A nova geração do MINI Countryman acaba de alçar uma
posição única entre seus concorrentes diretos do mercado premium. Tudo graças
ao seu design poderosamente expressivo, formas externas voltadas para garantir
eficiência de consumo e emissões, agilidade de condução inigualável, e à versão
mais recente do sistema de tração nas quatro rodas ALL4, capaz de garantir uma
dirigibilidade prazerosa e que vai além das estradas asfaltadas. Além disso, o
novo MINI Countryman é o primeiro modelo da marca a ser disponibilizado com
motorização híbrida plug-in, que equipa a inédita versão MINI Cooper S E
Countryman ALL4.
Com
lançamento confirmado para o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, no
próximo dia 18 de novembro, e chegada ao mercado europeu em fevereiro de 2017,
o novo MINI Countryman também será comercializado em outros mercados além da
Europa a partir de março. No Brasil, o novo MINI Countryman será lançado no
segundo semestre de 2017.
O novo MINI Countryman é cerca de 20
centímetros mais longo que seu antecessor e cerca de 3 cm mais largo. Sua
distância entre eixos foi ampliada em 7,5 cm. Este crescimento resulta em um
aumento significativo do espaço para cinco ocupantes, bem como no claro
incremento da capacidade e versatilidade para acomodar bagagens. O assento do
motorista, em posição elevada, garante uma visibilidade excelente e um prazer
ao volante sem igual. Seus encostos são rebatíveis na proporção 40:20:40. Ele
também proporciona um ângulo de inclinação variável, de modo a oferecer
conforto e espaço adicional de armazenamento na parte traseira. A capacidade do
porta-malas é de 450 litros, podendo ser ampliado, quando necessário, para um
volume total de 1.309 l – 220 l a mais que o modelo anterior.
A denominação do
modelo faz com que a nova geração do MINI Countryman esteja firmemente
enraizada na tradição da marca britânica. Uma variante particularmente versátil
do clássico MINI chegou a ostentar o mesmo nome já na década de 1960: o Austin
Seven Countryman.
Ele, assim como o Morris Mini-Traveller, com seu design
idêntico, possuía um interior muito versátil, e alcançou status 'cult'
conservado até os dias atuais, graças à versão com painéis feitos de madeira,
popularmente conhecida como Woody. Quando foi lançado, em 2010, o MINI
Countryman também oferecia outras formas de desfrutar do prazer na condução,
característica da marca. Foi o primeiro MINI com quatro portas, cinco lugares e
que registrou mais de 540 mil unidades vendidas em todo o mundo.
A nova geração do
MINI Countryman vai ainda mais longe em termos de versatilidade, agilidade e
caráter premium. Graças às suas proporções poderosas, o modelo exibe uma
presença particularmente distinta. Sua aura inconfundível é definida por uma
distância em relação ao solo maior e pela posição de dirigir elevada, ainda
mais enfatizada pelo visual externo e pelos racks para bagagem no teto. Os contornos
precisos sobre as superfícies criam um jogo atraente de luz e sombra e que
ressaltam as formas atléticas do carro, além da orientação vertical da
carroceria. A gama de cores da carroceria inclui opções nas tonalidades Island
Azul e Marrom Chestnut, ambas oferecidas pela primeira vez em um MINI.
"Fundamentalmente, o novo MINI Countryman cresceu em tamanho. Mas ainda
foi possível manter as proporções típicas de um MINI", explica Julius
Schluppkotten, Gerente de Projeto do MINI Countryman.
Numerosos elementos
de design específicos do modelo, como a marcante linha de teto, que lembra um
capacete, as luzes traseiras verticais, a grade do radiador hexagonal e os
grandes faróis foram submetidos a um desenvolvimento evolutivo. A luz
indicadora de direção (pisca), posicionada nas laterais, apresenta forma de
seta. Já as barras do teto, de alumínio acetinado, combinam com a parte
superior das soleiras prateadas, dando assim uma maior ênfase visual à altura
do veículo. As linhas horizontais dominam a parte traseira, com o conjunto
óptico disposto verticalmente e fornecendo um contraste atraente.
