O BUDD-e é o primeiro modelo baseado numa nova matriz
tecnológica da Volkswagen para veículos elétricos, a MEB. Com autonomia de até
533 km (ciclo europeu), suas baterias podem ser recarregadas em 80% de sua
capacidade em 30 minutos. Essas características levarão à definitiva
viabilização dos carros elétricos.
O BUDD-e mostra carisma com seu design icônico. É um Volkswagen que celebra a
história da marca e simultaneamente estabelece, de forma clara, sua visão para
o futuro imediato. Tão interconectado quanto possível
está equipado com a próxima
geração de infotainment , o BUDD-e disponibiliza uma nova e fascinante interface móvel entre o mundo a bordo e o universo exterior.
Esse método completamente novo de operação e processamento de informação é
fascinante. Tudo é mais intuitivo do que nunca. Controles por toques e gestos
se integram sem barreiras: interruptores e botões são coisas do passado.
Mostradores individuais se fundem em grandes painéis de informação e
entretenimento, os espelhos retrovisores são substituídos por telas digitais.
A matriz desses novos e interativos sistemas operacionais e de informação e
entretenimento permite aos ocupantes do BUDD-e ver claramente um conceito da
Volkswagen sobre o futuro como ele poderá ser até o fim desta década.
O BUDD-e é o primeiro carro-conceito do Grupo Volkswagen projetado com base no
novo Kit Modular Elétrico (MEB). Essa arquitetura sinaliza uma mudança
fundamental na motorização elétrica e, consequentemente, para o automóvel de
forma geral: a MEB descarta todo o lastro representado pelos combustíveis
fósseis de hoje, pois foi criada especificamente para carros elétricos. Isso
significa que o design da carroceria, o design interior, o conjunto e as
características de condução do Volkswagen movido a eletricidade irão mudar
significativamente.
Dados do sistema de propulsão a emissão zero repensada. O MEB resulta numa arquitetura de propulsão
especificamente desenvolvida para o uso de motores elétricos compactos e
baterias de alto desempenho. No BUDD-e, a bateria tem capacidade energética de
92,4 kWh. É plana e ocupa pouco espaço, integrada em quase todo o assoalho do veículo.
Ela alimenta dois motores elétricos, que movimentam os dois eixos do
carro.
O motor elétrico dianteiro gera 100 kW (equivalente a 136 cv) e 200 Nm (20,4
kgfm), enquanto o traseiro desenvolve 125 kW (equivalente a 170 cv) e 290 Nm
(29,6 kgfm), resultando numa potência total mecânica do sistema de 225 kW (306
cv). O sistema de tração integral permite o carro conceito atingir sem
dificuldade velocidade máxima de 180 km/h.
A bateria pode ser carregada tanto pela ligação numa tomada de força como por
carregamento indutivo. Utilizando carregador de 150 kW (DC corrente contínua), a
bateria pode ser carregada em 80% em cerca de 30 minutos.
Com 4.597 mm de comprimento, o MPV explora perfeitamente seu espaço interior. O
carro tem 1.940 mm de largura e 1.835 mm de altura. Graças às suas generosas
largura e distância entre eixos (3.151 mm), com balanços muito curtos (694 mm
na frente e 752 mm atrás), as proporções do BUDD-e são muito eficientes. Um
novo sistema de direção traseiro resulta num pequeno diâmetro de giro de 11,5 m
e melhora as respostas dinâmicas.
Os projetistas do BUDD-e se concentraram na funcionalidade. Esta é uma das
principais razões deste veículo multiuso (MPV) ser caracterizado por um charme
icônico funcional, progressivo, limpo, poderoso
e agradável, tudo ao mesmo tempo.
Com o design de sua dianteira, o BUDD-e mostra ser indiscutivelmente um
Volkswagen. A área ao redor do logo VW é especialmente típica do estilo: essa
parte da carroceria, feita de plástico transparente, pode ser retroiluminada de
várias maneiras diferentes pelos módulos de LED integrados. Uma característica
típica dos modelos elétricos e plug-in da Volkswagen são as luzes de condução
diurna de LED em forma de C.
O estilo do perfil lateral se caracteriza pela linha do teto plana e alongada,
a igualmente longa faixa das janelas com colunas dianteiras A vitrificadas, as rodas de liga
leve de 21 polegadas e os módulos
luminosos que começam na frente e se estendem ao
redor até os flancos. Uma estreita faixa de LEDs
corre por toda a volta do carro como uma linha de caráter e iluminação ambiente
exterior.
O design limpo e icônico da parte dianteira e do perfil lateral tem
continuidade na traseira. Outro aspecto característico dos carros elétricos da
Volkswagen é a assinatura em LED no formato de C na traseira.
O painel convencional, juntamente com todos os seus botões e interruptores, foi
inteiramente abandonado. Ele simplesmente não é necessário no futuro da
eletromobilidade. Em vez disso, a equipe de design distribuiu os instrumentos a interface homem-máquina de próxima geração como um mostrador que parece estar flutuando em pleno ar,
como um tablet flutuando no espaço à frente do motorista. Todas as superfícies
internas estão imersas em azul, prata e
branco.
Quando se abre a porta deslizante, do lado de fora, usando um gesto, entra-se
num interior que mais parece uma sala do que um carro. Os bancos do motorista e
do passageiro da frente ficam sobre um piso de madeira. Se o passageiro da
frente quiser conversar com seus amigos de trás, pode simplesmente rodar o seu
banco para se voltar para trás. O assento (assim como o do motorista é equipado
com um cinto de segurança integral. Na traseira há um carpete macio e
aconchegante, juntamente com dois assentos convencionais. Os passageiros de
trás também contam com um monitor de 34 polegadas.
O estilo interior do BUDD-e é caracterizado pela nova interface homem-máquina o conceito de mostradores e controles do futuro. A
arquitetura técnica dos sistemas de informação e tecnologia e de controle dá um
salto quântico, como foi o pulo dos telefones celulares com teclados numéricos
para os smartphones.
Digitalização do espaço de trabalho do motorista. A tradicional separação entre
o conjunto de instrumentos em frente ao motorista e o sistema de informação e
entretenimento no console central desaparece no design da interface do BUDD-e.
Essas duas áreas foram integradas, formando um único módulo de informação.
O BUDD-e foi premiado por sua concepção avançada pelo North American Concept
Vehicle of the Year Awards. O júri considerou que o BUDD-e é um modelo
ambientalmente compatível, que atende às necessidades de um utilitário veículo
feito para o Século 21. Estabelecida em 2002, essa premiação destaca os
veículos conceito que causam maior impressão em termos de design, estilo,
materiais, tecnologia e adequação ao mercado.
Além disso, o BUDD-e foi considerado Melhor Inovação pela revista on-line
americana de tecnologia Engadget. O
inovador e pioneiro interior do veículo também foi premiado como Interior
Design of the Year Concept Vehicle na Exposição de
Interiores Automotivos 2016, realizada em
Stuttgart, na Alemanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário