Uma das maiores atrações no mundo para quem gosta de
carros, a Autostadt – em alemão, “cidade do automóvel”–, fica ao lado da
fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha. Criada para mostrar ao público
todas as fases da produção de um automóvel e as operações do Grupo Volkswagen,
a Autostadt foi inaugurada em junho de 2000 e, desde então, está em contínua
expansão e desenvolvimento.Fruto do trabalho de mais de 400 arquitetos, a
Autostadt conta hoje com oito pavilhões dedicados às marcas do Grupo
Volkswagen. Audi, Porsche, Lamborghini, Seat e Skoda têm prédios próprios e a
marca de luxo Bugatti está na Premium Clubhouse. A Volkswagen
conta com dois pavilhões, um dedicado aos automóveis e utilitários esportivos e
outro aos veículos comerciais da marca.
Autotürme: as torres do automóvel
Uma parcela considerável dos quase 2 milhões de
visitantes que comparecem anualmente à Autostadt, além de conhecer suas
atrações, tem um propósito muito pessoal. Vão retirar os carros que compraram,
recém-saídos das linhas de montagem da fábrica de Wolfsburg.Duas torres circulares envidraçadas, com 48 metros de
altura, servem de estacionamento para os veículos a serem entregues a
compradores de vários países da Europa que, em vez de receberem seus automóveis
nas concessionárias, optam por retirá-los na Autostadt.Os prédios são ligados à
fábrica por um túnel de 700 metros de extensão, por onde os carros são
transportados em plataformas. Nas torres, os veículos passam para elevadores
que os colocam em lugares pré-determinados, entre 24 e 48 horas antes do
momento da entrega.São 800 vagas dispostas em “prateleiras” circulares.
Quando o proprietário se identifica no centro de atendimento, um elevador traz
automaticamente o veículo até o piso térreo. Em todo o processo, o carro não
roda um único metro e é entregue ao dono com o velocímetro totalmente zerado.Quem
vai buscar o carro na Autostadt recebe ingressos gratuitos, vales para
refeições e entradas para diversas atrações. Mas qualquer visitante pode
conhecer as torres por dentro, em uma visita realizada em um elevador
panorâmico que leva também ao terraço de observação no topo, de onde é possível
ver toda a Autostadt e a fábrica de Wolfsburg.
ZeitHaus: o automóvel através dos tempos
Um fantástico museu, a ZeitHaus (em alemão, “Casa do
Tempo”), abriga uma mostra com os veículos que marcaram a história do
automóvel, exibidos em instalações que o ambientam na época e circunstâncias de
sua fabricação. Uma exibição especial, “Ícones do Design”, transporta os
visitantes ao longo da história do design automotivo, dos primeiros automóveis
ainda semelhantes às carroças e às carruagens aos perfis aerodinâmicos do final
do século 20. A mostra inclui veículos com estilo influenciado pela Art
Nouveau, dos anos 1930, assim como exemplos da influência da moda sobre os
automóveis, o desenvolvimento visando a funcionalidade e carros que se tornaram
símbolos de épocas e comportamentos diversos.
Em outra área, os visitantes mais
entusiasmados pela mecânica e tecnologia vão encontrar a mostra Motor
Icons, que reúne 12 motores que marcaram a história do automóvel,
lado a lado com os carros em que foram lançados. A variedade dos motores
expostos vai de versões com apenas um a até 18 cilindros, além de motores
rotativos. Há motores a diesel, a gasolina (de dois ou quatro tempos), em
linha, em “V”, boxers e radiais. Configurações mais exóticas, em H, U, W, Y e X
também estão expostas ou são mostradas em painéis ilustrados.Os visitantes
também podem conhecer mais sobre a evolução tecnológica dos motores, como o
funcionamento dos compressores mecânicos ou a turbina e a história da
alimentação de combustível, desde os carburadores mais simples, do final do
século 19, aos sistemas eletrônicos de injeção e gerenciamento dos carros
atuais.
