Extremamente eficiente no consumo, mas extremamente
esportivo – a junção dessas qualidades tem entusiasmado os fãs do Golf GTD ao
longo das últimas três décadas. No Salão Internacional de Genebra deste ano, a
Volkswagen apresenta a última versão desse atleta radical, cujos 184 cv (135
kW) já atendem aos desafiadores padrões de emissões Euro 6.
Em 1982, o primeiro Golf GTD revolucionou o segmento dos automóveis de
passageiros a diesel com seu motor turbodiesel, acerto esportivo e configuração
personalizada no estilo do Golf GTI. Ele está sendo substituído este ano pelo
mais potente GTD já fabricado, baseado no Golf de sétima geração.
Com potência de 184 cv (135 kW), o novo Golf GTD pode ser considerado
tanto um carro com comportamento altamente dinâmico como um automóvel de
passeio de grande autonomia, extremamente eficiente em consumo. Na versão com
câmbio manual de seis velocidades, esse Volkswagen que chega aos 230 km/h
consome apenas 4,2 litros de combustível a cada 100 quilômetros percorridos
(23,8 km/l). Esse consumo combinado (cidade / estrada) corresponde à emissão de
somente 109 g/km de CO2 (ciclo europeu). Com a transmissão DSG de dupla
embreagem e seis marchas, opcional, o consumo é de 4,7 l/100 km (21,3 km/l) –
duas portas: 119 g/km CO2; quatro portas: 122 g/km CO2 (ciclo europeu). O
torque também impressiona, atingindo 380 Nm, disponíveis a apenas 1.750 rpm.
Visualmente, o Golf GTD se destaca por suas lanternas traseiras de LED
escurecidas, a iluminação da placa também com LED e pelas ponteiras de
escapamento duplas e cromadas. As rodas do GTD com 17 polegadas e pneus 225/45,
frisos nas soleiras laterais, difusor, suspensão esportiva e um grande defletor
de teto contribuem para a impressão de dinamismo causada pelo carro.
Numerosas características dinâmicas exclusivas do GTD também marcam o
interior: assentos esportivos exclusivos em padronagem quadriculada
("Clark"), forro do teto preto, volante de direção esportivo, pedais
e apoio do pé esquerdo em aço inoxidável, pomo da alavanca de câmbio, frisos de
acabamento e painel de instrumentos exclusivos do modelo GTD.
Outros itens garantem o conforto necessário para longas viagens, entre
eles a direção progressiva, iluminação ambiente branca, controle de
climatização automático "Climatronic", sensores de obstáculos
dianteiros e traseiros, pacote de inverno e sistema de rádio "Composition
Touch". As cores externas oferecidas de série para o Golf GTD são o
"Vermelho Tornado", Preto e "Branco Puro".
Resumo:
Lançamento na Europa: primeiros países a partir de junho de 2013.
Lançamento da primeira geração do Golf GTD: 1982.
Motor: TDI (turbodiesel com injeção direta) com quatro cilindros, montado
transversalmente; cilindrada: 1.968 cm³; diâmetro x curso: 81,0 x 95,5 mm; taxa
de compressão: 15,8 : 1.
Potência: 184 cv (135 kW), entre 3.500 e 4.000 rpm.
Torque: 380 Nm, entre 1.750 e 3.250 rpm.
Transmissão: manual com seis velocidades; automático com seis velocidades tipo
DSG (com dupla embreagem) / tração dianteira.
Consumo de combustível / emissões de CO2 (manual): 4,2 l/100 km (23,8 km/l) /
109 g/km CO2 (ciclo europeu).
Desempenho (manual): 0-100 km/h em 7,5 segundos; velocidade máxima 230 km/h.
Peso em ordem de marcha: 1.377 kg (versão básica, incluindo motorista [68 kg],
bagagem [7 kg] e tanque de combustível com 90 % da capacidade). Cálculo
correspondente à norma RL 92/21/EEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário