Durante quase dois anos, o SCHERM Group usou um
cavalo-mecânico 100% elétrico Terberg YT202-EV, com uma transmissão totalmente
automática Allison, para a entrega materiais da forma mais eficiente na planta
local do BMW Group.
"O caminhão elétrico, que foi aprovado para a
distribuição na cidade e para a entrega just-in-time para a BMW,
trabalha com grande desenvoltura", afirma Ulf Frenzel, gerente de frota do
grupo SCHERM.
O cavalo-mecânico elétrico está equipado com um motor
síncrono trifásico (614 V), que desenvolve a potência máxima de 138 kW (188
hp), e uma transmissão Allison da Série 3000 totalmente automática. A
automática Allison é destaque no sistema de tração: o caminhão que está sendo
apresentado, tem peso bruto combinado (PBTC) de até 65 toneladas, e atinge a
velocidade máxima o mais rápido possível para poder cumprir rigorosos prazos de
entrega. Isto é possível graças ao conversor de torque da transmissão, que
multiplica o torque do motor durante as arrancadas e retomadas de
velocidade.
Além disso, a transmissão Allison elimina as interrupções
de potência nas mudanças de marchas, o que aumenta a produtividade — mesmo com
um motor menor. Sem uma Allison, seriam necessários um motor maior e um sistema
de transmissão mais robusto e mais caro para alcançar o mesmo resultado. A
presença do Power Take-Off (PTO) na transmissão também proporciona o
acionamento da bomba hidráulica, economizando um gerador elétrico adicional.
O veículo elétrico de 65 toneladas trabalha em uma
operação de dois turnos oito vezes ao dia, cinco dias por semana, entre a
planta da BMW, em Munique, e o centro logístico da SCHERM, que está a três
quilômetros de distância. Desde que entrou em atividade, em 2015, o veículo já
completou mais de três mil ciclos de transporte, rodando aproximadamente 17 mil
quilômetros. Nos últimos dois anos, mais de oito mil litros de diesel foram
economizados — deixando de emitir o equivalente a 22 toneladas de dióxido de
carbono.
Após o sucesso obtido pela SCHERM, a Elflein Spedition
& Transport também começou a usar um caminhão elétrico, equipado com
Allison, para transportes de curta distância para o BMW Group, em Leipzig, em
novembro de 2016. Devido ao maior desempenho — seguindo o exemplo do veículo de
Munique —, será possível reduzir em até 21 toneladas as emissões de dióxido de
carbono, em Leipzig, a cada ano.
Cavalo-mecânico Terberg YT202-EV com uma transmissão
Allison totalmente automática da Série 3000
Motor
|
Síncrono trifásico Siemens, com arrefecimento líquido
|
Potência / Torque
|
138 kW (188 hp), torque máximo de 720 Nm
|
Transmissão
|
Allison totalmente automática da Série 3000™
|
Pacote de baterias
Battery Packs
|
Capacidade: 112/169 kWh
Tecnologia: Lithium ion magnesium phosphate (LFMP)
|
Entre-eixos
|
3.400 mm
|
Peso a seco
|
10.000 kg
|
Peso Bruto Combinado (PBT)
|
65.000 kg
|
Velocidade máxima
|
45 km/h
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário