Imagine um lugar onde a paixão por motocicletas fala mais
alto. Onde a competição na pista se torna um vínculo de amizade e pilotos
vibram um pelo outro. Esse encontro é real e único no país. O PNT – Tira Teima
de Motos Históricas aconteceu entre os dias 28 a 30 de outubro, no Kartódromo
Municipal de Barra Bonita – SP. O evento reuniu 145 motos clássicas e
entusiastas do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte e Brasília.
Provas de velocidade e regularidade também levaram as motocicletas para a pista
do PNT. A novidade do TT, a Categoria Batom, chamou atenção e o charme das
mulheres fez o evento ainda mais especial. Com os motores ligados, elas
mostraram que não estavam ali para brincadeira. Sorriso no rosto e pé no
acelerador fizeram delas as donas da pista. “Foi incrível ver as mulheres
tomando a iniciativa e finalmente pilotando. Eu faria tudo de novo para
participar. Apesar de ser uma corrida, amizades foram feitas e ano que vem
estarei aqui”, diz Kelly Lanzoni, de São Bernardo do Campo – SP, que dirigiu
uma Honda XL Motorsport, ano 1974, e conquistou o primeiro lugar da categoria.
Outras duas entusiastas que subiram ao pódio foram Edna do Prado, de São Paulo
com a moto Triumph / 5T "Speed Twin", ano 1949, e Claudia Maia. Ainda
nas provas de velocidade, uma das categorias mais disputadas foi o “Desafio das
Motonetas”, que consiste em reunir as charmosas scooters (Lambretas e Vespas).
Quem subiu no lugar mais alto do pódio foi Leonardo Freitas, de Campinas – SP,
pilotando a Lambreta 1975.
Era como estar em um filme, o passado invadiu o presente, e as provas de
regularidade fizeram os olhos brilharem e o coração bater forte. A categoria
que encerrou as provas na pista foi a Turismo Americanas, que reuniu motos mais
robustas e pilotos cheios de estilo. Em primeiro lugar Flavio Luz, em segundo
Rodrigo Hadys e em terceiro, Creck Rocker, dirigindo as famosas Harley
Davidson.
Exposição e anos de história
Olhos curiosos e câmeras fotográficas também registraram
cada momento dentro do pavilhão. Pela primeira vez no Brasil, sete Indian
estiveram expostas no mesmo lugar. Entre elas, o modelo Papoose, que era jogada
de paraquedas para tropas de combate na Segunda Guerra Mundial; além das Chief,
Scout, Sport e a 741.
E um modelo com mais de 100 anos foi destaque. Única no país, e a mais antiga
do TT, a Indian Board Track Racer 1907 participava em seus tempos de glória de
corridas em circuitos ovais. Já a estrela da exposição foi a Triumph 1927,
modelo TT.
“Nosso objetivo é nunca deixar o movimento dos anos 80 das motocicletas
desaparecer. Reunimos entusiastas com a mesma paixão e seguimos um caminho que
é unir as pessoas, construir amizades, deixar o coração do antigomobilismo cada
vez mais vivo. Isso é o que Pé na Tábua faz, esse é nosso maior legado. Até o
próximo PNT, porque nós não paramos nunca”, diz o organizador do evento, Tiago
Songa.
O PNT- Tira Teima de Motos Históricas tem o Patrocínio Oficial da Cral Baterias
e Indian Motorcycle, e apoio da Motul Lubrificantes e da Prefeitura Municipal
de Barra Bonita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário