Suspensão totalmente ativa
oferece flexibilidade personalizada
Nenhum outro item é tão exigido do veículo que roda
no Brasil como a suspensão. É ela quem garante a estabilidade do carro e
absorve os impactos do veículo com o solo, proporcionando um maior conforto
para o motorista e os passageiros.
O sistema também se encarrega de manter as quatro rodas
no chão e auxiliar no desempenho do automóvel. É muito importante que o
motorista fique atento ao desempenho da suspensão de seu veículo e a mantenha
com as suas devidas manutenções.
Ter cuidado com esta parte do carro é também uma
preocupação essencial com a segurança de si próprio e dos passageiros do
automóvel.
Por isso mesmo a indústria automotiva continua em
constante evolução na busca por soluções ainda mais eficientes. Recentemente a
Audi apresentou o novo sedã A8 e junto com ele a suspensão ativa, que tem como
característica combinar conforto e condução suave, sem perder em esportividade.
Essa flexibilidade é possível graças à nova suspensão
ativa baseada no sistema elétrico de 48 volts, usado pela primeira vez como
sistema elétrico principal.
A nova suspensão do A8 é um sistema eletromecânico
totalmente ativo, que conduz cada roda individualmente e se adapta às condições
da estrada. Cada roda possui um motor elétrico alimentado pelo
sistema elétrico principal de 48 volts.
Componentes adicionais incluem engrenagens, um tubo
rotativo com barra de torção interna de titânio e uma alavanca que exerce uma
força de até 1.100 Nm na suspensão por meio de uma haste de acoplamento.
Graças à câmera frontal, o sedã de luxo detecta
imperfeições na estrada e ajusta preventivamente a suspensão ativa.
Mesmo antes do impacto, a função de visualização
desenvolvida pela Audi transmite a localização da falha no asfalto aos
atuadores e controla eletronicamente a suspensão.
Dessa forma, o componente reage precisamente no momento
certo, eliminando completamente qualquer vibração ou solavanco.Esse processo
complexo demora apenas alguns milissegundos, com a câmera provendo informações
sobre as condições da superfície da estrada 18 vezes por segundo.
A plataforma de chassi eletrônico (ECP) processa os dados
e controla com precisão todos os componentes da suspensão quase em tempo real.
Em conjunto com a suspensão a ar finamente ajustada para
o A8, esse conceito inovador entrega uma experiência de condução totalmente
nova nesse sentido. Independentemente do alto nível de conforto, o novo sedã de
luxo trafega mais colado ao chão mesmo com um estilo de direção dinâmico.
A suspensão ativa influencia e minimiza os movimentos de
rolagem da carroceria em curvas, frenagens e acelerações. O motorista pode
dirigir dinamicamente enquanto mantém o veículo sob controle, sem sentir a
traseira escapar.
A combinação inovadora de direção dinâmica dos eixos
dianteiro e traseiro resolve o impasse entre agilidade e estabilidade: as
características de condução são esportivas e diretas, enquanto asseguram um
alto nível de estabilidade. O diâmetro de giro do A8 é menor que o de um A4.
Em conjunto com o sistema de segurança o Audi pre sense
360 graus, a suspensão ativa leva a segurança passiva a um novo nível.
O sistema usa os sensores conectados a uma central de
controles de assistência ao motorista (zFAS) para detectar riscos de colisão em
torno do veículo.
Na iminência de um impacto lateral a mais de 25 km/h, os
atuadores da suspensão levantam a carroceria
no lado exposto em até 80 milímetros em meio segundo.
Como resultado, o impacto é direcionado às áreas mais
fortes do sedã, como molduras laterais e estrutura do assoalho. Desse modo a
carga nos ocupantes pode ser reduzida em até 50% se comparada a uma batida em
que a carroceria não é elevada.
BOX
Sistema elétrico principal de 48 volts alimenta a
suspensão eletromecânica;
Levantando a carroceria durante um impacto lateral melhora a segurança passiva.
Em resumo temos um completo pacote de inovações no novo
Audi A8, onde a suspensão explora os limites do que é fisicamente possível. Uma
das inovações é a condução dinâmica de todas as rodas, que combina condução
direta e condução esportiva com uma robusta estabilidade.
A razão de direção das rodas frontais varia em função da
velocidade; as rodas traseiras são giradas na direção ou no sentido contrário
da condução dependendo da faixa de velocidade.
O manuseio do carro se torna ainda mais dinâmico e
preciso com o diferencial esportivo. Ele distribui ativamente o torque de
tração entre as rodas traseiras, complementando a tração permanente nas 4 rodas
quattro que agora é padrão no novo A8.
A segunda nova tecnologia, a suspensão ativa Audi AI, é
um sistema de suspensão completamente ativa. Dependendo da vontade do motorista
e da situação da condução, é capaz de elevar ou rebaixar cada roda
separadamente com atuadores elétricos.
Esta flexibilidade confere ampla liberdade às
características da condução – variando do conforto de um percurso suave em um
sedã clássico luxuoso ao dinamismo de um carro esportivo. Em combinação com os
sensores de 360°, o carro será elevado à velocidade da luz rápida se houver uma
iminente colisão lateral, reduzindo as potenciais consequências de um acidente
para todos os ocupantes.
Esse sistema de suspensão altamente inovador obtém a
energia de que necessita de um sistema elétrico de 48 volts. A Audi agora o
instala pela primeira vez como o sistema elétrico primário em todas as versões
do modelo A8. Juntamente com a avançada suspensão pneumática do A8, o inovador
conceito de suspensão proporciona uma experiência de condução radicalmente
nova.
Tarcisio Dias é
profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação
em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único
centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda
aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em
geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de
Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída
gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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