A 
cerimônia de inauguração aconteceu esta manhã na fábrica, com a presença dos 
maiores executivos da empresa e autoridades brasileiras e coreanas. Chung Mong 
Koo, chairman do Grupo Hyundai Motor, recebeu Michel Temer, vice-presidente do 
Brasil, Bon Woo Koo, embaixador sul coreano, Fernando Pimentel, ministro do 
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, governador do 
Estado de São Paulo, Barjas Negri, prefeito de Piracicaba, e João Manoel, 
presidente do Conselho da Câmara de Piracicaba. A montadora investiu 700 milhões 
de dólares na unidade de produção, onde três modelos desenvolvidos 
exclusivamente para o Brasil serão produzidos. 
Estimando 
uma produção anual de 150 mil veículos, a fábrica ocupa uma área total de 
1.390.000m², sendo 69.000m² de área construída. O Brasil é o 7º país a receber 
uma fábrica da Hyundai fora da Coreia do Sul, depois da Turquia, Índia, China, 
Estados Unidos, República Tcheca e Rússia. A unidade emprega 1.800 colaboradores 
e, até 2013, alcançará 2.000 profissionais. A chegada da Hyundai Motor Brasil a 
Piracicaba ainda motivou a criação de 3.000 oportunidades de trabalho nos 
fornecedores instalados no polo automotivo e outros 20.000 empregos indiretos. 
Padrões 
de excelência em engenharia civil marcaram a construção da fábrica, que demorou 
menos de dois anos para ser construída. O resultado é uma unidade moderna, 
arrojada e com a mais alta tecnologia para a produção de veículos. Ali, o modelo 
HB20 será produzido em suas versões hatch, crossover e sedã, totalmente 
dedicadas ao mercado local.
A primeira 
fábrica da Hyundai Motor Brasil conta com a mais atualizada tecnologia para 
pintura automotiva da marca. A excelência está na combinação do processo 100% 
automatizado com a qualidade das tintas utilizadas e o sistema de pintura final 
com aplicação de primer, tinta base e verniz em um único 
sistema.
O 
diferencial do processo de unificação das fases reflete também na etapa de 
secagem da carroceria, que passa a ser feita após toda a aplicação, e não 
intercalada entre as camadas de pintura, gerando economia de água e energia. 
Outro destaque é o sistema de eletrodeposição, que consiste na imersão total da 
carroceria em um processo eletroquímico para a aplicação da primeira camada de 
tinta de maneira uniforme, garantindo a proteção contra 
corrosão.
A 
pintura dos carros produzidos na fábrica de Piracicaba está integrada à 
preocupação global da Hyundai com o meio ambiente. As tintas utilizadas são à 
base de água, operado por um sistema que zera a emissão de solventes no meio 
ambiente. Além disso, a unidade conta com uma estação interna de tratamento de 
efluentes, com um sistema de tubulação capaz de separar os resíduos líquidos da 
água pluvial, a fim de evitar a contaminação da água de chuva para que haja 
possibilidade de reaproveitamento nas instalações.
A Hyundai 
Motor Brasil inaugura sua primeira fábrica no país com o mais moderno e 
tecnológico maquinário para produção dos carros desenvolvidos para o mercado 
nacional - HB20, HB20X e a futura versão sedã da família HB. A unidade de 
Piracicaba, interior do estado de São Paulo, conta com o One Kit System (Sistema 
Um Kit), sistema de montagem sequencial automatizado que consiste na formação de 
“kits” em carrinhos sincronizados com peças que serão utilizadas na versão a ser 
montada, que acompanham a produção do carro do início ao 
fim.
Por meio de 
um sistema computadorizado, a equipe de montagem tem acesso à área denominada 
“picking”, de onde pode selecionar os itens que comporão o carro. Em seguida, o 
colaborador organiza as peças em um compartimento que será confirmado por 
scanner.  Uma vez completa a checagem e confirmada a seleção, esse compartimento 
acompanha o veículo, por meio de automação, do início ao final da montagem. 60% 
das peças são abastecidas utilizando esse sistema 
exclusivo.
“Se 
comparado com linhas de montagens convencionais, as vantagens desse processo 
estão na facilidade do manuseio de materiais, menor presença de veículos 
industriais na linha de produção; e eliminação de erros, uma vez que o 
profissional recebe em seu posto de trabalho a peça certa para montagem, tanto 
em relação à especificação quanto à quantidade”, afirma Eugênio Césare, gerente 
geral de Produção.
Utilizado 
também na Coreia do Sul, esse sistema de abastecimento tem no Brasil sua versão 
mais completa e com maior abrangência de operações. A equipe responsável pela 
operação do One Kit System no Brasil, composta por cerca de 30 pessoas, foi 
treinada localmente por técnicos coreanos e virou referência mundial da Hyundai, 
servindo de centro de treinamento para equipes de outras operações da marca que 
planejam instalar o sistema em suas linhas de montagem, como a dos Estados 
Unidos.

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