Em iniciativa inédita, a Volvo Cars vai comercializar
todos os veículos importados de seu portfólio com
isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para pessoas com
deficiência. As autoridades competentes acolheram os argumentos da fabricante
sueca, que, durante um longo período, realizou estudos promovidos por uma
equipe de especialistas.
Com a decisão, a Volvo Cars passa a se enquadrar na Lei
nº 8.989, que a habilita a vender automóveis livres de IPI e IPVA (esse último
apenas em alguns Estados específicos). Na capital paulista, por exemplo, há
também a liberação do rodízio municipal.
“Entendemos que essa legislação é um avanço importante
para beneficiar as pessoas com deficiência, garantindo a elas mais autonomia em
seus deslocamentos diários. Entretanto, não havia tratamento com isonomia entre
as marcas, o que acabava limitando a oferta de produtos inovadores e com a mais
alta tecnologia existente ao consumidor. E por que o brasileiro não poderia ter
acesso aos veículos da Volvo, que são considerados os carros mais seguros do
mundo, nas mesmas condições que preconiza a lei? Fomos atrás disso”, afirma
Luis Rezende, presidente da companhia.
Atualmente, no caso da Volvo, a alíquota do IPI é de 13%
para modelos equipados com motores a gasolina e chega a 25% no caso dos carros
com motores a diesel.
A venda de veículos com isenção de impostos para pessoas
com deficiência começa em 1.º de novembro.
Com os veículos Volvo enquadrados na legislação com
isenção de impostos, as pessoas com deficiência passam a se beneficiar de
tecnologias de última geração, como o Volvo On Call, um serviço de segurança,
proteção e conveniência disponível de série desde 2012 em toda a gama vendida
no País. O sistema oferece assistência 24h, auxílio de emergência e
localização, em caso de roubo ou furto.
O mesmo ocorre com o City Safety, sistema oferecido de
série desde 2009, capaz de detectar perigo de colisão e, caso o motorista não
pise no freio, controlar o deslocamento do veículo, podendo pará-lo em
velocidades até 50 km/h.
Essa iniciativa inédita da Volvo, como parte de sua
estratégia comercial no Brasil, reflete-se em sua herança de pioneirismo na
atuação junto ao setor automotivo.
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