Primeiro veículo a ostentar homologação mundial para uso
em ruas e estradas, o Porsche 918 Spyder* completou a volta de 20,6 quilômetros
ao no circuito norte (Nordschleife) de Nürburgring em menos de 7 minutos. Com
um tempo exato de 6 minutos e 57 segundos, o supercarro esportivo equipado com
propulsão híbrida diminuiu o recorde anterior em 14 segundos. Wolfgang Hatz,
integrante da diretoria administrativa da Porsche AG responsável por pesquisa e
desenvolvimento, afirmou: “Fizemos muitas promessas relacionadas ao 918 Spyder,
particularmente quanto a redefinirmos o prazer de dirigir, a eficiência e o
desempenho. E conseguimos manter nossa palavra”.Como sempre acontece com a
Porsche, o 918 Spyder também está abrindo o caminho para futuras gerações, por
ser o que há de mais moderno em supercarros esportivos. Seu lançamento mundial
está sendo realizado no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA).
Com sua disposição exclusiva, o modelo maximiza a dinâmica de direção com
mínimo consumo de combustível. Ao se tornar o novo recordista de Nürburgring, o
918 Spyder está demonstrando o enorme potencial existente no conceito de
híbrido de tomada pioneiro da Porsche, e dá respaldo ao papel de destaque que a
empresa desfruta ao desenvolver carros esporte híbridos.
“A hibridização
radical do 918 Spyder, desde seu início, foi o que tornou possível este tempo
recorde de volta”, diz Dr. Frank Walliser, chefe do projeto 918 Spyder. “O
tempo de volta no Nordschleife é e continua a ser a medida mais exata de um
supercarro esportivo. Ao registrar um tempo de 6min57s, conquistamos um
resultado que trouxe muito orgulho a todos os integrantes da equipe de
desenvolvimento e a toda a Porsche”.
O recorde anterior, mantido por quatro anos, foi quebrado na primeira tentativa
realizada na manhã do dia 4 de setembro. Todos os três pilotos (o ex-campeão
mundial de rali Walter Röhrl, o piloto de testes Timo Kluck e o piloto da
fábrica no Campeonato Mundial de Endurance Marc Lieb) foram mais rápidos que o
recorde existente em todas as voltas que realizaram dirigindo os dois modelos
do 918 Spyder. Tempos de volta de menos de sete minutos foram registrados em
diversas ocasiões. Marc Lieb foi quem registrou o melhor tempo de 6min57seg, a
uma velocidade média de 179,5 km/h, conforme medido pela Wige Solutions. Marcus
Schurig, editor-chefe da revista “Sport Auto”, estava presente no papel de
observador. Os dois carros, que contam com uma potência de 887 cv (652 kW),
estavam equipados com o pacote opcional “Weissach” para melhorar a dinâmica de
direção e rodaram com pneus Michelin de fábrica (desenvolvidos especificamente
para o 918 Spyder).
* 918 Spyder: consumo de combustível combinado: 3,3 a 3,0 l/100 km; consumo de
energia combinado: 12,5 a 13,0 kWh/100 km; emissões de CO2: 79 a 70 g/km
Nenhum comentário:
Postar um comentário