segunda-feira, 2 de abril de 2012

Restritor e areia marcam dia de Varela e Gugelmin em Abu Dhabi



Quando chegaram ao bivouac - o parque de apoio dos concorrentes do Abu Dhabi Desert Challenge 2012 - que marcava o final da primeira etapa dessa competição Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin celebraram com alegria o quinto melhor tempo na categoria T2. Para a dupla do Divino Fogão Rally Team o fato de ter completado os 285 quilometros da etapa de hoje com um carro alugado às vésperas do início da competição era motivo de alegria e tinha sabor de vitória. Cerca de uma hora mais tarde tal sensação ganhou cores mais fortes quando os organizadores divulgaram uma nova planilha de resultados onde os brasileiros ganharam algumas posições e mais motivação para a etapa de amanhã,como diz o piloto paulista:

"O carro que estamos usando é bastante limitado e temos que andar com muito cuidado. Terminar em quarto na categoria e décimo-segundo entre os 32 carros que largaram nos deixa mais animados para enfrentar a etapa de amanhã, uma das mais difíceis da prova."
 

Ao contrário do que essa afirmação possa sugerir, a etapa de hoje não foi fácil: durante os 285 km de percurso eles perderam cerca de 10 minutos ao atolar na areia e mais outro tanto para fazer um reparo no restritor do coletor de admissão do motor. Isso explica o tempo gasto pelos brasileiros (5h52m57) para cobrir esse trajeto, cerca de vinte minutos a mais que a dupla Vadym Nesterchuk /Laurent Lichtleuchter, o adversário a ser alcançado na etapa de amanhã. Segundo o navegador Gustavo Gugelmin será uma espécie de volta no quarteirão em pleno deserto:

"Vamos largar e voltar para o mesmo local, o oásis de Qasr Al Sarab. A diferença é que as condições do terreno serão mais difíceis para todos nós e em nada lembram o bairro que eu moro em Lajes, Santa Catarina..."
 

O conserto no meio do deserto
Válido como segunda etapa da Copa do Mundo Fia de Rally Cross Country, o Abu Dhabi Desert Challenge prossegue amanhã com um percurso que inicia com um neutralizado entre o ponto de apoio e o posto de gasolina situado na estrada E45, cerca de 100 km em direção ao norte. De lá os competidores partem em direção à estrada E15, onde contornam a vila de Arada e iniciam o retorno para Al Sarab. A largada para a segunda prova especial está marcada para as 8 horas de amanhã (1h00 de Brasília), e o primeiro competidor completar o percurso cerca de quatro horas mais tarde. 

Os top 5 de hoje:

Categoria T2

1) Yahya Al Hlli (UAE) / Khalid Al Kendi (UAE), Nissan, 4h32m56 
2) Joseph Rosso (UAE) / Guy Leneveu (UAE), Nissan, 4h46m29
3) Vadym Nerteschuk (UKR) / Lauren Lichtleuchter (F), Toyota, 5h32m9
4) Reinaldo Varela (BR) / Gustavo Gugelmin (BR), Nissan, 5h52m57
5) Ibrahim Al-Muhanna (KSA) / Abdul-Haleem Zayed (KSA), Nissan, 16h58s6


Classificação geral:
1) Jean-Louis Schlesser (F) / Konstantin Zhilstov (RUS), Buggy, 3h55s12
2) Khalifa-Sultan Al-Mutaiwei (UAE) / Andreas Schulz (D), Mini, 4h27m45
3) Yahya Al Helli (UAE) / Khalid Al-Kendi (UAE), Nissan, 4h32m56 
4) Joseph Rosso (UAE) / Guy Leneveu (UAE), Nissan, 4h46m29
5) Patrick Sireyjol (B) / Fançois-Xavier Beguin (B), SMG 5h2m58

Nenhum comentário:

Postar um comentário