A Metro-Shacman
anuncia que participará da Fenatran 2013, no Parque Anhembi, em São Paulo, de
28 de outubro a primeiro de novembro, com os caminhões Shacman que atualmente
vende no mercado brasileiro e apresentará o protótipo do primeiro veículo da
marca a ser fabricado no Brasil a partir do ano que vem. A empresa também vai
expor um driveline completo com os
componentes já em desenvolvimento de produção nacional.Em estande com 650 m² de
área, mostrará a sua atual linha de modelos, composta pelos cavalos mecânicos
TT 420 6x4, TT 385 4x2 e TT 385 6x4 e o Shacman LT 385 6x4, que permite a
aplicação de carrocerias ou implementos para atender aos mais diferentes tipos
de transporte de cargas pesadas e extra pesadas.
Marcos Gonzalez,
diretor de desenvolvimento de negócios, informa que a principal novidade é o
protótipo do primeiro modelo de caminhão pesado a ser produzido pela empresa no
Brasil, como resultado do trabalho de suas áreas de engenharia e planejamento
do produto. Trata-se de um cavalo mecânico TT 440 6x4, com mais de 60% de seus
componentes pertencentes a fornecedores já instalados no País para atender ao
programa Inovar-Auto. Esse veículo é equipado com motor Cummins ISM 11 P7, de
10,8 litros e potência de 440 cv.Simultaneamente ao desenvolvimento do novo
modelo e à sua adaptação às condições de estradas, clima, legislação e tipos de
cargas do País, a Metro-Shacman intensifica as ações que envolvem a instalação
da fábrica, o desenvolvimento de fornecedores, o programa de seleção de
concessionárias e as parcerias com fabricantes de implementos, administrada
pela sua divisão de engenharia.
Reinaldo Maluta
Vieira, diretor de marketing da Metro-Shacman, informa que todas as fases do
programa de instalação da fábrica brasileira estão sendo cumpridas nos prazos
previstos, para permitir o início de produção oficial no segundo semestre de
2014. De acordo com a habilitação ao programa Inovar-Auto, obtida junto ao
MDIC, a Metro-Shacman está autorizada a importar 2.500 caminhões, até junho de
2014, para venda no Brasil.O executivo ressalta também que, além de ter sido a
primeira marca de origem chinesa a conquistar a habilitação ao Inovar-Auto, a
Metro-Shacman tem uma vantagem importante para tornar mais rápido o início de
fabricação dos veículos no Brasil e atingir o índice de nacionalização dos
veículos exigido pela legislação brasileira. Os veículos serão equipados com
sistemas e componentes fornecidos por importantes empresas internacionais de
autopeças instaladas no País.
E
exemplifica que o protótipo que será apresentado na Fenatran contará com
componentes produzidos no Brasil por fornecedores como a Cummins, Meritor, ZF,
Dana, Eaton, Suspensys, e outras empresas de atuação internacional.
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