A Ford vem popularizando na Europa o equipamento de assistência ativa de estacionamento, que permite ao motorista estacionar o carro sem usar as mãos. A marca está aumentando a oferta desse item nos seus veículos e divulgando o seu funcionamento em vídeos nas redes sociais.Um dos vídeos(http://youtu.be/AXZU6CQz4sw) é uma animação que mostra o funcionamento do equipamento na hora de estacionar. O outro, divertido,exibe um teste que a Ford promoveu em uma rua de Paris, onde é especialmente difícil encontrar uma vaga para estacionar, e pode ser visto neste link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_profilepage&v=DAM_HLj1QOo.
Carros com sensores foram estacionados na rua, criando uma vaga estreita entre eles. Cada vez que um motorista tocava em um dos veículos ao manobrar, um grande painel eletrônico em formato de pinball marcava pontos. O motorista que somou mais pontos foi convidado a fazer um test-drive no Focus com assistência ativa de estacionamento.
A Ford começou a oferecer a assistência ativa de estacionamento como opcional no C-MAX, no final de 2010, e a sua aceitação superou as expectativas. Hoje, mais de um terço dos compradores do modelo optam por esse equipamento, que também está presente em 20% dos Focus vendidos, somando mais de 100 mil veículos.A procura pela assistência ativa de estacionamento foi duas vezes maior que o esperado e obrigou a Ford a aumentar a capacidade de produção para atender os clientes. O equipamento também deve ser oferecido em novos modelos na Europa este ano.
A assistência ativa de estacionamento utiliza dez sensores ultrassônicos localizados nas laterais do veículo e nos para-choques dianteiro e traseiro e tem direção controlada por computador. O sistema escaneia a rua até encontrar um espaço adequado e controla a direção para colocar o veículo na vaga, dando instruções ao motorista para se mover à frente ou à ré. O sistema é projetado para várias situações que podem surgir na hora de estacionar. Ele normalmente alinha o carro ao meio-fio, mas se registra que os outros veículos estão parados em cima dele, segue o mesmo padrão.Estacionar pode ser uma das ações mais estressantes ao dirigir, principalmente em centros congestionados. Uma pesquisa feita pela Ford mostrou que, para os novos motoristas, estacionar é duas vezes mais estressante que dirigir. E isso não acontece só com eles: no total, cerca de um terço dos motoristas diz precisar de mais de uma tentativa para estacionar o carro."Nós esperávamos que a assistência ativa de estacionamento fosse bem aceita. Mas subestimamos o quanto os consumidores desejam tecnologias acessíveis que tornem a sua direção menos estressante", diz Roelant de Ward, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário