O domingo em Hockenheim foi de sol e arquibancadas
lotadas para a última corrida do DTM 2018, com uma disputa emocionante pelo
título, que consagrou Gary Paffett como campeão da temporada. Para Augusto
Farfus, o desfecho do campeonato também foi positivo, com o 7º lugar na
prova.
Assim como no dia anterior - quando também teve um bom
desempenho, mas foi obrigado a abandonar a corrida porque a porta de seu carro
caiu -, o único brasileiro do grid teve boa performance na
classificação e largou em 5º lugar. Após uma largada conturbada, ele se manteve
em sexto durante as primeiras voltas, até que seus adversários começaram a
fazer suas paradas obrigatórias nos boxes, e ele chegou a estar na 2ª posição.
Farfus parou relativamente tarde em relação aos outros
pilotos, na volta 22, e voltou à pista em 14º. Mas logo foi escalando o pelotão
com boas ultrapassagens, para completar as 36 voltas na 7ª posição, fechando o
ano na zona de pontos.
Com a vitória, René Rast aumentou para seis vitórias
consecutivas o recorde que já havia estabelecido no sábado. Porém, isso não foi
suficiente para ele garantisse o título, ficando com o vice-campeonato, apenas
quatro pontos atrás. Gary Paffett, na despedida da Mercedes da categoria, foi o
3º na prova e sagrou-se bicampeão do DTM - seu primeiro título foi em 2005.
Paul di Resta, que havia chegado à etapa na liderança, terminou o campeonato em
3º lugar.
Augusto Farfus concluiu assim uma temporada de altos e
baixos, em seu sétimo ano consecutivo no DTM, na qual teve como melhor
resultado o 2º lugar na etapa de Brands Hatch.
Augusto Farfus:
“Tivemos um bom desempenho durante todo o fim de semana
aqui em Hockenheim, e terminamos pontuando, o que foi positivo. Foi uma
temporada de altos e baixos, onde às vezes não tivemos bom ritmo, em outras,
tivemos uma boa performance, mas não contamos com a sorte. A BMW não teve um
ano tão competitivo quanto o esperado, mas trabalhamos duro e vamos continuar
trabalhando forte, para dar sequência no trabalho, já pensando no próximo ano.
Quero também dar parabéns ao Paffett pelo ano que fez e pelo título”.
Novidades para 2019
Além da entrada da Aston Martin na categoria no ano que
vem, formalizada na última quinta-feira, o DTM também aproveitou a última
etapa para anunciar seu calendário 2019. Por enquanto, foram confirmadas nove
rodadas duplas, sendo quatro delas no exterior, com a volta de Zolder (Bélgica)
ao calendário, que foi o primeiro circuito a receber a categoria em 1984. A
temporada também passará por Misano (Itália), Brands Hatch (Inglaterra) e
Assen, que substitui Zandvoort para a etapa na Holanda, além das pistas alemãs,
com a abertura e encerramento em Hockenheim, Norisring, Lausitzring e
Nürburgring. Ainda há a expectativa que seja anunciado um evento conjunto com o
Super GT japonês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário