A Audi Sport GmbH está ampliando a linha R8 para incluir
uma nova versão com tração traseira. O R8 V10 RWS chega em série limitada de
999 unidades tanto na configuração Coupé quanto Spyder. O modelo terá tração
chamada Rear Wheel Series e será construído exclusivamente a mão na fábrica de
Böllinger Höfe.
“O R8 V10 RWS é feito para puristas”,
afirma Stepen Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH. “Feito em edição limitada
para clientes que apreciam o prazer essencial de dirigir, o R8 RWS é uma oferta
absolutamente exclusiva. Com seu motor V10 central e tração traseira, o carro
traz com sucesso o conceito de condução do nosso R8 LMS para as ruas.”
Elementos de design preto mate,
listra opcional
A característica purista da nova
versão do R8 é destacada pelo acabamento preto mate da grade Singleframe e das
aberturas de ar na dianteira e na traseira. O sideblade superior (no Coupé) tem
acabamento preto brilhante, enquanto a lâmina inferior é da cor da carroceria.
Similar ao R8 LMS GT 4, o Coupé está disponível com uma listra vermelha
opcional que passa pelo capô, teto e traseira. Por dentro, os assentos
esportivos de motorista e passageiro são revestidos de couro e Alcantara.
Bancos conchas são oferecidos como opcional. O painel apresenta um emblema “1
de 999”, indicando o número da edição limitada.
5.2 FSI – um dos últimos motores
naturalmente aspirados do segmento
O motor central V10 do R8 RWS
produz 540 cv. Seu torque máximo de 540 Nm é entregue aos 6.500 rpm. O 5.2 FSI
acelera o Coupé de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (3,8 segundos no Spyder) e
alcança uma velocidade máxima de 320 km/h (Spyder: 318 km/h).
Configuração de chassi
especialmente ajustada permite drifts controlados
O Coupé pesa 1.590 kg (sem o
motorista), ou 50 kg a menos que na mesma configuração com tração integral, que
precisa de componentes adicionais como eixo cardam, câmbio automatizado e
diferencial central. Já o Spyder RWS é 40 kg mais leve que o R8 V10 Spyder,
pesando 1.680 kg. A distribuição de peso por eixo é de 40,6:59,4 (Coupé) e
40,4:59,6 (Spyder), e juntamente ao chassi e os ajustes de dirigibilidade
especialmente adaptados para a tração traseira oferecem uma condução
especialmente divertida.
A configuração do chassi e o controle
dos sistemas permitem que o condutor faça drifts controlados ao escolher o modo
“Dynamic” no Audi drive select e ajustar o Controle Eletrônico de Estabilidade
(ESC) para “Sport”. O ESC intervém no limite de forma confiável. A direção
hidráulica eletromecânica é completamente livre de resistência ao torque e
permite uma dirigibilidade precisa. O R8 V10 RWS sai da linha de montagem com
rodas de alumínio aro 19 com design de cinco raios e acabamento na cor preta,
além de pneus 245/35 na dianteira e 295/35 na traseira.
O esportivo estará disponível para
reservas na Alemanha e em outros países europeus a partir do final de setembro,
e as primeiras unidades começam a chegar às ruas no início de 2018.
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