![]() |
edita@rnasser.com.br - 61.3225.5511
Coluna 3313-14.08.2013
|
Que quer o novo Citroën C4 agora
chamado Lounge ?
Com abertura de pré vendas dia 20 de
agosto e vendas com entregas aos 22 de setembro - a data pode ser mudada pois
coincide com o dia mundial sem uso de automóvel -, o substituto do C4 Pallas
quer concorrer com os japoneses Toyota Corolla, Honda Civic, Mitsubishi Lancer;
coreano Elantra; alemão VW; com argentino e próximo Ford Focus; GM Cruze; e
primo Peugeot 408, todos frequentadores da fatia dos sedãs médios no mercado
nacional. Francesco Abbruzesi, italiano, diretor geral da marca no
Brasil, não apresenta números, mas aposta que duas dentre as três versões de
decoração serão as mais demandadas. Tendance, intermediária, motor 2.0, câmbio
mecânico – R$ 62.500 - ou automático, de R$ 67.000 e Exclusive, com motor 1.6
com turbo, automático, a R$ 72.500. Versão de entrada a R$ 60 mil e de topo a
R$ 78 mil. Argumenta entre novidade, formulação, conteúdo e preço. Como
enfatiza, é o turbo mais
barato do Brasil. Afirmativa coerente, não apenas pela palavra Turbo e seu
fetiche, mas pelo bom resultado oferecido pelo motor que o recebe, o THP –
publicitariamente iniciais do equivalente termo inglês de Turbo de Alta
Pressão. Mesma a quem não saiba especificamente do que se trata, se é turbo é
bom e se a pressão é alta, melhor ainda.
Como é
Considerado a partir de suas linhas,
harmônicas, frente bem assinalada pela logo que separa capô de para choques, é
peculiar, dando forma concreta à filosofia do grupo PSA, francês, controlador
das marcas Citroën e Peugeot. Com quedas de vendas e problemas de caixa na
Europa, a PSA decidiu apostar em mercados externos. Vem conseguindo bons
resultados, com mais vendas mundiais que européias. Tal mudança despadronizou
os veículos, pela criação de linhas paralelas – para europeus um tipo de
modelo; para mercados emergentes, especialmente Rússia, China e Brasil, outros.O C4 chamado Lounge exclusivamente no Brasil – nos outros
países C4 L – e há pequenas diferenças entre eles, traçada entre entendimentos
e divergências com as equipes de design
da empresa, incluindo palpites dos 15 profissionais deste ramo do PSA Latin America Tech
Center.
Lounge, no linguajar dos nossos
frequentadores de Miami significando área de conforto, quer remeter à maior
distância entre eixos entre os concorrentes e, daí, a capacidade de bem receber
os passageiros dos bancos dianteiro e traseiro – neste, a possibilidade de
reclinar o encosto em até 29 graus. Há caracterização local, com o trato
da suspensão para resistir à aspereza, agruras, irregularidades, desníveis e
buracos das ruas e estradas nacionais, a capacidade de queimar gasálcool sem
danos pelo motor 1.6 THP, e ter habilidade flex no 2.0. É atualizado com as
tecnologias e confortos, desde o uso contido de 2 bolsas de ar na versão de
entrada, crescendo até seis nas superiores, até a aplicação de sistema Keyless,
que permite abrir e fechar o carro tendo a chave por perto, ligar e desligar
por botão, piscas nos retrovisores externos, sistema de navegação com tela de 7
polegadas, de som Arkamys, câmera de ré, faróis bi xênon auto
direcionais, teto solar eletrônico, ar condicionado bi zone. Serão sete as cores, e as rodas em liga leve, tampando os
freios a disco nas 4 rodas com auxiliares eletrônicos, como ABS e AFU, podem
ser em aros 16 ou 17”.
A motorização, como dito, é 2.0, 4
cilindros, 16 válvulas, bloco em alumínio, com VVT para variação da abertura
das válvulas e ganho de dirigibilidade. O motor 2.0 tem excelente dosagem de
torque, 21,7 kgfm a álcool e 20,2 kgfm a gasálcool garantindo capacidade
de andar em rotações baixas sem necessidade de mudar de marchas para passar
sobre algum dos múltiplos quebra molas que depõem contra a competência técnica
dos Detrans e DERs. O motor THP foi finalmente reconhecido pela PSA como sendo
produto de desenvolvimento comum com a BMW e com produção pela PSA – antes
batia pé que era seu -, faz 165 cv de potência, mas sua grande diferença,
imediatamente perceptível, são os 24,5 kgmf de torque em baixas rotações, com
rápidas acelerações: parado a 100 km/h em 8,8 s.A suspensão traseira é pobre com eixo
rígido. Dianteira por pseudo Mc Pherson – o adjetivo descreve um
desenvolvimento tecnológico e não, como pode parecer, uma intervenção tipo
genérica. A transmissão mecânica tem seis velocidades, mesma quantidade da
caixa de automática desenvolvida pela japonesa Aisin, com mudança sequencial –
a mudança, feita na alavanca, e a falta de trava de ré, permitem o engano do
engate da Ré, e os danos daí recorrentes. Direção eletro hidráulica.
Argumentos paralelos de venda,
garantia de 3 anos e revisões com preços contidos.
O Logan – e Etios, Versa, Cobalt - da
Honda
Acabou a dúvida sobre o produto a ser
feito na nova fábrica que a Honda inicia construir em Itirapina, SP. Com
capacidade inicial instalada de 120 mil unidades anuais – idêntica à de sua
fábrica em Sumaré, próxima a Campinas, SP – a nova instalação está dimensionada
para produzir a plataforma de Fit/City. Mas não serão estes veículos, em vias
de substituição, que cruzarão seus portões, mas uma linha de menor completude,
simplificada, de construção econômica para ter preço final menor. Ela utilizará
a atual base mecânica da família Fit e City e sobre ela construirá um veículo
para ser sua primeira opção de mercado. A grosso modo a repetição do caminho
aberto pela Renault com Logan, seguida por Nissan e Versa, GM e Cobalt. A
fórmula é uma evolução do que se fez no Brasil, lançando carros de nova
geração, porém mantendo o modelo antigo em produção. A atual fórmula é um pouco
mais evoluída: utiliza a base mecânica, completa ou em partes existentes, cujo
desenvolvimento já está pago, inteiramente amortizadas e, em lugar de manda-las
ao ferro velho, mantém-na em produção, vestindo-a com carroceria diferente,
decoração simplificada, para conseguir vender a preço inferior ao dos outros
produtos, de conceitos, medidas e linhas mais modernas. Exemplo fático no pedaço
é o Chevrolet Agile, montado sobre a plataforma cansada do Celta de 1994.
Em negócio de olhos puxados,
poder-se-ia dizer que a Honda segue a líder Toyota, cujo representante neste
segmento é o atualmente mal sucedido Etios. Mas a Honda quererá apenas a parte
boa e deve aproveitar a lição para dar melhor forma à proposta mal aviada pela
Toyota, que trouxe um produto feito para o mercado indiano e, apenas passando
para a esquerda o volante antes situado à direita, abusando dos plásticos de má
qualidade e ajuste, além ofensiva demonstração de como pouco se importa com o
consumidor nacional, economizando em não mudar a posição das saídas de ar para
motorista, mantendo-a como seu projeto, dirigidas a quem ocupa o banco frontal
dianteiro.Industrialmente o novo produto, ainda
sem nome, será feito sobre a plataforma dos atuais Fit e City. Seus novos
modelos serão lançados brevemente, logo seguidos por um pequeno utilitário
esportivo, variação sobre a nova plataforma. As novidades devem provocar um
arranjo de logística na Honda, entre as fábricas brasileira no Sumaré, e
argentina, em Campana, a uns 100 km de Buenos Aires. Possivelmente para lá será
enviada a produção do City, num processo de complementariedade industrial entre
peças. Para tanto é de se projetar um arranjo de construção, dividindo
operações com a fábrica que a Honda mantém em Campanha, uns 100 km ao norte de
Buenos Aires.
A nova linha a ser vendida a partir
de novembro de 2014 em Itirapina terá, inicialmente, hatch e sedã, dentro da fórmula econômica já
adotada por outras fabricantes e se inspirará em produtos de menor preço da
Honda, os aqui desconhecidos tailandeses Brio e Amaze, cujo partido de projeto
é o mesmo da Toyota – para clientes de mercados emergentes, compradores sem
vivência para exigir receber um bom produto em troca de seu contato
dinheirinho.A Honda aplicará R$ 1B na nova
instalação industrial e quer fazer lançamento em setembro de 2014.
Transporte
quase supersônico, projeto grátis
Já
imaginou fazer uma viagem entre, por exemplo, Belo Horizonte e Brasília em 40
minutos, e por projetados R$ 50 ? E voltar pelo mesmo preço ? Já viu, não é
passagem promocional em avião – até por que estas valem para apenas um trecho –
mas numa proposta fática de Elon Musk, milionário sul africano e bem sucedido
empresário nos EUA – acionista maior da fábrica de carros elétricos Tesla,
criador do sistema de pagamento Paypal, presidente da Space X, fabricante de
foguetes espaciais. O projeto leva o nome de Hyperloop e é, simploriamente um tubo elevado por pilares, em cujo
interior a pressão muito baixa permitiria viagem de dezenas de cápsulas
viajassem suspensas, cada uma com pequeno número de 28 passageiros, em
poltronas reclinadas - para garantir a baixa altura da cápsula.Curiosamente
o milionário encomendou, desenvolveu, pagou, mas não irá implantar o projeto,
inicialmente idealizado para uma linha californiana passado em seu quintal e
ligando Los Angeles a San Francisco.
Feitos os cálculos definiu-se que o
projeto sairia por US 6B para instalar dois Hiperloops – um em cada sentido – contra US 70B
de projetado trem bala para o mesmo projeto. Alegando necessidade de dedicação
a seus outros negócios - o dos carros elétricos Tesla está acelerando - abre
mão do interesse. Colocou na Internet, projeto completo, disponível a quem
pretenda implantá-lo.Não
pense será impossível para o Brasil, exatamente porque as obras nacionais tem a
característica de serem recordistas mundiais em preço elevado, em grande rede
de benesses a ampla lista de periféricos formais ou não, apenas porque o
sistema é gratuito e de implantação barata. Nossos políticos, fora e dentro do
governo são inventivos, criativos, inimputáveis. Saberão viabilizá-lo. Quer ver
? Está em www.spacex.com/sites/spacex/files/hyperloop_alpha-20130812.pdf
Roda-a-Roda
Atrás – Construtora de carros com a
racional tração dianteira, a Toyota estuda criar novo esportivo para dar
referência à marca, como o fizeram o Supra, o MR2 e o Celica. Usavam motor
frontal e tração traseira, sistema responsável pela melhor distribuição de
pesos. A decisão da Toyota em assumir a liderança mundial de vendas sugere
criar ícones esportivos. Seu engenheiro chefe, Tetsuya Tada, revelou planos de
para veículos três portes, todos com objetivos claros: tração traseira e preço
inferior a US$ 20 mil – uns R$ 46 mil. Conceito será mostrado no Salão de
Frankfurt, setembro, dá corpo à ideia.
À frente – A Jaguar rascunha o projeto de nova
família de produtos, menor, mais leve, com tração dianteira. A explicação para
a mudança – a marca nunca teve carro com tração apenas nas rodas frontais – tem
base legal. A regulamentação de consumo de gasolina na Europa estabeleceu 54.5
milhas por galão em 2025 – uns 24,20 km/litro – e tal medida é aferida sobre o
consumo global dos carros da marca. Assim, fórmula natural é a de fazer novos
carros mais econômicos, menores, para elevar a média de gasto. Como a novidade
exige muito investimento, é possível que o desenvolvimento seja em comum com
outra marca, um cruzamento de Jaguar.
Provocação – Do Editor para instigar leitores Alfistas, clamando pela volta da marca ao
mercado nacional e, a grosso modo, argumentam pelo fato de a Argentina fazer a importação,
enquanto no Brasil a definição para o retorno da marca ser constantemente
adiado.No
vizinho país a Centro Milano, nova representante da marca lançou promoção de leasing do modelo Giulietta Distinctive,
motor 1.4 TJet, 170 cv. Leasing com
opção de compra ao final do contrato. Prazo de 48 meses, valor residual de 25%.
Em reais, para idéia, entrada de uns R$ 33 mil -, prestações mensais de
aproximados R$ 2.000 e finais R$ 26.000 para quitar e se tornar proprietário –
ou devolver o automóvel à financeira.
Questão – Dúvida levantada internacionalmente sobre aquisição de
Tungstêniio, metal muito utilizado industrialmente, de telas em LCD a coisas
brutas como virabrequim de motores. 85% da produção é chinesa e lá consumida.
Outros países valem-se de outros fornecedores, como a Colômbia. E aí surge a
questão ético-industrial-econômica: o tungstênio colombiano é minerado pela
FARC – Força Armada Revolucionária da Colômbia – vendido para arrecadar fundos
para sustentar a guerrilha terrorista. Compradores são as grandes fabricantes,
Volkswagen, BMW, Ferrari …. que por política interna selecionam fornecedores
apenas entre fontes limpas e legais. Entretanto, um levantamento feito pela
agência econômica Bloomberg indica ser impossível separar o que provém de
operações econômicas normais, e o percentual fornecido pelo terrorismo.
Fomento – A Ford está em pleno gás promocional.
Para apresentar seus novos produtos. Fusion 2.5 Flex a clientes de voos, em
acordo com a Airport Park, nas proximidades de Guarulhos, oferecendo a todos os
usuários deslocar-se para o Aeroporto dirigindo o automóvel. Coisa rápida,
fugaz, mas faz a apresentação do produto e instiga melhor conhece-lo.Para New
Fiesta, se um cliente fizer locação de unidade completa, com transmissão
automatizada Powershift, por dois dias, na locadora Hertz, a Ford oferece o
terceiro graciosamente. Parte do princípio que, quem dirigir, compra.
Sem noção – Anúncio do novo Fiesta coloca-o em
peripécias como carro dirigido por policial em caça a meliantes e, no pega,
destrói-se por capotamento o carro dos bandidos, um Dodge Charger. Quem fez não
gosta de automóveis. Quem gosta não os destrói, muito menos uma boa referência
da indústria nacional, e de poucos exemplares remanescentes, para fazer um
anúncio fugaz, é falta de noção.
Idem - Mal formulada, mal apresentada,
poucas vendas, tentativa de elevar vendas através de mal sucedida redução de
preço. Junto com o Toyota Etios, a dupla de micos
no mercado. Para nova tentativa diz-se, a GM re lançará a sua camioneta
TrailBlaser. Retoques, motorização, preço menor. A Toyota reza no mesmo
caderno: reduziu o preço, e reacerta o carro, lançando a versão corrigida no
mercado argentino, abrindo prazo para apresentar as correções ao consumidor
brasileiro, evitando o rótulo de re lançamento.
Ônibus - A Mercedes-Benz no Brasil fornecerá 134 chassis de
ônibus para o sistema de transporte urbano BRT em Johanesburg, África do Sul.
As carrocerias serão Marcopolo, multinacional brasileira de ônibus com filial
na cidade. A expertise da filial
brasileira em adaptar sistemas de direção para a chamada Mão
Inglesa - fluxo pelo
lado esquerdo -, e a vivencia com o sistema capaz de baixar o piso dos ônibus –
o ajoelhamento –
determinou a escolha. A Marcopolo acaba de comemorar a produção do ônibus 50o.
mil.
Sem esta – Tribunal Regional Federal da 1a.
Região, em Brasília, deu provimento a Mandado de Segurança Coletivo interposto
pelo Sindicato de Concessionários e Distribuidores de veículos em Brasília,
contra decisão do CREA/DF – entidade corporativa de engenheiros –, que
determinava a exigência de as concessionárias contar com um engenheiro
mecânico. Cabe recurso. Em Brasília, há alguns anos, tentou-se medida
assemelhada com entidade sindical impondo a exigência de as gráficas terem um
jornalista para revisar os impressos. Também não colou.
História – Programa de televisão que mescla
temas atuais com referencias históricas, o sítio Memória Motordará destaque aos
vídeos e fotos de competições antigas de automóveis e motos. Criação do ex
piloto de motos e jornalista João Mendes, transformar-se-á em rico arquivo a
pesquisadores das competições cariocas. Detalhes, www.memoriamotor.com.br.
O programa também apresentará os vídeos releases de novos lançamentos da
indústria.
Mão de obra – Para quem gosta de dirigir
rapidamente e quer faze-lo de maneira certa, o curso Mitsubiishi Racing
Experience e a Premium Racing School, ambas fomentadas pela marca no autódromo
particular Velo Cittá, em Mogi Guaçu, SP, ainda tem vagas para setembro e
outubro. Coordenados pelo multi campeão Ingo Hoffmann, usa o mais novo ícone do
automobilismo brasileiro, o Lancer Evo R, e dura um ou dois dias, é intensa e
personalísticamente monitorado e, de acordo com os tempos de volta obtidos
permite requerer carteira de piloto de competição junto à CBA.
Deveria ser obrigatório pelos
departamentos de trânsito aos que acham-se capacitados a andar rápido – e na
maioria das vezes é apenas um terrorista no trânsito –, e a todos os multados
por dirigir sob espírito de emulação esportiva.
Antigos – Mais elegante dos concursos de automóveis antigos no
mundo, o californiano Pebble Beach terá presença de dois Mercedes-Benz levados
pelo Museu desta fábrica. Como esportivo, um Benz – a marca ainda não se
fundira com a Mercedes - Prinz
Heinrich 1910. Restaurado
pela Mercedes-Benz Classic, é um dos primeiros verdadeiramente esportivos.
Motor com 5.400 cm3, quatro cilindros, 16 válvulas, dupla alumagem – dois
magnetos e duas velas por cilindro, 80 cv e velocidade máxima de 126
km/h. No segmento luxo levará outro Benz, o 24/40 hp Landaulet 1907. O evento, em seu 63o.
ano, reúne à beira da famosa praia de cascalho 250 veículos convidados, entre
automóveis e motos. Nele a marca conseguiu inúmeros prêmios, incluindo o
disputado e exclusivo Best of
Show.
Nenhum comentário:
Postar um comentário