Imagens: LUCA BASSANE |
Saindo da pole,
o carro #8 da equipe RCHLO venceu pela segunda vez consecutiva na Porsche
Império Endurance Series e sustenta a liderança no campeonato com 136 pontos em
136 pontos possíveis.
A vitória da dupla Werner Neugebauer e Sergio Jimenez foi
dramática, com a máquina perdendo performance nas voltas finais e recebendo a
bandeirada apenas 1s445 à frente do carro da Shell Racing, dos paranaenses Lico
Kaesemodel e Ricardo Zonta.
O resultado
serviu para catapultar mais ainda Neugebauer no campeonato “overall” -que soma
a pontuação das etapas de sprint sem descartes à pontuação no certame das
corridas longas. Considerando os sprint e endurance, o gaúcho atingiu em
Goiânia a marca de cinco vitórias em 12 provas disputadas com os carros de
competição mais produzidos no planeta na temporada 2018.
Em terceiro
lugar ficou a dupla do carro #31, Luca Seripieri e Dennis Dirani, conquistando
também a vitória na classe Sport. Pupilo do bicampeão de endurance Alan
Hellmeister, que se recupera de um acidente em Monza há três semanas, Luca fez
questão de homenagear o coach e amigo -que, aliás, esteve presente em todos os
carros da prova com a hashtag #forçaAlan.
Na classe 3.8
prevaleceu o carro #83, de Maurizio e Marco Billi. A dupla fez uma prova limpa,
foi precisa nos pit-stops e mostrou mais uma vez que numa jornada de endurance
a consistência ao longo das mais de duas horas de disputa faz diferença. De
quebra, conquistaram um respeitabilíssimo 11º lugar na classificação geral.
Com uma
estratégia ousada de stints longos no início, o carro #71 de Pedrinho Aguiar e
Kreis Jr ficou com a segunda colocação. A dupla chegou a aparecer em segundo
lugar no geral no meio da prova, mas acabou prejudicada por um pneu furado.
William Freire e Chico Horta, com o carro #77, terminaram em terceiro lugar.
O campeonato da
3.8 agora tem Chico Horta e William Freire como líderes (123 pontos), seguidos
dos Billi (104) e de Kreis Jr e Pedro Aguiar (101).
A temporada 2018
da Porsche Cup entra agora em sua reta final. O campeonato de sprint será
definido na rodada dupla que integra a programação do GP Brasil de F1, nos dias
10 e 11 de novembro. O campeonato de endurance e os títulos “overall” serão
sacramentados também em Interlagos, após a corrida de 500 km que encerra o
calendário em 24 de novembro.
A corrida
Em mais uma
jornada emocionante e com disputa acirrada até a linha de chegada, Sérgio
Jimenez e Werner Neugebauer, da equipe RCHLO, venceram mais uma vez na Porsche
Império GT3 Cup Endurance Series, ao completarem os 300 Quilômetros de Goiânia
com apenas 1s445 de vantagem sobre Ricardo Zonta e Lico Kaesemodel, da Shell
Racing. Luca Seripieri/Dennis Dirani, Cacá Bueno/Sylvio de Barros e Vitor
Baptista/Pedro Queirolo completaram o pódio da categoria 4.0.
Na classe 3.8,
pai e filho, Maurizio e Marco Billi conquistaram a vitória e foram seguidos por
Pedrinho Aguiar/Kreis Jr.. As duplas Chico Horta/William Freire, Matheus
Iorio/Carlos Renaux e Patrick Choate/Marcelo Brisac completaram o pódio.
Já na categoria
4.0 Sport a vitória ficou com Seripieri e Dirani, com Popó Bueno e Carlos
Ambrósio fechando em segundo lugar e Fábio Carbone e Dominique Teysseyre na
terceira colocação.
Werner
Neugebauer tomou a liderança, enquanto Lico Kaesemodel foi ultrapassado por
Dennis Dirani. Quem teve um forte começo de corrida foi o convidado Fábio
Carbone, que passou por Sylvio de Barros para ficar em quarto. Nonô Figueiredo
e Enzo Elias também passaram por Sylvio em seguida. Na classe 3.8, o pole
Carlos Renaux manteve a ponta, enquanto Chico Horta superou Paulo Totaro para
ficar em segundo.
Logo na segunda
volta, Rodrigo Baptista e Rodrigo Mello tiveram um contato no fim da reta dos
boxes e acabaram ficando fora da corrida, pois não conseguiram se mover de
volta aos boxes pelos próprios meios. No entanto, os carros não ficaram em
posição perigosa, e não foi necessária a intervenção do safety car.
