A Cummins revelou em seu
centro de tecnologia em Columbus, Estados Unidos, um inédito protótipo de
caminhão 100% elétrico pesado, demonstrando mais uma vez sua expertise
tecnológica para novas tecnologias. O caminhão elétrico Aeos tem autonomia de
até 482 km com uma única carga e será usado como demonstração em aplicações de
transporte rodoviário, entregas urbanas e atividades portuárias, como manuseio
de contêiners.
Aeos é um cavalo mecânico 4x2 rodoviário Classe 7 com peso
bruto total (PBT) de 33,7 toneladas e capacidade para tracionar quase 20
toneladas de carga. As acelerações são até 35% mais rápidas em comparação com
um veículo similar equipado com motores de 11 ou 12 litros. O torque máximo é
de 346 kgf.m.
Em sua configuração básica, Aeos tem autonomia de 100 milhas
(160 km). Na versão completa, são 300 milhas (482 km) com uma única carga. A
recarga da bateria de 140 kWh dura uma hora, mas a Cummins já desenvolve uma
solução que vai baixar este tempo para 20 minutos até 2020. Para auxiliar na
recarga das baterias há freios regenerativos e painéis solares no teto do
caminhão. Há ainda sistema Start&Stop, que impede que se gaste energia em
vão em paradas no semáforo, por exemplo.
Além do powertrain 100% elétrico, o Aeos tem carroceria com
formas aerodinâmicas para reduzir o coeficiente de arrasto (Cx) e “atravessar o
ar” com maior facilidade. Entre as soluções encontradas pela engenharia da
Cummins está a ausência de radiador frontal e de espelhos laterais, sendo estes
últimos substituídos por pequenas câmeras que geram imagens 360º do caminhão
transmitidas no painel. A carroceria do Aeos foi desenvolvida em parceria com a
Roush, conhecida preparadora americana.
MOTOR ELÉTRICO CONFIRMADO EM 2019 - Para a Cummins, fontes de combustível e energia variadas são
necessárias para oferecer valor aos negócios dos clientes e contribuir para um
futuro sustentável. Por este motivo, a empresa anunciou recentemente que
lançará um powertrain totalmente elétrico em 2019, ano de seu centenário, além
de uma versão híbrida no ano seguinte. Os motores elétricos vão equipar ônibus
e caminhões menores já em 2019. Caminhões grandes como o Aeos devem ganhar
motorização elétrica Cummins já a partir de 2020.
Apesar do avanço da tecnologia elétrica, a Cummins acredita
que o fim do motor a combustão interna não é iminente. Os avanços tecnológicos
também estão causando um impacto muito positivo nos motores a Diesel e a
Cummins continuará a inovar, tornando seus motores ainda mais limpos, mais
eficientes e mais confiáveis. A densidade de potência do Diesel é inigualável e
a Cummins acredita que a substituição do combustível ainda levará muito anos.
A Cummins sabe de que as indústrias, os mercados e as
tecnologias continuarão evoluindo e, por isso, suas equipes de pesquisa e
engenharia trabalham com uma ampla variedade de soluções que incluem
combustíveis alternativos e powertrains elétricos. Por esse motivo, a Cummins
investe anualmente US$ 700 milhões em âmbito global na exploração de novas
soluções de energia e produtos. Em todos os casos, a Cummins estará pronta para
trazer aos seus clientes a tecnologia certa, na hora certa.
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