Faltando 45 dias para a realização da 4ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, os organizadores do MG Club do Brasil divulgaram o roteiro da prova regida pela regras da FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo) e homologada pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos).A competição com percurso de 1.650 km será disputada em cinco dias passando por algumas das mais famosas estradas da história brasileira nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A prova começa na tarde do dia 23 de junho, com a vistoria e concentração dos veículos inscritos no estacionamento externo do Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP.
A largada do rallye de regularidade acontece no dia seguinte, do mesmo local, a partir das 7 horas, e passará por Poços de Caldas, Águas de Lindóia, Taubaté, Angra dos Reis, Visconde de Mauá, Caxambú, Quiririm, Campos do Jordão e retornando para a capital paulista.
"As estradas históricas escolhidas são todas asfaltadas, o percurso é muito bonito, passando por praias e serras, com grande quantidade de curvas fechadas. Será um belo desafio para os carros históricos com idade média de 40 anos de fabricação, e principalmente para a precisão dos pilotos e navegadores, pois é uma prova de regularidade", define Eduardo Lambiasi, restaurador e Diretor da prova.
No primeiro dia os competidores utilizando carros clássicos fabricados entre 1919 e 1980 vão seguir logo cedo para Poços de Caldas (MG), onde os competidores almoçarão no Hotel Carlton Plaza. À tarde seguem até o Hotel Villa Di Mantova, em Águas de Lindóia (SP). "Este será o dia com percurso mais diferenciado, com cerca 320 km, em que todas as provas serão realizadas somente em grandes estradas", informa Lambiasi.
No dia seguinte os concorrentes partem em direção a Taubaté (SP), parando para almoço na Bica do Curió, no Km 22 da Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125). O percurso termina no Hotel Meliá, em Angra dos Reis (RJ), às margens (Km 488) da Rodovia Rio-Santos.
No terceiro dia a prova começa às 8 horas e segue para o alto da Serra da Mantiqueira, para almoço na romântica Pousada Mauá Brasil, em Visconde de Mauá (RJ). "Neste dia atravessaremos três Estados e vamos do nível do mar para 2.800 metros de altitude. Os concorrentes vão ter que se preocupar com a carburação de seus veículos", alerta o Diretor da Prova. Depois todos descem a Serra e rumam para o Hotel Glória, localizado no maior complexo hidromineral do mundo, em Caxambú, no Sul de Minas Gerais.
O quarto dia marca o retorno, saindo de Caxambu às 9 horas. O almoço será no Le Bistro, restaurante de cardápio francês em Quiririm (SP). Depois os ralizeiros clássicos sobem a Serra chegando ao Parque Fechado no Hotel Blue Mountain, em Campos do Jordão (SP).
A partir das 18 horas haverá uma etapa noturna, denominada A Noite do Saci, com cerca de 100 km de extensão nas serras na região.
"A Noite do Saci é a etapa mais aguardada, tanto pelo inusitado, quanto pela dificuldade, pois alguns acabam se perdendo e o trecho, mesmo sendo curto, pode definir o rally", avisa Eduardo Lambiasi.
No quinto e último dia, já no domingo (28/6), os competidores percorrem os últimos quilômetros de Especiais, saindo de Campos do Jordão as 10 horas e depois de descerem a serra seguem pela Rodovia Dutra e Rodovia Ayrton Senna até entrarem em São Paulo, para receberem a bandeirada de chegada no Shopping Iguatemi, por volta das 14 horas.
"As paisagens de todo o roteiro vão deslumbrar os fotógrafos e cinegrafistas que cobrirem a prova, tanto no litoral, como as montanhas paulistas, fluminenses e mineiras. Será uma visita ao passado, com pontos fantásticos que ficarão na memória de todos. Estamos aliando a competição com turismo, história, gastronomia e entretenimento", encerra o Diretor da Prova.
Competidores estrangeiros
As inscrições para o 4º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras prosseguem até o dia 12 de junho e já está garantida a participação de 40 duplas - o limite é de 50 carros. Nos próximos dias devem ser confirmadas as inscrições de motos clássicas fabricadas entre 1931 e 1978. Há duas categorias de competição e uma categoria turística, onde a dupla inscrita pode seguir o rallye para sentir como é uma prova deste tipo.
"A Noite do Saci é a etapa mais aguardada, tanto pelo inusitado, quanto pela dificuldade, pois alguns acabam se perdendo e o trecho, mesmo sendo curto, pode definir o rally", avisa Eduardo Lambiasi.
No quinto e último dia, já no domingo (28/6), os competidores percorrem os últimos quilômetros de Especiais, saindo de Campos do Jordão as 10 horas e depois de descerem a serra seguem pela Rodovia Dutra e Rodovia Ayrton Senna até entrarem em São Paulo, para receberem a bandeirada de chegada no Shopping Iguatemi, por volta das 14 horas.
"As paisagens de todo o roteiro vão deslumbrar os fotógrafos e cinegrafistas que cobrirem a prova, tanto no litoral, como as montanhas paulistas, fluminenses e mineiras. Será uma visita ao passado, com pontos fantásticos que ficarão na memória de todos. Estamos aliando a competição com turismo, história, gastronomia e entretenimento", encerra o Diretor da Prova.
Competidores estrangeiros
As inscrições para o 4º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras prosseguem até o dia 12 de junho e já está garantida a participação de 40 duplas - o limite é de 50 carros. Nos próximos dias devem ser confirmadas as inscrições de motos clássicas fabricadas entre 1931 e 1978. Há duas categorias de competição e uma categoria turística, onde a dupla inscrita pode seguir o rallye para sentir como é uma prova deste tipo.
Concorrentes de Portugal, Itália, Alemanha e França já estão inscritos. "É um sonho participar de um rally e tem um lado exótico participar de uma prova na América latina, com um carro essencialmente brasileiro", comenta o parisiense Emmanuel Hedouin, que terá como navegador o compatriota Yves Drouyer. A dupla francesa inscreveu um Puma 75, adquirido e restaurado para participar desta prova.
Uma equipe de cinco carros do Rio Grande do Sul está formada e inscrita, com a participação da dupla ganhadora de duas edições - Rogério Franz e Mário Nardi -, e mais uma vez o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet participa com um time de cinco carros.
Uma equipe de cinco carros do Rio Grande do Sul está formada e inscrita, com a participação da dupla ganhadora de duas edições - Rogério Franz e Mário Nardi -, e mais uma vez o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet participa com um time de cinco carros.
Os interessados podem se inscrever na Secretaria do MG Club do Brasil, de 3ª a 6ª feira, das 14h às 18h, pelo e-mail secretariamg@terra.com.br, ou pelo telefone (11) 3673-5065.
O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é uma realização do MG Club do Brasil, com apoio institucional da Federação Brasileira de Veículos Antigos.
Faz parte do calendário mundial da FIVA- Federação Internacional de Veículos Antigos, e está regido pelas regras da FIA-Historic. A participação de motocicletas clássicas segue a regulamentação da Comissão de Motocicletas da FIVA, que trabalha em conjunto com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e com a FIA (Federação Internacional do Automóvel).
O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é uma realização do MG Club do Brasil, com apoio institucional da Federação Brasileira de Veículos Antigos.
Faz parte do calendário mundial da FIVA- Federação Internacional de Veículos Antigos, e está regido pelas regras da FIA-Historic. A participação de motocicletas clássicas segue a regulamentação da Comissão de Motocicletas da FIVA, que trabalha em conjunto com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e com a FIA (Federação Internacional do Automóvel).



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