A Honeywell
Transportation Systems desenvolveu uma tecnologia, já em aplicação em sua linha
de turbos Garrett para caminhões e ônibus, que resulta em melhor desempenho e
maior vida útil sem a utilização de materiais caros como o titânio.
Diferentemente dos rotores convencionais (onde há um furo que passa por toda a
peça), essa tecnologia elimina o furo passante do eixo que fixa o rotor do
compressor ao rotor de turbina e possibilita a utilização do alumínio fundido
ou fresado, solução mais econômica que o titânio usado por outros fabricantes
de turboalimentadores.
Atualmente, a
tecnologia Boreless é aplicada nos turboalimentadores Honeywell fornecidos para
caminhões e ônibus das montadoras Scania e Volvo. A Honeywell também comercializa
produtos com essa tecnologia para aplicações Mercedes-Benz na reposição, para
os motores OM924LA e OM457LA.
O projeto
diferenciado proporciona melhor compromisso para aspectos aparentemente
conflitantes: durabilidade e confiabilidade excepcionais, sem a utilização de
materiais extremamente caros. Sabe-se que o eixo do turbo e os rotores nele
montados giram em rotações extremamente elevadas, perto de 120.000 rpm, no caso
de caminhões extra-pesados. Assim, os rotores estão sujeitos a uma força
centrífuga extremamente elevada, que tem seu valor máximo na região de maior
diâmetro.
No turbo
Boreless, a região sujeita à maior força centrífuga (a de maior diâmetro do
rotor), não possui o furo passante. Esse recurso reduz de maneira significativa
as tensões no componente, aumentando sua resistência à fadiga e sua
durabilidade, mesmo com a utilização de material mais comum e que proporciona
custo mais acessível, como o alumínio.
Adicionalmente,
devido à menor densidade do alumínio em relação ao titânio, reduz-se também a
inércia do turbo. Isso proporciona acelerações e respostas mais rápidas,
economia de combustível e menor emissão de poluentes. Outro ponto importante é
que, devido a repostas mais rápidas do motor, a exigência no sistema de
embreagem no momento da arrancada e das trocas de marcha é menor, prolongando
sua vida.
Os turbos com
tecnologia Boreless estão disponíveis tanto na linha original Garrett quanto na
linha Reman Original Garrett, lançada pela empresa e composta por componentes
remanufaturados, com garantia de fábrica idêntica à das peças novas e preço de
custo inferior ao de um componente OKM.
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