Com uma série de prêmios da mídia automotiva mundial,
incluindo os prestigiados Red Dot Awards e o iF Design de 2018, o Stinger GT chega ao mercado brasileiro
com o status de veículo mais potente da história da Kia. Equipado com os mais
modernos itens em tecnologia, segurança e conforto, o sedã esportivo consolida
o processo de evolução da marca sul-coreana ao apresentar luxo, estilo e
desempenho únicos.
As primeiras vinte unidades a serem vendidas no Brasil fazem parte de uma
edição especial, numerada, denominada “Launch
Edition by Fittipaldi”, com identificação no painel e acompanham placa
especial oficializando a edição, assinada pelo próprio bicampeão mundial de
Fórmula 1. Contratado pela Kia Motors Corporation para estrelar o filme de
lançamento do Stinger GT nos EUA, Emerson Fittipaldi também apadrinha a chegada
do sedã ao Brasil, ressaltando as características esportivas do veículo.
Equipado com motor V6, de 3.3 litros, biturbo, com 370 cv de potência, o
Stinger GT possui nova transmissão automática sequencial de 8 velocidades,
controle de torque vetorial AWD (All-Wheel Drive), suspensão eletrônica
com ajuste de altura do amortecedor e freios Brembo™, entre outros itens que
equipam somente veículos esportivos Premium.
Evolução do carro conceito que o
inspirou, o projeto do Stinger GT foi supervisionado por Peter Schreyer, chefe
de Design e presidente da Kia Motors Corporation, e sua equipe de designers em
Frankfurt. Acompanhado do seu grupo de engenheiros, o diretor de testes de
veículos de alto desempenho da Kia, Albert Biermann, cuidou do desenvolvimento
da condução no autódromo Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.
Design - Transformar um carro
conceito em um veículo de série não é uma tarefa simples. Não foi à toa que
Schreyer escolheu o estúdio de design da Kia em Frankfurt como o berço do
Stinger GT. "As prioridades foram o luxo, o conforto e o estilo", diz
Gregory Guillaume, chefe de Design da Kia Motors Europe. "O Stinger GT se
concentra na experiência e na paixão pelo automóvel".
Da elegante grade frontal às curvas
laterais, o Stinger GT transmite uma aparência robusta e muscular. Sua presença
marcante é determinada pelo desenho da parte traseira, capô alongado e
para-brisas inclinados, distância entre-eixos estendida para oferecer uma
cabine espaçosa e muitas entradas de ar. A postura e o equilíbrio visual do
Stinger GT são projetados para dar ao carro um ar elegante, ao mesmo tempo de
esportividade, fugindo completamente da aparência comum.
As rodas largas, juntamente com os contornos rebaixados ao longo das portas,
reforçam o visual poderoso do
Stinger GT, bem como seus traços de fastback. Outros elementos puramente
funcionais do design exterior - as cortinas de ar frontais, os arcos das rodas,
a parte inferior lisa e o difusor traseiro integrado - ajudam a eficiência
aerodinâmica. A traseira abriga quatro dutos de escape ovais, enquanto, na
frente, a icônica grade "nariz de tigre" da Kia se posiciona em
evidência entre os faróis de LED.
No interior do esportivo, destaque
para um espaço dedicado ao prazer de dirigir, enquanto os demais ocupantes
viajam de forma luxuosa e confortável. O couro Nappa ultra suave cobre os
assentos com contornos profundos, e os bancos dianteiros possuem células de ar
no encosto, além de estofamento para total comodidade. Um painel completo cria
um plano horizontal forte para o motorista conduzir com facilidade. O console
central é intuitivamente dividido em duas áreas específicas: os controles de
informações e entretenimento se posicionam perfeitamente sob uma grande tela
colorida sensível ao toque de 8”, enquanto os controles de clima e ventilação
estão localizados abaixo.
A extensa lista de itens de conforto e de dirigibilidade contempla ainda
volante revestido de couro, painel mostrador com uma combinação de
instrumentação analógica e digital, tela de TFT colorida entre os medidores que
informa dados de desempenho, tais como as forças G em curva, tempos de percurso
e a temperatura do óleo do motor, e também informações auxiliares, como o computador
de bordo, a configuração de controlador e a navegação. As aberturas radiais
circulares de inspiração aeronáutica são encontradas na frente e na traseira, e
um cromado acetinado percorre a cabine. O efeito é um ambiente íntimo e
agradável. A longa distância entre-eixos permite uma generosa área para as
pernas, enquanto a posição baixa do assento proporciona amplo espaço para
frente e para trás.
O veículo mais potente da história da Kia possui motor V6, Lambda II, de 3.3
litros, GDI biturbo, à gasolina, que entrega até 370 cavalos de potência a
6.000 rpm e oferece torque de 52 kgm a 1.300-4.500 rpm. O sedã vai de 0 a 100
km/h em 4,9 segundos e atinge velocidade máxima de 270 km/h.
Para estacionar com segurança e confiança, os sensores ultrassônicos do Stinger
GT informam a existência de obstáculos ou pedestres na frente e atrás do
veículo. Já a função Blind-Spot Colision Warning (BCW) sinaliza a presença de
outro veículo no ponto cego do motorista, inclusive durante as mudanças de
pista.
O Stinger GT também chega ao mercado com os mais modernos sistemas de
informação e entretenimento. A altura ajustável do visor colorido Head-Up
Display (HUD) permite que o motorista veja informações importantes sobre a
direção refletida no vidro do para-brisa, navegação passo a passo,
configurações de áudio e controle de cruzeiro. Dentro do console central
encontra-se uma bandeja para carregamento sem fio de smartphone e o sistema
hands free, via Bluetooth, além da possibilidade de acessar diversos comandos
pelo volante.
O Stinger GT chega ao mercado brasileiro por R$ 399.990,00, com garantia de
cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País. “Como esse
primeiro lote, para garantia de compra, teve seu câmbio fechado para o
fabricante, ainda na época do dólar a R$ 3,35, para essas primeiras vinte
unidades da Launch Edition by Fittipaldi, vamos praticar preço especial de
lançamento de R$ 349.990,00”,
explica José Luiz Gandini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário