Wagner Gonzalez |
Nos EUA Nasr é campeão da IMSA; Facco ganha rally no Paraguai
É pouco provável que a F-1
volte a ter um brasileiro alinhando nos grids de 2019, mas nem por isso os
pilotos brasileiros deixam de conquistar bons resultados no Exterior e
mostrando que temos bons valores em várias categorias. Depois de triunfar em
categorias de base com Felipe Drugovich (Euro Formula Open) e Caio Collet (F-4
francesa), mais um título internacional foi conquistado por brasileiros, desta
vez com requintes de drama, já que a vitória também poderia ter as cores
nacionais.
Nos Estados Unidos, o final das 10 Horas de Petit Le Mans, no
circuito de Road Atlanta, teve Christian Fittipaldi e Felipe Nasr (foto de
abertura, de José Mario Dias) como protagonistas dos minutos finais e terminou
com o brasiliense sagrando-se Campeão Norte-Americano de Endurance, em dupla
com Eric Curran.
No lado de baixo do Equador o paulista Luis Facco e o
piauiense Humberto Ribeiro triunfaram no Desafio Ñeembucú, terceira etapa do
Campeonato Paraguaio de Rally. Facco e Ribeiro tripularam o buggy V8 projetado
e construído pela Giaffone Racing, empresa da tradicional família proprietária
da JL e do kartódromo da Granja Viana, combinação que aumenta o impacto dessa
vitória.
Pane seca e título
O português Filipe Albuquerque, companheiro de equipe de
Fittipaldi, liderava a prova na fase final e tudo parecia garantir mais
uma vitória para o time Mustang Sampling, mas uma pane seca interrompeu o
funcionamento perfeito do Cadillac DPi-VR a duas curvas da bandeirada. Dessa
forma o trio completado pelo francês Tristian Vauthier terminou em quatro lugar
a cerca de segundos do vencedor.
“Ficamos sem combustível
faltando duas curvas e não foi nem questão de arriscar. Sabíamos que estava
justo, mas achávamos que daria no limite. O carro estava na frente, mas infelizmente
não deu e ficamos fora do pódio. Agora é virar a página e ir pra próxima, a
minha última”, comentou Fittipaldi, que já anunciou sua retirada das pistas
após as 24 Horas de Daytona em janeiro de 2019.
Christian, que este ano disputou apenas as provas longas
e atuou como diretor esportivo da Action Express Racing, parabenizou Felipe
Nasr e Eric Curran, que sagraram-se campeões do IMSA e do Campeonato
Norte-americano de Endurance. Nasr e Curran, que em Road Atlanta dividiram a
pilotagem com Gabby Chaves, terminaram a etapa na oitava colocação, o
suficiente para a conquista do título.
“Gostaria de agradecer ao
Eric, Gabby e ao Mike (Conway). Apesar do Mike não estar aqui neste final de
semana, ele foi parte importante da equipe. Este foi meu primeiro ano na
categoria e terminar com o título, não poderia imaginar um final melhor”,
declarou Nasr ao final da competição vencida por Renger Van Der Zande/Jordan
Taylor/Ryan Hunter-Reay, com um Cadillac DPi-V.R.
A prova final da temporada IMSA teve a presença de vários
brasileiros além de Christian Fittipaldi e Felipe Nasr: Lucas Di Grassi que
estreou na categoria conquistando o segundo lugar na classificação geral
dividindo o Joest Mazda DPi com Oliver Jarvis e Tristan Nuñez, e Helio
Castro Neves foi quinto, compartindo o Acura DPI #7 com Rick Taylor e Graham
Rahal.
Em visita ao Japão, para acompanhar a prova 6 Horas
de Fuji, o prefeito Bruno Covas assinou compromisso com os organizadores
do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) para realizar a etapa brasileira do
torneio por seis temporadas, entre 2020 e 2025. A medida garante a
funcionalidade do Autódromo de Interlagos pelo futuro próximo e lança a
possível candidatura de Covas a um novo mandato, duas situações opostas ao seu
predecessor no cargo. João Dória, atual candidato o governo do Estado, abdicou
do cargo de prefeito após 15 meses de atuação e defendia a transformação da
pista paulistana em um condomínio.
A edição 2018 das 6 Horas
de Suzuka valeu como quarta etapa da temporada 2018/2019 da especialidade e
marcou a volta de Bruno Senna ao cockpit de um dos carros da equipe Rebellion.
O paulista ficou em terceiro lugar, em dupla com o alemão André Lotterer e o suíço
Neel Jani; a vitória ficou para o Toyota do inglês Mike Conway, do local
Kamui Kobayashi e do argentino Jose Maria Lopez. O resultado de Senna mantém um
bom índice de aproveitamento em provas do WEC no Japão: anteriormente ele havia
vencido duas provas e terminado outra em segundo.
Inscrito inicialmente com
um Mitsubishi ASX, o paulista Luis Facco decidiu estrear seu Buggy V8 na
disputa da terceira etapa do Campeonato Paraguaio de Rally e venceu com
relativa facilidade o Desafio Ñeembucú 2018, competição disputada na região de
Pilar do país vizinho.
Em sua terceira atuação nesse país, Facco e Ribeiro
tripularam o buggy equipado com motor V8 e tração traseira desenvolvido pela
JL, empresa da família Giaffone, e derrotaram 21 rivais que competiram com
pickups e UTVs. A dupla brasileira gastou 5h26’13” para percorrer o
percurso total da prova no menor tempo entre os concorrentes de automóveis,
tempo referente a soma do Prólogo, da Especial 1 e Especial 2. Segundo Facco, o
percurso foi dos mais completos e exigentes:
“O Desafio Ñeembucú foi
uma prova muito boa que teve de tudo, trechos rápidos, estreitos, erosões,
lama, terreno pantanoso e nos divertimos bastante. Foi gratificante vencermos
essa prova e estamos felizes com o resultado. Em nossa primeira apresentação
com o buggy conseguimos nos adaptarmos rapidamente ao carro, cujo desempenho
foi surpreendente. Tem muita potência, é bem confiável e tivemos todo o apoio
da equipe”.
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