A CRF1000L
Africa Twin traz
um conjunto inovador e moderno, que promete agradar aos fans e conquistar novos
motociclistas que procuram por desempenho e estilo em um modelo on-off road de
alta cilindrada. Em relação à sua antecessora (XRV650V), verdadeiro sonho de
consumo da década de 1980 e que deu origem ao mito, a nova CRF1000L Africa Twin
só tem o nome em comum. O modelo traz novos conceitos de design, ciclística e
mecânica totalmente distintos e resgata todo o DNA, know-how e tradição Honda
em competições off-road para uma motocicleta de produção.
Destaque como protótipo durante o Salão de Milão em 2014,
na Itália, a nova CRF1000L Africa Twin chegou ao mercado europeu um ano depois
e, em pouco tempo, se tornou um verdadeiro sucesso de vendas e público, com
excelente repercussão junto à imprensa internacional. Agora, também se
consolida como o novo lançamento Honda no mercado brasileiro e uma das
principais atrações da empresa no Salão Internacional do Automóvel.
Seguindo a tradição Honda em oferecer produtos com
tecnologia e qualidade, a nova CRF1000L Africa Twin chega para ampliar ainda
mais o lineup nacional. Desde o início de seu desenvolvimento, o projeto
buscava um modelo não só com a verdadeira alma off-road, mas que também
oferecesse o conforto e a versatilidade da categoria “Touring”, além da
agilidade dos modelos mais esportivos. O resultado é uma motocicleta exclusiva,
que reúne em um único produto os principais atributos presentes em outras
categorias em duas rodas.
O conceito “Go Anywhere” define toda a essência e estilo
da nova Honda CRF1000L Africa Twin. Prática, ágil, moderna e confortável, sua
alta tecnologia, aliada às avançadas características ciclísticas e mecânicas,
possibilitam ao piloto encarar qualquer desafio, seja qual for o tipo de
terreno ou situação. Suas linhas altas e elegantes refletem um design
imponente, transmitindo força e arrojo, características típicas dos modelos de
competição e alta performance.
A dianteira se destaca por uma carenagem frontal esguia,
integrada a um para-brisa, com regulagem de altura e prático para viagens. Por
serem partes de uma peça única, trazem um visual limpo e uma aerodinâmica mais
eficiente, reforçada por duas pequenas entradas de ar que têm a função de
canalizar melhor o fluxo em velocidades mais altas.
O conjunto óptico duplo e luzes de direção têm lâmpadas
LED, assegurando mais luminosidade, eficiência e durabilidade. Destaque ainda
para as carenagens da bengala, utilizadas em modelos da década de 1980, que
também trouxeram mais beleza e sofisticação ao modelo atual, além toda a
nostalgia de design do modelo comercializado na época. O painel de instrumentos
é digital, em LCD, com dois mostradores amplos e visualização garantida mesmo
em situações de alta luminosidade. As informações estão dispostas
verticalmente, assim como ocorre nos modelos de rali, o que permite rápida e
fácil visualização.
A parte de cima do mostrador LDC apresenta todas as
informações essenciais de velocidade, rotação do motor e relativas ao
combustível. Na parte inferior estão o hodômetro, relógio, computador de bordo
e indicadores de marcha, temperatura ambiente e combustível, cujas informações
podem ser alteradas por meio do cursor.
Mais conforto e segurança
Um dos pontos altos da Honda CRF1000L Africa Twin está presente
no conforto e ergonomia durante a pilotagem, característica muito elogiada em
mercados onde o modelo já é comercializado. Em seu nível mais alto, o assento
está a 870 mm do solo. Porém, os motociclistas de menor estatura poderão
diminuir essa altura em 20mm, fixando-a em 850 mm em seu ponto mais baixo.
Outras características contribuem para mais conforto e equilíbrio, como o
posicionamento (mais alto) dos braços do piloto em relação ao guidão e o ajuste
das pernas mais próximas às laterais do tanque de combustível, que tem
capacidade de 18,8 litros (3,6 litros de reserva).
Por seus atributos exclusivos, a CRF1000L Africa Twin
possibilita total integração entre as necessidades do on-road e off-road. Com
uma altura livre do solo de 250mm (característica fundamental em uma
motocicleta on-off-road), terrenos em desnível não são obstáculos para o
modelo.
Para os mais aventureiros, há espaço de sobra para as
bagagens, além de total conforto para o garupa. Alças, apoios e pontos de
fixação para malas e bauletos garantem uma viagem muito mais prática e
prazerosa.Há também a ativação do controle de tração HSTC (Honda Selectable
Torque Control). Neste sistema é possível selecionar quatro níveis de controle:
1, 2, 3 e Off (desligado). A intensidade diminui à medida que os níveis
aumentam, permitindo quantidades crescentes de derrapagens da roda traseira.
Mais força e potência
Com forte inspiração no conceito off-road, a posição do
escapamento é elevado, graças ao sistema de exaustão com acabamento especial,
concebido graças à tecnologia CAE (Computer Aided Engineering), com o objetivo
de melhorar a sonoridade e a sensação oferecida pelo funcionamento do motor.
Com uma nota acústica refinada, uma das câmaras internas cria um som leve e
vivo gerado pela alta rotação do motor, enquanto a outra oferece a tonalidade
perfeita do som de um bicilíndrico de elevada cilindrada. Na sessão
intermediária, o escape conta com uma proteção exclusiva que protege o garupa
do calor e reforça o visual arrojado. A traseira segue com rabeta alongada e
levemente elevada, onde está o sistema full LED para luzes de freio e direção.
Força e equilíbrio em uma
True Adventure
Não é apenas no design que a CRF1000L Africa Twin se
destaca. Por trás de todo seu projeto está um modelo eficiente, capaz de
entregar performance e segurança aos motociclistas mais exigentes. Seu conjunto
mecânico e ciclístico alia muita tecnologia, economia, força, segurança e
equilíbrio de forma a oferecer um produto único para qualquer aventura. Assim
como no visual, todo o conceito do motor foi desenvolvido com base em know-how
adquirido em anos de experiência nas pistas, principalmente com os modelos
CRF250R e CRF450R de competição. Desta forma, a CRF1000L Africa Twin possui
grande flexibilidade e respostas rápidas para o uso em estradas ou grandes
centros urbanos.
Mais desempenho
Totalmente novo e exclusivo, o motor da CRF1000L Africa
Twin é um bicilíndrico, com pistões em paralelo e movido a gasolina, com
deslocamento de 999,1 cm³, comando Unicam, quatro válvulas por cilindro nos
cabeçotes e virabrequim a 270º. Possui curva de potência linear e direta,
oferecendo uma condução de excelente performance e acessível tanto em baixas
quanto em média rotações. A cilindrada de 999,1cm³ forma um equilíbrio perfeito
entre potência, torque e baixo peso, especialmente quando é exigida a partir da
imobilidade.
Outra grande vantagem desse novo motor é que sua
concepção permitiu uma melhor centralização de massas, com consequente centro
de gravidade mais baixo. Resultado do desenvolvimento dos programas de
competição da HRC (Honda Racing Corporation) com os modelos das linhas CRF 250
e CRF 450.
Compacto e potente, oferece força para a pilotagem no
fora-de-estrada, conforto para viagens mais longas em grandes rodovias e
agilidade para o uso diário dentro dos grandes centros urbanos. A injeção
programada de combustível PGM-FI, duas velas por cilindro e a ignição de
comando duplo e sequencial permitem obter uma combustão perfeita. São 90,2 cv a
7.500 rpm de força com torque de 9,3 kgf.m a 6.000 rpm.
Mais versatilidade
No desenvolvimento da ciclística da nova Honda CRF1000L
Africa Twin foram pré-definidas premissas fundamentais do projeto, como grande
capacidade de percorrer distâncias consideráveis em condução fora-de-estrada e
apresentar estabilidade em qualquer terreno, inclusive com carga completa de
bagagem e garupa.
Combinar estes atributos criou um desafio a mais para os
engenheiros de desenvolvimento da Honda. O resultado foi um chassi de aço com
berço semiduplo (semelhante ao usado na CFR450R Rally) e subframe traseiro
também do mesmo material, com boas respostas a torções e rigidez estrutural.
Todo o projeto foi desenvolvido de forma a concentrar o peso dos componentes da
motocicleta o mais centralizado possível, privilegiando seu equilíbrio dinâmico
e agilidade durante as manobras e na pilotagem.
Mais robusta e resistente
Na frente, a suspensão possui garfo invertido com curso
de 230 mm e possibilidade de ajustes de acordo com o tipo de uso e perfil de
pilotagem. A suspensão traseira é do tipo monoamortecida da Pró-Link da Showa,
com curso de 220 mm e opções de ajustes na pré-carga da mola. A bengala em
alumínio propicia baixo peso com ótima absorção de impactos.
O freio dianteiro
possui disco duplo de 310 mm e pinças radiais de quatro pistões (dianteira). Na
traseira o disco é simples de 256 mm, derivado da CRF 450 Rally, com nova
furação e formato para oferecer uma frenagem mais segura. Outra novidade
exclusiva do modelo são os cubos dos discos de freio, agora fundidos em
alumínio, que contribuíram na redução de peso. O sistema ainda está equipado
com freios ABS (anti-travamento), que traz maior segurança principalmente em
pisos escorregadios e pode ser ligado/desligado apenas na roda traseira.
Fabricada em Manaus (AM) a CRF1000L Africa Twin estará
disponível em toda rede de concessionárias Honda à partir de Dezembro. No Brasil,
serão duas versões disponíveis: Africa Twin ABS com preço público sugerido de
R$ 64.900,00 e Africa Twin ABS Travel Adventure, com preço público sugerido em
R$ 74.900,00, esta última com a adição de bauletos para acomodação de bagagens
e pertences em viagens. As cores disponíveis são Vermelha, inspiradas nas CRF´s
Rally e Branca (Tricolor inspiradas nas cores da HRC). As duas opções de cores
estarão disponíveis em ambas às versões.
A nova CRF 1000L Africa Twin conta ainda com 3 anos de
garantia e o exclusivo “Honda Assistance 24h”, que garante assistência durante
todo o período de vigência da garantia em território brasileiro, assim como na
Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Uma iniciativa Honda em ocorrências que
impossibilitem o deslocamento de piloto e garupa com a motocicleta, garantindo
conforto e segurança em viagens ou trajetos urbanos.
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