Fabricante de soluções inovadoras para o transporte
rodoviário e ferroviário de carga, a Randon S.A Implementos e Participações
iniciou a entrega do primeiro lote de chassis para a Empresa Aeromóvel do
Brasil, que responde pelo desenvolvimento e implantação, em Canoas (RS), deste
meio de transporte urbano automatizado em via elevada com propulsão pneumática.
Os chassis serão utilizados no projeto das unidades que atenderão os
passageiros no trajeto de 4,6 quilômetros entre as sete estações compreendidas
entre os bairros Guajuviras e Mathias Velho.
A participação da Randon neste projeto consiste na
utilização de seu know-how na fabricação de estruturas metálicas, fruto de sua
experiência da marca de mais de 400 mil produtos fabricados em sua história,
fornecendo os chassis que sustentarão o veículo. As estruturas serão produzidas
na planta de Caxias do Sul e fabricadas através dos mesmos processos de
manufatura utilizados para os chassis dos implementos rodoviários e vagões
ferroviários.
Os produtos têm suas vigas e peças cortadas no sistema de
corte térmico (plasma e laser), permitindo uma grande flexibilidade de design
para o produto e alta precisão no corte. As vigas são montadas em gabaritos
desenvolvidos internamente pela área de engenharia de processos da Randon
Implementos, que conta com alto nível de tecnologia e automação. Após a
montagem as vigas são soldadas na célula robotizada de vigas que utiliza a
soldagem de duplo arame (processo MIG/MAG), que alia as vantagens da
versatilidade e qualidade da junta soldado com uma altíssima produtividade
através da utilização de dois arames. O seguidor de juntas a laser é outro
destaque deste processo conferindo capacidade de trabalhar com diferentes
formatos de vigas.
Outro diferencial é o processo de acabamento de
superfície através da tecnologia Duratech, uma pintura e-coat que abrange as
seguintes etapas: preparação da superfície do chassi através do jateamento
automático em granalha de aço; pré-tratamento para a remoção de todos os
contaminantes, como óleos/graxas e sólidos, da superfície dos chassis e das
peças, conferindo eficiente aderência para receber a proteção E-coat –
eletroforética; imersão dos chassis nos tanques onde os mesmos recebem a
cobertura E-coat que oferece maior resistência à corrosão e maior vida útil,
além de ser livre de metais pesados; por fim, os chassis recebem uma segunda
cobertura de acabamento a pó, denominada Top-coat.
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