A Jaguar Land Rover está aumentando o uso de
alumínio reciclado nas carrocerias de seus veículos novos, de maneira a cortar
desperdício e reduzir emissões de carbono.
O projeto de £2 milhões, ou aproximadamente R$ 8
milhões, é intitulado REALITY e, por meio dele, a empresa achou um caminho para
fechar o ciclo de reciclagem de alumínio: dos carros descartados ao retorno à
fábrica em veículos zero quilômetro de alta performance da Jaguar e da
Land Rover.
REALITY é um projeto que se soma ao anterior projeto
REALCAR, o que irá permitir que dezenas de toneladas de alumínio geradas no
processo de manufatura sejam recicladas e usadas novamente no processo. Assim,
este processo fecha um ciclo de um modelo de desenvolvimento econômico e de
benefícios ambientais.
O projeto REALCAR começou com uma parceria entre a Jaguar
Land Rover, a Innovate UK, a Novelis, a Norton Aluminium, a Stadco, a
Universidade Brunel de Londres, a Zyomax e a Innoval Technology. O trabalho com
os fornecedores permitiu que a Jaguar Land Rover ganhe mais de 75 mil toneladas
de alumínio que seria descartado, mas que agora será reutilizado na produção.
Ao implementar o ciclo total de reciclagem do alumínio,
uma tecnologia química inovadora é instituída, além de uma nova infraestrutura
e investimento de mais de £13 milhões (quase R$ 53 milhões). Trata-se de uma
nova cultura que cuida dos materiais descartados como uma commodity de
alto valor. A qualidade continua sendo ponto fundamental e o projeto avalia o
alumínio e os níveis de química e microestruturas para aumentar tolerância à
reciclagem.
O projeto é parcialmente custeado pelo órgão Innovate UK
e envolve mais de 10 oficinas de imprensa de chapas de alumínio (tanto da
Jaguar Land Rover como de seus fornecedores) com alumínio sendo remodelado
pela Novelis.
Um dos benefícios mais significativos em termos de
sustentabilidade é que o uso desse alumínio reciclado precisa de 95% menos
energia do que a sua produção primária.
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