O contorno marcante
dos faróis de formato circular é outra característica típica da marca. Suas
linhas ligeiramente assimétricas, arredondadas e distintas combinam com
perfeição à grade do radiador para criar uma vista frontal inconfundível. Os
faróis auxiliares, de série, estão integrados às tomadas de ar. Conjuntos
equipados com LED são oferecidos em algumas versões e pela primeira vez estão
integrados ao redor dos faróis.
No interior do Novo
MINI Countryman é evidente o aumento de espaço em um ambiente premium, assim
como o painel e o moderno conceito de condução refletem os avanços alcançados
com a mudança da geração. Tanto o condutor quanto o passageiro desfrutam de
mais espaço para a cabeça e os ombros, assim como a maior amplitude de ajustes
dos assentos.
Nas versões mais equipadas será disponibilizada a regulagem elétrica
do assento do motorista e do acompanhante, incluindo função de memória no do
condutor. As colunas estreitas da carroceria e a posição elevada dos assentos
proporcionam uma ótima visibilidade ao manobrar o veículo. A traseira do novo
MINI Countryman conta com três assentos individuais. O ângulo de abertura das
portas traseiras aumentou em comparação ao do modelo anterior e, agora,
permitem acesso mais fácil e cômodo ao habitáculo. Além disso, o espaço para as
pernas está mais generoso.
Com uma estrutura
horizontal distinta, linhas alargadas e superfícies com dimensões generosas, o
desenho característico do cockpit realça o caráter robusto do novo MINI
Countryman. Além dos materiais de alta qualidade e acabamento irretocável,
comandos modernos e ergonomicamente posicionados contribuem para um ambiente
exclusivo. O painel central circular, outra característica da MINI, é
contornado por um anel de LEDs que exibem luzes de acordo com as situações de
condução. Estes recursos fazem parte do pacote MINI Excitement, que também
inclui luz ambiente em LED e a projeção luminosa do logotipo da MINI a partir
do espelho retrovisor externo do lado do motorista e que surge ao travar ou
destrancar as portas.
O novo MINI
Countryman estreia com uma gama de motores a combustão concebida recentemente e
formada por duas opções; ambos dotados de tecnologia MINI TwinPower Turbo. São
eles, um três cilindros, a gasolina, e 1.499 cc, com potência de 136 cavalos e
torque de 220 Nm; e um de quatro cilindros, também a gasolina, e 1.998 cc, com
potência 192 cv e torque de 280 Nm. A gama do novo MINI Countryman agrega
também a inédita versão híbrida MINI Cooper S E Countryman ALL4, equipado com
motor a gasolina de três cilindros e 1.499 cc, com potência de 136 cv, acoplado
a um motor elétrico, com 88 cv, totalizando 224 cv e 385 Nm de torque.
O MINI Cooper
Countryman conta com uma transmissão automática Steptronic, de seis
velocidades. O novo MINI Cooper S Countryman, por sua vez, dispõe ainda de uma
caixa Steptronic de oito marchas.
O MINI Cooper S
Countryman ALL4, equipado com câmbio Steptronic de oito marchas, é capaz de
acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 7,2 segundos, ou 0,9 s mais rápido que o
modelo anterior. Apesar da evolução significativa, não apenas na tocada
esportiva, mas também no espaço, conforto e na oferta de acessórios,
praticamente todas as versões do motor demonstram uma eficiência maior de
consumo de combustível em comparação a seu respectivo antecessor.
A mais recente
versão do sistema de tração nas quatro rodas ALL4, também contribui para o novo
MINI Countryman atingir níveis extraordinários de eficiência. Ele não só reage
com rapidez e precisão em situações de dirigibilidade, que mudam a todo o
momento, como também é compacto e oferece alto nível de rendimento interno. Ele
é composto por uma unidade de tomada de força integrada ao diferencial
dianteiro, uma árvore de transmissão direcionada ao eixo traseiro e uma
embreagem Hang-On, capaz de enviar a dose exata de tração para as rodas traseiras.
O controle eletrônico do sistema está conectado ao Controle Eletrônico de
Estabilidade (DSC), que detecta a necessidade de demanda de distribuição de
força desde o início. Assim, a tração ALL4 é capaz de otimizar a tração e a
estabilidade em condições adversas e sobre qualquer tipo de superfície assim
como agilidade em tomadas dinâmicas de curva.
Algumas versões do
novo MINI Countryman também contarão com controle de amortecimento eletrônico
que pode ser acionado por meio do MINI Driving Modes. Um botão giratório,
posicionado próximo da alavanca de câmbio, permite selecionar três modos de
condução - MID, SPORT e GREEN - que alteram na característica de condução, a
rigidez do pedal do acelerador e da suspensão e o som característico do motor,
além da maneira como são feitas as trocas de marcha do câmbio Steptronic.
Entre os
equipamentos de série do novo MINI Countryman está o rádio MINI Visual Boost,
que vem com tela colorida de 6,5 polegadas. O MINI Countryman pode ainda contar
com o pacote Wired, que inclui sistema de navegação Professional com Touch
Controller no console central, sistema de alto-falantes de alta fidelidade
Harman Kardon, e tela colorida de 8,8 polegadas, sensível ao toque.
Juntamente com o pacote
Wired e o sistema de navegação Professional MINI é possível utilizar outra
função desenvolvida exclusivamente para o MINI Countryman, que destaca o perfil
diversificado do novo modelo e de uma forma tão inovadora quanto divertida. O
temporizador MINI Country registra a qualidade do piso nas ruas e estradas,
assim como a inclinação de pistas íngremes, sem pavimento ou cobertas de neve.
O tipo e extensão dos desafios são gravados e exibidos em gráficos na tela do
instrumento central, ao mesmo tempo em que o veículo adentra em um piso
irregular. "O motorista pode, em seguida, identificar no monitor de bordo
quanto tempo ele dirigiu por estes
No coração desta
conectividade do novo MINI Countryman está o MINI Connected, o assistente de
mobilidade pessoal disponível para os motoristas MINI com serviços inovadores.
O conceito é simples e focado para melhorar a vida dos motoristas, planejando
uma chegada sem estresse nos diferentes destinos. E a mobilidade não começa no
carro: o MINI Connected informa o motorista o tempo de partida baseado nas
entradas do calendário e nas informações de trânsito em tempo real.
Os dados de endereço
e agenda previamente salvos pelo motorista em seu smartphone via MINI Connected
são automaticamente transferidos ao MINI, sem necessidade de uma nova digitação
no sistema de navegação. O MINI Connected pode também salvar lugares visitados
com frequência como destinos favoritos e detecta as vias de deslocamento
rotineiros, como o deslocamento diário de caso para o trabalho – a fim de
informar o motorista no caso de eventos inesperados no trânsito que possam
impactar o seu deslocamento.
Outra novidade é o MINI Find Mate, parte de um
pacote sem fio que consiste em tags com função de acompanhamento wireless para
objetos frequentemente usados como malas, cases, chaveiros e outros. O MINI
Find Mate consegue encontrar a localização dos utensílios conectados ao Sistema
para assegurar que o motorista não os esqueça. Este serviço de localização não
é feito apenas no computador de bordo do MINI Countryman, mas também no
smartphone. Um
sinal acústico
pode ser ativado no veículo ou no smartphone, via conexão Bluetooth, ajudando o
motorista a encontrar o objeto desejado. Se o objeto estiver fora do alcance do
Bluetooth, o motorista será levado ao lugar onde a conexão foi detectada pela
última vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário