Alta Roda nº 731/81 - 25/04/2013 |
Fernando Calmon |
Como tudo na China é grandioso, o Salão do Automóvel de
Xangai, maior cidade do país mais populoso, não poderia ser diferente.A começar
pelo número de marcas locais desconhecidas no mundo ocidental e focadas no
mercado local. Apenas para citar algumas: Baojun, Bestern, Dongfeng, Emgrand,
Englon, GAC, Haima, Haval, Hauwtai, Icona, Oley, SouEast, Zinoro e Zotye. Na
maioria dos estandes as informações se limitavam a folhetos em chinês e sem
informações em inglês para imprensa estrangeira. A exposição termina na 2ª.
feira, dia 29.
Explosiva demanda na China – vendas crescerão 7% este ano para em torno de 20
milhões de veículos leves e pesados, cinco vezes mais que o Brasil – leva a
situações inusitadas. Numa tentativa de controlar a procura e a nuvem de smog
que envolve Xangai, leiloam-se placas para carros novos e podem alcançar até
U$14.000/R$ 28.000. Por isso modelos pequenos e baratos não compensam tal
investimento. Quem tem dinheiro quer conforto e mesmo automóveis médio-grandes
contam com versões de entre-eixos alongados.
Além de o mercado chinês ser o maior do mundo, até 2020 deve alcançar 2,7
milhões de carros de luxo por ano, o que desbancaria também os EUA nesse
segmento de topo. Portanto, soa natural eleger o Salão de Xangai para
lançamentos como revitalização do Porsche Panamera, novo Maserati Ghibli ou
Lamborghini Aventador 720-5, edição especial de 50 anos da marca. São lá as
estreias do sedã A3 e dos conceituais crossovers (quase prontos) BMW X4,
Mercedes-Benz GLA, este candidato à produção no Brasil, e Citroën DS4 X,
apelidado de Wild Rubis por sua cor especial.
Para compensar os 17 novos produtos que a GM lançará este ano, além da
tradicional ofensiva da VW que lidera entre automóveis, a Ford apresenta o
carro-conceito Escort, originado de um Focus sedã anabolizado, específico para
o mercado local. Honda exibiu o Crider, evolução do conceito C, mais próximo da
nova geração do Civic que chega em quatro anos. Curioso é reestreia de uma
marca americana de carro elétrico, Detroit Electric, que já produziu esse tipo
de veículo de 1907 a 1939 (apenas 13.000 unidades).
Chinesas que constroem fábricas de automóveis no País também apresentam
novidades. JAC A20, equivalente ao hatch J3, mostra dimensões semelhantes ao
futuro modelo a ser feito em Camaçari (BA). Mas o carro será específico para o
Brasil, inclusive versão sedã Turin, em estratégia semelhante à Hyundai Brasil
com o HB20. Já o sedã A30 será importado em 2014, como J4. No total, há cinco
lançamentos da marca e três modelos-conceito.
Chery também tem novidades. Além do novo QQ, subcompacto que será produzido em
Jacareí (SP), ao lado do Celer, apresenta dois protótipos Alfa 7 (sedã) e Beta
5 (SUV), além do modelo futurístico @Ant.
RODA VIVA
CONFORME esperado,
novo Fiesta, alinhado ao modelo europeu e início de produção apenas seis meses
depois, começa a ser vendido em maio sem motor de 1 litro, inicialmente (depois
chegará o 3-cilindros). Compacto estreia motor de duplo comando de válvulas
variável, 1,5 litro/115 cv, nas versões mais baratas, e 1,6 litro/130 cv. Ambos
dispõem da maior potência específica do mercado e partida sem gasolina em dias
frios, ao usar etanol.
CONSUMO em
cidade/estrada com 130 cv e câmbio manual: 1 L/7,9 km e 1L/9,9 km (etanol) e
1L/11,4 km e 1L/13,9 km (gasolina). Com 115 cv: 1 L/7,8 km e 1L/9,6 km (etanol)
e 1L/10,8 km e 1L/13,7 km (gasolina). Na média, motor mais potente é mais
econômico, ao contrário do ocorrido no passado.
PREÇOS partem
de R$ 38.990, pouco abaixo da maioria dos concorrentes de peso, e sobem até R$
54.990, na versão Titaniun, que inclui sete airbags e câmbio automatizado de
embreagem dupla, seis marchas. Ford investiu, ainda, em segurança ativa ao
adicionar, aos modelos de maior cilindrada, controle eletrônico de trajetória e
tração.
FIESTA apresenta,
agora, estilo marcante: adotou nova grade frontal de identidade da marca e
manteve tradicionais lanternas traseiras elevadas para melhor visibilidade.
Interior também é novo e se nivela aos compactos “premium” do mercado brasileiro.
Por enquanto, conviverá com Fiesta Rocam que continua com motor de 1 litro e
preço menor.
SAVEIRO recebeu
mesma frente de Gol e Voyage, na linha 2014. Assim tem condições de avançar em
participação de mercado frente à líder Strada, que apresenta linhas já
cansadas, mas não a ponto de lhe tomar a dianteira. Faltam motor mais forte
(continua o de 1,6 l/104 cv como única e incômoda oferta) e preço competitivo,
apesar de conjunto tecnicamente superior e estilo mais atual. Começa em R$
33.490 (cabine simples) e R$ 36.610 (cabine estendida).
VERSÃO Cross,
da picape compacta da VW, é a mais equilibrada do segmento. Combina tradicional
espírito aventureiro, sem resvalar para o exagero e gosto duvidoso. De novo,
seu preço atrapalha ao iniciar em R$ 48.990. Evolução em relação à Saveiro
anterior aparece, com nitidez, exatamente nessa versão.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter: www.twitter.com/fernandocalmon
Boa tarde,
ResponderExcluirSou dono do site www.salaodecarros.com.br e gostei muito do site de vocês. Gostaria de saber se interessam em fazer uma parceria (troca de banner ou links).
Fico no aguardo.
Att.,
Daniel