A cada dois anos o Brasil é palco do Salão do Automóvel
de São Paulo. A edição 2016 abre abriu ao público neste dia 10 de novembro e
prossegue até o dia 20. Em 56 anos de sucesso, a edição de número 29 revela uma
nova localização, agora no São Paulo Expo, um espaço mais funcional e bonito
para um evento tão importante.
Com cerca de 540 veículos em exposição, dos quais 150
lançamentos em 90.000 m2 de área de eventos, o salão movimenta toda cadeia
do setor automotivo com expressiva quantidade de profissionais da imprensa
nacional e internacional, aproximadamente 4.000 jornalistas.
A Volkswagen é uma das empresas com o maior número de
novidades expostas. São 12 novidades, em um total de 30 veículos em exposição
numa área de 4.500 m2 – o maior espaço no Salão –, com um estande mais
interativo que nos anos anteriores. Os veículos expostos são distribuídos entre
os pilares “conectividade”, “robustez” e “performance e eficiência energética”.
“GT”. A lendária sigla que acompanha os carros esporte da
Volks é uma referência que para muitas pessoas vai além do alto desempenho: é
um sonho. Em homenagem a essa cultura esportiva, a Volkswagen apresenta o Gol
GT Concept, um show car criado para os verdadeiros fãs dos carros de corrida
(Gran Turismo).
Inédito no mundo e desenvolvido pela equipe de designers
da Volkswagen do Brasil, o Gol GT Concept foi criado com inspiração na tradição
GT e na relação emocional que os clientes têm com os modelos esportivos da
Volkswagen. O projeto seguiu três pilares durante seu desenvolvimento:
história, esportividade e cultura GT. Da logotipia às linhas de design: o Gol
GT Concept é uma interpretação do conceito GT.
Uma tendência que cada vez mais crescente em nosso
mercado fica por conta dos SUVs. Nos últimos dois anos, a participação de
mercado deste tipo de veículo praticamente dobrou no país, passando de 8% do
total de carros comercializados para 15%. E os fabricantes mantém o foco nesse
crescimento.
Vamos começar pelo modelo desenvolvido na Alemanha por
designers brasileiros, o T-Cross Breeze, que apresenta o conceito de design de
um novo SUV da Volkswagen.Com quatro lugares, o T-Cross Breeze é equipado com
um cockpit interativo e um conceito operacional de próxima geração. A
Volkswagen já implantou um conceito operacional praticamente sem botões a bordo
do T-Cross Breeze. Com exceção da haste de controle, interruptores de abertura
das janelas e dos botões para abrir e fechar a capota, todos os controles do
T-Cross Breeze são executados por meio de superfícies sensíveis ao toque ou por
soluções “by wire” totalmente novas.
A digitalização dos instrumentos está abrindo um novo
espectro de possibilidades gráficas e interativas. A Volkswagen mostra como o
Active Info Display, que já é usado no Passat pode evoluir a bordo do T-Cross
Breeze. O T-Cross Breeze é equipado com motor 1.0 TSI, para oferecer o máximo
em prazer ao dirigir de forma sustentável, combinado aos sistemas start-stop e
de recuperação de energia.
A Renault aproveitou o salão como palco para a
apresentação de três SUVs: Captur, Koleos e Kwid.Com data marcada para o nosso
mercado, em fevereiro a Renault lança o Captur. Além do design sensual e
elegante com pintura biton, o veículo oferece o conforto de um verdadeiro SUV
com um amplo espaço interno e contará com uma série de tecnologias que tornam a
vida a bordo muito mais fácil por meio da conectividade e do acesso aos
comandos do carro sem tirar a mão do volante.
A lista de itens conta com controles eletrônicos de
estabilidade e de tração, quatro airbags, assistente de partida em rampas,
chave cartão “hands free”, retrovisores elétricos rebatíveis, entre outros
itens de série.
Com o Koleos, mostrado recentemente no Salão de Paris, a
Renault irá ofertar também um SUV premium de grande porte com alta tecnologia.
Traz, entre outros equipamentos, alerta de ponto cego, sistema de áudio Bose e
sistema multimídia com tela de 8,7”.
O Kwid, novo SUV compacto e urbano, completa a nova linha
da Renault. O modelo apresentado ao público é o show car Kwid Outsider Concept,
desenvolvido especialmente para o Salão de São Paulo pelo Renault Design
América Latina (RDAL), com soluções que destacam a versatilidade e a robustez
do veículo.
A novíssima geração do SUV 3008 é a grande estrela da
PEUGEOT na mostra. O modelo desembarca no país logo após sua estreia mundial no
Salão de Paris, e não apenas para brilhar no evento: ele será lançado
comercialmente já em 2017, trazendo consigo os mais recentes códigos estéticos
da Marca do Leão, além do novo i-Cockpit® PEUGEOT.
O pernambucano Jeep Compass faz neste Salão do Automóvel
de São Paulo sua primeira aparição em mostras automotivas internacionais, já
comemorando excelentes resultados da pré-venda realizada durante pouco mais de
um mês e cerca de 1.000 unidades vendidas.
Além do estilo sofisticado e acabamento digno de um
legítimo SUV de nível superior, os motores 2.0 Tigershark (flex) e 2.0 Multijet
II (único diesel no segmento) trazem força e eficiência ao Jeep Compass,
aliados a câmbios automáticos de 6 e 9 marchas, respectivamente.
A Honda lança mundialmente o utilitário-esportivo
compacto WR-V, veículo inédito, é o novo integrante da família de SUVs da
Honda, que também inclui os modelos HR-V e CR-V.
O WR-V foi desenvolvido pelo time de Pesquisa e
Desenvolvimento da Honda Automóveis do Brasil, baseado no DNA global da marca,
que busca, em todos os seus veículos, colocar o ser humano no centro de seu
desenvolvimento, com excelência em qualidade.
O WR-V também traz como essência de seu desenvolvimento a
consideração de demandas regionais, baseadas em pesquisas com consumidores que
gostam de aproveitar um estilo de vida ativo.O WR-V será comercializado no
Brasil no primeiro semestre de 2017 e, no futuro breve, também em outros países
da América do Sul.
PERFIL
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do
Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção
AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do
Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs
interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em
Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela
Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica
Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos
Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista –
Locutor/entrevistador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário