A
Audi alcançou uma marca histórica no último domingo, na prova que marcou a
estreia do circuito de Austin, no Texas (EUA), no calendário do Campeonato
Mundial de Endurance - FIA WEC. O time da Audi Motorsport, comandado por Dr. Wolfgang
Ullrich, venceu pela 100ª vez na divisão de protótipos LMP. Coincidentemente, a
vitória veio nos Estados Unidos, mesmo país onde a marca conquistou sua
primeira vitória na categoria - em 18 de março de 2000, nas 12 Horas de
Sebring. Neste fim de semana, assim como 13 anos atrás, foi a equipe Audi Sport
Team Joest que alinhou o carro vencedor. E também como acontecera em 2000, a
lenda Tom Kristensen fez parte do time que comandou o carro para a vitória.
Sob
uma temperatura ambiente de 28ºC e sobre os 45ºC do asfalto em Austin, a Audi
comandou a corrida para se manter invicta na temporada 2013 do Mundial de
Endurance. Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish (FRA/DIN/ESC) venceram pela
terceira vez na temporada - levando o Audi R18 e-tron quattro #2 à bandeirada
final com 23s617 de vantagem para o bólido da Toyota. Foi a quinta vitória em
cinco etapas do WEC neste ano, e a sexta seguida na LMP - se considerada a
edição deste ano das 12 Horas de Sebring, que não valeu pontos para o Mundial.
Além do talento dos pilotos, a estratégia foi crucial em Austin. Contrariando
uma tática comum nesse tipo de prova, neste domingo, nem todas as paradas para
troca de pneus foram acompanhadas de trocas de piloto. Assim, os pilotos da
Audi conseguiram extrair ótimos tempos de volta de cada jogo de pneus novos,
mantendo o ritmo de corrida sempre uniforme.O sucesso do carro #2 neste domingo
contrastou com a série de contratempos enfrentada pelo Audi R18 e-tron quattro
#1 - pilotado por Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA).
Logo na primeira parte das seis horas de corrida, Fässler se envolveu em várias
disputas por posição - inclusive a que rendeu uma advertência ao Toyota #8.
A
série de problemas teve continuidade quando a Audi teve de trocar o difusor
traseiro danificado do #1 - resultado de um toque com um carro da categoria GT
que gerou, ainda, um problema na caixa de câmbio. Outro problema foi um pedaço
de grama que ficou preso na parte de baixo do carro após uma saída de pista e
que obstruía o fluxo de ar de refrigeração. Quando Benoît Tréluyer assumiu o
volante, chegou a fazer a volta mais rápida da prova, mas foi punido por
exceder os limites da pista e teve de pagar com um drive-through pelos
boxes. No final, o carro dos campeões de 2012 no WEC ainda cruzou a linha de
chegada em terceiro.
Na classificação do campeonato, o trio vencedor em Austin ampliou sua vantagem.
Duval/Kristensen/McNish tinham chegado ao Texas com 22 pontos de vantagem sobre
Fässler/Loterrer/Tréluyer, e viajam para o Japão, palco da próxima etapa, 33
pontos à frente dos vice-líderes. A próxima etapa do FIA WEC será no dia 20 de
outubro no circuito de Fuji.
Os modelos da Audi que venceram na LMP
Audi R8 (2000-2006): 63 vitórias
Audi R10 TDI (2006-2008): 22 vitórias
Audi R15 TDI (2009/2011): 3 vitórias
Audi R18 TDI/ultra/e-tron quattro (desde 2011): 12 vitórias
Confira quem foram os 10 melhores nas 6 Horas de Austin:
1 Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 187 voltas
2 Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota) a 23.617s
3 Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) - a 1 volta
4 Beche/Heidfeld/Prost (Lola-Toyota) - a 4 voltas
5 Conway/Martin/Rusinov (Oreca-Nissan) - a 9 voltas
6 Kaffer/Perez Companc/Minassian (Oreca-Nissan) - a 10 voltas
7 Charouz/Holzer/Kraihamer (Lotus) - a 13 voltas
8 Graves/Junco/Walker (Oreca-Nissan) - a 14 voltas
9 Dyson/Kimber-Smith/Zugel (Zytek-Nissan) - a 15 voltas
10 Brundle/Heinemeier Hansson/Pla (Morgan-Nissan) - a 10 voltas
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