentos”, destaca Jörg Hofmann.

A Audi já investiu quase R$ 750 milhões de reais em suas operações no país. Em pouco mais de três anos, a marca apresentou mais de 40 novas versões de veículos. Apenas neste ano, foram lançados 19 novos modelos, como os novos R8 Coupé V10 plus, o RS 7 Sportback performance, o RS6 Avant, apresentados recentemente no Salão do Automóvel, e o Q7, o A4, o Q3, o TTS e o RS3 Sportback.

Além disso, em 2015, a Audi passou a produzir no Paraná os modelos A3 Sedan e o Q3, em uma linha que segue os padrões internacionais de qualidade e produção da marca. Em pós-vendas, também foram destinados aportes. A Audi abriu no começo do ano passado um novo Centro de Treinamento e Competência, em São Paulo, e, nos últimos três anos dobrou o número de funcionários treinados.  Recentemente, a marca inaugurou o Audi Airport Service, no aeroporto de Congonhas, um serviço inédito no Brasil. A rede também recebeu aportes e a marca soma hoje 50 lojas em todas as regiões do país.


“Temos uma nova Audi no Brasil, que é resultados de todos estes esforços de gestão e investimentos. Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado, que terá continuidade nos próximos anos visando nosso objetivo de crescer no longo prazo”, completa o CEO e presidente da Audi do Brasil.

Kolbenschmidt (KS) lança novos itens para o mercado de reposição nos segmentos leve e pesado

O mercado de reposição já pode contar com novos itens da Kolbenschmidt (KS) das linhas de bomba de óleo, kit, pistão com anel e válvula da Fiat, MWM, Scania e Volkswagen.

Na montadora Fiat as válvulas de admissão e escape atendem os motores 1.0L 8V EVO – Flex e 1.0 8V Fire Economy, produzidos a partir de 2010 para os modelos Palio e Uno.

Para Volkswagen os lançamentos na linha de kit e pistão com anel são para os motores D 08, D 08 34 190, D 08 34 230, D 08 36 260, D 08 36 280, com fabricação a partir de 2012.

As novidades também se estendem na linha de bombas de óleo, comercializadas através da marca BF. Os lançamentos atendem os motores 4.10, 4.10T, 4.10TCA, 6.10, 6.10T e 6.10TCA da MWM e DC11 e DC12 – 6 cilindros da Scania.

  

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Wagner Gonzalez em Conversa de pista

Wagner Gonzalez
NICO, ENFIM CAMPEÃO

Terminou a busca/agonia/sofrimento, escolha você, leitor e internauta, a palavra que melhor define a temporada de Nico Rosberg no Campeonato Mundial de F-1.


Para o alemão, sem dúvida, foi um ano de amadurecimento e crescimento e a conquista do sonho maior como piloto. A história da categoria mostra campeões que poucas vezes são lembrados naquelas enquetes do tipo “os dez mais”, lista onde seu pai Keke só aparece por um motivo antagônico ao que consagrou o filho. Se um ganhou o título de 1982 com apenas uma vitória em um GP da Suíça disputado na França, o outro foi o piloto que mais vitórias conseguiu antes de se tornar campeão. É lícito esperar que a partir de agora Nico Rosberg mostre-se ainda mais agressivo e seguro e repita o titulo se o seu equipamento corresponder ao histórico recente da Mercedes.

Tanto pai quanto filho fizeram por merecer, afinal, o que outorga o título de campeão é o número de pontos conseguido durante uma temporada, não o número de vitórias, manobras arrojadas ou declarações sensatas ou não… Embora o pai tenha sido a grande referência, parece que o austríaco Niki Lauda influenciou mais a carreira do filho. O fato de ter sido criado em Mônaco ajudou no aprendizado de espanhol, francês e inglês, facilidade que ficou patente durante uma entrevista coletiva realizada em São Paulo, dias antes do GP do Brasil: apesar da presença do intérprete, ele pediu que lhe fizessem as perguntas em português e demonstrou ter entendimento muito bom do nosso idioma.

Nico Erick Rosberg, alemão de Wiesbaden, onde nasceu em 27 de junho de 1985, está longe de ter o arrojo do pai, a velocidade do companheiro/inimigo de Lewis Hamilton ou a garra de Max Verstappen e talvez a junção de tudo isso seja sua maior força. Após quatro anos de Williams (2006/2009), Nico transferiu-se para a Mercedes, onde completou este ano sua 11a temporada na F-1. Pode-se dizer que aí começou a amadurecer de verdade: inicialmente comandada por Ross Brown, a equipe privilegiou Michael Schumacher, apesar do heptacampeão já estivesse vivendo o declínio de sua carreira. Se isso era ruim, quando Lewis Hamilton desembarcou no time, o cenário ficou pior. Ainda liderado por Brown, o nacionalismo destes dois falou mais alto e Rosberg descobriu os requintes da culinária exótica ao engolir vários sapos

Enquanto Lewis se consolidava na equipe com dois títulos, mostrando velocidade, doses nada homeopáticas de agressividade nas pistas e um estilo de vida digno de quem vive a “vida loka”, Nico enfrentava demônios em várias formas. As provocações na pista que acabaram em toques, batidas e abandonos — algumas respostas ríspidas como o toque no carro de Hamilton em Spa 2015 — e até as dificuldades vividas na gestação de Aläia, a filha que nasceu em 30 de agosto de 2015, e a saúde da esposa Vivian Sibold nesse período, ilustram que não faltaram elementos para desestabilizar o filho único de Keke e Gesine.

Não chega a ser uma tradição, mas é bastante comum um piloto tornar-se mais lento após se tornar pai. Com Nico, foi diferente: ele começou a temporada vencendo quatro corridas, às quais se somaram as três últimas provas de 2015. A série foi interrompida tragicamente em Barcelona: na primeira volta do GP da Espanha o inglês forçou a passagem, manobra refutada por um alemão mais irredutível do que nunca e os dois abandonaram a prova que marcou a estreia de Jos Verstappen na equipe Red Bull e sua primeira vitória na categoria.

A eliminação mútua na pista catalã pôs em risco algo bem mais caro que a renovação do seguro dos dois carros: deixar a animosidade seguir crescendo colocaria em risco o investimento de bilhões de dólares que o grupo Daimler materializou para manter a equipe em atividade por quase uma década. Não será de se estranhar se, num futuro mais ou menos próximo, o processo de acalmar os ânimos dos seus dois pilotos não render a Toto Wolff um prêmio a altura do Nobel da Paz e ver sua atuação virar livro com aquele título surrado “Como manter sua equipe unida e motivada e vender mais”. As diferenças entre Hamilton e Rosberg, sem dúvida, ainda vão presentear Wolff com muitas rugas.

Após o episódio catalão Hamilton logrou chegou a liderar o campeonato brevemente, mas Rosberg recuperou-se e a partir do momento que retornou ao primeiro lugar na tabela de pontos passou a correr com os olhos na pista e a cabeça enxergando cada etapa como uma jogada no tabuleiro de xadrez. Inspirou-se, sem dúvida, em Niki Lauda, famoso por expor suas ideias com um número de palavras pouco maior que as proferidas por Kimi Räikkönen em uma entrevista. Frio e calculista, Lauda chegou ao seu terceiro título derrotando Alain Prost por meio ponto na temporada de 1984: na prova final desse ano, em Portugal,  o austríaco dividiu o pódio com o francês, vencedor, e Ayrton Senna, terceiro classificado em sua despedida da Toleman.

Não falta material para Nico Rosberg se popularizar nos Estados Unidos, onde os jogos de “quizz” formam um mercado altamente consumidor de dados como A) Qual foi o piloto que venceu mais provas até chegar ao seu primeiro título? B) Qual foi o primeiro piloto que sagrou-se campeão na presença do pai igualmente campeão mundial? C) Qual campeão mundial tem dupla cidadania mas não fala o idioma de um deles? D) Qual campeão mundial vive desde pequeno em Mônaco e praticamente jamais residiu no país onde nasceu? E) Onde nasceu o pai do único campeão mundial que preferiu não ensinar seu idioma ao filho?

Respostas A) Nico Rosberg, 23; B), Nico, o pai Keke foi campeão em 1982 pela Williams. Graham Hill (1962/1968) faleceu muito antes do filho Damon (1996) começar a correr. C) Nico Rosberg chegou a correr com a carteira finlandesa, mas em 2006 assumiu a cidadania alemã perante a FIA. D) Nico nasceu em Wiesbaden, cidade natal de sua mãe, a intérprete Sina, porém cresceu e foi educado no Principado de Mônaco. E) Keijo Erik Rosberg nasceu em Solna, quando seu pai Lars Erik Rosberg estudava veterinária na cidade sueca localizada no norte da região metropolitana de Estocolmo.

Você encontra aqui o resultado completo do GP de Abu Dhabi, prova que foi vencida por Lewis Hamilton e marcou a despedida de Felipe Massa e Jenson Button da F-1. A posição final dos campeonatos de Pilotos e Construtores você acessa clicando aqui.


Brasileiros progredindo
Enquanto o futuro de Felipe Nasr não é definido, dois brasileiros anunciaram esta semana que seguem seus programas de aperfeiçoamento rumo à F-1. O mineiro Sergio Sette Câmara confirmou que assinou contrato com a equipe MP Motorsport, da Holanda, e o gaúcho Mathias Leist testa com três equipes da categoria GP3 em Abu Dhabi para definir onde correrá.

Os carros da GP2, fabricados pela Dallara, têm maiores dimensões (5.065 mm de comprimento,1.800 mm de largura e 3.120 mm de distância entre eixos), e pesam 683 kg, 53 a mais que os da GP3, sempre com o piloto a bordo. O motor V-8 4-litros produz 612 cv e o aerofólio traseiro é equipado com asa móvel similar aos dos carros da F-1. Também produzidos pelo construtor italiano, os carros da GP3 igualmente usam motor Mecachrome francês, mas é um V-6 3,4-L que produz 400 cv. Suas dimensões principais são 4.480 mm de comprimento, 1.880 mm de largura, distância entre eixos de 2.780 mm e peso mínimo de 630 kg.

Quinhentas Milhas de Londrinavulgação)
O trio formado pelos gaúchos Tiel Andrade, Mauro Kein e Paulo Souza, a bordo de um protótipo Tubarão-Mugen, venceu a 25a edição da 500 Milhas de Londrina, competição que se firma como uma das mais importantes do cenário brasileiro da categoria Resistência. Os pilotos locais Leandro Totti e Maicon Tumiate, com Aldee, terminaram em segundo e o Tornado-Hayabusa dos gaúchos Cali Crestani e Rafael Simon, em terceiro.


WG

De carro por aí: Toyota anuncia investimento e motor para novo Corolla

Roberto Nasser
Em audiência no Palácio do Planalto com o presidente Michel Temer, diretoria da Toyota brasileira anunciou investimentos de R$ 600 milhões na fábrica de Porto Feliz, SP. 

Boa notícia em meio a cenário econômico negativo, o aporte aumentará operações industriais dedicadas a motores, incluindo na linha de produção novos propulsores para o sucessor do atual Corolla, sedã a ser lançado nos próximos meses.


Novos motores não seguirão a tendência de downsizing, redução em tamanho e peso, nem iniciará o caminho do uso do turbo alimentador para a marca no Brasil. 

Terá 2.000 cm3 de cilindrada, será construído em alumínio, empregará 16 válvulas nos quatro cilindros em linha, e inicia nova geração para o Corolla e futuros produtos. Deverá ser o primeiro Toyota nacional com injeção direta de combustíveis, com aptidão a receber turbo alimentador. Atual projeto da Toyota para a America latina será unidade de força para outros futuros produtos. 

CITROËN DEIXA O CAMPEONATO MUNDIAL DE TURISMO APÓS CONQUISTAR TRÊS TÍTULOS CONSECUTIVOS

A última etapa do FIA WTCC 2016, no Catar, marcou o fim do envolvimento da Citroën Racing no Campeonato Mundial de Carros de Turismo

Para assinalar a ocasião, o Citroën C-Elysée WTCC conquistou sua 50ª vitória em três temporadas. 

Em sua despedida do campeonato de elite do automobilismo, Yvan Muller garantiu o segundo lugar no Campeonato Mundial, atrás de seu companheiro de equipe José María López.

Agora encerrada, a aventura da Citroën nas corridas de pista trouxe-lhe três títulos mundiais consecutivos.




JAGUAR LAND ROVER ABRE SUA POP-UP STORE NO SHOPPING JK IGUATEMI

A partir de hoje,29 de novembro, os clientes que visitarem o shopping JK Iguatemi poderão conferir a pop-up store com produtos exclusivos da Jaguar Land Rover Collection. Localizada no segundo piso, amantes das icônicas marcas britânicas podem encontrar peças de vestuário como camisetas e jaquetas, bonés para homens, mulheres e crianças, além de uma gama de veículos em miniatura, carteiras, malas, chaveiros, canecas e uma série de acessórios para os veículos das marcas Jaguar e Land Rover.

O espaço denominado de “London Calling” conta com 427 metros quadrados, moderna decoração repleta de referências à Inglaterra do século XXI, e faz parte das ativações de marketing planejadas pela empresa para 2016 com o objetivo de se aproximar do público-alvo.



“Estar presente no shopping JK Iguatemi nesta época do ano, com esta Pop-up Store permite que ao público conferir pessoalmente os veículos recém-lançados e que são destaques para 2017. A loja é uma extensão do que queremos proporcionar aos consumidores: a experiência com nossas marcas e nossos produtos de uma forma descontraída e luxuosa”, explica Gabriel Patini, diretor de marketing e produto da Jaguar Land Rover para a América Latina.

Estarão em exposição os veículos F-TYPE SVR, o superesportivo mais rápido e potente da Jaguar na atualidade; o primeiro SUV premium conversível do mundo da linha Range Rover Evoque, que chega ao mercado brasileiro em uma série limitada de apenas 45 unidades; e o F-PACE First Edition, que é o topo de linha do primeiro SUV lançado pela Jaguar. 

Mais do que ver, os clientes também poderão acelerar alguns dos veículos das linhas Jaguar e Land Rover, como o sedã XF e o SUV F-PACE da Jaguar, além dos SUVs Discovery Sport e Range Rover Evoque, em uma ação de test-drive. Basta dirigir-se até o estacionamento VIP no primeiro subsolo e se cadastrar para um test drive com a linha de veículos Jaguar e Land Rover nas redondezas do shopping. A ação de test-drive funciona de quinta a domingo, das 10 às 17 horas, dentro das datas de funcionamento da Pop-Up (de 29/11 a 24/12).


A ação começa, hoje,dia 29 de novembro e vai até o dia 24 de dezembro, no mesmo horário de funcionamento do Shopping JK Iguatemi.

Atração da Nissan no Salão de São Paulo, Kicks SV Limited chega às revendas por R$ 84.900

Uma das atrações reveladas pela Nissan no 29ª Salão Internacional do Automóvel, a nova opção da linha do crossover global Nissan Kicks, a SV Limited, agora tem seu preço anunciado: R$ 84.900. Muito bem equipada de série, a novidade oferece um pacote de itens de série diferenciado para sua faixa de preço.

Assim como a versão SL, o Kicks SV Limited traz bancos com tecnologia "gravidade zero"; painel TFT (único no segmento) com 12 telas que mostram informações de funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio, detalhes sobre economia de combustível e comandos para configuração do estabilizador ativo de carroceria (Active Ride Control); controles de tração e estabilidade (VDC); auxílio de partida em rampa (Hill Start Assist); sensor de estacionamento; direção elétrica com ajustes de altura e profundidade; ar-condicionado; sistema multimídia integrado ao sistema de navegação por GPS; vidros das quatro portas com acionamento elétrico (antiesmagamento para motorista); cintos de segurança com três pontos para todos os passageiros; sistemas ISOFIX e LATCH de fixação de cadeiras, entre outros.

Nissan Kicks
O Nissan Kicks chegou às concessionárias da Nissan de todo Brasil no dia 5 de agosto – data da abertura dos Jogos Olímpicos, maior evento esportivo do mundo no qual a Nissan foi patrocinador oficial. Moderno e inovador, foi o carro oficial dos Jogos Rio 2016. 

Chegou utilizando avançadas soluções de construção, como aço de alta resistência e maior rigidez da carroceria, para equilibrar com inteligência a performance e o consumo de combustível sem deixar de lado o conforto, posicionando-se como um dos melhores do segmento. O Brasil foi o primeiro país a comercializar o novo modelo – começou a ser vendido no México em setembro, segundo país a receber o Nissan Kicks –, que, em sequência, será introduzido em vários países da América Latina e, futuramente, em mais de 80 países pelo mundo.

O Nissan Kicks também é um dos primeiros modelos da marca japonesa a aplicar o conceito de "Mobilidade Inteligente", apresentado no Salão de Genebra deste ano, que reúne diversos recursos de engenharia, construção e tecnologia para oferecer balanço adequado entre performance e consumo. No caso do novo crossover isso se traduz em um conjunto com motor moderno, câmbio XTRONIC CVT de última geração, menor peso da categoria e aerodinâmica pensada para ser eficiente.


Com quatro meses de mercado, o Nissan Kicks tem se destacado em vendas – são quase 7 mil unidades comercializadas da única versão oferecida até então no mercado – e na crítica especializada. 

“DIVISOR DE ÁGUAS” DA MARCOPOLO COMEMORA 30 ANOS

A Marcopolo comemorou, no último dia 26 de novembro, 30 anos de introdução do SUMAM – Sugestões de Melhoramentos do Ambiente Marcopolo e do SIMPS – Sistema Marcopolo de Produção Solidária. 

A empresa realizou, no Centro Poliesportivo Paulo Bellini, encontro com todos os participantes dos grupos de SUMAM para celebrar a data e apresentar os trabalhos que se destacaram em 2015/2016. A comemoração incluiu almoço e a entrega de prêmios aos três melhores trabalhos.

O SUMAM e o SIMPS surgiram em 1986 depois que Paulo Bellini, atualmente presidente emérito da Marcopolo, viajou ao Japão com um grupo de empresários caxienses com o objetivo de conhecer a filosofia de administração e de produção utilizadas naquele país.

Na época, ao retornar, Bellini reuniu todos os colaboradores e compartilhou as novidades que havia visto na viagem, incentivando a equipe a pensar na forma de colocar em prática as ideias que consideravam adequadas para a Marcopolo. A receptividade dos colaboradores foi tão boa que rapidamente surgiram vários grupos de melhorias, os quais foram chamados de SUMAM. Ao mesmo tempo, foi criado um sistema para facilitar o trabalho de produção, que envolveu principalmente a fabricação e abastecimento de peças, utilizando prateleiras e cartões de controle, que ficou conhecido como SIMPS.

De acordo com o próprio Paulo Bellini, essas mudanças se transformaram em verdadeiro divisor de águas para a Marcopolo. “Justamente em busca de mais conhecimento, viajei, em 1986, com outros executivos da empresa ao Japão e, na volta, durante um ano, reunimos todos os colaboradores interessados e compartilhamos as novidades que havíamos visto na viagem. Embora não soubéssemos como ‘fazer acontecer’, tínhamos uma certeza: não seria por imposição da diretoria, mas por convencimento e participação espontânea de nossos colaboradores. Este era o grande segredo do sucesso e o grande desafio. Tivemos a felicidade de encontrar em nossa empresa pessoas abertas e cheias de boa vontade, que acreditaram na ideia. A partir daí, modificamos a rotina de produção e adotamos uma nova filosofia de trabalho na empresa” recorda Bellini.

Posteriormente, o SUMAM e o SIMPS serviram de base para o Sistema Marcopolo, que passou a reunir as principais ferramentas e técnicas utilizadas como suporte para a produção, como o Programa 5S, Kanban, Qualidade e outros, que foram evoluindo com o passar do tempo.

Este ano, a Marcopolo iniciou um novo ciclo, “revitalizando” esses programas, tendo como base a filosofia Lean Manufacturing, inspirada no Sistema Toyota de Produção, e usando ainda mais o Kaizen como ferramenta de melhoria contínua. O objetivo é aumentar a competitividade da empresa, utilizando novas tecnologias e reforçando o trabalho padronizado, a segurança, a qualidade, a logística e os custos. Essa revitalização também permitirá estender os processos padronizados para todas as fábricas da Marcopolo no mundo.  Para a direção da empresa, o Sistema Marcopolo tem como grande diferencial a participação ativa dos colaboradores de todas as áreas e funções, sugerindo melhorias e contribuindo na solução dos problemas.


INSTITUTO RENAULT É PREMIADO POR CUMPRIR OBJETIVOS DA ONU EM PROJETO DA ASSOCIAÇÃO BORDA VIVA

Quase 340 mil refeições servidas e mais de 446 famílias atendidas. Este é o resultado colhido após seis anos da criação do projeto Cozinha Escola, mantido pela Associação Borda Vida, em parceria com o Instituto Renault

A iniciativa acaba de render o prêmio Sesi ODS 2016, entregue nesta quarta-feira (23), em Curitiba. O prêmio é um reconhecimento às boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas. A Associação Borda viva é uma entidade sem fins lucrativos, que atende crianças, jovens e mulheres da região do bairro Borda do Campo, nas proximidades do Complexo Ayrton Senna, e se tornou uma referência no desenvolvimento social sustentável na região.


“O projeto Cozinha Escola permite fornecer segurança alimentar às crianças da comunidade, garantindo um melhor aproveitamento escolar, além de geração de renda e capacitação para as mães, o que proporciona mais estabilidade para as famílias. Estes são alguns dos pilares do eixo Capital Humano, do Instituto Renault, que apoia as iniciativas da Associação Borda Viva”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da fabricante.

A Cozinha Escola atende diariamente dois públicos distintos. Cerca de 130 crianças recebem refeições gratuitas, de um cardápio equilibrado e saudável, atendendo as necessidades referentes à segurança alimentar infantil. As crianças são atendidas em horários compatíveis com sua rotina escolar, em dois grupos conforme o turno que frequentam – tarde ou manhã. Todas elas são cadastradas e acompanhadas juntamente com suas famílias. A refeição gratuita também é servida para idosos e enfermos da comunidade em situação de vulnerabilidade, devidamente cadastrados no programa.

Além do atendimento social, são elaboradas refeições em outro buffet, concebido para atender ao público pagante, proveniente das empresas da região, em sua grande maioria. Algumas empresas recebem as refeições para seus funcionários, que são entregues diariamente em seus locais próprios, graças ao furgão disponibilizado à Associação pelo Instituto Renault. Toda a renda proveniente do buffet comercial e dos eventos é destinada à remuneração das mulheres e à manutenção do projeto social.

A Cozinha Escola conta com duas funcionárias contratadas, formadas pelo projeto e que hoje transmitem o conhecimento adquirido a outras mulheres, além de serem responsáveis pela produção diária dos alimentos. A iniciativa conta ainda com uma nutricionista, responsável pela elaboração dos cardápios.

Sobre os ODS
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Esta agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano.

O Instituto Renault colabora ativamente para o cumprimento desta agenda, atuando em quatro dos ODS. São eles:
ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

ODS 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;
ODS 4 – Garantir a igualdade de gênero e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos;
ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.


Instituto Renault
Criado há seis anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em três eixos: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, à Educação e à Diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito, que tem como destaque o projeto “O Trânsito e Eu”. Cerca de 400 mil pessoas já foram impactadas pelas ações do Instituto Renault. Mais informações em www.institutorenault.com.br.

