O projeto da
linha 2012 de caminhões Agrale, desenvolvido em parceria com a Questto|Nó,
conquistou o Prêmio Brasil Design Award, na categoria Produto Transporte,
durante a 5ª Edição da Brasil Design Week. A premiação, realizada no dia 7 de
novembro, aconteceu durante a HSM ExpoManagement, maior evento de gestão da
América Latina, que recebeu mais de 15 mil visitantes.
Promovido pela
ABEDESIGN e realizado pelo Centro Brasil Design, o Brasil Design Award
distingue os trabalhos brasileiros que acumularam o maior número de premiações
de design, nacionais e internacionais, neste ano. O prêmio reconhece projetos
na área de design de produto e design gráfico, além de personalidades do setor
e de entidades dedicadas à promoção da categoria no País.
O projeto da
linha 2012 de caminhões Agrale foi reconhecido por destacar as inovações
tecnológicas, o visual marcante e arrojado dos modelos da marca, e o seu
interior, mais ergonômico e confortável para o motorista. As quatro premiações
recebidas em menos de um ano de seu lançamento foram - Prêmio iF Design Award,
na Europa, Prêmio IDEA (International Design Excellence Awards), nos Estados
Unidos, e no Brasil; Prêmio Design MCB, do Museu da Casa Brasileira, e Prêmio
Ouro IDEA/Brasil, na categoria Transportes.
Os caminhões leves e médios Agrale incorporam
importantes inovações e um novo conceito de projeto, que levam em conta
aspectos de segurança (o projeto foi todo validado virtualmente antes da
construção de protótipos), otimização de componentes (as cabines se adequam a
vários modelos de caminhão) e até o uso de novos materiais e processos,
revertidos em melhorias significativas para o usuário e o frotista.
Outra inovação dos caminhões é o conceito de sustentabilidade
e a aplicação de materiais reutilizáveis. A linha 2012 Agrale possui
para-lamas, para-choque, para-barros e tampa frontal confeccionados em plástico
de engenharia, que proporciona ganhos na redução de peso e no melhor acabamento
estético. Outro diferencial está na concepção de construção da cabine em
painéis independentes e interligados, que aprimora o processo industrial e
também o conceito de pós-venda, com melhoria na substituição de peças ao longo
da vida útil do produto.
A Brasil Design Week tem como objetivos apresentar ao público da HSM ExpoManagement
as principais inovações no campo do design e demonstrar que a indústria
brasileira de design possui visão estratégica, experiência, dimensão
profissional, capacidade de produção e é uma grande geradora de inovação e de
competitividade em produtos e serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário