A Ford
desenvolveu um novo programa de testes para o lançamento na Europa da Transit
Custom, primeiro modelo da nova geração da linha de vans líder mundial de
vendas. O mesmo procedimento de testes da Custom está sendo aplicado nos novos
modelos da Transit que serão lançados no próximo ano em vários mercados
mundiais.
Chamado
"maratona" de testes, este programa de engenharia permitiu simular,
em apenas seis meses, um ciclo de vida de 10 anos do veículo em serviço pesado,
equivalente a 5 milhões de quilômetros.
Os testes acelerados de
utilização são feitos sob as condições mais severas, incluindo variações
extremas de clima, mergulhos em água salgada e vários dias rodando sem parar.
"Demos à Transit o pior tratamento possível que uma van pode suportar. E
só ficamos satisfeitos quando ela chegou ao final nas condições
desejadas", diz Barry Gale, engenheiro-chefe de Veículos Comerciais da
Ford Europa.
Durabilidade
A
"maratona" de testes foi realizada no campo de provas da Ford em
Lommel, na Bélgica. Ela incluiu mais de 30 provas específicas e desafios como:
Manutenção da
velocidade máxima em estrada por dois meses sem parar;
Execução de
manobras em formato de 8 durante um mês sem parar;
Batida em
meio-fio a 60 km/h para conferir a resistência do chassi;
Rodar em uma
pista esburacada e irregular por 5.200 vezes a até 70 km/h;
Rodar por
estradas ásperas de cascalho, passar por banhos de água salgada, lama e câmaras
de alta umidade por 12 semanas para medir a resistência à corrosão;
Rodar 46 dias
contínuos com carga máxima, em dinamômetros especiais. Foram usados também
simuladores de componentes que permitem reproduzir um ciclo de vida de 10 anos
do veículo em apenas 30 dias.
Testes nas estradas
Além desses
testes em campo de provas, a Ford coletou dados reais de uso da Transit nas
ruas e estradas em 600 veículos que rodaram mais de 10 milhões de quilômetros
em sete mercados ao redor do mundo. Isso ajudou a definir as metas de
durabilidade para um ciclo de vida de 240.000 quilômetros em dez anos, sob as
piores condições de uso.
Os protótipos da
Transit Custom também enfrentaram condições severas em situações reais de
rodagem, nos extremos de 40ºC em Dubai a até 40ºC negativos na Finlândia,
dirigidos por motoristas profissionais de frotas.
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