O ano de 2018 celebra um marco importante na história da
MINI: o 25º aniversário de comercialização do primeiro MINI Cabrio, ocorrida no
Reino Unido, em 1993. O primeiro MINI com carroceria conversível, denominado
Rover Mini Cabriolet, foi lançado no mercado britânico em junho de 1993,
influenciado pelo sucesso obtido por uma versão exclusiva criada pela empresa
alemã Lamm Autohaus, 2 anos antes, e batizada de Mini Lamm Cabriolet. A Lamm
Autohaus removeu o teto do veículo e promoveu a venda de 75 exemplares do
modelo modificado na terra de Sua Majestade. O sucesso foi instantâneo e todas
as unidades do Mini conversível foram vendidas imediatamente alçando o
Cabriolet ao status de um dos mais raros Minis já produzidos.
Com a alta procura e a consequente exclusividade, por
ocasião de seu lançamento, em 1993, o Mini Cabriolet custava quase o dobro do
valor de um Mini Clássico. A nova versão foi disponibilizada em duas
combinações de cores: Caribbean Blue (azul), com teto removível cinza, e
Nightfire Red, com teto também em vermelho. O modelo trazia ainda rodas
Revolution, de 12 polegadas de diâmetro, listras finas brancas percorrendo a
lateral da carroceria, e uma ampla grade frontal cromada. Outra característica
especial do modelo era a carroceria, que recebeu reforços para acomodar o novo
capô. Na época, a mecânica do Cabriolet era idêntica ao do Cooper 1.3i. O
interior do veículo, no entanto, foi luxuosamente adornado com painel em
madeira de nogueira, volante revestido de couro preto e cintos de segurança
coloridos.
O novo MINI Cabrio foi apresentado à imprensa e ao
público, pela primeira vez, em 2004, durante o Salão do Automóvel de Genebra,
na Suíça. Ele foi lançado no mercado europeu em três versões – MINI One Cabrio,
MINI Cooper Cabrio e MINI Cooper S Cabrio. Além dos novos para-choques
dianteiros e traseiros, diferenciados em relação ao MINI Hatch convencional, a
gama de cores externas disponibilizada para o modelo contava com 10 tonalidades
diferentes. Desde o lançamento do MINI Cabrio, mais de 89 mil unidades desta
versão foram vendidas no Reino Unido, o país de origem da MINI, sendo o Cabrio
a mais popular, com 43% do total das vendas do MINI Hatch naquele mercado. A
cor Pepper White é a tonalidade externa preferida entre os clientes britânicos,
enquanto 86% das unidades contam com câmbio manual.
Em 2009, a MINI acrescentou um toque ainda mais exclusivo
ao conversível com a introdução do 'Openometer', um mostrador situado à
esquerda do painel de instrumentos e que permitia ao motorista verificar quanto
tempo ele dirigia com o teto recolhido. O medidor rebatizado mais tarde de
'Always Open Timer', ainda é oferecido no MINI Cabrio e pode ser acessado como
um mostrador digital na tela do MINI Visual Boost. A função ‘Rain Warner’
também é exclusiva do Cabrio. Disponível desde 2016 no conversível, este
recurso monitora a previsão do tempo na região onde o veículo se encontra. E se
a
possibilidade de chuva for alta no percurso, o computador de bordo avisará o
motorista aconselhando-o a fechar o teto caso ele esteja abaixado.
Em março último, o novo MINI Cabrio foi lançado no
mercado europeu com novas atualizações de design e tecnologia.
Além do teto de
acionamento totalmente elétrico, cada MINI Cabrio vem com faróis e lanternas
equipados com LEDs, Controle de Distância de Estacionamento Traseiro (PDC),
tela de 6,5 polegadas, chamada de emergência inteligente (E-call), rádio
digital e conectividade Bluetooth entre outros itens de série. Atualmente, o
MINI Cabrio é oferecido em cinco opções de motorização – One, Cooper, Cooper S,
Cooper D e Cooper SD – equipadas com motores de 3 ou 4 cilindros, movidos a
gasolina ou diesel, e associadas a transmissões automáticas ou manuais de seis,
sete ou oito marchas.
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