Seis milhões de euros em investimentos, 1.200 novos
funcionários só para o lançamento do Taycan, o desenvolvimento contínuo do
Porsche Production 4.0 e uma campanha de conhecimento sem paralelo, difundida
por toda a empresa: em compromisso com a mobilidade elétrica, a fabricante de
automóveis esportivos está sob um processo de grandes alterações e, mais uma
vez, reafirma a sua capacidade para salvaguardar o seu futuro.
“Prevemos que mais de 50 por cento dos modelos Porsche vendidos a partir de
2025 sejam eletrificados,” afirma Lutz Meschke, Vice-presidente do Conselho
Executivo e membro do Conselho responsável pelas Finanças e IT na Porsche. Isto
vai implicar investimentos substanciais em campos como o desenvolvimento e
produção, assim como na capacitação de pessoas. Apesar disto, o objetivo de ter
uma margem de, pelo menos, 15 por cento mantem-se sem alterações.
"Adicionalmente aos processos eficientes, a receita dos produtos digitais
e serviços deverá aumentar sua contribuição para o nosso sucesso
econômico," afirma Meschke.
Um exemplo de uma abordagem eficiente surge pelas infraestruturas de produção e
montagem para o novo Taycan, em construção como “uma fábrica dentro de uma
fábrica”, no edifício principal, em Zuffenhausen. Estes sinais de
desenvolvimento demonstram que a Porsche irá distanciar-se dos princípios
tradicionais de uma linha de montagem. Albrecht Reimold, Membro do Conselho
Executivo responsável pela Produção e Logística, explica: “Ao aplicar uma linha
de produção flexível, a Porsche irá torna-se o primeiro fabricante de automóvel
a utilizar sistemas de transporte sem condutor num processo de produção em
série. ” Isto vai permitir que a marca de automóveis esportivos combine as
vantagens do princípio tradicional da produção em série com a flexibilidade da
montagem versátil. Vai também permitir aumentar o número de ciclos de trabalho,
mantendo a mesma quantidade de espaço. Seguindo o conceito “smart, green,
lean”, a Porsche persegue também uma produção sustentável. O processo de
produção do Taycan está isento de carbonos, com o objetivo futuro de que a
produção seja de impacto zero, uma fábrica sem impacto ambiental.
A relação próxima de trabalho entre a área de competição e a produção em série
resume o quão importante é partilhar conhecimento. Tal como o Porsche 919
Hybrid, que conseguiu inúmeras vitórias em Le Mans, o Taycan é alimentado pela
inovadora tecnologia de 800 V. Esta foi uma das decisões mais essenciais para o
919, pois o nível de voltagem define efetivamente o curso para todo o conjunto
de propulsão elétrica: desde a bateria até à disposição dos sistemas
eletrônicos e dos motores elétricos até à capacidade do processo de
carregamento. Ao adotar uma aproximação pioneira e desenvolvendo e componentes
para 800 V, a Porsche elevou os limites do que é tecnicamente exequível –
incluindo o que está relacionado com a bateria de ions de lítio refrigerada por
líquido. Entre o ambiente intensamente competitivo do automobilismo, a Porsche
tem continuado a desenvolver as suas tecnologias. A marca alcançou agora uma
densidade de potência nunca antes vista. Para o Taycan isto significa que a
arquitetura de 800 V do veículo garante que a bateria de ions de lítio pode ser
recarregada em apenas quatro minutos, garantindo energia suficiente para
percorrer 100 km (de acordo com o ciclo NEDC). Esta transferência de conhecimento
irá alcançar todo um novo patamar quando a Porsche entrar na Formula E, na
época 2019/2020.
Os processos de carregamento rápido pedem sistemas de carregamento poderosos. É
por isso que a Porsche E-Performance cobre todas as áreas da infraestrutura com
soluções para circulação e para casa. Com uma capacidade até 22kW, o Porsche
Mobile Charger Connect é uma forma rápida e conveniente para carregar o Taycan
em casa durante a noite. Pode também ser
carregado através da tecnologia de
indução. Como parte da joint venture Ionity – que também envolve a BMW, a
Daimler e a Ford – a Porsche irá criar 400 postos de carregamento de alta
potência com uma capacidade de 350kW por ponto de carregamento por toda a
Europa até ao final de 2019. Nos EUA, a iniciativa do VW Group, Electrify
America, fará a instalação de uma infraestrutura de carregamento (capacidade
até 350kW) em 300 áreas de serviço nas autoestradas a partir 2019. A Porsche
planeja também instalar mais de 2000 pontos de carregamento AC em destinos como
hotéis, em mais de 20 mercados 20, a seguir ao lançamento do Taycan.
Os
clientes terão acesso à rede de carregamento da Porsche através do service
Porsche Charging. Esta é uma solução alargada na Europa com acesso a diversas
estações de carregamento geridas por diferentes fornecedores. A Porsche ficará
responsável pela centralização dos pagamentos.
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