Uma equipe de engenheiros da
Bosch Brasil, em conjunto com a Nira Dynamics - empresa responsável por
sensores, desenvolveu uma solução que visa verificar a pressão dos pneus de
forma indireta (TPMS) em carros equipados com Sistema Antibloqueio de Frenagem
(ABS).
Anteriormente, essa tecnologia estava presente apenas em carros com
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), mas agora é possível ampliar a gama
de veículos com a função graças a implementação diretamente no software do ABS.
O TPMS funciona por meio dos sensores de velocidade já
presentes nas rodas, monitorando o raio efetivo dos pneus e também extraindo a
frequência de ressonância - ambas as informações são necessárias para detectar
anomalias, como pneu murcho ou furado. Uma vez que o dispositivo identifica que
o pneu está com pressão abaixo dos limites de segurança, o TPMS alerta o
motorista por meio de uma mensagem de advertência no painel do veículo.
Entre os benefícios do TPMS estão a redução no consumo de
combustível (entre 0,3% e 2,1%), menor desgaste dos pneus (6,3% e 13,3%), além
da garantia de veículos mais seguros circulando nas ruas e estradas
brasileiras, visto o risco de acidente por perda de controle que podem ser
causados por pneu murcho ou furado.
Além disso, o método indireto de
monitoramento de pressão dos pneus elimina a necessidade dos sensores físicos
adicionais nas rodas e de um receptor de sinal no veículo, o que reflete em um
menor custo de implementação da tecnologia. Além do desenvolvimento atender as demandas do
programa Inovar Auto por carros mais eficientes, está diretamente alinhado às
regulamentações internacionais ECE-R 64 (Europeia) e FMVSS 138 (Americana).
O Fiat Argo é o primeiro veículo a contar com o sistema e a
Bosch está apresentando o desenvolvimento para outras montadoras.
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