quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ventos e rochas atrasam Varela e Gugelmin no Rally do Catar



Ao final de um dia marcado por muitas rochas, poucas dunas e praticamente nenhuma referência visual os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin comemoraram o segundo lugar na primeira etapa especial do Sealine Cross Country Rally, hoje, como uma vitória. A competição vale pela Copa do Mundo da FIA de Rally Cross Country, onde os brasileiros ocupam a oitava posição na classificação geral. Por cerca de uma hora a dupla do Divino Fogão Rally Team ficou perdida no meio do deserto do Catar e vivenciou uma experiência insólita em companhia de quatro outras duplas, como explica Varela:

"Ventava muito e a areia suspensa no ar reduzia a visibilidade a praticamente zero, o que nos deixou perdidos. Quando avistamos um carro, passando próximo a nós, decidimos segui-lo e não demorou muito para que outros três concorrentes se juntassem ao nosso grupo. O problema é que nenhum de nós sabia qual direção seguir…"

Como o comboio não progredia no caminho rumo ao final da prova especial cada dupla resolveu seguir um rumo diferente. Já contabilizando o prejuízo de uma hora em relação ao líder da categoria T2 Varela e Gugelmin decidiram aliviar o ritmo de competição para poupar o carro, caindo para o último lugar na categoria T2. Alguns quilometros adiante a estratégia foi revista ao ultrapassar um concorrente e, como explica Gugelmin, a dupla brasileira voltou a acelerar fundo:

"Vimos que o podíamos andar forte e no rumo certo e não demorou muito para ultrapassar mais uma dupla. O Varela se entusiasmou e conseguimos recuperar mais posições e terminar a etapa em segundo lugar. Estamos uma hora atrás dos líderes, mas ainda temos muitas pedras pelo caminho…"
 

O navegador catarinense explicou ainda que, ao contrário do rally disputado duas semanas atrás no Abu Dhabi Desert Challenge, no Catar a navegação é feita com ênfase na planilha de bordo, o que acaba criando muitas dificuldades "pois praticamente não temos referências visuais para seguir ou indicar a direção correta". Gugelmin lamentou que a "navegação de hoje não foi das melhores", mas Reinaldo Varela tratou de animar o seu companheiro de bordo ao falar sobre as condições mecânicas do carro que estão usando em substituição ao Mitsubishi Pajero que usarão nas próximas etapas do Mundial:

"Não havia muito mais que o Gugelmin pudesse fazer, tanto que vários concorrentes também se perderam. Além disso, nosso carro mostrou-se muito mais confiável e resistente que o que usamos em Abu Dhabi e isso vai ser importante para superar as próximas três especiais do rally."

Inscritos na Copa do Mundo da FIA com um Mitsubishi Pajero preparado pela RalliArt italiana, Varela e Gugelmin foram obrigados a alugar veículos e equipes de apoio locais para disputar as etapas de Abu Dhabi e Doha. A causa disso foi o fato o caminhão da RalliArt ter sido impedido de cruzar Israel em função das autoridades locais terem exigido uma caução de 700 mil euros.

Classificação do rally após a primeira etapa: 

Categoria T2

1) Yahya Al-Helli (ARE)/Khalid Al-Kendi (ARE), Nissan Patrol, 4h2m54
2) Reinado Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA), Nissan Patrol, 5h9m28
3) Vadym Nesterchuk (RUS)/Laurent Lichtleuchter (FRA), Toyota LC200, 5h16m57

Geral

1) Nasser Saleh Al-Attiyah (QAT)/Lucas Cruz Senra (ESP), Toyota Hilux, 3h6m19
2) Yazeed Al-Rajhi (KSA)/Filipe Palmeiro (PRT), Mini All4 Racing, 3h17m26
3) Lúcio Alvarez (ARG)/Bernardo Graue (ARG) Toyota Hilux, 3h18m19
4) Faisal Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA) Toyota HiLux, 3h23m11
5) Jean-Louis Schlesser (FRA)/Konstantin Zlitstov (RUS) Schlesser Original, 3h24m54
6) Vladimir Vasilyev (RUS)/Vitaliy Yevtyekhov (RUS) G-Force Proto, 3h36m30

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