O Campeonato
Brasileiro de Fórmula Truck já tem seu título definido. A conquista do
paranaense Leandro Totti, neste domingo (11), coroou uma das provas mais
acirradas da história da categoria. Largando dos boxes, depois de todos os
adversários, o piloto da ABF Racing Team venceu o GP Crystal, nona e
penúltima etapa, o Autódromo Internacional de Curitiba. Foi sua quinta
vitória na temporada, a nona na carreira iniciada em 2003.
Totti deixa Curitiba com 45 pontos de vantagem sobre Felipe Giaffone, com 32
sendo possíveis na última etapa, marcada para dia 9 de dezembro em Brasília.
O paulista da RM Competições, que levou seu MAN-Volkswagen ao terceiro lugar,
assegurou também o vice-campeonato, já que abriu 34 pontos sobre o
pernambucano Beto Monteiro, terceiro na pontuação, que não pontuou em
Curitiba por conta de um acidente na primeira volta da corrida.
O paulista Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport, liderou o
maior número de voltas da corrida e terminou em segundo lugar. A
MAN-Volkswagen levou dois de seus pilotos ao pódio – além de Giaffone, a
marca pontuou com André Marques, em quarto. Valmir “Hisgué” Benavides, da
Scuderia Iveco, completou o grupo dos cinco primeiros colocados na corrida,
marcada por três intervenções do Pace Truck, uma delas programada.
A disputa pelo título do campeonato de marcas da Fórmula Truck terá definição
na etapa brasiliense. A Mercedes-Benz, líder, chegou a 340 pontos, contra 315
da segunda colocada Volkswagen. A disputa pelo terceiro lugar vai confrontar
a Iveco, que tem 183, a Volvo, com 157, e a Scania, que chegou aos 141 – o
máximo possível a uma marca em cada corrida é de 62 pontos. A Ford, que ocupa
o sexto lugar na tabela de pontos, soma 18.
A temporada de 2012 é a 17ª da história do Campeonato Brasileiro de Fórmula
Truck. Totti, oitavo piloto a comemorar um título na categoria, fez com que o
Paraná alcançasse São Paulo em número de campeonatos conquistados – cada
estado teve seus pilotos campeões sete vezes. Foi a quinta vez que a
Mercedes-Benz levou um de seus pilotos ao título nacional, mesmo número da
Scania, até então líder isolada dessa estatística.
A CORRIDA
Dada a largada, Leandro Reis manteve a linha intermediária da pista na reta
dos boxes. As primeiras posições foram mantidas, com Régis Boessio saltando
da décima para a sexta posição. Contudo, antes do complemento da primeira
volta, o gaúcho saiu da pista e bateu na proteção de pneus. Geraldo Piquet,
com um pneu furado, tomava o caminho dos boxes. Luiz Lopes recebia um
drive-thru como punição por queima de largada.
Roberval Andrade, no término da primeira volta, tomou a vice-liderança de
Felipe Giaffone e passou a pressionar a liderança de Reis. Totti, que largou
dos boxes, saiu da pista e caiu para vigésimo. Na terceira volta, Beto
Monteiro tentou a ultrapassagem sobre Giaffone no “S” de alta velocidade. Na
divisão do traçado, o Iveco de Monteiro atravessou na pista e, enquanto
tentava recuperar o controle, acabou atingido pelo Volvo de Paulo Salustiano.
Ao mesmo tempo em que o Pace Truck era acionado para o resgate dos caminhões
de Monteiro e Salustiano, Reis enfrentava problemas com a turbina e perdia a
liderança para Andrade. A relargada foi dada após duas voltas sob bandeira
amarela, com Andrade à frente de Giaffone e Adalberto Jardim – que escapou
por pouco do acidente entre Monteiro e Salustiano. Monteiro voltou à pista e,
com o caminhão danificado, parou nos boxes.
O incidente significou o fim das chances de título do pernambucano. A corrida
de recuperação de Totti colocava-o em 11º após quatro voltas válidas de
corrida, enquanto Giaffone, vice-líder do campeonato, seguia em segundo, a um
segundo de Andrade. O Líder do campeonato, o piloto paranaense da ABF Racing
Team completou a quinta volta em décimo e, na sexta, já aparecia em oitavo.
Boessio, também em corrida de recuperação, já era 12º.
A sétima volta foi aberta sob o anúncio da direção de prova de punição para
Renato Martins, então em sexto, por excesso de velocidade no ponto da reta
dos boxes onde um radar limita a velocidade a 160 km/h. Totti completou a
sétima volta ocupando a sétima posição. Martins não ofereceu resistência à
ultrapassagem do paranaense, que assumiu a sexta posição na oitava volta e,
na seguinte, superou André Marques na reta dos boxes.
A ultrapassagem de Totti sobre Marques aconteceu segundos antes da
intervenção programada do Pace Truck, a um terço da corrida. Enquanto os
pilotos seguiam por três voltas sob bandeira amarela, buscando arrefecimento
do equipamento para a fase decisiva da corrida, os cinco primeiros colocados
recebiam pontos de bonificação na tabela do campeonato – eram, pela ordem,
Andrade, Giaffone, Jardim, Wellington Cirino e Totti.
Boessio, que teve o radiador do caminhão danificado no acidente na primeira
volta, estacionou nos boxes durante as voltas sob bandeira amarela e
abandonou. A relargada foi dada a exatos 31 minutos do término da contagem
dos 60 minutos regulamentares de corrida. Cirino assumiu a terceira posição e
Totti abriu ataque ao quarto lugar de Jardim, conquistando a ultrapassagem na
reta dos boxes, no complemento da décima volta.
Metros atrás, na última curva do circuito, Piquet saiu da pista e bateu na
proteção de pneus, provocando a terceira intervenção do Pace Truck no GP
Crystal. A essa altura, a combinação das posições na pista faziam a vantagem
de Totti sobre Giaffone cair a 31 pontos, um a menos que o necessário para a
conquista antecipada do título. A projeção considerava o ponto de bonificação
pela volta mais rápida da corrida, anotada por ele na sétima.
A nova intervenção do Pace Truck durou mais três voltas. Faltavam 21 minutos
para o fim da corrida quando a relargada foi determinada, depois de 11 voltas
válidas de corrida. Totti, pelas posições de então, precisava ultrapassar o
conterrâneo Wellington Cirino para ser campeão por antecipação. A manobra não
foi necessária – meia volta depois, Cirino teve os freios bloqueados na curva
do Pinheirinho e saiu da pista, deixando Totti em terceiro.
Embora o resultado já lhe fosse suficiente para o campeonato, Totti abriu
pressão sobre Giaffone, tomando-lhe o segundo lugar na mesma curva do
Pinheirinho onde colocara-se, pela projeção de resultados, como campeão
virtual na volta anterior. Ao término da 13ª volta, a diferença do paranaense
em relação ao líder Andrade era de 1s257. Em poucas curvas, ainda na 14ª
volta, Totti já atacava a liderança de Andrade na corrida.
A tentativa de ultrapassagem sobre o líder na última curva do circuito
permitiu a Giaffone recuperar o segundo lugar na corrida – os três
completaram a 14ª volta separados por um décimo de segundo. Uma volta depois,
na reta principal, Totti fez nova ultrapassagem sobre Giaffone e abriu, pela
segunda vez, atuação de pressão sobre Andrade, que adotava o traçado mais
defensivo possível. Os três alternavam posições na pista a cada curva.
A disputa tripla pela liderança permitiu a aproximação de Jardim, que na 17ª
volta também passou a disputar a vitória. Na volta seguinte, foi o quinto
colocado, André Marques, quem juntou-se ao grupo dos líderes. Totti, na saída
do Pinheirinho, assumiu a linha interna da pista e, depois de toques
laterais, tomou a liderança de Andrade. Jardim, a essa altura, era chamado
aos boxes pela direção de prova, por excesso de fumaça em seu caminhão.
Os toques laterais valeram advertência a Totti e a Andrade. A corrida cumpria
a 19ª volta quando Valmir “Hisgué” Benavides, sexto com o caminhão da
Scuderia Iveco, também juntou-se ao grupo que disputava o segundo lugar –
Totti, na liderança, já abria 2s242 sobre Andrade, que tinha sua posição sob
ameaça dos ataques de Giaffone. A disputa seguiu acirrada, embora todas as
posições tenham sido mantidas até a bandeirada final.
Na última volta, mais de quatro segundos à frente, Totti cumpriu a reta dos
boxes comemorando com ziguezagues. Ele manteve as manobras radicais durante a
volta de comemoração, com “cavalos-de-pau” e “zerinhos” pela pista, diante da
torcida presente ao autódromo. O pódio do GP Crystal, com a festa dos cinco
primeiros colocados, teve ainda Roberval Andrade, Felipe Giaffone, André
Marques e Valmir Benavides.
Depois de 22 voltas, a classificação final do GP Crystal, em Pinhais, foi a
seguinte:
1º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1h00min08s844
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 2s885
3º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 3s222
4º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 4s422
5º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 12s557
6º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 12s802
7º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 13s120
8º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 13s312
9º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 20s860
10º) João Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 21s152
11º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 23s439
12º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, a 23s623
13º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, a 47s783
14º) João Ometto Neto (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 49s284
15º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 1 volta
16º) Alberto Cattucci (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 6
voltas
17º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 6 voltas
NÃO COMPLETARAM
Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 13 voltas
Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 13 voltas
Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 17 voltas
Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 20 voltas
José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 22 voltas
DESCLASSIFICADO
Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports
NÃO LARGOU
Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports
Melhor volta: Totti, na 7ª,
1min41s430, média de 131,144 km/h
CLASSIFICAÇÃO
A uma etapa do término do campeonato, a classificação da Fórmula Truck é a
seguinte: 1º) Totti, 185 pontos; 2º) Giaffone, 140; 3º) Monteiro, 106; 4º)
Andrade, 101; 5º) Marques, 95; 6º) Cirino, 91; 7º) Salustiano, 77; 8º)
Boessio, 64; 9º) Benavides, 56; 10º) Jardim, 53; 11) Martins, 47; 12º)
Piquet, 46; 13º) Marinelli, 39; 14º) Maistro, 35; 15º) L. Reis, 34; 16º)
Rodrigues, 32; 17º) Lopes, 30; 18º) Pucci, 24; 19º) Bueno, 21; 20º) Muffato,
18; 21º) J. Reis e Dirani, 11; 23º) Fittipaldi e Gomes, 7; 25º) Ometto, 2.
GALERIA DOS CAMPEÕES DA FÓRMULA TRUCK
1996 – Renato Martins (SP/Scania)
1997 – Osvaldo Drugovich Júnior (PR/Scania)
1998 – Osvaldo Drugovich Júnior (PR/Scania)
1999 – Jorge Fleck (RS/Volvo)
2000 – Jorge Fleck (RS/Volvo)
2001 – Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz)
2002 – Roberval Andrade (SP/Scania)
2003 – Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz)
2004 – Beto Monteiro (PE/Ford)
2005 – Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz)
2006 – Renato Martins (SP/Volkswagen)
2007 – Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2008 – Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz)
2009 – Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2010 – Roberval Andrade (SP/Scania)
2011 – Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
2012 – Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz)
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