Um Ford Modelo T Speedster 1915 tornou-se o veículo mais
antigo a aderir ao novo plano de assistência e reparo gratuito lançado pela
Ford na Europa. A preciosidade foi inscrita pelo colecionador Joaquim Costa no
chamado programa SARA (Service Activated Roadside Assistance), em um
distribuidor Ford.O programa, disponível para veículos Ford de qualquer ano ou
quilometragem, estará em todos os mercados da Europa em 2014 dentro do chamado
BlueService, pacote de benefícios para clientes dos distribuidores da marca.
Além do Modelo T, Joaquim Costa já inscreveu outros cinco clássicos Ford no
programa.
"A cara dos técnicos do distribuidor quando eu
cheguei na oficina foi incrível, eles mal podiam esperar para trabalhar nesse
carro", diz Costa, de 73 anos, que trabalhou em um distribuidor Ford antes
de se aposentar e se dedicar à paixão por clássicos Ford. "Eu ficaria
surpreso se o carro quebrasse - o Modelo T é um carro feito para durar. Mas é
ótimo saber que posso contar com ajuda especializada se precisar."Costa
levou seu Modelo T a um distribuidor Ford na região de Torres Vedras de
Portugal, perto de onde mora. Sua casa tornou-se um arquivo vivo de tudo que se
refere à Ford e, além do Modelo T, abriga também um Anglia 1950, um Cortina
1500 GT 1965, um Mustang 1967, um Escort 1974 e um Modelo B 1932, como mostra o
vídeo neste link.
Ele trabalhou em um distribuidor Ford de Lisboa durante
41 anos e preparou a entrega do Mustang que hoje está na sua coleção. E também
cuidava da manutenção do carro para o antigo dono, até finalmente comprá-lo em
1992.
Modelo T
O Modelo T do colecionador português foi produzido na
fábrica da Ford em Walkerville e saiu da linha de produção na versão chassi,
depois transformada em Speedster por encarroçadores externos. Costa comprou o
carro em uma exposição de carros clássicos em 2004 e fez uma restauração
completa do motor.Produzido de 1908 a 1927, período em que somou mais de 15
milhões de unidades, o Modelo T era um veículo de baixo custo, confiável e de
manutenção fácil, capaz de suportar a precariedade das estradas da época.
Programa de assistência
Além de Portugal, o programa Ford BlueService já é
oferecido em países como Reino Unido, Espanha e Irlanda, incluindo inspeção
gratuita de mecânica e itens de segurança e carro reserva. Ele conta também com
um centro de atendimento exclusivo, pioneiro na indústria, para os clientes que
procuram assistência, auxílio em acidentes, manuais e outros serviços."O
Ford Modelo T não era o primeiro carro que tínhamos em mente quando lançamos o
Ford BlueService e o SARA. Mas ele mostra que todos os nossos clientes podem
ter acesso ao programa, independentemente da idade do seu carro", diz
Bernhard Mattes, vice-presidente de Serviço ao Cliente da Ford Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário