quinta-feira, 10 de maio de 2012

VOLKSWAGEM COMEMORA A PRODUÇÃO DE 20 MILHÕES DE VEÍCULOS NO BRASIL


A Volkswagen do Brasil atingiu na manhã de hoje (10/5) a marca histórica de 20 milhões de veículos produzidos, ao longo de quase seis décadas de atividades (desde 1953). O recorde está representado pelo modelo Saveiro Cross, de cor vermelha, fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo. A comemoração contou com a presença do membro do board do Grupo Volkswagen, responsável por Vendas e Marketing, Christian Klingler, além do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall."Nessas quase seis décadas de atividades no Brasil e 20 milhões de veículos, nos orgulhamos de atingir uma marca inédita no mercado, reforçando nosso compromisso com o País e com os nossos clientes. A parceria de sucesso entre o Brasil e a Volkswagen nos tornou inovadores no desenvolvimento e produção de veículos que atendam às expectativas de consumidores, cada vez mais exigentes", destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.


Os veículos produzidos no Brasil também têm presença maciça no exterior. As exportações da Volkswagen do Brasil tiveram início em 1970. Desde então, cerca de 3 milhões de unidades já foram exportadas, fazendo da marca a atual líder nas exportações do setor no Brasil, sendo que seu principal mercado é a América Latina.O Gol comemorou em 2011 uma importante realização para a indústria nacional: chegou à marca de 1 milhão de unidades exportadas, reforçando-se como o veículo fabricado no País mais vendido no exterior. Em sua trajetória de sucesso no mercado externo, o Gol já foi comercializado em 66 países, sendo que os principais mercados do modelo, atualmente, são o México e a Argentina.
Com uma história que se confunde com a própria história do País, a Volkswagen do Brasil foi a primeira operação da marca fora da Europa e se tornou um importante centro de desenvolvimento de novos veículos, além do 3º maior mercado para o Grupo Volkswagen, atrás somente da China e Alemanha.

Do 1º ao 20.000.000º veículo
A história da Volkswagen no Brasil começou em 23 de março de 1953, em um armazém na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. De lá, saíram os primeiros Fuscas, montados com peças importadas da Alemanha e apenas 12 empregados. De 1953 a 1957, foram montados nesse galpão 2.820 veículos (2.268 Volkswagen Sedan 1.200cc e 552 Kombi).Porém a produção com peças nacionais foi iniciada em 2 de setembro de 1957, quando saiu da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) o primeiro modelo da marca fabricado inteiramente em território nacional: a Kombi, com 50% de suas peças e componentes produzidos no País.
O primeiro Fusca (Sedan) montado no Brasil foi lançado em 3 de janeiro de 1959. Nesse mesmo ano, foram vendidas 8.406 unidades do modelo que, rapidamente, se tornaria um estrondoso sucesso de mercado, em uma época dominada pelos automóveis importados de grande porte. Até 1986, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do lendário Fusca.
A inauguração oficial da fábrica aconteceria somente em 18 de novembro de 1959, quando circulou - a bordo de um Fusca conversível - o então Presidente da República, Juscelino Kubistcheck. Ele estava acompanhado pelo Governador de São Paulo, Carvalho Pinto, e os presidentes da Volkswagen da Alemanha, Heinrich Nordhoff, e do Brasil, Friedrich Schultz-Wenk. A imagem dos quatro dentro do Fusca conversível se tornou uma das fotos mais marcantes na história da montadora.A marca atingiu o primeiro milhão de veículos produzidos em julho de 1970 e em março de 1972, o Fusca alcançava o número histórico de um milhão de unidades vendidas no País.
Marcos da Volkswagen em
unidades produzidas
Data
1.000.000
Julho de 1970
5.000.000
Novembro 1979
10.000.000
Maio 1994
15.000.000
Maio 2005
20.000.000
Maio 2012

Evolução da produção em 20 milhões de veículos
A evolução no processo produtivo do 1º ao 20.000.000º Volkswagen fabricados no Brasil tem sido constante e acompanham cada lançamento da marca no mercado.
"Os próximos 20 milhões continuarão sendo fabricados em nossas fábricas com tecnologia de ponta e o rigor da qualidade Volkswagen, mas principalmente em um processo produtivo cada vez mais pautado e alinhado com os conceitos de sustentabilidade pela otimização dos recursos e pela preservação e respeito ao meio ambiente. Assim, nos tornamos cada vez mais competitivos", destaca o diretor de planejamento de Operações, Celso Placeres.Os investimentos nas linhas de produção da Volkswagen do Brasil trouxeram um aumento da ordem de 30% de produtividade. Nos últimos quatro anos, o consumo de energia elétrica por veículo produzido foi reduzido em 26%, pricipalmente pelo emprego de novas tecnologias e engajamentos dos colaboradores. Além disso, a Volkswagen do Brasil também reduziu em 25% o consumo de água por veículo produzido no mesmo período.
O avanço da tecnologia no processo produtivo acontece constantemente em todas as etapas de fabricação dos veículos.

Os próximos 20 milhões da Volkswagen
Para reafirmar a importância da operação brasileira, o presidente do Grupo Volkswagen, Prof. Dr. Martin Winterkorn, em sua visita ao Brasil em 2011, anunciou um novo programa de investimentos na operação brasileira de R$ 8,7 bilhões, até 2016. Para continuar esta sua trajetória de inovação, a Volkswagen está implantando uma nova área de Pintura na fábrica de Taubaté, com investimentos de R$ 360 milhões, já anunciado em 2011, que aumentará a capacidade produtiva da unidade de 1.050 para 1.300 veículos por dia, com a utilização plena das instalações. As fundações do prédio da Pintura foram iniciadas em janeiro e o começo das operações está previsto para janeiro de 2013.

20 milhões de Volkswagen representam:
20 milhões de veículos equivalem a quase toda a frota de veículos somada da Holanda, Bélgica, Suíça e Suécia Se fossem empilhados, formariam uma torre de 28 mil km, o que corresponde a mais de duas vezes o diâmetro da terra do Polo Norte ao Polo Sul (12.713 km) Se fossem colocados em fila, organizariam uma carreata de 78 mil km, o equivalente a quase duas vezes a circunferência da terra na linha do equador (40.075 km) Juntos, pesariam 17 milhões de toneladas, o que corresponde a todo o consumo brasileiro anual de bauxita (minério de alumínio)
* Esses cálculos têm caráter apenas ilustrativo, tomando como base as dimensões aproximadas do Gol G4, o carro de entrada da marca, que pesa 856 kg, tem 3,93 m de comprimento e 1,4 m de altura

Os 10 Modelos mais produzidos no Brasil pela Volkswagen
1. Gol6.900.000
2. Fusca3.100.000
3. Kombi1.520.000
4. Fox 1.400.000
5. Voyage1.055.000
6. Brasilia947.000
7. Parati920.000
8. Passat877.800
9. Saveiro875.900
10. Santana538.700


Modelos desenvolvidos na Volkswagen do Brasil
  • VW 1600 - 1968
  • Variant – 1969
  • SP1 e SP2 – 1972
  • Brasília – 1973
  • Variant II – 1977
  • Gol – 1980
  • Voyage – 1982
  • Saveiro – 1983
  • Parati – 1983
  • Santana – 1984
  • Quantum – 1985
  • Apollo – 1990
  • Logus – 1993
  • Pointer – 1994
  • Gol (segunda geração) – 1994
  • Parati (segunda geração) – 1996
  • Saveiro (segunda geração) – 1997
  • Gol (terceira geração) – 1999
  • Saveiro (terceira geração) – 2000
  • Parati (terceira geração) – 2000
  • Fox – 2003 (e suas atualizações)
  • Polo Sedan – 2003 (e suas atualizações)
  • Parati (quarta geração) – 2004
  • Saveiro (quarta geração) – 2004
  • CrossFox – 2005 (e suas atualizações)
  • Gol (quarta geração) – 2005
  • SpaceFox – 2008 (e suas atualizações)
  • Gol (geração cinco) – 2008
  • Voyage – 2008
  • Saveiro (quinta geração) – 2009
  • Saveiro Cross - 2010
  • SpaceCross – 2011 



Nenhum comentário:

Postar um comentário