A Jaguar Land Rover Classic está apresentando um Jaguar
E-type elétrico no Tech Fest, evento em Londres que acontece de 8 a 10 de
setembro. Conhecido como E-type Zero, o modelo foi restaurado e adaptado na
Jaguar Land Rover Classic Works em Coventry, não muito longe de onde o E-type
original nasceu.
Tim
Hannig, diretor do Jaguar Land Rover Classic, disse: "O
E-type Zero
combina a reconhecida experiência dinâmica do E-type com um desempenho
aprimorado por meio da eletrificação. Esta combinação única cria uma sensação
de condução de tirar o fôlego.
"Nosso
objetivo com o E-type Zero é estar na vanguarda dos carros clássicos
funcionando no futuro. Estamos ansiosos para ver a reação de nossos clientes à
medida que investigamos levar esse conceito ao mercado ".
O E-type Zero não só se parece com um
legitmo E-type, como também oferece um excelente desempenho. É mais rápido do
que um E-type original: para fazer de 0-100km /h leva apenas 5,5 segundos,
cerca de um segundo mais rápido do que um E-type Série 1.
Tim
Hannig disse: "Para
combinar perfeitamente o novo motor elétrico do E-type Zero com a configuração
dinâmica do E-type original, limitamos a saída de energia do veículo. Nós
acreditamos que isso proporciona a experiência de condução ideal.”
O veículo Concept Zero, exibido no
Tech Fest, é um Roadster Series 1.5 restaurado, totalmente original na
especificação, com exceção, claro, do motor do século 21. Os faróis LED também
são usados para alcançar a eficiência energética, mantendo o estilo do E-type
Serie 1 original.
Propulsor elétrico sob medida
Um motor elétrico de 220kW foi
especialmente projetado para o Jaguar E-type Zero. Sua bateria de íons de lítio
tem as mesmas dimensões e peso semelhante ao motor XK de seis cilindros usado
no E-type original. Os especialistas responsáveis pelo desenvolvimento do motor
elétrico asseguraram que ele será colocado exatamente no mesmo local que o
motor XK. O propulsor elétrico (e a engrenagem de redução) fica logo atrás da
bateria, no mesmo local da caixa de câmbio do E-type. Um novo eixo de
transmissão envia energia para um diferencial de transferência. O peso total é
80kg menor do que o E-type original.
Usar força-motor elétrica com pesos e dimensões similares
ao motor de gasolina significa que a estrutura do carro, incluindo suspensão e
freios, não mudou, simplificando a conversão e a homologação. O veículo
acelera, manobra e freia como um E-type original. A distribuição do peso
dianteiro-traseiro é inalterada.
O motor XK de seis cilindros,
fabricado entre 1949 e 1992, esteve em quase todos os modelos icônicos da
Jaguar desse período, incluindo o E-type, XK120, Mk2 e XJ6. O novo motor
elétrico poderia ser usado em qualquer desses veículos.
“O
carro mais bonito já fabricado”
O E-type, lançado em 1961, foi
frequentemente eleito o carro mais bonito de todos os tempos, inclusive
considerado assim por Enzo Ferrari.
O propulsor elétrico exclusivo do
Concept Zero foi desenvolvido por um especialista em motores elétricos, em
conjunto com os engenheiros da Jaguar Land Rover e dentro do briefing dado pela
equipe da Jaguar Land Rover Classics. Ele usa algumas tecnologias e componentes
do primeiro veículo de produção totalmente elétrico da Jaguar, o I-PACE.
O E-type Zero possui uma autonomia do
"mundo real" de 270 km, ajudado pelo baixo peso e boa aerodinâmica.
Ele usa uma bateria de 40kWh, que pode ser recarregada em casa durante a noite
(normalmente de seis a sete horas, dependendo da fonte de energia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário