A manutenção preventiva dos pneus é fundamental para
garantir a segurança do motorista e dos passageiros. A Bridgestone maior
fabricante de pneus do mundo, indica,
entre um conjunto de medidas a serem tomadas para prolongar sua vida útil, o
rodízio. Este importante procedimento permite que o desgaste dos pneus ocorra
de maneira estável, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e
frenagem.
O rodízio de pneus consiste na troca de posição entre os
pneumáticos conforme o seu modelo (radial ou diagonal); tipo (simétrico,
assimétrico ou unidirecional) e tração (dianteira, traseira ou tração nas
quatro rodas). Além disso, é recomendável que cada pneu passe por todas as
posições de montagem para equilibrar os desgastes, incluindo o estepe.
O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o
manual do veículo. Na falta deste, o rodízio pode ser feito a cada oito mil
quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais.
“Sempre que o rodízio for realizado, é necessário alinhar
e balancear as rodas, verificar e ajustar a pressão de inflação (utilizando o
valor indicado pelo fabricante do veículo de acordo com a carga transportada), checar
as condições das rodas (se não possuem amassados ou trincas, por exemplo) e das
válvulas de ar”, lembra Quadrelli.
Os esquemas a seguir indicam os rodízios recomendados de
acordo com cada caso:
- Observações importantes:
1: As linhas tracejadas indicam trocas alternativas que podem ser feitas em
lugar das indicadas pelas linhas sólidas.
2: Pneus assimétricos: usam os mesmos esquemas de pneus normais (simétricos) já
que o rodízio manterá o lado externo montado na parte externa, pois o pneu não
é desmontado da roda (não deve ser invertido no aro).
3: Pneus unidirecionais: usar os esquemas acima, mas se houver necessidade de
passar para o lado oposto, deverão ser desmontados e invertidos no aro.
4: Pneus assimétricos e unidirecionais: pneus que são ao mesmo tempo
assimétricos e unidirecionais devem seguir os esquemas de pneus
unidirecionais.
5: Veículos 4x4: executa-se o rodízio em "X" dos quatro pneus (caso
não sejam unidirecionais).
6: Veículos com medidas diferentes nos dois eixos: o rodízio é feito
trocando-se os pneus do mesmo eixo entre si.
“Caso o motorista não efetue o rodízio, o desgaste dos
pneus se processará de maneira desigual já que normalmente os pneus dianteiros
se desgastam mais rapidamente que os traseiros. Com isso o desempenho dos pneus
em termos de dirigibilidade e frenagem é afetado já que o comportamento
dinâmico dos pneus nos dois eixos não será mais uniforme”, finaliza Quadrelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário