Nonô Figueiredo teve seu primeiro contato com o Porsche
911 GT3 Cup geração "991" na terça-feira. Único brasileiro inscrito
na prova de Monza da Porsche Mobil 1 Supercup neste final de semana, o piloto
realizou um teste com a equipe Project 1 no autódromo alemão de Oschersleben."Foram
85 voltas entre 10h da manhã e 17h.
Um dia bem cheio e proveitoso, que nos
permitiu acumular muitos dados sobre o novo carro", contou Nonô. O piloto
realizou inúmeras saídas para a pista com média de 5 a 7 voltas cada uma, o que
permitiu uma eficiente interação com o time alemão nas passagens pelo box.
De acordo com sua avaliação, a jornada foi importante para permitir uma maior
familiaridade com o novo carro. A geração "991" é usada na Porsche
Mobil 1 Supercup em 2013 e, no ano que vem, será o bólido das principais
categorias nacionais da Porsche GT3 Cup Challenge, inclusive a brasileira. Nonô
é piloto-consultor da série nacional e sua participação na corrida de Monza
neste final de semana é motivada, além do aspecto competitivo, por ter um
contato em primeira mão com o novo equipamento."Em termos de pilotagem, o
que mais possibilita um ganho de performance é o sistema de paddle shift.
Trocar as marchas sem retirar as mãos do volante permitem ao piloto usar o
câmbio mais dentro da curva", explicou Nonô.
Ele destacou também elementos diferenciados de telemetria no painel do carro,
que informam a pressão dos freios e alertam para eventual bloqueio de rodas.
"São artifícios que trazem informação adicional e contribuem com o
trabalho do piloto."
Para o ex-piloto e engenheiro brasileiro da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil
Vinícius Quadros, que acompanha Nonô Figueiredo nesta semana na Europa, outro
fator técnico importante do teste foi a adaptação ao novo sistema de freio do
"991". "É uma concepção nova em relação à geração ‘997’ -uma
evolução. Os freios se mostraram bem eficientes e precisos nas respostas
durante as freadas e também sensíveis às mudanças de balanço da pressão de
frenagem efetiva em cada um dos eixos", observou o especialista.
A jornada em Oschersleben também foi útil para Nonô avaliar o desempenho dos
pneus Michelin, que são os oficiais da Porsche Mobil 1 Supercup. "Têm um
pico de performance, mas depois que esse ponto é superado apresentam performance
estável por um bom tempo." Ele comentou também que o teste foi oportuno
para realizar treinos de largada parada, uma vez que diferentemente do que está
habituado na Stock Car com as largadas lançadas, na Porsche Mobil 1 Supercup as
corridas têm início com os carros inertes no grid.
"Nosso objetivo no teste não era performance, mas acumular dados e chegar
mais preparados para a o final de semana de Monza. Foi cumprido à risca e nos
deixa confiantes para o final de semana", finalizou o piloto.
Para o engenheiro, a experiência em Oschersleben superou as expectativas da
dupla.
"Acredito que o primeiro dia de testes foi extremamente positivo -até mais
positivo do que esperávamos. O Nonô se adaptou muito bem ao carro, ao novo
câmbio e aos freios mais eficientes. Conseguimos evoluir de maneira bem
constante durante as 85 voltas, tanto no acerto de set-up do carro quanto nos
tempos de volta. O carro se mostrou muito sensível às mudanças, e o Nonô
conseguia perceber uma variação real no comportamento dinâmico do carro a cada
pequeno ajuste que foi feito", avaliou Vinícius.
Nesta sexta-feira , a dupla volta à ação, agora em Monza. Está previsto um treino livre de 45minutos para a prova deste domingo, que antecede a corrida
da Fórmula 1 no mítico circuito italiano.
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