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Fernando Calmon |
Aberto até 4 de novembro, o 27º Salão do Automóvel de São
Paulo virou uma página importante de sua história ao entrar, definitivamente,
no circuito de lançamentos mundiais. Em edições anteriores, à exceção de estreias
locais, o público podia ver algumas novidades apresentadas no Salão de Paris,
sempre realizado nos anos pares, como a mostra paulistana. Havia também
produtos requentados de outros salões.
Esse ciclo começa a mudar. Não por coincidência, quatro
executivos de topo da GM, Honda, Jaguar Land Rover e VW vieram à exposição. A
estreia mundial do Taigun, SUV compacto conceitual sobre a arquitetura do Up!,
é quase a confirmação de que será fabricado aqui, em 2014, na fábrica VW de Taubaté
(SP), e em outros países.
Outro lançamento importante, o compacto Chevrolet Onix (à
venda em novembro), também poderá ser feito adiante em algum país do sudeste
asiático, fora da China. A Ford reservou ao salão brasileiro a versão sedã do
Fiesta reestilizado – em Paris, estava o hatch. Ambos serão produzidos em São
Bernardo do Campo (SP), em 2013.
A Peugeot apresenta o 208, início da era de alinhamento aos modelos
do exterior. No mercado europeu há cinco meses, começa a fabricação, no final
de dezembro, em Porto Real (RJ) e as vendas, em abril de 2013. O 207 continuará
em produção, como o Fiesta Rocam, para a base do mercado, a exemplo do Clio que
recebeu retoques no centro de estilo paulistano da Renault.
O SUV médio Chevrolet TrailBlazer é outro lançamento,
inicialmente na versão de topo LTZ, com uma longa lista de concorrentes. Projeto
brasileiro, lançado na Tailândia há sete meses, a produção começa agora em São
José dos Campos (SP). Criado aqui, o Troller TR-X, de Horizonte (CE), recebeu
as boas atenções do centro de desenvolvimento da Ford, em Camaçari (BA). O SUV
subcompacto Suzuki Jimny, agora feito em Itumbiara (GO), recebeu as pequenas
alterações executadas no exterior há quatro meses.
A onda aventureira se ampliou com Fit Twist e o HB20X. O Hyundai
está um pouco mais dentro do espírito, graças à pequena elevação da suspensão
em 1,5 cm, mas só chegará às lojas em janeiro. Interessante o estudo
apresentado pela Nissan: Extrem, SUV compacto desenhado na Califórnia (EUA),
mesma arquitetura do March e candidato à produção em Resende (RJ), no fim de
2014.
Assuntos de bastidores se aprofundaram. Todos à caça do
primeiro produto que a BMW produzirá em Araquari (SC), depois de longas
negociações sobre o novo regime automobilístico. Além dos possíveis X1 e Série
1, a linha (ainda inédita) de tração dianteira, Série 2 e X2, estão nos planos.
Falta confirmação, em breve, da Land Rover, em Cariacica (ES).
Chineses continuam ávidos e tratam de investir no estilo de
seus carros. Destaques para Chery Celer, primeiro a fabricar aqui, em Jacareí
(SP) e JAC J2, que confirmou a unidade fabril de Camaçari (BA).
Importador Kia, Grupo Gandini tenta acordo com a marca sul-coreana
para produzir algum modelo no Brasil. Estreou o todo novo Cerato, mas em razão
de impostos não manterá volumes apenas com importação simples, sem
contrapartidas industriais.
Para o Salão de 2014, espera-se um novo local, diferente do
Anhembi, e infraestrutura digna de nível internacional. Previsão aponta para
Pirituba, ainda na capital paulista.
RODA VIVA
CHEVROLET Tracker,
utilitário esporte compacto sobre plataforma que deu origem a Sonic, Cobalt,
Spin e Onix (três últimos fabricados aqui), será produzido em Rosário (Santa
Fé), Argentina, em 2014. Investimento crucial para manter equilíbrio comercial
com o vizinho, pois o Agile argentino ficará bem afetado pela chegada do Onix.
PRORROGAÇÃO do
IPI reduzido até 31 de dezembro era totalmente previsível e se confirmou.
Pairam dúvidas sobre o que ocorrerá depois. Em 1º de janeiro começa o novo regime
tributário para a indústria e o governo pode se valer disso para interromper o
desconto. Mas, se o mercado der sinais de fraqueza...
LEXUS RX 350, SUV
grande da divisão de luxo da Toyota e tração 4x4 sob demanda, busca seu espaço.
Ótimo acabamento, suspensão eficiente e motor silencioso (V-6/3,5 l/277 cv). Grande
tela multimídia inclui GPS. Há mouse estilizado no console. Com IPI menor,
baixou para R$ 255.000. Sua base, do Camry, atrai menos que BMW ou Mercedes.
INMETRO divulgou
no Salão de São Paulo a nova etiqueta, de 1º de janeiro de 2013, que indicará,
além de consumo de combustível cidade e estrada, as emissões de CO2.
O instituto, de forma correta, considera o emitido apenas por combustíveis de
origem fóssil. Ao etanol puro atribui emissão zero e, da gasolina, descontou os
25% de etanol na mistura.
PRIMEIRO índice
de vulnerabilidade a furtos de veículos foi anunciado pelo Cesvi. Considerou
itens como alarme, chave de ignição, imobilizador eletrônico do motor, trava de
volante, localização da bateria e vidro laminado lateral. Vencedor: Cruze LTZ
(4,5 estrelas, escala até 5) e o segundo, Ford Ka Sport (3,5 estrelas). Avaliados
118 modelos.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br),
jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos
técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna
automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede
nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do
site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter: www.twitter.com/fernandocalmon
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