sábado, 29 de fevereiro de 2020

Toyota é responsável por 65% do mercado de veículos híbridos no Brasil em 2019


A Toyota assumiu o desafio global de desenvolver e oferecer produtos e serviços de mobilidade cada vez mais sustentáveis, eficientes e tecnológicos. No Brasil, um grande passo em direção ao cumprimento desta meta teve início em 2013, com a introdução do modelo Prius. Naquele ano, foram vendidas 323 unidades daquele que sempre foi conhecido como pioneiro da tecnologia híbrida no mundo, sendo produzido e comercializado em escala para o mundo desde 1997. Por meio dele, a Toyota entrou de vez na "era da eletrificação", e passou a buscar e trabalhar pela popularização dos veículos híbridos.

A partir daí, após a introdução do modelo Prius no território nacional, a Toyota vem trabalhando para torná-la cada vez mais conhecida e acessível aos consumidores brasileiros. Esforço que, seis anos depois, rendeu à marca um total de mais de 14 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota no Brasil, sendo o Prius responsável por 6.836 unidades dentro deste período, ou 46% do total.

A estratégia da Toyota mirava a utilização do Prius como desbravador do mercado, a fim de multiplicar os benefícios da tecnologia e sua aplicação, preparando a hibridização de todo o portfólio brasileiro. A partir de 2019, o plano entrou em ação. A RAV4 e o Corolla híbrido, ambos apresentados no ano passado aos consumidores brasileiros, fecharam com participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca, com 3.161 e 3.635, respectivamente. Isso significa que, em menos de seis meses ao longo de 2019, ambos modelos obtiveram demanda exponencial, o que mostra que a tecnologia híbrida no País começa a ser mais conhecida e seus benefícios já são percebidos pelo consumidor brasileiro.

O crescimento da popularização da tecnologia também se deve ao desempenho e posicionamento da Lexus. 

Cobreq apresenta pastilhas de freio para modelos Audi


A Cobreq, marca da TMD Friction, lança pastilhas de freio para veículos da marca Audi. Os lançamentos são N-2071 para eixo traseiro dos modelos A4, A5 e Q7, e N-2083, para eixo dianteiro do A6, A6 Avant, A7 e Q5.

Veja abaixo as especificações técnicas do lançamento:

Produto
Marca-Modelo
Código Catálogo Cobreq
Eixo de Instalação
Pastilha de Freio
Audi – A4, A5, Q7 2015>
N-2071
traseiro
Pastilha de Freio
Audi – A6 2014>2018 / A6 Avant 2011> /
A7 2018> / Q5 2008>
N-2083
dianteiro

Meritor Inaugura segundo Posto De Serviço no Brasil


A Meritor acaba de inaugurar seu segundo posto de assistência técnica preventiva e corretiva do Brasil. Localizado na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a iniciativa é fruto de uma antiga parceria com a empresa MMarra Distribuidora Automotiva, distribuidor de peças para caminhões, ônibus e carretas. Com esta associação, o posto autorizado passará a prestar serviços de manutenção em eixos diferenciais e seus respectivos componentes.

O novo posto de serviços é o terceiro da Meritor na América Latina e faz parte dos planos da empresa de expandir sua atuação no mercado de reposição em regiões estratégicas. Hoje, no Brasil, há uma unidade em Santana do Parnaíba,
parceria com a empresa Mundial Transmissões – que faz parte do Grupo Vannuci, e uma unidade em Santiago, no Chile, esse em parceria com a empresa chilena Star Clutch.

Os planos da Meritor são de abrir mais dois postos de serviços até abril deste ano. Essas duas novas unidades deverão estar alocadas na Região Sul do Brasil, onde há um grande fluxo de veículos pesados.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

IVECO conquista o prêmio iF DESIGN AWARD 2020 com o S-Way


A IVECO foi premiada com o iF DESIGN AWARD 2020 com o pesado S-Way, selecionado por um júri internacional de 78 especialistas independentes, entre as 7.298 inscrições enviadas de 56 países. Os critérios de seleção variaram de uma avaliação da singularidade, execução e fabricação do produto, até a avaliação do apelo estético e emocional, além de considerar seus padrões ambientais e redução de carbono. 

O IVECO S-Way atende perfeitamente a esses critérios com elementos inovadores. O veículo oferece um pacote completo de recursos desenvolvidos com foco no motorista, na sustentabilidade e em um novo nível elevado de conectividade – tudo o que os operadores de logística precisam para garantir que suas frotas se beneficiem de tempo de atividade, eficiência e produtividade de nível superior. O design do IVECO S-Way combina recursos técnicos e aerodinâmicos em uma carroceria harmoniosa e integrada, capaz de comunicar, simultaneamente, tecnologia e potência, dinamismo e equilíbrio, além de uma qualidade estética refinada. 

O IVECO S-Way caracteriza-se por todos os elementos de estilo que identificam o DNA da IVECO, como o logotipo que domina a grade detalhada e icônica, faróis afiados, superfícies perfeitas e proporções equilibradas, típicas do design italiano. 

RENAULT DIVULGA AÇÃO DE PRÉ-LANÇAMENTO PARA O NOVO DUSTER 2021


Em março, a Renault lança o novo Duster 2021 no mercado brasileiro. O veículo chega com uma verdadeira revolução em seu interior e um exterior inteiramente renovado, mantendo o design icônico que caiu no gosto consumidor.
 
Está no ar a pré-campanha desenvolvida pela agência DPZ&T para anunciar o novo modelo, com o filme estrelado por Bruno Gagliasso e o lendário lutador de MMA, Wanderlei Silva. A estreia ocorre nos canais digitais da Renault e em programação da TV aberta.

A campanha também anuncia condições comerciais especiais para o lançamento. Os clientes que realizarem o cadastro no site da pré-venda, pelo endereço       https://www.renault.com.br/veiculos/conheca-nossa-gama/duster/sobre-o-carro.html, até o dia 09 de março, e efetivarem a compra  do veículo na concessionária até o dia 30 de março, poderão escolher entre três
condições especiais: patinete elétrico Renault, três revisões grátis ou um kit de acessórios contendo barras transversais de teto + suporte de bicicletas (THULE).        

“O Duster é um caso de sucesso da Renault no Brasil. Até hoje mais de 280 mil unidades foram vendidas e, agora, buscamos a evolução da experiência do nosso consumidor para valorizar ainda mais a robustez e o espírito de aventura do Duster. Além do novo design, o interior foi reformulado para entregar mais conforto, ergonomia e tecnologia. A campanha de pré-lançamento entrega o novo Duster com um pacote inédito de condições para facilitar a aquisição do modelo”, afirma Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil.


Audi chega em Marrocos para a quinta etapa da Fórmula E


Após etapas no Oriente Médio, Chile e México, a Fórmula E se dirige para a África: no sábado, 29 de fevereiro, a Audi Sport ABT Schaeffler disputará com seus dois pilotos, Lucas Di Grassi e Daniel Abt, a quinta rodada do campeonato de monopostos elétricos em Marrakesh, em Marrocos.

“O campeonato ainda é recente, temos quatro diferentes vencedores até agora, nada foi decidido. É importante marcarmos pontos mesmo se tivermos um dia difícil”, diz Di Grassi. “Meu objetivo para Marrakesh é uma classificação melhor, apesar dos últimos resultados. Com uma posição nos 10 primeiros qualquer coisa é possível”.

A boa notícia é que o piloto Daniel Abt está em forma novamente após o acidente no México e pronto para a próxima corrida em seu Audi e-tron FE06. O alemão atingiu as barreiras da pista no treino após um problema de comunicação do software no veículo e precisou ser atendido no hospital antes da corrida. 

A prova em Marrakesh começará no sábado às 12h30 (horário de Brasília) e, como de costume, demorará 45 minutos mais uma volta.

Cummins Brasil registra aumento de 50% nas vendas da linha ReCon


A Cummins Brasil celebra desempenho da área de Peças de Reposição: crescimento de 50% nas vendas de motores básicos da ReCon. Disponível para aplicações automotivas e industriais, o motor básico remanufaturado Cummins ReCon é a solução da companhia para os clientes que procuram e necessitam de seus veículos ou equipamentos sempre disponíveis para operação, com custo competitivo, confiabilidade e agilidade na hora em que o motor se aproxima do fim de sua vida útil e uma reforma ou troca é necessária.

De acordo com Mariana Marcondes, Líder de Marketing de Peças de Reposição da Cummins Brasil, ‘nesses últimos anos, ampliamos o fornecimento para aplicadores e clientes finais por meio dos nossos canais de vendas, elevando a disponibilidade do produto nesses pontos mais próximos aos clientes. Também realizamos treinamentos com nossos profissionais de vendas com foco na aceitação dos nossos motores. 

Cummins ReCon – No mercado brasileiro, os produtos com a marca Cummins ReCon são compostos por motores básicos e parciais, injetores, módulos de controle do motor, bomba de combustível de alta pressão e cabeçotes. Aderir à utilização da linha ReCon é contar com um produto que traz inclusive a garantia de fábrica nacional, já que a gama segue as mesmas especificações e requisitos de um produto novo.

Como qualquer processo industrial, a remanufatura exige mão de obra especializada. Neste processo, as peças ReCon passam por um desenvolvimento industrial, no qual são desmontadas, limpas, inspecionadas e todas as partes são recuperadas e/ou substituídas, de acordo com a necessidade. A Cummins Brasil reutiliza e recicla enorme quantidade de materiais passíveis de remanufatura. Os motores e componentes são produzidos para assegurar a mesma performance e desempenho dos produtos novos Cummins. Itens de desgaste ou obsoletos são 100% substituídos por peças novas.

São diversas as exigências para uma peça Cummins ser remanufaturada e inserida no mercado com a marca ReCon. Ao optar pelo processo de remanufatura da Cummins Brasil, o cliente ainda conta com a possibilidade de atualizações técnicas de engenharia. E as vantagens para o cliente que opta pelo produto remanufaturado são diversas, a começar pelo menor custo. Em média, um componente remanufaturado custa entre 20% e 30% menos quando comparado a um novo produto. Além disso, o tempo de espera com o veículo parado é significativamente menor, já que o usuário não necessita aguardar pela reforma do motor original.

Terceira edição do Rally Poeira têm programação definida


Resta um mês para o Rally Poeira montar acampamento no Noroeste do Estado de São Paulo e, pelo terceiro ano consecutivo, estará na cidade de Araçatuba para literalmente levantar poeira com a categoria carros incorporada ao evento nesta edição, além das motos, quadriciclos e UTVs.

Na sexta-feira, 27 de março, as atividades começam a partir das 11 horas no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, onde ficará o parque de apoio das equipes, como também a secretaria de prova e
serão realizadas as vistorias técnicas dos veículos, premiação, Super Prime, as largadas e chegadas das disputas do final de semana.

A abertura oficial do evento com o briefing para os competidores acontecerá na noite da sexta-feira, às 19 horas, com a presença de autoridades locais, e representantes das Confederações Brasileiras de Motociclismo e de Automobilismo. A largada promocional com carreata pelas ruas da cidade a partir das 20 horas.  

Com roteiro diferenciado e organizado pela Arena Promoções e Eventos, a prova atrai pilotos e navegadores de motos, quadriciclos e UTVs de vários estados do País e soma pontos para 3ª e 4ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja e Cross Country.

As inscrições permanecem abertas até o dia 26 de março e podem ser feitas no site oficial www.arenarally.com.br.

PROGRAMAÇÃO RALLY POEIRA 2020
27/03 – Sexta-feira
11h00 às 17h00 - Secretaria de Prova
Local: Araçatuba (Área de Box)
13h00 às 17h30 - Vistoria CBM e CBA
Local: Parque de Apoio – Feira Agropecuária Cibas de Almeida Prado de Araçatuba - Av. Alcides Fagundes Chagas, S/N
14h00 às 15h30 - Apresentação Carros - Protótipo, Protótipo T1, Open, Super Production e Pró Brasil
17h00 - Apresentação 2ª vistoria – Carros (com multa - 01 UP) 
19h00 - Briefing: Parque de Apoio – Recinto de Exposições
20h00- Largada Promocional e Show de Freestyle (acrobacias com motos) no Recinto de Exposições
28/03 - Sábado - 1ª Prova
7h00 às 8h30 - Secretaria de Prova
08h30 - Previsão de largada – motos, quadriciclos e UTVs
10h30 - Previsão de largada - carros
15h00- Largada Super Prime (anexo ao Box)
17h00 - Show de Freestyle (acrobacias com motos)
Local: Recinto de Exposições
19h00 - Briefing – Parque de Apoio
Local: Recinto de Exposições
29/03 - Domingo - 2ª Prova
07h00 às 8h00 - Secretaria de Prova
08h00 - Previsão de Largada – motos, quadriciclos e UTVs
10h00 - Previsão de Largada - carros
14h00 – Premiação
Local: Parque de Apoio no Recinto de Exposições
(Informações sujeitas a alterações)

FICHA TÉCNICA SÁBADO (CBA)
Deslocamento inicial – 3 km
Especial - 177 km
Deslocamento final – 23 km
Total de prova - 203 km
FICHA TÉCNICA DOMINGO (CBM)
Deslocamento inicial – 3 km
Especial - 137 km
Abastecimento - km 65
Deslocamento final – 23 km
Total de prova - 163 km

MERCADO BRASILEIRO PUXA CRESCIMENTO DA MARCOPOLO EM 2019


A Marcopolo S.A. fechou 2019 com crescimento de 2,8% em relação ao ano anterior. A maior fabricante de carrocerias de ônibus das Américas e líder em soluções de mobilidade registrou receita líquida recorde de R$ 4,314 bilhões, contra R$ 4,197 bilhões em 2018. A demanda do mercado brasileiro fez os negócios da empresa no País aumentarem 17,6%, de R$ 1,916 bilhão no exercício anterior para R$ 2,252 bilhões, e representaram mais da metade da receita líquida (52,2%). O lucro líquido também cresceu 11,1% e atingiu R$ 212 milhões.

A produção global consolidada da Marcopolo totalizou 15.741 unidades, 2,2% inferior às 16.103 fabricadas no exercício de 2018. Desse total, 13.330 unidades foram produzidas no Brasil e as demais 2.411 unidades no exterior. Segundo José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, apesar do desempenho crescente da fabricante, o ano de 2019 foi marcado pela inconstância da demanda.

Nas operações do exterior, a Marcopolo alcançou crescimento tanto em receita como em volume de produção, com R$ 1,046 bilhão (elevação de 13,6% em relação aos R$ 921 milhões de 2018) e 2.411 unidades fabricadas (contra 2.145 do ano anterior, aumento de 12,4%). Marcopolo México, Superpolo (Colômbia) e Volgren (Austrália) foram os destaques positivos, com resultados crescentes. Enquanto as duas primeiras elevaram produção e resultados frente a 2018, a operação australiana, mesmo com diminuição de volumes, conseguiu reverter a condição de prejuízo do ano anterior.

Em 2019, a Marcopolo manteve sua liderança de mercado no Brasil, encerrando o ano com uma participação de 49,8%. O resultado é reflexo da estratégia adotada nos últimos dois anos de reforçar o relacionamento e a atuação junto aos clientes, criar soluções inovadoras, e oferecer amplo mix de produtos, com ampla rede de vendas e atendimento de serviços e pós-venda.

As perspectivas da Marcopolo para 2020 são de crescimento, com a continuidade da elevação de demanda no mercado interno, recuperação das exportações e resultados melhores em praticamente todas as operações internacionais.  No Brasil, a taxa básica de juros em seu menor nível histórico e a confirmação do esperado crescimento econômico, devem permitir o prosseguimento dos programas de renovação de frota em todos os segmentos.

Volvo apresenta na Europa nova geração dos caminhões FH, FM e FMX



Com foco ainda maior no motorista, os novos caminhões pesados da marca disponíveis no continente europeu têm novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e segurança. São inovações que mantêm a Volvo na vanguarda das tendências na indústria mundial de caminhões. Não há previsão para lançamento desta nova linha no Brasil e na América Latina.

A demanda crescente do setor de transportes está gerando uma lacuna de motoristas qualificados na Europa. Naquele continente, cerca de 20% das vagas de profissionais para conduzir os veículos não são preenchidas. Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de veículos.
Nova interface para o motorista



Um painel inteiramente novo, com interface de informações moderna e intuitiva, monitora todas as funções dos veículos. Os instrumentos agora são totalmente digitais, inseridos numa tela de 12 polegadas que facilita a visualização. As funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle de voz ou touchscreen. Há também um display secundário de 9 polegadas para informações complementares, navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento.


Visibilidade, conforto, ergonomia, baixo nível de ruído e elevada segurança foram os principais pontos focais no desenvolvimento das cabines da nova geração Volvo. O conforto foi aprimorado com um isolamento reforçado, que proporciona menos trocas térmicas com o exterior (menos entrada de ar frio ou quente) e menos ruído. Uma unidade climatizadora com filtro de carbono garante a boa qualidade do ar em todas as condições.


O exterior das cabines também foi atualizado, com novos faróis e nova grade, criando um design contemporâneo. Os faróis em forma de V agora se alinham com os traços delineados pelas portas na cabine. As setas também foram movidas para a porta, proporcionando uma aerodinâmica aprimorada e um visual mais imponente. O novo painel frontal traz ainda a logomarca Volvo em tamanho maior, tornando o Volvo FH facilmente reconhecível, mesmo à distância

Meio ambiente e economia são fatores importantes para as empresas de transporte. Como não haverá uma única fonte de energia que atenda a todas as demandas por combustíveis alternativos, vários tipos de motores continuarão sendo oferecidos:
Motor a gás GNL – em muitos países da Europa, o Volvo FH e o Volvo FM estão disponíveis com o motor a gás GNL, com eficiência e desempenho comparáveis aos caminhões Volvo Diesel Euro 6, mas com um impacto climático muito menor.

O motor a gás pode funcionar com biogás, o que reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz o CO2 em até 20%. Esses valores são referentes às emissões do veículo durante o uso (medição "do tanque à roda").
Motor Diesel Euro 6 – na Europa, o novo Volvo FH também pode ser adquirido com o pacote I-Save, equipado com motor diesel D13TC Euro 6 de alta eficiência, com economia de combustível e reduções de CO2 significativas.



Exclusivos para a Europa
A nova geração dos modelos Volvo FH, FM e FMX que está sendo apresentada na Europa hoje chega aos mercados daquele continente ao longo de 2020. Não há previsão para a chegada dos novos modelos ao Brasil e América Latina, região onde os atuais caminhões da marca já se encontram entre os mais modernos do mercado. Recentemente a Volvo fez atualizações em sua gama de pesados (modelos 2020), com a introdução de uma nova tecnologia de Aceleração Inteligente que trouxe ganhos de consumo de até 10% em relação aos modelos de anos anteriores.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Coluna do FERNANDO CALMON


Fernando Calmon
Emissões de CO2: Brasil está bem na foto.

Um projeto de lei (PL) tramitava de forma lenta desde 2017 no Senado Federal, de autoria de Ciro Nogueira (PP-PI), mas passou pela Comissão de Constituição e Justiça. Prevê, a partir de 2030, a proibição de fabricar veículos com motores térmicos a gasolina e a diesel, embora ressalve os movidos a etanol. E vai mais longe ao decretar que em 2040 nenhum automóvel possa circular com combustíveis de origem fóssil.


Independentemente da ideia estapafúrdia, rejeitável em qualquer outra comissão do Senado, reflete a evidente desinformação sobre o tema. Deve-se considerar, entretanto, que alguns países europeus embarcaram nessa lenga-lenga falso-ambientalista. Mesmo lá, poucas nações de população muito baixa e altíssima renda ainda podem se dar ao luxo de impor restrições e prazos, pois dispõem de muito dinheiro para tal. Os demais se arriscam a uma marcha à ré próxima das datas autoimpostas de 2035 ou 2040.

É necessário saber que outras regiões do planeta preferiram não estabelecer nenhum prazo para substituir motores térmicos por elétricos. Nem mesmo a China, maior emissor de gás carbônico (CO2) do mundo, muito menos Estados Unidos e Japão. Todos com gigantescas frotas de veículos. Na realidade, sem fortes subsídios diretos na comercialização, poucos comprariam carros elétricos, em grande escala, por motivos bem conhecidos.

De novo, o exemplo da China. O principal fabricante mundial de veículos e também de elétricos decidiu cortar parte dos subsídios, mas teve de voltar atrás porque as vendas caíram de imediato. Nessa balada ciclotímica será difícil estabelecer regras e prazos até para cumprir o Acordo do Clima referendado em Paris pelo gigante asiático.

Boa parte do mundo parece desprezar os riscos de aumento e não de diminuição de emissão dos gases de efeito estufa, o principal deles o CO2. Tudo em razão da matriz energética global de geração de eletricidade para recarregar baterias ainda ser em torno de 65% dependente de fonte fóssil: carvão, óleo combustível, óleo diesel e gás natural. Alternativas renováveis – entre elas, sol e vento – avançam ainda com alguma dificuldade e o potencial hidroelétrico é limitado.

Porém, no caso específico do Brasil, a conta fica ainda mais difícil de fechar. O País pouco prejudica o planeta em termos de emissões de gás carbônico. Segundo o consultor Plínio Nastari, em 2018, a China é o maior emissor mundial de CO2 em termos absolutos. Mas ao se calcular o valor per capita, o Canadá aparece em primeiro com 15,5 toneladas por habitante/ano. Os Estados Unidos estão em segundo com 14,9 t e o Japão em terceiro com 8,7 t. Nosso país está lá atrás, no bom sentido, com apenas 2 t graças às usinas hidroelétricas, principalmente.

O Brasil ainda deve contabilizar o etanol – em uso isolado ou em mistura de 27% à gasolina – que ao ser produzido reduz em até 80% a emissão de CO2. Isso ocorre em razão do ciclo de vida desde a sua produção (fotossíntese na plantação absorve CO2 e devolve oxigênio à atmosfera) até o que sai pelo escapamento, incluído consumo de diesel tanto no campo quanto no transporte por caminhões. Em conclusão, o tal PL tem utilidade perto de zero para ajudar a “salvar” a Terra.

ALTA RODA

ALTA de cotação do dólar se refletirá em reajustes nos veículos fabricados no Brasil, ainda este ano. Entretanto, o porcentual de repasse deve variar conforme o modelo. Produtos recentes, com vários componentes novos de segurança e de entretenimento a bordo, quase todos importados, serão mais afetados. Estes perderão competitividade ante outros.

EMBORA o Etios tenha sido descontinuado na Índia, a Toyota não pretende tomar a mesma iniciativa aqui. Aquele mercado, onde a Maruti Suzuki dá as cartas e a GM acabou de abandonar, é bem diferente do brasileiro. Embora haja certa superposição dos sedãs Etios e Yaris (mesmo entre-eixos, por exemplo), há diferença razoável de preços para justificar a coexistência.

HB20 hatch tem um ou outro pormenor de estilo discutível, mas traz um conjunto bastante harmônico. Em especial o motor turbo, 1-litro flex, de respostas rápidas e boa integração ao câmbio automático de seis marchas com seleção manual no volante. Na versão de topo, a frenagem autônoma emergencial é o maior destaque do Hyundai. Espaço interno e porta-malas estão na média dos concorrentes.

AUDI e a empresa de energia Engie investirão R$ 10 milhões para montar até 2022 uma rede de 200 estações de recarga rápida de baterias para veículos elétricos e híbridos. Potência de cada uma é de 22 kW, a maior disponível no mercado brasileiro atualmente, em locais públicos, com enfoque maior em zonas urbanas. Leva cerca de três horas para recarregar de zero a 100%.

JAPONESA Mazda acaba de entrar no restrito clube de marcas centenárias ativas. Fundada como Toyo Cork Kogyo, já foi comandada pela Ford, mas hoje sem ligações. Fabrica 1,5 milhão de unidades/ano e se mantém independente, não se sabe por quanto tempo. Existem 25 marcas com 100 anos ou mais no mundo. Inglesa Vauxhall, mais antiga, tem 163 anos.


PERFIL


Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmofernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2


Marcopolo desenvolve sanitário inédito


Para oferecer cada vez mais conforto, comodidade, praticidade e funcionalidade para os passageiros e para o operador, a Marcopolo desenvolveu um novo sanitário, o Eco Flush, que inova e garante padrões mais elevados de vedação, com eliminação de odores, eficiência e maior economia de água.

O Eco Flush tem um conceito inédito que proporciona a eliminação dos odores no compartimento do sanitário. A sua válvula de traqueia realiza a vedação do sistema para gerar o vácuo para a descarga. O reservatório gerador de vácuo funciona como barreira para os gases não retornarem para o interior do sanitário. E a válvula de guilhotina – acionada automaticamente após três descargas – destina os resíduos para o tanque de detritos com maior frequência, garantindo o confinamento dos gases e dos resíduos sólidos e líquidos.

No sistema tradicional, o tanque de detritos não retém totalmente os gases, que retornam para o interior do sanitário. No Eco Flush, o reservatório gerador de vácuo impede este retorno.

Outro grande diferencial do Eco Flush é a economia de água que proporciona, até 53% menor que no sistema convencional. O seu sistema otimizado de descarga utiliza apenas 400 ml por acionamento, contra até 850 ml da vazão do sanitário tradicional. Com isso, o consumo mensal é reduzido de cerca de 660 litros para pouco mais de 300 litros, garantindo para o operador maior autonomia no abastecimento de água em seus veículos, menos paradas para limpeza e descarte de detritos, gerando economia de combustível e ganhos em tempo de viagem.

JAGUAR LAND ROVER REVELA O FUTURO DA MOBILIDADE URBANA


A Jaguar Land Rover revelou nesta semana o seu novo carro conceito, o Project Vector, como parte da jornada Destination Zero da companhia, apresentando sua visão para o futuro autônomo, elétrico e conectado da mobilidade urbana.

O carro conceito, compacto e flexível, tem apenas quatro metros de comprimento e é desenhado para a cidade, alocando todos os componentes de suas baterias e do trem de força no assoalho totalmente plano, permitindo que o modelo seja útil para diferentes fins. O espaço interno da cabine permite diversas configurações de assento, tanto para uso individual quanto compartilhado, inclusive para uso comercial.A missão Destination Zero
da Jaguar Land Rover é de transformar as sociedades em lugares mais seguros, saudáveis, e com meio ambiente mais limpo. Entregue por meio de um processo de inovação exclusivo, o foco da companhia é de alcançar o futuro com zero emissão, zero acidente e zero congestionamento – através de seus produtos, serviços e instalações.