Sustentabilidade e área para crianças
Outras atrações da Autostadt incluem o KonzernWelt
(mundo do Grupo), onde os valores do Grupo Volkswagen – segurança,
responsabilidade social, atenção com o meio ambiente e qualidade – são
vivenciados por meio de exposições e atividades interativas. A exposição Level
Green (mundo verde) traz 26 estações focadas na sustentabilidade e
seus reflexos na sociedade, economia e estética. No CarDesign Studio,
os visitantes podem conhecer todas as etapas do desenvolvimento de um modelo e,
até utilizar computadores com uma interface especial para criar seus próprios
veículos a partir de elementos usados em modelos reais. Os desenhos podem ser
encontrados posteriormente e baixados na internet.
A Autostadt integra também as crianças e oferece uma área
especial para convívio familiar, o MobiVersum, plena
de oportunidades de diversão, exploração e descoberta. Há desafios, como
conduzir diferentes tipos de veículos como triciclos em que todas as rodas
viram em direções diferentes a carros com lagartas em vez de rodas, guiados por
pedais. Dois personagens “extraterrestres”, Roli e Stella, mostram em um cinema
3D fatos e fenômenos de nossa vida diária e, como não poderia faltar, há uma
autoescola em que as crianças a partir de 5 anos de idade podem aprender noções
de direção e segurança em simuladores ou minicarros, passando por um teste para
receber uma carteira infantil de habilitação.
Uma “saída” especial
A mais nova atração da Autostadt denomina-se Ausfahrt,
palavra que, em alemão, significa “saída”. Inaugurada este ano, a Ausfahrt faz
parte do caminho percorrido pelos clientes que retiram pessoalmente seus novos
veículos Volkswagen junto à fábrica. Com 15.000 m2, a nova atração é
focada na densidade urbana. Dando continuidade à topografia e paisagem da
Autostadt, a “Ausfahrt” se integra harmoniosamente ao ambiente do parque e da
lagoa que a circundam. Um “circuito de honra”, com 315 metros, proporciona aos
visitantes da Autostadt um local para treinar rebocando um trailer ou
experimentar outros itens, inclusive sistemas de reconhecimento de sinais de
trânsito ou Start-Stop (desligamento e partida automáticos do motor quando o
carro para) ou assistente de saída em subidas. Quarenta e cinco grandes espaços
estão disponíveis no local onde, orientados por uma equipe de especialistas, os
motoristas podem experimentar o sistema de estacionamento automático ou
aprender a operar as estações de recarga para carros elétricos.
Os clientes que comparecem à Autostadt para retirar seus
automóveis novos podem dirigi-los, nos primeiros metros, na área de treinamento
da “Ausfahrt”, tirar suas dúvidas e configurar corretamente os sistemas do
carro com a ajuda de especialistas antes de voltar às suas casas com segurança.Os
visitantes que não forem retirar um carro novo também poderão experimentar os
novos sistemas na área da “Ausfahrt”, usando veículos fornecidos pela
Autostadt. Também é possível testar sua habilidade off-road na trilha All-Terrain
(todo-terreno) ou conferir seus tempos de reação em situações de condução
potencialmente perigosas na pista de treinamento de segurança.
INFORMAÇÕES
Horários – A Autostadt funciona 363 dias por
ano, das 9h00 às 18h00, fechando apenas nos dias 24 e 31 de dezembro. O centro
de entrega de carros zero-km abre aos compradores abre às 8h00
Refeições – Nove restaurantes e lanchonetes
estão distribuídos pelas diversas áreas e pavilhões. Todos abastecidos com
alimentos orgânicos, eles incluem uma steak house, pizzaria, cantina e um
requintado restaurante de alta gastronomia.
Ingressos (1dia/2dias)
Adultos: 15 / 22 euros
Crianças / adolescentes (6 a 17 anos): 6 / 9 euros
Famílias (2 adultos + crianças até 17 anos): 38 / 57 euros
Crianças com menos de seis anos não pagam ingresso
Estudantes e idosos (acima de 60 anos): 12 / 18 euros
Tours e atrações especiais, como visitas à fábrica e
experiências de direção, são cobrados à parte.
Informações detalhadas (em inglês ou alemão) podem ser
obtidas no link http://www.autostadt.de/en/visitor-information/
Nenhum comentário:
Postar um comentário