Dois pilotos com destaque nos "formulas" até
pouco tempo atrás mudaram os rumos de suas carreiras na temporada 2013. Dentre
os brasileiros que competem em categorias europeias de Gran Turismo, Suzuki e
Razia são casos semelhantes. O baiano Luiz Razia Filho, vice-campeão da GP2 no
ano passado, esteve muito perto de estrear como piloto titular na Formula 1,
mas esbarrou na falta de apoio financeiro pouco antes da primeira corrida do
campeonato. Já Suzuki encarou a mesma barreira bem antes, ainda saindo do kart,
e optou por competir no automobilismo profissional japonês para alcançar voos
mais altos. Na terra do sol nascente, foi vice-campeão na Formula 3 e
conquistou outras vitórias e bons resultados acrescentados ao seu currículo.
Hoje, ambos residem na Europa e se dedicam ao mundo do Gran Turismo. Suzuki
chegou primeiro à equipe italiana Bhai Tech para formar dupla com o italiano
Giorgio Pantano, ex-piloto de F1 e Indycar e campeão da GP2 em 2008. Já Razia
foi o último a integrar a esquadra para ser parceiro do não menos veloz
neozelandês Chris Van der Drift, campeão da Formula Masters e com passagens
pela A1GP, GP2 e World Series. Os dois pilotos foram escolhidos e trazidos ao
time pelo engenheiro brasileiro Roberto Costa, ex-diretor técnico da Piquet
Sports e da Rapax na GP2, que há alguns anos procura acompanhar todos os
brasileiros mundo afora.
Para Suzuki, a troca de ares e o retorno à Europa foram a decisão ideal. "Competi dois
anos na F3 Alemã, consegui uma vaga no Japão, e após dois anos lá, estou de
volta à Europa. Estou feliz por sempre conseguir dar passos à frente, e quero
continuar assim nos próximos anos. Há campeonatos maiores de GT e Endurance a
se competir e quero chegar lá, e vencer", afirmou o paulista,
vencedor de duas etapas da atual temporada do GT Open, em Nurburgring e
Silverstone, e que está na vice-liderança do campeonato.
Já Razia vê a mudança de ambiente como uma forma de se profissionalizar sem
deixar de competir em alto nível. "A Formula 1 chegou a um ponto em que é preciso
depender muito de terceiros. Acho que fiz o necessário para estar lá, trabalhei
duro e venci na categoria de acesso, e todos sabem que não fiquei por um motivo
externo. Obviamente voltar ainda está na minha cabeça, mas quero me estabelecer
profissionalmente também e parar de viver de expectativas",
comenta o baiano, que assim como Rafael, já começa a estudar as opções para
2014.
A próxima etapa do GT Open para os brasileiros será em Spa-Francorchamps, na
Bélgica, nos dias 7 e 8 de setembro.
Informações adicionais:
- O campeonato International GT Open consiste em oito eventos com 16 corridas.
No calendário estão circuitos tradicionais como Paul Ricard, Portimão, Jerez,
Nurburgring, Silverstone, Spa-Francorchaps, Monza e Barcelona.
- Entre as marcas que competem na categoria estão: Porsche, Ferrari, Mercedes,
Audi, Lamborghini, BMW, McLaren, Ginetta, entre outros. Alguns dos nomes
conhecidos de pilotos que disputam a categoria: Luca Fillipi (Indy/GP2), Jeroen
Bleekemolen (ex DTM/ FIA GT), Peter Kox (GT), Jan Magnussen (ex F1), Andrea
Montermini (ex F1), Renger Van der Zander (ex F3/GP2), Giorgio Pantano (ex F1),
Chris Van der Drift (GP2/Superleague), Alvaro Barba (GP2/World Series).
- Rafael Suzuki tem 103 corridas no automobilismo, com 36 pódios. Disputou duas
temporadas de Formula 3 na Alemanha e duas no Japão, e faz seu ano de estreia
em carros de GT. No Kart foi Campeão Brasileiro, da Copa Brasil, Seletiva
Petrobras, Sul-Brasileiro e Paulista.
- Luiz Razia é o atual vice-campeão da GP2, com quatro vitórias na temporada
passada. Foi campeão da F3 Sul-Americana em 2006 e já testou na Formula 1 com
equipes como Force India, Toro Rosso, Caterham e Marussia.
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