O conceito Project Vector foi criado com a missão de aumentar a qualidade de vida no futuro da mobilidade. Ele foi desenvolvido no National Automotive Innovation Centre para usufruir das vantagens de trabalhar com agilidade e em
colaboração com a academia e parceiros externos.

Além disso, o projeto aborda o ecossistema da mobilidade como um todo, desde como os consumidores se conectam com serviços de mobilidade, até a infraestrutura necessária para permitir uma integração completa entre os veículos autônomos e nossas cidades.

As viagens urbanas do futuro
serão uma composição de carros privados e compartilhados, sistemas de carona compartilhada e serviços sob demanda, além do transporte público. Essa visão mostra o veículo como uma parte flexível da rede de mobilidade urbana e que pode ser adaptada para diferentes fins.

A intenção é de colaborar com a Câmara Municipal de Coventry e a West Midlands Combined Authority para planejar os serviços de mobilidade até o final de 2021, como um laboratório vivo para o futuro da mobilidade nas ruas de
Coventry.

“É também uma oportunidade única - uma plataforma conceito desenhada e construída por uma grande montadora de veículos usando um centro urbano, usado como um quadro em branco, para desenvolver serviços e aplicativos customizados para o ecossistema de uma cidade inteligente”, comentou Prof. Dr. Gero Kempf, engenheiro chefe do projeto.

Audi investirá R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil


A Audi do Brasil anunciou que investirá R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos em todo o País até 2022. Ao todo serão 200 estações instaladas em parceria com a empresa ENGIE como parte da estratégia de eletrificação da Audi.

Na ocasião, o CEO e Presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, ainda confirmou a chegada no País do Audi e-tron, SUV 100% elétrico da empresa, na primeira quinzena de abril. “Em diversas pesquisas que realizamos sobre veículos elétricos, a infraestrutura de recarga sempre aparece como um dos pontos de maior preocupação dos potenciais consumidores. Este investimento está em linha com o objetivo de aumentar as opções de carregamento para a chegada do Audi e-tron, primeiro SUV 100% elétrico da marca, que terá as primeiras entregas aos clientes na primeira quinzena de abril”, afirma o executivo.

Os 200 carregadores serão do tipo AC, com 22kW, e será a infraestrutura de recarga mais potente já instalada por uma montadora no Brasil. Todos os pontos serão equipados com o plug do tipo 2 (padrão europeu) e qualquer
veículo com esse mesmo tipo poderá usufruir do equipamento.

O objetivo é instalar os 200 pontos em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes, ou seja, localidades que o cliente frequenta pode deixar o veículo carregando enquanto realiza outra atividade. Além disso, a Audi criou também um canal para que estabelecimentos indiquem interesse em receber a instalação de um ponto de recarga. Basta enviar um email para etron@audi.com.br com as informações do seu local para participar do processo de seleção, liderado pela própria Audi do Brasil.

A Audi anunciou também que, até o lançamento do primeiro SUV 100% da marca no País, 14 concessionárias terão a bandeira e-tron. Cada uma delas terá representantes especializados para oferecer a melhor experiência em toda a jornada do cliente, desde um atendimento personalizado com um especialista no produto até a manutenção necessária com equipe treinada pelos profissionais que desenvolveram o produto na Alemanha. Todas as concessionárias também terão pontos de carga rápida DC de 24 kW e pelo menos um veículo e-tron para test drive.
  
No período de pré-venda os clientes que reservarem seu modelo terão acesso a um bônus de valorização do usado de até R$20.000,00 com garantia de quatro anos de fábrica para o veículo, oito anos para a bateria e quatro anos de revisão inclusos. O cliente também receberá um carregador adicional para utilização residencial.

Ford amplia liderança mundial em picapes com crescimento da Ranger


A Ford ampliou sua liderança global em picapes em 2019, período em que somou a venda de mais de 1,44 milhão de unidades dos modelos Série F e Ranger. A Ford Série F continuou a ser a picape mais vendida do mundo, com 1.070.234 unidades, segundo a consultoria Focus2Move. A Ranger teve um crescimento de mais de 21% e também deu uma contribuição importante para reforçar o domínio da marca no segmento, com mais de 373.000 unidades.


O Brasil ficou em quinto lugar com 22.228 unidades entre os 190 mercados mundiais da Ranger, atrás apenas do EUA – onde voltou a ser vendida no final de 2018, depois de oito anos –, Tailândia, Austrália e África do Sul.

A Ranger 2020 oferece a opção de dois motores diesel da família Duratorq, o 3.2 de cinco cilindros, com 200 cv, e o 2.2 de 160 cv. 
            
Em 2019, a Ford Série F registrou pelo terceiro ano consecutivo vendas superiores a 1 milhão de unidades. Além de líder das picapes, ela se manteve como o segundo veículo mais vendido do mundo desde 2017. Nos Estados Unidos – maior mercado global de picapes – a Série F ampliou seu retrospecto de sucesso, como picape mais vendida pelo 43º ano consecutivo e veículo mais vendido da indústria pelo 38º ano consecutivo.

Motores BMW Boxer – um século de uma história visionária e potente


BMW faz ótimas motocicletas e ninguém duvida disso. Mas, que os motores Boxer têm uma grande parte naquilo que se vê hoje em dia nas ruas, talvez não seja do conhecimento de todos. Essa é uma história que se conecta com a trajetória pessoal do jovem e talentoso engenheiro Martin Stolle, figura responsável pela entrada da fabricante no mundo das motocicletas. Martin trabalhava para a marca britânica Douglas, que assim como outras empresas do ramo, estava proibida de produzir motores aeronáuticos após a Primeira Guerra Mundial. O fato deu origem à necessidade de criar um produto para garantir o futuro da companhia. A solução veio em forma de uma ideia brilhante de Martin: ele projetou um motor de dois cilindros e 500 cc, refrigerado a ar, com câmaras de combustão opostas horizontalmente. Esse arranjo de motor já era conhecido como Boxer, no qual os pistões sempre operam “um contra o outro” – o que se parece com os competidores de boxe em uma luta. No entanto, a criação potente impressionou os aficionados devido ao seu excelente desempenho – algo que continua a excitar os fãs de motocicletas BMW movidas por motores Boxer até hoje.     

Em 1920, a produção do novo motor foi iniciada. Naquela época, Stolle tinha apenas 34 anos e seu design do motor Boxer era baseado em bom funcionamento e confiabilidade. Em seu projeto inicial, ele decidiu gerar 6,5 hp
a 4.500 rpm. A nova unidade de potência foi fornecida a vários fabricantes de motocicletas sob a designação de vendas “Bayern-Kleinmotor” (Pequeno Motor da Baviera). As motocicletas mais bem-sucedidas foram fabricadas pela Nürnberger Victoria-Werke, cujo modelo KR1 equipado com “Bayern-Kleinmotor” da BMW atraiu um grande número de compradores. Mais de mil exemplares do primeiro motor Boxer da BMW foram instalados somente neste modelo.

Dois anos após o lançamento das vendas para o novo ‘best-seller’ da BMW, Martin Stolle seguiu os passos do seu motor e trocou de emprego. Em Munique, seu legado não era apenas um conceito inovador de motor, mas uma inspiração pioneira para o futuro da BMW, afinal, a fabricante estava destinada a avançar sobre duas rodas. O desenvolvimento de uma motocicleta completa já
havia começado e, em setembro de 1923, a BMW R 32 – alimentada por um motor Boxer - foi apresentada.  

Dando um salto no tempo – até a década de 60 – o cenário era bastante desafiador para o setor na medida em que a ascensão financeira possibilitou o acesso à maior potência, dando vazão aos rumores de um possível “fim” das motocicletas. Mas, a década viu surgir outro clássico da BMW Motorrad, claro, com a potência de um motor Boxer.  Em paralelo, nos bastidores da fábrica da BMW surgia um tímido grupo de entusiastas das duas rodas, que não via as motocicletas apenas como mais um meio de transporte econômico. Após certa resistência enfrentada pelo diretor técnico Werner Bönsch – o qual lutou pela inserção de um motor Boxer – um protótipo inicial foi finalizado e enviado para testes off-road. E já no ano seguinte, surgiu o modelo de testes que lançaria as bases para a BMW /5, posto à prova em terrenos
acidentados. Apesar disso, ainda estava longe do status final.

O modelo recém-chegado já abandonava linhas conservadoras das motocicletas anteriores e a BMW /5 chegava pelas mãos de engenheiros que eram os próprios motociclistas – o que traduzia a paixão pelas duas rodas em todos os detalhes. Assim, em 1975, a fábrica de Berlim já alcançava a marca de 100 mil unidades despachadas para clientes do mundo todo. Dessa forma, os modelos BMW R 50 /5, BMW R 60 /5 e BMW R 75 /5 despertaram um novo espírito e resumiram a liberdade sob duas rodas.

E os modelos da década de 60 estão mais vivos do que nunca! A edição especial BMW R nineT /5 comemora o cinquentenário da série /5 de maneira impressionante, trazendo elementos especiais de design que remetem às motos lendárias que entraram em cena no meio de uma época tumultuada, aliando tecnologia e qualidade atuais.