domingo, 14 de outubro de 2018

Porsche: Após 300 km, Werner Neugebauer e Sérgio Jimenez vencem em Goiânia por 1s4

Imagens: LUCA BASSANE

Saindo da pole, o carro #8 da equipe RCHLO venceu pela segunda vez consecutiva na Porsche Império Endurance Series e sustenta a liderança no campeonato com 136 pontos em 136 pontos possíveis. 

A vitória da dupla Werner Neugebauer e Sergio Jimenez foi dramática, com a máquina perdendo performance nas voltas finais e recebendo a bandeirada apenas 1s445 à frente do carro da Shell Racing, dos paranaenses Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta.

O resultado serviu para catapultar mais ainda Neugebauer no campeonato “overall” -que soma a pontuação das etapas de sprint sem descartes à pontuação no certame das corridas longas. Considerando os sprint e endurance, o gaúcho atingiu em Goiânia a marca de cinco vitórias em 12 provas disputadas com os carros de competição mais produzidos no planeta na temporada 2018.

Em terceiro lugar ficou a dupla do carro #31, Luca Seripieri e Dennis Dirani, conquistando também a vitória na classe Sport. Pupilo do bicampeão de endurance Alan Hellmeister, que se recupera de um acidente em Monza há três semanas, Luca fez questão de homenagear o coach e amigo -que, aliás, esteve presente em todos os carros da prova com a hashtag #forçaAlan.

Na classe 3.8 prevaleceu o carro #83, de Maurizio e Marco Billi. A dupla fez uma prova limpa, foi precisa nos pit-stops e mostrou mais uma vez que numa jornada de endurance a consistência ao longo das mais de duas horas de disputa faz diferença. De quebra, conquistaram um respeitabilíssimo 11º lugar na classificação geral.

Com uma estratégia ousada de stints longos no início, o carro #71 de Pedrinho Aguiar e Kreis Jr ficou com a segunda colocação. A dupla chegou a aparecer em segundo lugar no geral no meio da prova, mas acabou prejudicada por um pneu furado. William Freire e Chico Horta, com o carro #77, terminaram em terceiro lugar.

O campeonato da 3.8 agora tem Chico Horta e William Freire como líderes (123 pontos), seguidos dos Billi (104) e de Kreis Jr e Pedro Aguiar (101).

A temporada 2018 da Porsche Cup entra agora em sua reta final. O campeonato de sprint será definido na rodada dupla que integra a programação do GP Brasil de F1, nos dias 10 e 11 de novembro. O campeonato de endurance e os títulos “overall” serão sacramentados também em Interlagos, após a corrida de 500 km que encerra o calendário em 24 de novembro.

A corrida
Em mais uma jornada emocionante e com disputa acirrada até a linha de chegada, Sérgio Jimenez e Werner Neugebauer, da equipe RCHLO, venceram mais uma vez na Porsche Império GT3 Cup Endurance Series, ao completarem os 300 Quilômetros de Goiânia com apenas 1s445 de vantagem sobre Ricardo Zonta e Lico Kaesemodel, da Shell Racing. Luca Seripieri/Dennis Dirani, Cacá Bueno/Sylvio de Barros e Vitor Baptista/Pedro Queirolo completaram o pódio da categoria 4.0.

Na classe 3.8, pai e filho, Maurizio e Marco Billi conquistaram a vitória e foram seguidos por Pedrinho Aguiar/Kreis Jr.. As duplas Chico Horta/William Freire, Matheus Iorio/Carlos Renaux e Patrick Choate/Marcelo Brisac completaram o pódio.

Já na categoria 4.0 Sport a vitória ficou com Seripieri e Dirani, com Popó Bueno e Carlos Ambrósio fechando em segundo lugar e Fábio Carbone e Dominique Teysseyre na terceira colocação.

Werner Neugebauer tomou a liderança, enquanto Lico Kaesemodel foi ultrapassado por Dennis Dirani. Quem teve um forte começo de corrida foi o convidado Fábio Carbone, que passou por Sylvio de Barros para ficar em quarto. Nonô Figueiredo e Enzo Elias também passaram por Sylvio em seguida. Na classe 3.8, o pole Carlos Renaux manteve a ponta, enquanto Chico Horta superou Paulo Totaro para ficar em segundo.

Logo na segunda volta, Rodrigo Baptista e Rodrigo Mello tiveram um contato no fim da reta dos boxes e acabaram ficando fora da corrida, pois não conseguiram se mover de volta aos boxes pelos próprios meios. No entanto, os carros não ficaram em posição perigosa, e não foi necessária a intervenção do safety car.

Na sétima volta, Miguel Paludo, que vinha em nono, teve de antecipar sua primeira parada nos boxes devido a um pedaço solto no parachoque e à perda de fluídos. Com isso, Daniel Schneider herdou a posição, mas parou nos boxes duas voltas depois para dar lugar a Nelsinho Piquet, no primeiro revezamento entre pilotos na corrida - Nelsinho já começou fazendo a melhor volta. Logo depois, Fernando Fortes deu lugar a Pedro Piquet no carro #32 da Michelin.

A corrida seguiu extremamente equilibrada entre os quatro primeiros da classe 4.0. Na abertura da décima volta, Neugebauer, Dirani, Kaesemodel e Carbone estavam separados por apenas 1s2 - Enzo Elias fez bela manobra sobre Nonô Figueiredo para ficar em quinto, a dois segundos de Carbone. Já na classe 3.8, Renaux disparou logo nas primeiras voltas e, com 15 minutos de prova, já tinha 6s5 de frente para Chico Horta.

Depois de nove voltas perdidas nos boxes, o carro #7 voltou à pista com Justin Allgaier no lugar de Paludo. Ao mesmo tempo, outras trocas de pilotos ocorreram, com Ricardo Zonta substituindo Lico Kaesemodel, enquanto Werner Neugebauer fez o pit stop mas permaneceu no carro #8 para seu segundo stint consecutivo. Com isso, Dennis Dirani assumiu a primeira colocação na 4.0.

Dirani, Elias e Nonô, que chegou a dar uma escapada, estenderam a janela ao máximo. Na 25ª volta, Enzo Elias entrou nos boxes para dar lugar a Max Papis, enquanto Dennis e Figueiredo pararam dois giros mais tarde para cederem a vez a Luca Seripieri e Ricardo Baptista. Com 39 minutos de corrida, todos os competidores já tinham entrado nos pits.

Werner Neugebauer recuperou a primeira colocação, seguido por Ricardo Zonta e Nelsinho Piquet, que, com seu forte ritmo de corrida, escalou o pelotão e subiu para o top3 ao ultrapassar Seripieri. Mais atrás, o carro #0, pilotado por Cacá Bueno no segundo stint, começou a reagir e subiu para nono. Já na categoria 3.8, Matheus Iorio reassumiu a ponta para o carro #145, seguido por William Freire e Renan Guerra.

Na volta 32, Nelsinho Piquet entrou nos boxes para o segundo pit stop, enquanto Zonta partiu definitivamente para cima de Neugebauer, que chegou a colocar uma roda na terra, mas conseguiu sustentar a dianteira.

Na 34ª volta, a liderança de Matheus Iorio na 3.8 foi embora junto com a roda traseira esquerda, que se soltou do carro #145 no meio da pista. Iorio ainda conseguiu chegar aos boxes pelos próprios meios, o que permitiu à permanência na corrida recorrendo ao carro reserva. Pedrinho Aguiar assumiu a liderança da classe à frente de Marcelo Brisac.

Com pouco mais de uma hora de corrida, Neugebauer entrou nos boxes para mais um pit stop, e foi substituído no carro #8 por Sérgio Jimenez, que seria o único entre os ponteiros a partir para dois stints consecutivos para encerrar a corrida. Duas voltas depois, Zonta, que havia assumido a ponta, entrou nos boxes e deu lugar a Kaesemodel.

Na 42ª volta, o carro de JP Mauro chegou a ter um princípio de incêndio, mas o piloto chegou aos boxes em segurança. Enquanto isso, com alguns pilotos nos boxes e outros no segundo stint, Luca Seripieri liderava na 4.0 seguido por Ricardo Baptista, Cacá Bueno e Vitor Baptista. Na 3.8, o primeiro era William Freire, à frente de Pedrinho Aguiar e Renan Guerra
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Depois de cumprir os seis minutos obrigatórios nos boxes, Lico voltou à frente de Jimenez, em briga que valia na pista o décimo lugar, mas na prática poderia definir a liderança. Com mais ação, Jimenez levou a melhor na saída da curva 1 e deixou Kaesemodel para trás. Logo, na 47ª volta, Seripieri era o líder, mas, com pneus já gastos, deu uma rodada espetacular. Mas retomou o controle do carro para voltar à pista. Em seguida, Luca entrou nos boxes, o que deu a ponta Vitor Baptista.

Com 50 de 79 voltas, Baptista seguia na ponta com o carro #17, à frente de Aguiar, segundo no geral e primeiro na 3.8, com o carro #71. Estes eram os últimos pilotos antes de fazer o segundo pit stop obrigatório. Quem teve a corrida comprometida foi a dupla Pedro Piquet/Fernando Fortes, que teve o pneu traseiro esquerdo furado e tiveram de antecipar o terceiro pit-stop -mais tarde, com problema no sistema de ABS do carro #32, teriam que fazer ainda outra parada extra.

Depois que todos cumpriram as paradas, Jimenez era o líder, enquanto Lico Kaesemodel, Dennis Dirani, Daniel Schneider e Sylvio de Barros completavam o top5. Na 3.8, a liderança era disputada entre Paulo Totaro e Chico Horta, que chegaram a ter um contato, em incidente que ficou sob investigação. Já Pedrinho Aguiar teve o pneu dianteiro direito furado e, ao mesmo tempo, Horta teve de recolher o carro aos boxes devido a uma nuvem de fumaça na traseira.
Na 57ª volta, Jimenez e Kaesemodel entraram nos boxes para o terceiro e último pit stop obrigatório. Com isso, Dirani recuperou a liderança momentaneamente, com Pedro Queirolo, Ricardo Baptista, Max Papis e Fábio Carbone fechando o top5.

Depois que todos pararam pela última vez, os cinco primeiros colocados da 4.0 eram Sérgio Jimenez, Ricardo Zonta, Luca Seripieri, Nelsinho Piquet, Cacá Bueno e Vitor Baptista. Na 3.8, Maurizio Billi assumiu o primeiro lugar depois da terceira rodada de pit stops, seguido por Pedrinho Aguiar, William Freire, Matheus Iorio, com carro reserva, e Patrick Choate.

Com um ritmo superior, Nelsinho partiu para cima de Seripieri na Curva Zero e tomou o terceiro lugar. Faltando 15 voltas para o fim, Piquet Jr. estava a 15 segundos de Zonta e a 22 de Jimenez, que era mais líder do que nunca naquele momento da prova.

Com duas horas de corrida, 71 voltas haviam sido completadas, e Jimenez liderava com quase dez segundos de vantagem, enquanto Nelsinho diminuía a diferença volta a volta para a casa dos 12 segundos. Enquanto isso, Cacá e Vitor tentavam alcançar Seripieri na briga pelo quarto lugar. A menos de cinco voltas da bandeirada porém, Nelsinho precisou levar o carro #5 para mais uma parada nos boxes por causa de pneu furado, cedendo o terceiro lugar para Seripieri.

Nas voltas finais, Zonta reduziu drasticamente a desvantagem e deu grande emoção ao fim da corrida. No entanto, Jimenez conseguiu resistir até o fim e conquistou mais uma vitória na Porsche Império GT3 Cup Endurance Series com apenas 1s4 de vantagem para Zonta. Na classe 3.8, Maurizio e Marco Billi confirmaram a vitória com uma volta de vantagem sobre Pedrinho Aguiar e Kreis Jr.

Resultado
300 km de Goiânia
Werner Neugebauer e Sérgio Jimenez – 2h11min23s546
Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta + 1s445
Luca Seripieri e Dennis Dirani (S) +26s727
Sylvio de Barros e Cacá Bueno + 31s293
Pedro Queirolo e Vitor Baptista +34s442
Ricardo Baptista e Nonô Figueiredo +35s453
Enzo Elias e Max Papis +42s642
Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr. + 1 volta
Carlos Ambrósio e Popó Bueno (S) + 1 volta
Dominique Teysseyre e Fabio Carbone (S) + 1 volta
Maurizio Billi e Marco Billi (3.8 S) + 4 voltas
Miguel Paludo e Justin Allgaier + 4 voltas
Kreis Jr. e Pedro Aguiar (3.8) + 5 voltas
Rodolfo Toni e JP Mauro (S) + 5 voltas
Francisco Horta e William Freire (3.8) + 6 voltas
Carlos Renaux e Matheus Iorio (3.8) + 7 voltas
Patrick Choate e Marcelo Brisac (3.8 S) + 10 voltas
Fernando Fortes e Pedro Piquet + 15 voltas
Paulo Totaro e Renan Guerra (3.8) + 21 voltas
Não completaram
Tom Valle e Beto Gresse (S) + 38 voltas
Adalberto Baptista e Rodrigo Baptista (S) + 78 voltas
Tom Filho e Rodrigo Mello (S) + 78 voltas

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