Embraer integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa para 2017

A Embraer foi anunciada, pela BM&FBovespa, como integrante da décima segunda carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Junto da Embraer, outras 33 empresas compõem a nova carteira, que terá vigência entre 2 de janeiro de 2017 e 5 de janeiro de 2018. Segundo a BM&FBovespa, as empresas listadas representam 15 setores e somam R$ 1,31 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 52,14% do total do valor das companhias com ações negociadas na Bolsa, tendo como base o fechamento do dia 22 deste mês.


A BM&FBovespa informou também que foram convidadas a participar da nova carteira as 179 empresas que detinham as 200 ações mais líquidas na virada da carteira, em janeiro de 2016.Pioneiro na América Latina, o ISE foi criado em 2005 pela BM&FBOVESPA, em conjunto com outras instituições, com o intuito de se tornar uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas no que se refere a sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Randon ganha Prêmio AutoData 2016

Um dos mais tradicionais e importantes reconhecimentos empresariais do setor automotivo brasileiro, o Prêmio AutoData 2016 foi novamente conferido à Randon S.A. na categoria Produtor de Implementos Rodoviários. 

A empresa recebeu o troféu, em São Paulo, em solenidade no Burlesque Paris 6 By Night, ocasião que teve a presença de Claude Domingues Padilha, gerente de Marketing da Randon Implementos. Em sua 17ª edição, o Prêmio AutoData abrange 17 categorias, sendo 12 empresariais, 4 de produtos (veículos) e uma de executivos, que define a Personalidade do Ano. Em cada uma destas categorias concorrem quatro empresas.


A Randon S.A foi apontada, na primeira da etapa da premiação, em junho, quando os jornalistas da Editora AutoData escolheram as empresas e cases que concorreram em cada uma das categorias, já sendo, portanto, as “Melhores do Setor Automotivo”. Em setembro, a partir da cédula encartada da revista, os selecionados receberam o voto dos leitores e, também, dos participantes do Congresso Perspectivas de AutoData, quando o vencedor é finalmente definido.

TecRacing já trabalha em melhorias no Circuito dos Cristais


A estreia da Stock Car em Minas Gerais foi um grande sucesso. Colocando Curvelo no mapa do automobilismo brasileiro, o Circuito dos Cristais recebeu, no final de semana do último dia 20 de novembro, 42 mil pessoas entre torcedores nas arquibancadas, camarotes, convidados, equipes, pilotos, staff técnico e organização - e foi extremamente elogiado pelas características de seu traçado.

Agora a TecRacing, empresa que administra o autódromo, já trabalha para trazer melhorias nas áreas de escape e defensas para aumentar a segurança da pista. "Já estamos planejando investimentos e estudando todas as análises feitas sobre o circuito, principalmente na questão da segurança", destaca Marco Túlio Ferreira Santos, diretor da TecRacing.

Um relatório contendo sugestões dos pilotos e comissários de segurança da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), mais as cópias das corridas disputadas da Stock Car, Copa Petrobras de Marcas e Campeonato Brasileiro de Turismo, servirão de material para análise dos pontos a serem melhorados.

"Também colhemos depoimentos com sugestões do público, de visitantes e dos demais participantes do evento como um todo para enriquecer o material e termos, assim, uma visão ampla no aspecto geral do que deverá ser melhorado", seguiu Santos.

O Circuito dos Cristais é a realização de um projeto 100% privado que nasceu em 2014 e culminou com a inauguração oficial, no último final de semana, com etapa da principal categoria do automobilismo nacional. "Foi impressionante a organização e dedicação da Vicar para proporcionar a melhor condição possível ao público presente e pela segurança dos pilotos na pista", disse Marco Túlio, referindo-se à empresa que organiza e promove a Stock Car e suas demais categorias.

"Uma operação colaborativa entre equipes da Vicar e do Circuito dos Cristais foi realizada para vencer as dificuldades de preparação do evento em um autódromo ainda em construção e que se agravaram com os 10 dias de chuva que antecederam a data do evento, exigindo um grande esforço por parte de todos que se desdobraram virando noites operando tratores e caminhões para adequar as instalações e acessos", apontou Marco Túlio.

Segundo ele, o esforço foi recompensado. A opinião dos pilotos a respeito do traçado foi positiva em sua imensa maioria, e vários colocaram-se à disposição dando sugestões em aspectos de segurança que podem ser incrementados. Apesar do longo período de chuvas na preparação do evento, no sábado e domingo o sol brilhou forte em Curvelo para a disputa das corridas, que transcorreram sem grandes acidentes - só houve uma intervenção do carro de segurança durante as provas da Stock Car, por exemplo.

"Este evento, para nós, foi um grande teste. Mais do que isso, foi de grande valia, pois nos trouxe um aprendizado gigantesco em todas as áreas. Com isso nós vamos continuar trabalhando para implementar melhorias e receber os grandes eventos do esporte a motor brasileiro ainda mais preparados", concluiu o diretor da TecRacing.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Brasileiro é o melhor motorista de caminhão da América Latina

Luis Carlos dos Santos, de 31 anos, é o melhor motorista de caminhão da América Latina. Natural de Salvador, o profissional derrotou os outros 11 condutores classificados para a final latinoamericana do Scania Driver Competitions, e conquistou o tão desejado título. 

A disputa inédita contou com participantes de Brasil, Argentina, Chile e Peru. Santos levou pra casa um caminhão Scania Streamline R 440 6x2 zero quilômetro. As provas foram disputadas ontem (27) e no sábado (26), na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Cada um dos quatro países teve os três melhores motoristas classificados após meses de disputas em várias fases. No sábado, os 12 competidores fizeram quatro provas, entre elas teórica e de percurso. O domingo começou com o teste de manobra individual ao volante. A soma dessas cinco avaliações classificou oito motoristas dentre os 12. Curiosamente, apenas o vencedor nacional do Chile avançou, os outros sete foram segundos e terceiros colocados em suas nações. Esse cenário tornou imprevisível a decisão da competição. Os oito candidatos se enfrentaram em duplas, em provas eliminatórias de habilidade na condução do caminhão e corrida contra o tempo.

Na grande final, Santos enfrentou o argentino Hugo Armando Valdiviezo, de 35 anos. Ambos tinham algo em comum, pois ficaram em terceiro lugar na fase nacional de seus países. Ou seja, não chegaram como favoritos entre os 12. A difícil prova que valeu um caminhão consistia em fazer um circuito em Z, dirigindo de ré e depois de frente derrubando pinos com a máxima destreza e no menor tempo possível. O brasileiro errou logo no começo e teve de manter a calma para vencer o argentino, que ao cometer uma sequencia de falhas foi superado pela agilidade de Santos.

O terceiro colocado foi o brasileiro Ruy Hermes Gobbi, de 49 anos e natural de São José (SC). Valdiviezo ganhou um prêmio de R$ 25 mil, e Gobbi R$ 15 mil, para compras em rede conveniada. Com emoção e orgulho, os três representaram seus países acompanhados de suas famílias, e foram reconhecidos pelo excelente trabalho que realizaram.

“Agradeço a Scania e a todas as equipes que tornaram possíveis esta competição ser organizada pela primeira vez. Quero dar os parabéns pela valorização, reconhecimento e capacitação que a Scania dedica aos motoristas de caminhão. São presentes para a vida inteira”, afirma o campeão Luis Carlos dos Santos. “Dedico esta vitória à minha família, a todos os caminhoneiros e de forma especial ao meu pai, que já foi motorista e me inspirou. Agora, ao ganhar o caminhão, começo uma nova vida”.

Santos estava prestes a desistir da profissão, após seis anos de estrada. “Quando me credenciei para a final nacional 2016 e peguei o terceiro lugar, em outubro, repensei a decisão. Aconselho a todos os motoristas a valorizar sua profissão, a ter mais amor por ela. Quem está pensando em abandonar não faça isso. Nós movimentamos o Brasil.”

O diretor mundial do Scania Driver Competitions, Mikael Person, esteve no Brasil para acompanhar a primeira final América Latina. “É fundamental para a Scania reconhecer o condutor como uma peça chave no mercado e no desenvolvimento de um transporte sustentável. Estão de parabéns todos os quatro países pelo maravilhoso trabalho realizado com compromisso e qualidade”.

Depois das premiações no pódio, Celso Torii, vice-presidente de Vendas e Marketing da Scania na América Latina, entrou dirigindo o prêmio tão esperado, o R 440, e entregou ao vencedor. “A qualidade dos condutores de Argentina, Chile, Peru e Brasil é fantástica. A diferença nas provas foi decidida no controle dos nervos. São todos excelentes motoristas, e nos orgulhamos de poder organizar um evento que reconhece a dedicação e o profissionalismo dos caminhoneiros”, salienta Torii.

Sobre o Scania Driver Competitions

O número de participantes, no total dos quatro países, alcançou mais de 56 mil inscritos. Na Argentina foram 7.826, no Brasil 42.516, no Chile 3.163 e no Peru - país debutante na competição - outros 2.760 motoristas.  
O Scania Driver Competitions foi criado no ano de 2003 na Europa. Desde esta data, reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. A competição foi propagada a nível mundial para ressaltar a importância dos conhecimentos e profissionalismo dos motoristas, além de aumentar a consciência de segurança nas estradas e meio ambiente. Na América Latina, o Scania Driver Competitions foi realizado pela primeira vez na Argentina e no Brasil no ano de 2005, e logo outros países foram se somando ao grupo. Em 2016, foi organizada a primeira final América Latina.

Após lançamento no Salão do Automóvel, novo BMW M140i estreia nas concessionárias do País

Lançado oficialmente no 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizado este mês, o BMW M140i faz sua estreia diante das vitrines do País nesta semana. O hatchback esportivo, que estreou em meados deste ano na Europa, chega à rede de concessionárias autorizadas da BMW com preço sugerido de R$ 267.950,00

E, entre as principais novidades do BMW M140i, disponível com cinco portas, está o novo motor TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 3.0 litros, a gasolina, capaz de desenvolver 340 cv de potência máxima, totalizando um ganho de 14 cv em relação ao motor que equipa a versão anterior do modelo. Porém, os benefícios não se restringem apenas ao aumento da potência. O novo seis cilindros conta com aprimoramentos referentes ao consumo de combustível e nível de emissões.

Em termos de desempenho, a nova geração do motor TwinPower Turbo proporciona uma aceleração mais ágil e rápida em comparação às unidades anteriores do BMW Série 1 M Performance. Agora, o conjunto motriz é capaz de fazer com que o BMW M140i acelere de 0 (zero) a 100 km/h em 4,6 segundos – um ganho de 0,3 segundos mais rápido que o modelo anterior –, com níveis de consumo e emissões até 7% menores.

A nova geração do motor TwinPower Turbo se destaca das demais graças às suas respostas instantâneas, vigor em altas rotações e eficiência de consumo exemplar. Sua entrega de potência dinâmica é acompanhada de um belo e intenso ronco característico de um motor seis cilindros BMW. Sua estrutura conta com cárter e cabeçotes feitos de alumínio, além de um novo isolamento acústico. A sobrealimentação do turbocompressor TwinScroll, integrado a um coletor de escape em aço fundido, é extremamente eficiente devido ao seu formato compacto e à presença de um intercooler indireto.

O sistema de variação do tempo de abertura das válvulas Valvetronic, de última geração, fornece um controle de carga particularmente preciso, melhorando a capacidade de resposta e eficiência do motor. E associada à mais recente atualização da tecnologia M TwinPower Turbo está o sistema de comando de válvulas variável duplo-Vanos para admissão e escape. 

Também contribuindo para selar o equilíbrio excepcionalmente fino entre o prazer na condução e o consumo de combustível para este conjunto estão a bomba d'água, que opera sob demanda, uma bomba de óleo de vazão variável, direção elétrica, função Auto Start Stop, regeneração de energia dos freios e diversas outras soluções desenvolvidas sob a bandeira da BMW EfficientDynamics.

Outro atributo que faz com que o novo motor entregue uma aceleração extremamente dinâmica é o fato de ele gerar força em uma ampla faixa de rotações. A nova unidade motriz tem torque máximo de 500 Nm, entre 1.520 e 4.500 rpm, e uma potência máxima de 340 cv a 5.500 rpm.

As inovações tecnológicas desenvolvidas para aumentar o prazer na condução e aperfeiçoar a eficiência também residem no trabalho em transferir a potência do motor para as rodas traseiras. A transmissão esportiva Steptronic, de oito velocidades, é capaz de realizar múltiplas reduções de marcha, proporcionando trocas mais dinâmicas e respostas particularmente ágeis para manobras de aceleração. 

O câmbio também dispõe de hastes atrás do volante para trocas de marcha (Paddle Shifts. O Controle de Partida (Launch Control) é capaz de entregar uma aceleração otimizada da sem perda de tração. Neste caso, a gestão da transmissão atua em conjunto com o sistema de navegação do veículo, analisando a situação de acordo com o perfil de condução e determinando o momento ideal para as mudanças de marcha.

Assim como sua tecnologia de motorização, os pacotes de equipamentos do BMW M140i são voltados à melhoria do desempenho e a proporcionar uma melhor experiência ao volante. Ele conta com suspensão esportiva M adaptável e rebaixada em 10 milímetros, controles de estabilidade e tração, faróis full-LED adaptativos, conjunto de freios M Sport e direção esportiva variável com função Servotronic.

As rodas são de liga leve, medem 18 polegadas e exibem design exclusivo com cinco raios duplos. Já o kit aerodinâmico inclui capas dos espelhos retrovisores de acabamento em cinza metálico M Performance. A gama de cores externas oferece sete tonalidades diferentes, sendo uma opção sólida (Branco Alpino) e outras seis metálicas (Preto Safira, Cinza Mineral, Vermelho Melbourne, Prata Glacier, Laranja Valencia e Azul Estoril).


O interior do hatch traz bancos esportivos em couro Dakota – com ajustes elétricos e de lombar, acabamentos em alumínio escovado e volante M revestido de couro, sistema de som Harman Kardon com 12 alto falantes e potência de 360W, sistema de navegação Professional com iDrive Touch Controler, Comfort Access, câmera de ré e sensores de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos, e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Integram ainda o pacote o ar-condicionado automático digital dual zone e o teto solar elétrico.