Na sétima volta,
Miguel Paludo, que vinha em nono, teve de antecipar sua primeira parada nos
boxes devido a um pedaço solto no parachoque e à perda de fluídos. Com isso,
Daniel Schneider herdou a posição, mas parou nos boxes duas voltas depois para
dar lugar a Nelsinho Piquet, no primeiro revezamento entre pilotos na corrida -
Nelsinho já começou fazendo a melhor volta. Logo depois, Fernando Fortes deu
lugar a Pedro Piquet no carro #32 da Michelin.
A corrida seguiu
extremamente equilibrada entre os quatro primeiros da classe 4.0. Na abertura
da décima volta, Neugebauer, Dirani, Kaesemodel e Carbone estavam separados por
apenas 1s2 - Enzo Elias fez bela manobra sobre Nonô Figueiredo para ficar em
quinto, a dois segundos de Carbone. Já na classe 3.8, Renaux disparou logo nas
primeiras voltas e, com 15 minutos de prova, já tinha 6s5 de frente para Chico
Horta.
Depois de nove
voltas perdidas nos boxes, o carro #7 voltou à pista com Justin Allgaier no
lugar de Paludo. Ao mesmo tempo, outras trocas de pilotos ocorreram, com
Ricardo Zonta substituindo Lico Kaesemodel, enquanto Werner Neugebauer fez o
pit stop mas permaneceu no carro #8 para seu segundo stint consecutivo. Com
isso, Dennis Dirani assumiu a primeira colocação na 4.0.
Dirani, Elias e
Nonô, que chegou a dar uma escapada, estenderam a janela ao máximo. Na 25ª
volta, Enzo Elias entrou nos boxes para dar lugar a Max Papis, enquanto Dennis
e Figueiredo pararam dois giros mais tarde para cederem a vez a Luca Seripieri e
Ricardo Baptista. Com 39 minutos de corrida, todos os competidores já tinham
entrado nos pits.
Werner
Neugebauer recuperou a primeira colocação, seguido por Ricardo Zonta e Nelsinho
Piquet, que, com seu forte ritmo de corrida, escalou o pelotão e subiu para o
top3 ao ultrapassar Seripieri. Mais atrás, o carro #0, pilotado por Cacá Bueno
no segundo stint, começou a reagir e subiu para nono. Já na categoria 3.8,
Matheus Iorio reassumiu a ponta para o carro #145, seguido por William Freire e
Renan Guerra.
Na volta 32,
Nelsinho Piquet entrou nos boxes para o segundo pit stop, enquanto Zonta partiu
definitivamente para cima de Neugebauer, que chegou a colocar uma roda na
terra, mas conseguiu sustentar a dianteira.
Na 34ª volta, a
liderança de Matheus Iorio na 3.8 foi embora junto com a roda traseira
esquerda, que se soltou do carro #145 no meio da pista. Iorio ainda conseguiu
chegar aos boxes pelos próprios meios, o que permitiu à permanência na corrida
recorrendo ao carro reserva. Pedrinho Aguiar assumiu a liderança da classe à
frente de Marcelo Brisac.
Com pouco mais
de uma hora de corrida, Neugebauer entrou nos boxes para mais um pit stop, e
foi substituído no carro #8 por Sérgio Jimenez, que seria o único entre os
ponteiros a partir para dois stints consecutivos para encerrar a corrida. Duas
voltas depois, Zonta, que havia assumido a ponta, entrou nos boxes e deu lugar
a Kaesemodel.
Na 42ª volta, o
carro de JP Mauro chegou a ter um princípio de incêndio, mas o piloto chegou
aos boxes em segurança. Enquanto isso, com alguns pilotos nos boxes e outros no
segundo stint, Luca Seripieri liderava na 4.0 seguido por Ricardo Baptista,
Cacá Bueno e Vitor Baptista. Na 3.8, o primeiro era William Freire, à frente de
Pedrinho Aguiar e Renan Guerra
.
Depois de
cumprir os seis minutos obrigatórios nos boxes, Lico voltou à frente de
Jimenez, em briga que valia na pista o décimo lugar, mas na prática poderia
definir a liderança. Com mais ação, Jimenez levou a melhor na saída da curva 1
e deixou Kaesemodel para trás. Logo, na 47ª volta, Seripieri era o líder, mas,
com pneus já gastos, deu uma rodada espetacular. Mas retomou o controle do
carro para voltar à pista. Em seguida, Luca entrou nos boxes, o que deu a ponta
Vitor Baptista.
Com 50 de 79
voltas, Baptista seguia na ponta com o carro #17, à frente de Aguiar, segundo
no geral e primeiro na 3.8, com o carro #71. Estes eram os últimos pilotos
antes de fazer o segundo pit stop obrigatório. Quem teve a corrida comprometida
foi a dupla Pedro Piquet/Fernando Fortes, que teve o pneu traseiro esquerdo
furado e tiveram de antecipar o terceiro pit-stop -mais tarde, com problema no
sistema de ABS do carro #32, teriam que fazer ainda outra parada extra.
Depois que todos
cumpriram as paradas, Jimenez era o líder, enquanto Lico Kaesemodel, Dennis
Dirani, Daniel Schneider e Sylvio de Barros completavam o top5. Na 3.8, a
liderança era disputada entre Paulo Totaro e Chico Horta, que chegaram a ter um
contato, em incidente que ficou sob investigação. Já Pedrinho Aguiar teve o
pneu dianteiro direito furado e, ao mesmo tempo, Horta teve de recolher o carro
aos boxes devido a uma nuvem de fumaça na traseira.
Na 57ª volta,
Jimenez e Kaesemodel entraram nos boxes para o terceiro e último pit stop
obrigatório. Com isso, Dirani recuperou a liderança momentaneamente, com Pedro
Queirolo, Ricardo Baptista, Max Papis e Fábio Carbone fechando o top5.
Depois que todos
pararam pela última vez, os cinco primeiros colocados da 4.0 eram Sérgio
Jimenez, Ricardo Zonta, Luca Seripieri, Nelsinho Piquet, Cacá Bueno e Vitor
Baptista. Na 3.8, Maurizio Billi assumiu o primeiro lugar depois da terceira
rodada de pit stops, seguido por Pedrinho Aguiar, William Freire, Matheus
Iorio, com carro reserva, e Patrick Choate.
Com um ritmo
superior, Nelsinho partiu para cima de Seripieri na Curva Zero e tomou o
terceiro lugar. Faltando 15 voltas para o fim, Piquet Jr. estava a 15 segundos
de Zonta e a 22 de Jimenez, que era mais líder do que nunca naquele momento da
prova.
Com duas horas
de corrida, 71 voltas haviam sido completadas, e Jimenez liderava com quase dez
segundos de vantagem, enquanto Nelsinho diminuía a diferença volta a volta para
a casa dos 12 segundos. Enquanto isso, Cacá e Vitor tentavam alcançar Seripieri
na briga pelo quarto lugar. A menos de cinco voltas da bandeirada porém,
Nelsinho precisou levar o carro #5 para mais uma parada nos boxes por causa de
pneu furado, cedendo o terceiro lugar para Seripieri.
Nas voltas
finais, Zonta reduziu drasticamente a desvantagem e deu grande emoção ao fim da
corrida. No entanto, Jimenez conseguiu resistir até o fim e conquistou mais uma
vitória na Porsche Império GT3 Cup Endurance Series com apenas 1s4 de vantagem
para Zonta. Na classe 3.8, Maurizio e Marco Billi confirmaram a vitória com uma
volta de vantagem sobre Pedrinho Aguiar e Kreis Jr.
Resultado
300 km de
Goiânia
Werner
Neugebauer e Sérgio Jimenez – 2h11min23s546
Lico Kaesemodel
e Ricardo Zonta + 1s445
Luca Seripieri e
Dennis Dirani (S) +26s727
Sylvio de Barros
e Cacá Bueno + 31s293
Pedro Queirolo e
Vitor Baptista +34s442
Ricardo Baptista
e Nonô Figueiredo +35s453
Enzo Elias e Max
Papis +42s642
Daniel Schneider
e Nelson Piquet Jr. + 1 volta
Carlos Ambrósio
e Popó Bueno (S) + 1 volta
Dominique
Teysseyre e Fabio Carbone (S) + 1 volta
Maurizio Billi e
Marco Billi (3.8 S) + 4 voltas
Miguel Paludo e
Justin Allgaier + 4 voltas
Kreis Jr. e
Pedro Aguiar (3.8) + 5 voltas
Rodolfo Toni e
JP Mauro (S) + 5 voltas
Francisco Horta
e William Freire (3.8) + 6 voltas
Carlos Renaux e
Matheus Iorio (3.8) + 7 voltas
Patrick Choate e
Marcelo Brisac (3.8 S) + 10 voltas
Fernando Fortes
e Pedro Piquet + 15 voltas
Paulo Totaro e
Renan Guerra (3.8) + 21 voltas
Não completaram
Tom Valle e Beto
Gresse (S) + 38 voltas
Adalberto
Baptista e Rodrigo Baptista (S) + 78 voltas
Tom Filho e
Rodrigo Mello (S) + 78 voltas
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