A Ford anunciou
que vai oferecer três veículos elétricos no mercado europeu até 2014,
complementando a sua linha de carros com motores a gasolina e diesel. No ano
que vem, a marca vai lançar o híbrido plug-in C-MAX Energi e o Mondeo Hybrid,
além do Focus Electric que começou a ser produzido agora na Alemanha."A
Ford está utilizando a sua experiência global para produzir uma linha de
veículos elétricos que dá amplo poder de escolha aos consumidores", diz
Barb Samardzich, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa.
"Os consumidores europeus dão muita importância ao meio ambiente e os
veículos elétricos são vistos cada vez mais como um meio de equilibrar essa
preocupação com a posse responsável de um veículo."
A Ford é a
fabricante com o segundo maior número de modelos híbridos no mundo. No ano
passado, ela quadruplicou a sua participação no mercado de veículos elétricos
nos Estados Unidos, onde vendeu este ano cerca de 46.000 unidades até junho -
um aumento de mais de 400% comparado ao ano passado.Há exatos 100 anos, a Ford
produziu seu primeiro veículo elétrico: uma versão elétrica do Modelo T. O
projeto conjunto de Henry Ford e Thomas Edison para criar um "automóvel
elétrico barato e prático" foi inviabilizado pela tecnologia limitada das
baterias da época. Hoje, a marca oferece uma das linhas mais completas usando
essa tecnologia.
Opções
O Focus Electric
conta com um motor elétrico de 142 cv e atinge velocidade máxima de 137 km/h.
Sua bateria de íons de lítio, de 23 kWh, pode ser recarregada em cerca de 3 a 4
horas e tem autonomia de 162 km.
O C-MAX
Energi, primeiro híbrido plug-in de produção em série da Ford, deve gerar
emissões de menos de 50 g/km de CO2, com uma autonomia de 30 km
usando somente eletricidade. Sua bateria de íons de lítio de alta voltagem (7,6
kWh) pode ser recarregada em menos de 3 horas.
O Fusion Hybrid
combina um motor de combustão interna com motor elétrico a bateria. O motor
elétrico é usado para mover o veículo até a velocidade de 136 km/h. O motor a
combustão entra em funcionamento em velocidades maiores e para recarregar a
bateria. Ele será lançado na Europa como Mondeo Hybrid, com um consumo abaixo
de 22 km/h e emissões de CO2 de menos de 99 g/km.
O Focus Electric
e o C-MAX Energi plug-in fazem parte do projeto de pesquisa
"colognE-mobil", da cidade de Colônia, na Alemanha, cujo objetivo é
criar um padrão de infraestrutura para veículos elétricos nas cidades alemãs.
Pesquisa
Uma pesquisa
patrocinada pela Ford mostra que a maioria dos europeus se preocupa com o meio
ambiente e considera a mudança climática o maior problema do mundo hoje. A
pesquisa feita com 6.000 pessoas em toda a Europa revela também que muitas
estão inseguras sobre como adotar um estilo de vida mais sustentável e
considera os veículos elétricos melhores para o meio ambiente.A pesquisa foi
realizada pela "The Futures Company", empresa de consultoria líder de
mercado, para entender melhor a opinião e as atitudes do público sobre questões
da mobilidade. Os resultados mostram que:
72% acreditam
que os veículos elétricos são melhores para o meio ambiente;
54% acreditam
que a mudança climática é hoje o maior problema a ser enfrentado no mundo;
52% afirmam que
sua vida seria impossível sem um carro;
38% estão
incertos sobre como adotar um estilo de vida ambientalmente consciente;
28%
considerariam comprar um veículo elétrico;
e 23% querem mudar
seu padrão de mobilidade no futuro para torná-lo mais sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário